Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O dilema de Parreira! -- 02/07/2009 - 12:18 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na seqüência de artigos escritos pouco antes e durante a funesta, para nós brasileiros, Copa do Mundo da Alemanha, aí vai mais um. O objetivo desses textos é chamar a atenção para o perigo da soberba no nosso comportamento. Principalmente após mais uma conquista da Copa das Confederações na África do Sul, e depois do salto alto mostrado pela ex-favorita Espanha no mesmo torneio. Em 2006, fizemos a mesma coisa.



O dilema de Parreira

Carlos Claudinei Talli



O técnico Parreira não pára de alardear aos quatro cantos que não está nervoso. E a moderna psicologia nos mostra que quando você nega uma coisa ostensivamente, é porque essa coisa deve ser verdadeira.



Psicologia à parte, eu acredito que o nosso treinador está vivendo uma crise de identidade.



Em 1994, colocando em prática a sua tendência natural de armar uma feroz retranca, conseguiu, Deus sabe como, conquistar o tetracampeonato para o Brasil. Mesmo que não concordemos com a tática empregada naquele mundial, temos de reconhecer que foi uma conquista formidável, pois não ganhávamos uma Copa do Mundo há 24 anos. Até mesmo o tal complexo de vira-latas do Nelson Rodrigues já estava teimando em nos azucrinar novamente.



Pois bem, apesar de ter levado o Brasil ao tetracampeonato mundial, salta aos olhos que o nosso competente Parreira considera que não recebeu o reconhecimento devido. Muito pelo contrário, muitos aficionados, entre os quais eu me incluo, teimam, até hoje, em relembrar as grandes exibições da orquestra sinfônica de Mestre Telê Santana, que encantou o mundo em 1982, sem nem ter chegado à final. Mas esses mal reconhecidos torcedores não querem nem saber, pois continuam apregoando, também aos quatro cantos, que a seleção de Telê deixou muito mais saudades.



E é aí que parece estar o nó da questão. Agora, com um plantel tecnicamente festejado pelo mundo todo como um dos melhores que o Brasil conseguiu formar, o nosso vitorioso treinador não está encontrando o clima ideal para estabelecer uma retranca despudorada como aquela do mundial dos USA. Por isso, até mesmo nas eliminatórias ele foi forçado a escalar o tal quadrado mágico, com características totalmente ofensivas.



E o caldo entornou ainda mais para o nosso laureado treinador quando com um quadrado ainda mais mágico, pois tinha também a presença do nosso endiabrado Robinho, a nossa seleção aplicou aquele vareio de bola na Argentina, na Copa das Confederações. Aliás, aquela partida, na nossa opinião, foi a única em que o Brasil se apresentou como um legítimo pentacampeão mundial, desde a conquista da Copa do Mundo na Ásia.



Por tudo isso, Parreira está num dilema cruel. Armar uma retranca, como fez em 94, obedecendo aos seus instintos primitivos, e desagradar a quase todos, ou jogar pra frente, contrariando a sua tendência natural, seguindo inclusive as pegadas de Telê Santana em 82, tentando finalmente cair nas graças da torcida brasileira com um futebol alegre e bonito de se ver?



E nós, do alto dos nossos parcos conhecimentos futebolísticos, estamos torcendo para que a 2ª hipótese prevaleça. Para aqueles torcedores brasileiros que não esquecem os títulos especiais conquistados em 58 e em 70, com seleções que ganharam e encantaram, e mesmo a brilhante seleção de 82, ganhar o título mundial é importantíssimo, mas jogar um futebol plasticamente bonito é ainda mais.

Afinal, quem mandou nos terem acostumado tão mal. Quem já comeu o manjar dos deuses, não se contenta com uma simples vitória. Ela tem que vir acompanhada do futebol-arte. Senão...



Para que consigamos esse nobre objetivo, ganhar e encantar, aí vai mais uma vez a nossa sugestão: Dida; Cicinho, Luisão, Juan e Gilberto – eu preferia o Júnior -; Edmilson, Zé Roberto e Juninho Pernambucano; Robinho, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho – como no Barcelona -.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui