Usina de Letras
Usina de Letras
31 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Antes que seja tarde! -- 08/06/2009 - 12:18 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Antes que seja tarde

Carlos Claudinei Talli



Brasil 4 x 0 Uruguai, em pleno Estádio Centenário de Montevidéu. Sem dúvida um resultado que nem mesmo o mais otimista torcedor brasileiro esperava. E agora, com essa goleada surpreendente, o Brasil voltou a jogar o seu melhor futebol? Tornou-se confiável? Podemos esperar uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo dignas do nosso incrível passado futebolístico? Voltaremos a ser protagonistas?



Eu não quero ser chato - a única voz discordante -, no entanto, enquanto o nosso goleiro continuar a ser o melhor jogador em campo, o que tem acontecido em quase todos os jogos, não vou dar a mão à palmatória. Mesmo porque, em outras situações semelhantes, o sucesso nos subiu à cabeça e, quando a coisa foi pra valer, aconteceu o desastre. O último Mundial da Alemanha ainda está fresco na nossa memória.



Quando um time de futebol joga de maneira equilibrada, apresentando em campo uma mistura na medida certa entre contenção e ataque, a tendência é que ofereça poucas situações de gol ao adversário. Apenas de vez em quando o seu goleiro é chamado a intervir. Positivamente, não é o caso da Seleção Brasileira atual. E mais uma vez a coisa se repetiu em Montevidéu. É só ver que o excelente Daniel Alves, no começo do jogo, salvou dois gols uruguaios quase na risca do gol, e o ‘São Júlio César’, como já acontecera no jogo de ida contra a mesma Celeste Olímpica, no Morumbi, só não fez chover.



Em contrapartida, o goleiro Vieira do Uruguai, sem qualquer dúvida, foi o nosso 12º jogador. Tomou um frango histórico no chute do Daniel Alves, e falhou no 2º e no 3º gols. Apenas isso. E o 4º foi de pênalti. Muito bem cobrado pelo Kaká, mas...



Em termos de classificação, foi uma bela vitória brasileira. Já estamos quase lá. Mas, novamente, demos todas as chances ao nosso adversário. Contra times que tenham atacantes mais competentes, que finalizam melhor, e numa jornada não tão boa do nosso ‘São Júlio César’, vai ser um Deus nos acuda...



O que saltou aos olhos, mais uma vez, é que esse nosso meio de campo, com dois volantes apenas de contenção - mais o Gilberto Silva que o Felipe Melo -, não tem qualquer criatividade. A bola jogada pelo ‘quadrado mágico’ composto por Gilberto Silva, Felipe Melo, Kaká e Elano, principalmente pela total falta de mobilidade do primeiro, é totalmente quadrada. E jogar com uma bola quadrada, convenhamos, não dá... E olhem que eu gosto do futebol do Kaká e do Elano... Certamente, pelo que já mostraram, devem continuar no time titular...



Será que não está mais do que na hora do nosso ‘treineiro’ Dunga assistir alguns taipes em que participam a Seleção Espanhola e o Barcelona, só pra começar... Nos torneios em que esses dois esquadrões se exibem – os dois ícones atuais do futebol bem jogado -, geralmente a posse de bola supera os 60%, inúmeras oportunidades de gol são criadas, várias são convertidas, e, mais importante ainda, apesar da vocação ofensiva, a defesa geralmente pouco se expõe. Os seus goleiros pouco participam do jogo.



Interessante, o meio de campo da Seleção Espanhola e do Barcelona marca como ninguém, cria estupendamente, e,curioso, não tem nenhum brucutu! Pudera, com Marcos Sena, Xavi Hernandes, Iniesta e Cesc Fabregas, e de quebra Xabi Alonso e David Silva, o prato do futebol bem jogado está posto à mesa.



Mas será que nós também não temos jogadores com essas características? Será que o Hernanes – infelizmente em baixa -, o Lucas, o Denilson – do Arsenal -, o Anderson, o Ramires, o Elias – do Corinthians – o Wagner – meia do Cruzeiro – o Douglas etc. , com o Felipe Melo ou o Josué como 1º volante, não conseguiriam jogar à ‘espanhola’? Certamente os amantes do futebol bem jogado, do lado de cá do Atlântico, agradeceriam rindo de orelha a orelha!



Vocês vão me desculpar pela insistência, mas, eu não agüento mais o Gilberto Silva no time. Ele é uma excelente pessoa, foi um grande jogador, já deu a sua valiosa contribuição ao Brasil, principalmente no Mundial de 2002, mas, agora, pela idade provecta e pelo futebol arcaico, já deu o que tinha que dar.



E o pior é que quase todos os grandes times do mundo estão usando meias criativos como volantes, e está dando certo. O Manchester United, o Arsenal, o Liverpool, o Chelsea, o Barcelona, a Inter de Milão, a Seleção da Espanha, a Seleção da Holanda...



Pelo amor de Deus, alguém tem que avisar o Dunga, e fazer a sua cabeça! Antes que seja tarde!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui