Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENERGIA - TERMELÉTRICA -- 02/06/2009 - 11:39 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ENERGIA TERMELÉTRICA

Edson Pereira Bueno Leal , junho de 2009, atualizado em fevereiro de 2.013.

Segundo Elisabeth Kolbert em seu livro “Planeta Terra em Perigo”, a expansão das termelétricas a carvão na China , anula “ em menos de duas horas e meia” , a economia de energia feita em uma década pela cidade americana de Burlington, no ecologicamente correto Estado de Vermont “ . ( F s P , Mais , 15.06.2008 , p. 9) .

Porém , o governo chinês está literalmente derrubando as termelétricas consideradas obsoletas . Até junho de 2009, 7.467 haviam sido demolidas . ( Exame, 2.12.2009, p. 98) .

Os ministérios das Minas e Energia e do Meio Ambiente acertaram em agosto de 2008 que a construção de novas usinas térmicas a gás, óleo diesel e carvão será condicionada à geração de um percentual entre 3 e 5% de energia renovável . Para receberem autorização de funcionamento as novas usinas terão de produzir energia eólica , solar ou de biomassa ( bagaço de cana) .Chamado de compensação energética , o mecanismo prevê que a usina a carvão terá que produzir 5% de energia renovável e a térmica a gás menos poluente 3% e a diesel 4% da capacidade de geração .

Haverá a possibilidade de que a empresa gere esta energia por meio de terceiros ou por medidas que gerem economia de energia . ( F S P , 7.8.2008 , p. B-15) .

Foi inaugurada em 28.06.2001 a primeira usina termelétrica do Brasil a usar o gás boliviano , em Campo Grande MS , com capacidade de geração de 120 MW

O atraso no cronograma de construção das usinas trouxe imensos prejuízos para o Brasil. Pelo gasoduto Brasil Bolívia , conforme contrato a Petrobrás era obrigada a pagar 16,3 milhões de m3 de gás por dia . Porém em junho de 2001 somente trazia 10,5 milhões de metros cúbicos por dia , portanto tendo que pagar US$ 250 mil por dia pelo transporte de um gás que não era utilizado . A Petrobrás ainda queima cerca de 8,05 milhões de metros cúbicos de gás por dia , a maioria na Bacia de Campos , por falta de infra estrutura e logística para utilizá-lo , no valor de US$ 600.000 e ainda paga US$ 60 mil em royalties para os Estados por este gás não utilizado. O gás desperdiçado no gasoduto somente será aproveitado com a entrada em operação de novas termelétricas e o gás de Campos é queimado em razão do aumento da produção de petróleo feita às pressas , mas que demonstra que o gasoduto não era tão necessário como defendido na época de sua construção. ( Folha de SP 10.06.2001, p. B-8) .

As termelétricas custam mais barato na construção, são mais rápidas de concluir . A desvantagem é estarem baseadas na oferta de gás importado , atrelado á variação cambial. ( Veja, 24.10.2001, p. 108-110) .

Em razão do racionamento de energia ocorrido em 2001 o governo federal definiu que as termelétricas podem ser contratadas para suprir eventuais falhas de oferta de energia . Portanto o parque gerador deverá ser mantido em disponibilidade e isto terá um custo adicional na conta de luz , por exemplo de R$ 1,50 em um conta de 300 quilowatts-hora por mês, pelo ECE ( Encargo de Capacidade Emergencial ) . ( Revista Veja, 16.01.2002 , p. 90) . Os contratos foram firmados em 2001 e como eram contratos emergenciais foram feitos sem licitação.

As projeções se confirmaram indicando monumental erro de projeção de consumo do Governo Federal . A população desenvolveu novos hábitos e após o fim do racionamento os níveis de consumo ficaram em patamares inferiores ao período anterior ao racionamento e o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas subiu .

A operação das usinas é controlada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) , cuja atribuição é garantir que o consumo seja atendido sempre pelo menor custo . O menor custo é sempre das hidrelétricas que não usam combustível e por isso as termelétricas apenas entram em ação nos períodos em que os reservatórios das hidrelétricas estão muito baixos por falta de chuva. O contrato feito pela O N S com as termelétricas prevê duas modalidade de remuneração .A primeira paga das despesas operacionais e com combustível que elas têm ao gerar energia. A quantia é calculada com base na expectativa de geração futura da usina . A segunda modalidade é uma espécie de taxa de aluguel - a usina é remunerada apenas por estar a postos sempre que a NOS precisar de seus serviços , por isso quando a usina está paralisada , tem receita garantida sem despesas com geração . ( Veja, 14.12.2011, p. 100) .

Em 2003 cerca de 77 geradoras térmicas estavam paradas , com cerca de 2.439,49 MW de potência instalada , gerando um custo anual de R$ 2,2 bilhões .

Em 2006 a Aneel detectou que a Petrobrás não tinha gás suficiente para atender as usinas termelétricas e deixou de contabilizar 2.888 MW médios . Em dezembro de 2006 o déficit aumentou para 3.624,55 MW . Em maio de 2007 a Petrobrás assinou um termo de compromisso com a Aneel, onde se comprometia a fornecer a quantidade de energia declarada pelas termelétricas . Porém , em julho de 2007 não consegue cumprir o compromisso , as termelétricas deveriam ter gerado 1.197 MW médios , mas geraram apenas 281 MW pela falta de gás. Em agosto a Petrobrás foi multada em R$ 84,7 milhões pelo descumprimento . Em outubro de 2007 para evitar novo descumprimento a Petrobrás corta parte do fornecimento de gás para distribuidoras estaduais , para destinar o gás para as termelétricas.

Faltou portanto competência para a Petrobrás antecipar soluções que incluíam a importação de gás liquefeito , a renegociação do fornecimento com a Bolívia e o aumento da produção nacional .



ENERGIA MAIS SUJA - 1994 – 2007

A emissão de gás carbônico na geração de energia elétrica no Brasil cresceu 30% acima da oferta de luz no Brasil entre 1994 e 2007 . A geração de energia passou de 260.041 GWh para 444.583 GWh de 1994 a 2007 ( + 71%), e a emissão de CO2 em milhões de toneladas passou de 10.849 para 24.117 ( + 122%) .

Nossa matriz energética ficou mais suja decorrente do maior uso de usinas térmicas a óleo diesel e carvão no país .

As emissões pela queima de combustíveis fósseis pelo setor de transportes , o de maior emissão no Brasil passaram no mesmo período de 225,2 para 334,7 milhões de toneladas de CO2 ( + 49%) e as emissões de CO2 dos processos industriais de 16,87 para 41,21 milhões de toneladas ( +77%) .

Neste período de 134 anos a economia brasileira cresceu 45,1% e portanto o crescimento das emissões superou em muito este percentual . ( F S P , 28.08.2009 , p. A-18) .





Em 2008 o Brasil tinha vinte usinas térmicas a gás , das quais catorze em operação e das demais paradas por falta de combustível . Para um parque instalado de 7652 MW médios , apenas 2.800 MW estavam em operação .O problema foi o grande crescimento do consumo de gás natural , como combustível de carros e na indústria , com a oferta ficando no mesmo nível pela Petrobrás ter priorizado os investimentos com petróleo e mais o problema da Bolívia, o resultado foi a falta de gás natural no mercado . ( Veja, 16.01.2008 , p. 48-49) .

O parque térmico em 2008 depois de permanecer por anos ocioso tornou-se uma alternativa para desafogar as usinas hidroelétricas que estavam com seus reservatórios abaixo do nível e assim evitar um racionamento de energia .

Como o governo no início de 2008 decidiu priorizar o suprimento de gás para termelétricas , em detrimento de indústrias e consumidores de GNV , para o presidente da Abegás , Armando Laudorio , ao invés de punir consumidores e indústrias o governo deveria investir na conversão das termelétricas para uso de óleo combustível ou diesel . ( F S P , 23.11.2007 , p. B-8) .

Em fevereiro de 2008 devem entrar 5,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia do Espírito Santo com a conclusão do gasoduto Cabiúnas – Vitória . No final de primeiro semestre de 2008 entram em operação em Pecém , o terminal de regaseificação de 6 milhões de metros cúbicos/dia . No final de 2008 , entram mais 14 milhões de metros cúbicos /dia de gás no Rio de Janeiro . ( Maurício Tolmasquim , F S P , 12.01.2008 , p. B-14) .

Uma ação da Defensoria Pública do Ceará tenta barrar , na Justiça , o início das obras da usina termelétrica de Pecém , litoral do Ceará, mais um empreendimentos do grupo MPX do empresário Eike Batista que pretende instalar nove termelétricas nos próximos anos , seis delas movidas a carvão . A de Pecém , será a segunda maior , com capacidade de gerar 1.080 MW , quando sua segunda etapa estiver pronta em 2014 . A usina deve consumir 2.281.250 toneladas de carvão importado da Colômbia por ano . Segundo dados europeus , as usinas a carvão emitem de 838 a 1.231 gramas de CO2 por kWh a cada ano ,e as movidas a gás de 399 a 644 gramas . ( F S P , 5.5.2008 , p. A-17) . Liminar foi concedida em 29 de maio , suspendendo o início das obras . ( F S P , 30.05.2008 , p. B-6) .

O BNDES aprovou financiamento de R$ 1,4 bilhão para a construção da usina termelétrica de Pecém I , uma parceria entre as empresas EDP Energias do Brasil e MPX do empresário Eike Batista .O valor corresponde a 40% do investimento total no projeto, de R$ 3,4 bilhões .A usina , localizada na cidade cearense de São Gonçalo do Amarante , CE, faz parte do PAC e deve entrar em operação em janeiro de 2012, gerando 1,5 mil empregos . ( F s P , 22.05.2009, p. B-7) .

A Justiça Federal suspendeu em maio de 2008 o processo de licenciamento ambiental da Termomaranhão , usina termelétrica de carvão mineral da MPX Energia . De acordo com o Ministério Público a usina irá afetar o mar territorial , que integra o patrimônio da União, ao colocar dutos que avançarão até 500 metros mar adentro . Ela usará também grande quantidade de água do mar para resfriamento . A usina , a ser instalada próxima ao Porto de Itaqui em São Luiz , tem previsão de operação para o final de 2011 com capacidade de produzir 360 MW de energia com carvão mineral importado . ( F S P , 27.05.2008 , p. B-3) .

Em maio de 2008 o governo decidiu desligar as termelétricas a óleo , mantendo apenas as que usam gás natural e carvão em funcionamento pois os reservatórios de água estão em nível satisfatório .

No plano Decenal de Energia está prevista a criação de 82 usinas termelétricas de 2008 a 2017, com potência total de 15.305 MW. Dessas 68 serão movidas a combustíveis fósseis ( óleo combustível 41, óleo diesel 20 , gás natural, 7) , e com isso as emissões de gás carbônico das termelétricas subirão 172%, passando de 14,43 milhões de toneladas para 39.3 milhões de toneladas . Portanto o governo brasileiro pretende dobrar o número de usinas poluentes ( hoje existem 77 térmicas instaladas , 74 de fontes fósseis ) e triplicar a emissão de CO2 por estas usinas . ( F s P , 7.1.2009, p. A-12) .

Essas 82 usinas terão de plantar árvores para entrar em funcionamento , sendo que a emissão de carbono deve aumentar de 14 milhões para 39 milhões de toneladas por ano . Outra forma de compensação será o investimento em energia renovável, como a eólica. ( F S P , 14.04.2009, p. B-4)

Em maio de 2009 o Ibama editou uma instrução normativa que determina que as usinas a carvão e óleo devem compensar pelo menos um terço das emissões de gases-estufa por meio de programas de reflorestamento , metade disso com espécies nativas . O restante das emissões deverá ser compensado por meio de investimentos em energias renováveis , como a eólica , ou programas de eficiência energética . Uma usina termelétrica a carvão precisará reflorestar uma área equivalente a pelo menos 25 vezes o Parque Ibirapuera e terá de investir R$ 200 milhões para compensar suas emissões de gases-estufa . ( F s P , 8.5.2009, p. A-14) .





GERAÇÃO TERMELÉTRICA EM 2009.



Em 2 de maio de 2009 o governo voltou a ligar as termelétricas de gás para a geração de energia elétrica , pelos reservatórios da região Sul estarem com cerca de 39% da capacidade total . Para isso o Brasil voltou a comprar a cota máxima de gás da Bolívia , de 30 milhões de metros cúbicos diários . ( F s P , 2.5.2009, ´p. B-3) .

Segundo a Aneel , em 29 de agosto de 2009 não havia nenhuma térmica ligada fornecendo energia para o sistema elétrico . Os reservatórios estavam cheios e o país está prestes a ingressar no período de chuvas . ( F s P , 28.08.2009, p. B-8) .

O BNDES aprovou em 2009 financiamento para usinas térmicas no valor de R$ 2,6 bilhões, cerca de 58% dos investimentos totais dos projetos que atingem a R$ 4,45 bilhões . Desde 2003 foram liberados R$ 3,6 bilhões , ou seja o banco está financiando usinas “sujas”, movidas a gás natural, óleo e carvão . ( F S P , 20.12.2009, p. B-9) .



GERAÇÃO TERMELÉTRICA EM 2012 E 2013



Em novembro e dezembro de 2012 , os gastos com a operação das térmicas foram de R$ 1 bilhão . Em janeiro serão mais R$ 900 milhões. Segundo a Abradee , cada mês de térmicas a plena operação, significa um ponto percentual de aumento na conta de luz. A associação calcula o gasto em 2013 de R$ 5 bilhões a ser repassado aos consumidores. ( Revista Veja, 16.01.2013, p. 44) .

As térmicas, quando os reservatórios estão cheios ficam paradas e cobrar uma tarifa para amortizar o investimento e cobrir a manutenção. Quando são postas a operar, recebem um valor adicional, relativo ao custo do combustível.

Em 2013, mais de uma dezena deverá entrar em operação. Felizmente, graças ao avanço da tecnologia, essas usinas reduziram o impacto ambiental de sua operação .

O complexo de Candiota , no Rio Grande do Sul, cidade da principal jazida de carvão no Brasil, opera com mínima poluição. A empresa do grupo MPX do empresário Eike Batista, opera uma termelétrica a carvão, em Pecém, no Ceará que é tida como referência no setor, possuindo equipamentos destinados a evitar o despejo de poluentes na atmosfera.( Revista Veja, 23.01.2013, p. 58-61).



ENERGIA MUDANÇA PARA SISTEMA HIDROTÉRMICO 2013.



O governo brasileiro decidiu em fevereiro de 2013 mudar a configuração do sistema elétrico brasileiro de predominantemente hidroelétrico para um sistema híbrido ou hidrotérmico.

O secretário de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, responsável por coordenar a mudança, disse que o conjunto do parque de geração hidrelétrica do Brasil representa 70% da matriz elétrica e precisa ser reforçado com termelétricas.

“As hidrelétricas sozinhas já não dão conta de atender a demanda do país . Já usamos termelétrica para complementar a oferta, mas o que precisamos agora é buscar térmicas com custo de combustível barato para fazer com que gerem durante todo o tempo como fazem as hidrelétricas”.

O governo se convenceu que precisará adicionar térmicas na base de geração para atender o crescimento da demanda de 4,8% ao ano ao longo da década. Até 2021, horizonte do atual Plano Decenal de Energia, a carga necessária para abastecer o Sistema Interligado passará de 61,5 mil MW médios, para 90,3 mil MW médios.

Em 2012 as térmicas já somam 30.000 MW de capacidade instalada e em média , funcionaram 39% do tempo .

O motivo de passar a usar as térmicas permanentemente é consequência da redução da capacidade de guardar água nas usinas. O Brasil vai ampliar em 39% a geração hidrelétrica até 2.021. Mas, apesar disso, a capacidade de acumular água das chuvas , que equivale a ter energia guardada, crescerá apenas 5% no período , para um crescimento de 46% na demanda. As novas usinas licenciadas , como Jirau, Teles Pires ou Belo Monte, ou tem reservatórios pequenos, ou são a fio d’água, ou seja, não tem reservatórios.

Fontes alternativas , como a eólica, não podem cumprir a função de geração básica do sistema porque, embora limpa, a produção é intermitente.

Porém, o desafio é adicionar térmicas que tenham custo de combustível baixo, com preços abaixo de R$ 100 o megawatt/hora. Em 2012 as térmicas a gás natural disputaram os leilões com preços acima de R$ 150 0 megawatt/hora , bem acima do custo das eólicas.

Há térmicas movidas a óleo diesel e óleo combustível com custo de até R$ 1.000,00 o MWh, valor proibitivo que é repassado ao consumidor.

O uso de termelétricas nucleares também está descartado pois embora o custo de operação seja baixo, estas usinas tem um custo de construção muito alto e tem de implantação de até dez anos.

As usinas movidas a carvão são mais baratas, e há reservas abundantes com baixos preços no Sul, mas são mais poluentes.

As usinas a gás natural são uma alternativa, porém a Petrobrás ainda tem baixa produção nacional e a importação de GNL é cara. A utilização de gás de xisto é uma possibilidade a médio prazo. ( F S P , 12.02.2013, p. A-8) .





BAGAÇO DE CANA



Está crescendo no Brasil a geração de energia elétrica a partir do bagaço de cana , aproveitando a grande expansão da produção de álcool . O Oeste Paulista tem um potencial de 40.000 megawatts .

Existe um custo para ligar as usinas à rede elétrica , mas os custos de transmissão são certamente menores do que os de usinas na Amazônia .

Segundo a Única – União da Indústria de Cana-de-Açúcar , as usinas devem produzir um excedente de 1.500 MW na safra 2008/2009 , 50% maior ao gerado na safra 2007/2008 de 1.000 MW. Outros 3.000 MW a serem gerados deverão servir para consumo próprio das usinas . O total será produzido por 30 a 40 usinas no país , 70% delas em São Paulo , com previsão de faturamento de R$ 900 milhões . ( F S P , 7.2.2008 , p. B-9 ) .

A previsão é de 3.300 MW na safra 2010/2011 ; 11.500 MW na safra 2015/2016 e 14.400 MW na safra 2020/2021 . Com isso a participação do bagaço na matriz elétrica brasileira vai aumentar respectivamente para 6%, e 15% .

A Equipav é a maior geradora de energia elétrica obtida de bio-massa no país . Em 2008 a empresa deve gerar energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de 2 milhões de habitantes. Só na usina de Promissão são necessárias quase 2 milhões de toneladas de bagaço por ano para alimentar uma caldeira de alta pressão . Em agosto de 2008 , nova unidade da empresa começará a operar em Brejo Alegre, co capacidade de gerar inicialmente 66 megawatts de potência . A Equipav fechou um contrato com a fabricante de papel International Paper , de US$ 250 milhões , para fornecer energia para suas fábricas nos próximos 12 anos .

A Equipav é a única do país a ter uma caldeira com pressão de 90 bar , a mais alta em operação no setor hoje . Quanto mais elevada a pressão , mais megawatts são obtidos . A imensa maioria das usinas trabalha com equipamentos antigos , de apenas 22 bar, e um terço do rendimento do modelo adotado pela Equipav.

Com 18 usinas em operação e outras três em construção, a Cosan já tem capacidade instalada de 120 megawatts , provenientes de apenas 3 unidades .

A Cosan em 2012 estará produzindo 1.300 megawatts de energia elétrica a partir do bagaço de cana e se tornará uma das dez maiores fornecedoras de energia do Brasil . ( F S P , 24.06.2008 , p. B-14) .

Das 405 usinas brasileiras , apenas 48 vendem energia a distribuidoras e outras empresas . Elas fornecem o equivalente a apenas 3% da energia elétrica consumida no país . De acordo com a Única, a margem média de lucro obtida pelos usineiros com a geração de energia é de 15% , enquanto açúcar e o álcool estão dando neste momento prejuízo à maioria das empresas em razão da queda nas cotações .

Se todas as usinas utilizassem caldeiras de alta pressão , com investimento de R$ 16 bilhões , seria possível alcançar uma capacidade de 14.800 megawatts .

A Brenco , pretende investir R$ 2,3 bilhões em dez usinas de etanol , que terão potência instalada de 600 megawatts . Outra empresa financiada com capital estrangeiro , a Cerona, está construindo duas usinas em Mato Grosso do Sul que além do bagaço de cana , vão queimar eucalipto para gerar energia . ( Exame, 16.07.2008 , p. 44-46) .

Uma das limitações à ampliação da geração de energia por bagaço é o alto custo das linhas de transmissão . Cada quilômetro de conexão custa R$ 480.000,00 e há usinas que estão a 100 quilômetros das linhas de transmissão .

Considerado um marco para o setor de energia , o primeiro leilão de energia de biomassa para reserva , previsto para 14 de agosto de 2008 terá proporções muito menores do que as esperadas . Em fevereiro , 118 usinas ofereceram 7.800 MW durante a inscrição de interessados em fazer parte do leilão . O governo habilitou no início de agosto 96 usinas que garantiriam 2.100 MW de energia produzida por bagaço e palha de cana . Porém , apenas 44 fizeram o depósito para participar do pregão , oferecendo 1.100 MW, dos quais 360 MW da Cosam que foi a maior ofertadora .

A Cosan poderia colocar três vezes mais energia para ser leiloada , mas segundo Pedro Mizutani , , vice-presidente do grupo “ Mas o preço inicial não é atraente para todas as usinas . Como os investimentos são altos e há multas a serem pagas em caso de não cumprimento da entrega, muita gente preferiu não se arriscar “ . A Cosam estima que a venda de energia poderá representar de 15% a 20% de seu faturamento total e vir a fazer parte de seu negócio principal .

Segundo Maurício Tolmasquin , presidente da Empresa de Pesquisa Energética , o governo foi até o limite das negociações com os usineiros e não quer que a população pague pelos investimentos na melhoria das usinas . “ Estamos levando redes de transmissão e estações coletoras até as usinas , criamos uma via rápida para licenças ambientais e possibilitamos o fornecimento escalonado . Porém se tivermos de pagar muito caro , as vantagens desse tipo de energia não compensarão . “ Para ele , o governo espera um aumento gradativo na oferta “ Como o contrato é de 15 anos , a venda de energia acaba sendo um hedge [proteção] contra as oscilações no preço internacional dos combustíveis . “ ( f s P ,12.08.2008, p. B-10) .

As usinas de açúcar e álcool da região centro-sul fecharam em 14 de agosto de 2008 a venda de 548 MW médios de energia a serem oferecidos no mercado brasileiro e, 2009 e 2010 . É o maior volume de energia do bagaço de cana já negociado no país . Cada usina vendeu energia por 15 anos .

O primeiro leilão teve a participação de 44 usinas , mas apenas 31 unidades ofertaram a produção de energia . Segundo a CEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica , o valor médio por megawatt/hora foi de R$ 58,84 , um deságio de 3,54% em relação ao preço inicial de R$ 61 . Para efeito de comparação , a energia vendida pelo consórcio da usina de Jirau foi de R$ 71.40 .

Esse é o valor da energia que o consumidor pagará na conta de luz como encargo . O usineiro receberá, além desse valor , um adicional que será obtido a partir da venda da energia no mercado á vista . A Câmara é que será a vendedora da energia produzida , e não o usineiro , que recebe por ofertar a energia ao sistema elétrico . Com isso , a estimativa da CEEE é que o valor final recebido pelos usineiros pode variar de R$ 148,69 ( considerado o preço mais baixo negociado no leilão) , a R$ 156,76 ( valor mais alto que o usineiro receberá no primeiro leilão .

O governo esperava comprar 2.000 MW , mas apenas 548 MW foram contratadas . O preço oferecido foi de 157 reais o megawatt-hora , quando as usinas esperavam pelo menos 170 reais .( Exame , 27.08.2008, p. 20 ) .

O leilão agregou ao sistema elétrico da região centro-sul, uma capacidade instalada de 2.379 MW , embora a energia assegurada tenha ficado em apenas 548 MW médios . Como estima-se que metade da energia firme foi vendida no leilão, a outra metade poderá ser negociada pelos usineiros no mercado livre , com a venda direto para as empresas consumidoras . A Brenco vendeu 108 MW do total . ( F S P , 15.08.2008, p. B-17) .

A Rhodia Energy decidiu em dezembro de 2008 , cancelar o investimento de US$ 125 milhões na produção de energia a partir do bagaço de cana em um projeto em Mato Grosso do Sul devido á crise econômica . ( Veja, 24.12.2008 , p.44) .

Com a crise houve queda de mais de 50% na tarifa no mercado livre desde setembro de 2008 . Os contratos de um ano que giravam em torno de R$ 190 o MWh , estão sendo negociados em fevereiro de 2009 a R$ 90. Segundo Nivaldo Castro , professor da UFRJ , “quem não participou do último leilão de biomassa está chorando de arrependimento “. Altamente dependentes de empréstimos para capital de giro e no meio de uma séria crise de liquidez , as usinas encontraram na geração de energia uma fonte de entrada de recursos líquida e certa . “São contratos de 15 anos, indexados , que estão sendo usados como garantia de empréstimo . Ninguém imaginava que a geração traria uma externalidade positiva tão importante “ . ( F S P , 16.02.2009, p. B-2) .



TURBINA FLEX



A norte-americana General Eletric e a Petrobrás ,lançaram em 19 de janeiro de 2010 , em Juiz de Fora, a primeira turbina do mundo movida a etanol para a produção de energia elétrica em escala comercial . Resultado de três anos de pesquisa conjunta da GE e Petrobrás , a turbina, modelo GE LM6000-PC Flex Fuel – tem capacidade para gerar 43,5 megawatts que pode funcionar a gás e com etanol . Turbinas do mesmo modelo a diesel , também poderão ser adaptadas para etanol. ( F S P , 19.01.2010 , p. B-7) .





ENERGIA ELÉTRICA DO LIXO



O lixo das 300 maiores cidades brasileiras poderia produzir 15% da energia elétrica total consumida no país . A estimativa consta no Plano Decenal de Produção de Energia 2008/2017 em fase final de elaboração pelo Ministério de Minas e Energia , mas o Ministério não tem planos de realizar leilões com a energia do lixo nos próximos anos .

O Prof. Luciano Bastos ,pesquisador do Ivig Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais , um dos autores do trabalho diz que a única usina construída especialmente para aproveitar o potencial energético dos dejetos é a termelétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro , com capacidade de 200 kW por mês , suficiente para abastecer 2.300 casas .

Em 2009 a usina-modelo processa 30 toneladas de lixo por dia e gera 440 kWh para consumo próprio . Os projetos em escala comercial serão feitos em módulos para operar com 150 toneladas de lixo por dia e geração de 3,3 mWh , dos quais 2,8 mWh poderão ser vendidos . As concas e o material inertes que sobram do processo podem ser usados em pavimentação ou na construção civil , para tijolos e pisos .

A empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia da UFRJ , a Usina Verde trabalha em 2009 na comercialização de projetos em escala comerciais para três prefeituras, duas de Santa Catarina e uma do Nordeste, e uma indústria de grande porte de Santa Catarina , em uma alternativa a lixões e aterros .

O prazo estimado para a entrada em operação destes projetos é de dois anos . ( F s P , 21.03.2009, p. C-4) .

Além dessa usina, há os aterros sanitários Novagerar , em Nova Iguaçu ( zona metropolitana do Rio ) , Bandeirantes e São João , em São Paulo , que utilizam o gás metano resultante da decomposição natural da matéria orgânica .

A transformação do lixo em energia , traria ainda duas conseqüências benéficas . A primeira é incentiva o armazenamento correto dos resíduos que passam a ser matéria prima . Dados do IBGE de 2000 indicam que 63,3% dos municípios brasileiros tratam o lixo de forma errada.

Outro benefício seria econômico . Assim como outras fontes de energia renovável , o lixo pode gerar créditos de carbono e favorecer o Brasil nas negociações sobre mudanças climáticas .A geração dos créditos se deve à queima do metano , que é mais danoso ao ambiente que o CO2, mas é eliminado com a combustão .( F S P , 14.06.2008 , p. A-27) .



AMAZÔNIA .



A Amazônia é a região que produz a energia mais suja do Brasil. São 260 usinas termelétricas instaladas no Acre, Rondônia , Amapá , Amazonas , Pará, Roraima e Mato Grosso queimam 6,3 milhões de litros de óleo por dia , produzindo 6 milhões de toneladas de CO2 por ano , o dobro das emissões de poluentes de toda a frota de veículos da cidade de S. Paulo .

As termelétricas respondem por 85% da eletricidade consumida no Amazonas , 70% no Acre e 60% no Amapá . Como o óleo diesel queimado nas usinas vem de São Paulo, Rio de Janeiro ou é importado , o diesel é subsidiado por um mecanismo chamado de CCC – Conta de Consumo de Combustíveis , valor estimado em R$ 2,7 bilhões em 2009 que é rateado por todos os consumidores do país . Ou seja, entre 2 a 3% da conta de luz que o brasileiro paga é subsídio para a energia da Amazônia . Todos os meses cinco petroleiros carregados com 180 milhões de litros de óleo diesel percorrem quase 6.000 km do Sudeste até Manaus e de lá, o diesel é levado para outras cidades da Região Norte a bordo de quase 200 balsas-tanque e 500 caminhões . Dependendo do destino do diesel , que pode ser de mais de 4.000 km de navegação , chega-se a gastar 2 litros de diesel para transportar cada litro que vai alimentar uma termelétrica .

Há 18 projetos de hidrelétricas que não saem do papel ou cujas obras estão atrasadas por causa de ações judiciais que questionam seu impacto ambiental por variados motivos : os rios que receberão as turbinas passam por reservas indígenas ou áreas de preservação .

A energia eólica tem potencial restrito na região , podendo ser explorada quase que exclusivamente na costa do Amapá , com condições de vento semelhantes às do Nordeste . A opção mais viável é a energia solar , pois a Amazônia tem média de radiação solar três vezes superior à de países como a Alemanha . Caldeiras alimentadas a biomassa podem substituir geradores a diesel . ( Veja , Especial Amazônia , set 2009, p. 42-47) .



CAPIM ELEFANTE



A empresa Califórnia Renewable Energies se prepara para iniciar as obras de uma usina termelétrica movida a capim-elefante com capacidade de 50MW. A americana Nathalie Hoffmann descobriu em uma de suas viagens ao Brasil que o capim-elefante é uma biomassa mais eficiente que a cana e mais barata de plantar e que vem sendo estudada pelo IPT há mais de dez anos . ( F S P , 16.02.2010 , p. B-2) .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui