Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Uma homenagem ao Barça! -- 29/05/2009 - 11:39 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em homenagem ao Barcelona, o legítimo Campeão da Liga Espanhola, da Copa do Rei e, há três dias, da Liga dos Clubes Campeões da Uefa, aí vai o artigo originalmente publicado na Usina de Letras em 09/01/2009.



Mãos à obra!

Carlos Claudinei Talli



Interessante, o futebol, apesar da ganância e da irresponsabilidade da Fifa, continua surpreendente. Quando você acha que a coisa vai para um lado, ela acaba indo pro outro. É o que está acontecendo com o Barcelona no momento. Após as saídas do Deco e do Ronaldinho Gaúcho, e com a permanência do Samuel Eto’o, em nossa opinião o pomo da discórdia dentro do plantel, parecia que o Barça entraria num verdadeiro inferno astral. Aliás, no ano passado ele entrou. Pois bem, como que num passe de mágica, a coisa tomou jeito. Ainda é um pouco cedo, mas, parece que os catalães deram a volta por cima. Lideram a Liga dos Campeões da Europa e a Liga Espanhola com folgas, e estão apresentando um jogo consistente e bonito de se ver. E o Eto’o voltou a jogar uma barbaridade. Já é o artilheiro do Campeonato Espanhol com alguns corpos de vantagem em relação ao 2º colocado. Durma-se com um barulho destes!



Em contrapartida, nem o Deco nem o Ronaldinho Gaúcho estão jogando o futebol dos sonhos dos amantes do jogo bem jogado, nos seus respectivos clubes, Chelsea e Milan. Durante toda a temporada passada o Barça foi um time irreconhecível, e na nossa cabeça saltava aos olhos que o problema era a briga surda entre essas três grandes estrelas do futebol mundial. E também na nossa cabeça, a cabeça que deveria ser cortada era justamente a do camaronês Samuel Eto’o. Fizeram exatamente o contrário, e parece que acertaram. Pelo menos por enquanto.



No meio do caminho alguns outros detalhes imponderáveis aconteceram. A conquista da Eurocopa pela Espanha, contra todas as previsões, talvez seja o mais importante. De forma brilhante, os espanhóis jogaram, ganharam e encantaram. E as excelentes participações do Xavi Hernandes e do Iniesta foram decisivas, exatamente a base do meio de campo catalão. Finalmente esses dois sensacionais jogadores foram reconhecidos internacionalmente como foras de série, e, posteriormente, talvez esse fato tenha pesado muito na melhoria da produção do Barça.



Além disso, o pequeno gigante argentino Leonel Messi continuou a jogar de uma forma assombrosa. Cada vez mais ele está se mostrando ‘imarcável’ e ‘imparável’! Inclusive, no momento, é o jogador que está jogando o melhor futebol do mundo.



Outro detalhe significativo, talvez o maior diferencial, foi a contratação do lateral brasileiro Daniel Alves. Como está jogando esse moço. Já no Sevilha ele voava sozinho, mas, no Barça, está ainda melhor. Chega ao ataque com qualidade, e está se tornando um especialista nas bolas paradas. Muitos gols dos catalães saem dos seus pés, em enfiadas de bola, em cobranças de falta e até de escanteios. Enfim, um dos raros alas do futebol mundial que quando chega ao ataque sabe o que fazer com a bola.



E uma pulga aqui atrás da minha orelha me pede insistentemente que eu faça uma comparação com o futebol tosco do Maicon, o preferido do Dunga. Embora não seja o local mais apropriado para isso, e de o Maicon estar se dando bem na Inter de Milão, com arrancadas incríveis, não existe termo de comparação. O Daniel Alves é muito melhor!



Com todas essas virtudes, o novato técnico Pepe Guardiola não está encontrando nenhuma dificuldade para montar o time. Mas isso não tira os seus méritos, pois o Barça se mostra um time bastante equilibrado em todos os setores. Não é por acaso que é o melhor ataque do torneio e também a melhor defesa. O Guardiola, apesar da inexperiência, parece que encontrou a medida certa entre contenção e ataque, o sistema ideal para formar um esquadrão vencedor.



Por tudo isso, o Barcelona é o time do futebol mundial que, atualmente, me impressiona mais. Tem todos os ingredientes para jogar aquele futebol bonito que encanta, emociona e arrebata.



Mãos à obra Pep Guardiola!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui