Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tudo poderia ser diferente! -- 15/06/2009 - 21:33 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tudo poderia ser diferente!

Carlos Claudinei Talli



Poderia ter sido pior? Sim, poderíamos ter perdido o jogo, e estivemos muito perto disso.



Uma partida que começou extremamente fácil, tal a fragilidade da defesa egípcia, e depois,porque entramos de salto alto no 2º tempo, quase se transformou num desastre.



No intervalo, ganhávamos de 3 x 1, com um belo de gol de Kaká – tá certo, muito facilitado pela ingenuidade do adversário -, e outros dois de bola parada. Uma falta cobrada pelo Elano e aproveitada pelo Luís Fabiano de cabeça, e um escanteio do próprio Elano na cabeça do desmarcado Juan. Com esses três ingênuos gols brasileiros, o Egito parecia nocauteado. Mas...



Logo no começo do 2º tempo, em menos de 1’, dois gols egípcios, e a nossa defesa inteira batendo cabeça. Já no 1º gol do Egito, no 1º tempo, parecia que não existia defesa contrária. E os dois do 2º tempo, reforçaram essa idéia. E aí, só deu Egito até os acréscimos da etapa final. Parecia que o 4º gol do time da terra dos Faraós era uma simples questão de tempo. E o meio de campo brasileiro, apenas correndo atrás da bola e batendo cabeça.



E quando tudo parecia sacramentado, pois o Egito não tinha transformado em vitória o seu completo domínio do jogo, eis que surge o pênalti salvador. Um zagueiro egípcio põe o braço na bola na risca do gol, após a cobrança de um escanteio pelo Brasil, e numa finalização do nosso Lúcio velho de guerra.



E para tornar tudo mais ‘emocionante’, apesar do claro pênalti, o juiz indica escanteio. O time brasileiro inteiro vai pra cima do árbitro, e o juiz, não se sabe se alertado pelo bandeirinha, totalmente encoberto no lance, ou por um possível ponto eletrônico, volta atrás. E sentencia a marca de cal. Kaká bate com perfeição, e... Vitória! Num átimo de segundo, o Egito, de provável e merecido ganhador da partida, se transforma em mais uma grande injustiça do futebol. Curioso, como esse esporte é pródigo em fabricar injustiças!



Agora, em relação ao jogo em si, a mesma constatação de sempre. A única exceção foi o jogo contra o Paraguai. O nó górdio, que salta aos olhos, é o nosso ‘quadrado mágico’ do meio de campo. E nesse jogo, para o nosso azar, dos dois volantes de contenção, nenhum se salvou. Até mesmo o Felipe Melo, que tinha se apresentado tão bem desde o amistoso contra a Itália, jogou um bolinha deste tamanhinho. E o Gilberto Silva...? Depois dos meus últimos artigos, preciso responder?



E o pior é que depois do jogo, nos comentários sobre a partida, principalmente na mídia hegemônica, a culpa recaiu quase que totalmente na nossa defesa. Inclusive nos nossos excelentes zagueiros de área, Lúcio e Juan.



Ou eu enxergo futebol de outra maneira, ou eu não entendo mesmo nada desse jogo. Pra mim, e eu vou me tornar mais uma vez redundante, o grande problema da nossa seleção tem nome, e chama-se Gillllbbbbeeeerrrrrttttoooo Ssssiiiilllllvvvvaaaa.



Quando o meio de campo não faz o seu papel, tanto o ataque quando a defesa de um time ficam órfãos de pai e de mãe... E esse nosso meio de campo, principalmente por causa da lentidão e do jogo de ‘ladinho’ do jogador em questão, não protege a defesa e muito menos abastece o ataque. E não tem qualquer mobilidade... Então, o que é que esse meio de campo faz?



Com a resposta o nosso treineiro velho de guerra. A culpa não é do jogador não... Em outras épocas, quando mais novo e com mais vigor físico, foi utilíssimo à nossa seleção... Vocês se lembram em 2002?



E pensar que só com uma simples substituição, por exemplo, o Ramires ou o Cleberson ou o Lucas ou o Elias - só para não me estender muito - no lugar do Gilberto Silva, tudo poderia ser diferente!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui