Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50665)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A crônica de um final já anunciado! -- 09/07/2009 - 17:20 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na seqüência de artigos escritos pouco antes e durante a funesta, para nós brasileiros, Copa do Mundo da Alemanha, aí vai mais um. O objetivo desses textos é chamar a atenção para o perigo da soberba no nosso comportamento. Principalmente após mais uma conquista da Copa das Confederações na África do Sul, e depois do salto alto mostrado pela ex-favorita Espanha no mesmo torneio. Em 2006, fizemos a mesma coisa. E queremos deixar claro que a nossa análise, expressa nesses artigos, não tem nada a ver com o ser humano Carlos Alberto Parreira, uma pessoa honesta, competente e extremamente trabalhadora, um verdadeiro exemplo de cidadania para todas as nossas crianças e jovens. As nossas ponderações levam em conta tão somente os conceitos do técnico de futebol Parreira, que sempre representaram a antítese do que nós consideramos o bom futebol, o jogo bem jogado. Apenas isso.





A Crônica de um final já anunciado

Carlos Claudinei Talli



Este artigo foi escrito logo após a partida França 1 x 0 Brasil, portanto, o jogo Portugal x França ainda não tinha acontecido.



Vamos lembrar novamente que ‘Show é ganhar. Show não é jogar bonito’ e que ‘ A história não fala de jogo bonito. A história fala de campeões’. Pois bem, jogamos feio, perdemos, e certamente jamais seremos lembrados pela história. Quisemos fugir das nossas raízes, jogar do jeito dos europeus, não soubemos, e estamos fora.



Mas, tudo o que eu tinha de criticar em relação à seleção brasileira atual, já o fiz nestes mais de três anos de coluna. E eu que sempre fui amante do futebol bem jogado, apesar de indignado, não estou triste. Mesmo porque se tivéssemos vencido, jogando esse futebolzinho horroroso, o futebol-arte, que tanto tenho defendido neste espaço, teria sofrido um duro golpe, exatamente como aconteceu em 1994.



Hoje, felizmente, temos coisas mais interessantes a comentar. Até que enfim o futebol bem jogado deu o ar da graça nesta Copa do Mundo. E, como todos esperavam, num jogo do... Brasil. Só que desta vez, não fomos os protagonistas, mas tão somente os coadjuvantes da grande festa. A nossa badalada seleção serviu apenas de passarela por onde desfilou o futebol mágico do maior jogador do mundo nos últimos 30 anos, o maestro Zinedine Zidane.



E para manter a coerência das minhas convicções futebolísticas, por causa do Zizou, até o final deste mundial eu sou França desde criancinha. Nesta Copa meia-boca da Alemanha, onde o futebol de resultados é praticado com sofreguidão por Itália, Alemanha e Portugal, os outros semifinalistas, os franceses se tornaram o último bastião do futebol-arte. Para nosso deleite, eles jogaram bonito, e venceram.



Se qualquer dos outros semifinalistas se tornar o campeão do mundo, teremos de aturar por quatro longos anos as baboseiras dos defensores do maldito cattenaccio italiano, uma maneira de jogar que inibe completamente qualquer ato de criatividade, e torna o futebol de uma burrice atroz.



E essa última esperança nos foi proporcionada pelo fantástico Zinedine Zidane. Em fim de carreira, quando todos já o davam como acabado, reuniu suas forças derradeiras e nos deu de presente um dos maiores recitais de futebol que o mundo já viu.



E ninguém me tira da cabeça que esses momentos de deleite foram obra dos deuses do futebol, entristecidos com a maioria dos outros deste mesmo mundial em que a bola foi tão ofendida e maltratada.



Os 90 minutos de jogo bonito do Zizou contra o Brasil, com a conquista do título ou não, talvez para o desprazer do nosso treineiro, ficarão gravados indelevelmente na memória histórica do futebol mundial, e certamente representarão o ponto alto do futebol-arte nesta Copa.



Em contrapartida, o jogo Portugal x Holanda entrará para os anais da história como o clímax atingido pelo futebol de resultados neste mundial, tal a selvageria que proporcionou.



Por isso, enquanto a maioria dos brasileiros, por laços de amizade e afinidade, torcerá pelo Portugal do Felipão, que fatalmente não ficará na memória de nenhum amante do jogo bem jogado, eu, preocupado com o futuro imediato deste esporte espetacular, torcerei avidamente pela França de Zinedine Zidane.



E se os deuses do futebol mais uma vez nos presentearem com uma exibição de gala do mágico Zizou, gostosamente, sorrindo de orelha a orelha, agradecerei.



Porque o futebol-arte vai muito além das fronteiras dos países. Ele, exatamente por privilegiar o jogo bonito, se transforma na verdadeira língua universal que une os povos.



Por isso, Zidane! Zizou! Desde criancinha!







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui