Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ALDEIA DOS CAMARÁS -- 24/05/2009 - 18:15 (Walter da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






ALDEIA DOS CAMARÁS





Quando cheguei aqui, ainda era São Lourenço da Mata. Zona oeste do Estado de Pernambuco. O pai de minha mulher me trouxe a uma serra, que hoje sei, tem 135 metros de altitude. Olhei a terrinha, averigüei, fiquei meio cabreiro, mas adquiri-a. Tratava-se de um lugar esquisito, sem luz elétrica, água tratada, telefone e sem transporte. Mas se respirava uma temperatura agradável, pois estive aqui em junho e, mesmo sem as tais benesses infraestruturais de Casa Forte, bairro onde morava, atendi ao Sr. Clovis, um corretor aposentado, mas com um bom faro. Estou aqui faz 33 anos e como munícipe, há 12. A localidade denominada “Oitenta”, por conta de um loteamento homônimo, foi pavimentada com recursos próprios e é, como toda a região, uma área bucólica, relativamente tranqüila e, onde, como esclareço diuturnamente, “só se mata barata e saudade”.

Aldeia é uma região que começa no Curado e termina no município de Paudalho ou Abreu e Lima, para alguns mais rigorosos. O clima no verão é um tanto intenso mas no outono e inverno, agradabilíssimo. São chácaras, pequenas moradias, gente simples e alguns supostos suseranos. Quando estou na capital, Recife, respondo, quando indagado, que moro em Camaragibe... porque criou-se um mito de que, quem mora em “Aldeia” é barão. Cabe um alerta: precisamos preservar esse maravilhoso sítio, pois ele é uma área de preservação ambiental e, como os lugares semelhantes, têm que ser tratados como tal.





WALTER DA SILVA

Camaragibe, 24 de maio de 2009

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui