Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vírus: uma ameaça eletrônica -- 07/01/2002 - 16:01 (HENRIQUE MÉRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O vírus de computador, assim denominado em função de uma analogia com o vírus biológico, é um programa ou um conjunto de instruções executáveis com habilidade para danificar arquivos ou para exibir mensagens estranhas.



A contaminação eletrônica ocorrerá, essencialmente, com a execução de programas ou com a utilização de disquetes, desde que estes estejam infectados com as pragas, habitualmente alojadas em segredo.



Tornando-se o equipamento de informática hospedeiro, o vírus aguarda o momento correto, normalmente uma data específica ou uma ação pré-determinada em seu código, para entrar em funcionamento. Em geral, quando ele se torna ativo, o computador passa a apresentar um comportamento anormal, travando constantemente.



A disseminação dessas pragas digitais é uma verdadeira ameaça aos usuários de computador, vez que podem se reproduzir entre os arquivos do sistema, com o propósito de praticar seu poder destrutivo e de causar prejuízos.



Hoje, em um mundo conectado, com uma população de internautas de aproximadamente 500 milhões, trocando diariamente arquivos e mensagens eletrônicas, a internet é o mecanismo adequado para a proliferação dos vírus e a contaminação dos computadores e sistemas operacionais.



O vírus Nimda, por exemplo, com o uso do mecanismo de proliferação, que engloba principalmente o correio eletrônico, infectou 100 mil computadores de 29 países, inclusive o Brasil, em apenas 24 horas.



Portanto, a fim de proteger ou erradicar a infecção de qualquer organismo digital e de evitar prejuízos com a perda de dados e de produtividade, há diversas medidas que devem ser realizadas para evitar a presença dos vírus de computador.



É indispensável, como primeira providência, a adoção de um programa antivírus, seja no micro pessoal, seja nas redes das empresas, haja vista a necessidade de detectar e de eliminar nos discos rígido, removível e flexível os programas nocivos aos sistemas de informática.



Para que seja eficaz, o antivírus deve ter atualização permanente pela internet, a fim de possibilitar a sua eficácia diante dos 58 mil vírus de computador já identificados e dos novos 12 espécimes que surgem diariamente.



A velocidade de propagação dos vírus, entretanto, inviabiliza a adoção exclusiva das vacinas e da sua atualização, de modo que as medidas preventivas de proteção dos disquetes contra gravação, bem assim de utilização restrita dos programas de livre circulação, devem ser consideradas.



Recomenda-se, também, o ato de desconfiar dos arquivos enviados em conjunto com as mensagens, vez que 90% dos vírus são distribuídos por meio do correio eletrônico. Importante salientar, porém, que a infecção por meio deste recurso só ocorrerá com a execução dos arquivos anexos, visto que ainda não há criatura capaz de estar contida em mensagens formadas apenas por caracteres.



Desse modo, principalmente para os usuários da internet, a prevenção aos vírus de computador é uma questão de sobrevivência, pois as estatísticas assim o comprovam. Certamente a aplicação dos meios ora abordados, além dos que eventualmente possam surgir, evitará transtornos.



Lembre-se: há o risco diário de ocorrer a contaminação do seu computador ou da sua rede.



(Publicado, em 16/01/2002, no suplemento de Informática da Gazeta de Alagoas e, em 12/03/2002, no portal SecureNet - www.securenet.com.br)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui