Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Zidane ou Materazzi? -- 13/07/2009 - 10:27 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como estamos há 1 ano da próxima Copa do Mundo, aí vai uma homenagem ao melhor jogador de futebol dos últimos 25 anos. Aliás, na Copa meia-boca da Alemanha, foi o ponto alto, e o único!



Zidane ou Materazzi?

Carlos Claudinei Talli



Agora que a poeira da atitude impensada do monstro sagrado Zinedine Zidane baixou, acreditamos que valha a pena analisar melhor o que aconteceu.



No dia do jogo e nos subseqüentes o mundo do futebol desabou sobre a cabeça do francês, como se todo o seu passado de excelente futebolista tivesse escoado pelo ralo, tal a gravidade do seu comportamento.



E a maneira como se comportou o italiano Materazzi foi encarada como extremamente natural num jogo de futebol.



Muitos disseram:

- Todos os jogadores fazem a mesma coisa.



É, ‘de tanto usar o cachimbo, a boca fica torta’.



Cá entre nós, o italiano foi um grande f...



Naquele lance, sem utilizar a força física, coisa que usa e abusa em todas as partidas, geralmente com extrema violência, praticou com todas as letras o anti-jogo, o ‘pra ganhar vale qualquer coisa’, inclusive, se for necessário, achincalhar a honra alheia.



Dentro de um campo de futebol, agressão física, acertadamente, é punida de forma exemplar. No entanto, qualquer outro tipo de comportamento antiético entre os jogadores, inclusive agressões verbais muitas vezes até mais graves que um confronto físico, é permitido. Pra variar, com a conivência de alguns treinadores. E até mesmo de alguns juízes...



Gozado, se o Materazzi tivesse dirigido ao juiz da partida 1% do que disse ao Zidane, certamente levaria um gancho de no mínimo 180 dias.



Na nossa maneira de entender, a reação intempestiva do craque Zidane, que sempre primou por tentar alcançar as vitórias de maneira limpa, apenas jogando bola, mostrou simplesmente o seu inconformismo com esse comportamento odioso do ‘o importante é ganhar, mesmo que para isso...’ Ele tentou dar um basta nessa situação. E como ele sempre jogou limpo...



Por isso, eu, que já tenho uma tendência inata de sempre privilegiar o jogo bonito, absolvo o Zinedine Zidane. E continuo colocando-o entre os grandes monstros sagrados de todos os tempos, só abaixo de Pelé, e ao lado de Cruyf, Di Stefano, Beckembauer, Maradona, Garrincha, Ronaldo e alguns poucos mais.



E peço para vocês responderem com imparcialidade as duas seguintes perguntas:



Se todos os jogadores se comportassem como o Zidane, o futebol mundial estaria num nível melhor ou pior? E se todos seguissem o exemplo do Materazzi?



Já imaginando o que vocês responderiam, pois certamente também gostam do futebol bem jogado, ouso afirmar:

- Zidane! Zizou! Desde criancinha!



E um basta aos Materazzis da vida!















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui