Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os ditames distantes -- 17/06/2009 - 10:48 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O prefeito Barjas Negri deseja construir em Piracicaba, terra que o elegeu duas vezes ao cargo máximo do Executivo, uma penitenciária, proposta pelo governo do Estado de São Paulo.

Na verdade o nosso alcaide encontra-se, com o devido respeito, numa “sinuca de bico” terrível. Como um homem do PSDB poderia contradizer os ditames exarados por um parceiro distante e muito mais influente?

Se Barjas não se posicionar contra, poderá ter a seu desfavor a opinião pública do município todo. Em seu benefício poderia contar somente com prováveis auxílios do partido, por ora ocupando o governo estadual.

Se Negri acreditasse mesmo no poder da união do povo e sua manifestação de vontade, certamente abraçaria a causa popular, mesmo que isso, a princípio, significasse um ato bastante temerário. É claro.

A oposição, contrária à construção desse desprestígio para a cidade, já se mobiliza tendo em seu comando algumas lideranças unidas do PT. Só não vê quem não quer.

O que valeria em termos de dividendos políticos ao prefeito, a sua adesão às correntes contrárias ao presídio? Em outras palavras, o que mais poderia trazer prestígio ao senhor prefeito: a construção dessa obra indesejável ou o seu impedimento?

Observa-se antes mesmo do princípio da execução do projeto, o surgimento de dúvidas quanto ao local exato da localização do prédio. Não se sabe qual lado da rodovia Deputado Laércio Corte (SP 147), será ocupado.

Somando a essa questão há ainda o impacto que a mudança traria ao ambiente. Sabe-se que a localidade aventada está bem próxima ao rio Piracicaba e isso, em termos de deterioração do meio, é profundamente prejudicial.

Os proprietários de terras, vizinhas ao local, acreditam que o presídio desvalorizará as áreas por causa do perigo potencial que ele representa.

O que realmente interessa à população piracicabana é a escolha de outro lugar, novo município, mais garantido para a efetivação dos projetos. Aqui na cidade já existe presídio e a fixação de mais um, certamente concentraria potenciais destrutivos enormes. E segurança, meu amigo, é o que todos desejam.





Fernando Zocca.

Leia O Castelo Dos Espíritos

http://clubedeautores.com.br

Por apenas R$ 28,98



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui