Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A PODEROSA CORRENTE DE GRUTTOR -- 16/06/2002 - 22:37 (José Renato Cação Cambraia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A PODEROSA CORRENTE DE GRUTTOR

Esta corrente chegou em suas mãos por obra do destino, pois desde tempos imemoriais assim estava escrito. Não zombe dela, não ria, pois essa corrente tem um poder espetacular, que pode ser extremamente cruel para aqueles que não lhe dão fé. John Burns recebeu esta mensagem e logo a jogou no lixo. Doze segundos depois, um castor lhe decepou o dedo indicador. Em 1586, numa tarde ensolarada de South Hampton, Ernest Thango, um funcionário das famosas destilarias Hugh Blassom, recebeu uma carta contendo esta mensagem. Após ler apenas metade da carta, Ernest a jogou no lixo. No mês seguinte foi despedido, sua mulher o trocou por uma mulher de bigodes, seu filho roubou sua carteira e seu cachorro o mordeu.

Lucila Wallace leu a carta e não lhe deu crédito algum. Pós fogo na carta e enterrou as cinzas. Porém, seu pequeno ritual lhe custou caro: ela caiu no fosso das ariranhas ao visitar o zoológico com seu sobrinho Yuri. Um bombeiro a salvou do ataque das feras, porém ao chegar ao serviço, no dia seguinte, dois 747 sequestrados por muçulmanos alucinados colidiram com o altíssimo edifício onde Lucila Wallace trabalhava.

Hélio Duarte, de Minas Gerais, achou um papel no chão contendo a mensagem. Desprezando-a, continuou o caminho na direção de sua casa. Apenas alguns passos dali, Hélio foi atingido por uma bola de capotão no meio das costas, ficando afónico por alguns instantes. Ao mesmo tempo, sua unha do dedão do pé esquerdo encravou instantaneamente, ficando inflamada por duas semanas seguidas, causando dores lancinantes.

A primeira pessoa a escrever esta mensagem foi Gruttor Frigtolska, um príncipe búlgaro bastardo. Gruttor era conhecido na sua terra natal, a pequena vila de Hassambolkan, como um pobre azarado. Perdeu todo dinheiro deixado por sua mãe, Helen Frigtolska, no jogo, apostando nos cavalos e nas famosas bancas de carteado da feira de Hamburgo, na Alemanha. Sua primeira noiva, Hikka, fugiu com um Jóquei. A segunda, Anna, foi sequestrada por Agronopolus, o pirata grego. Então, em 1371, numa viagem ao Irã, Gruttor perdeu a sua túnica numa disputa de dardos. Nu e sem comida, jurou para si mesmo que a miséria e o azar nunca tornariam a acossá-lo. Para isso, seguiu as instruções de seu amigo e companheiro de viagens Mithrandir, o mendigo, que era meio feiticeiro: escreveu uma mensagem em nove pedaços de papiro e mandou para nove pessoas, com instruções de cada um dos nove repetirem o processo. Aquele que assim o fizesse, ganharia fama e fortuna. Pelo contrário, estaria exposto à maldição de Gruttor.

O autor da carta original experimentou um grande momento de glória, ao ser reconhecido pelo rei da Bulgária como seu filho e herdeiro de uma fortuna incalculável, algumas horas antes dele e Mithrandir serem enforcados por roubo de cavalos e bebida.

Desde então esta carta vem percorrendo todo o mundo. Gennaro Bitucca, soldado das tropas de Mussolini, recebeu esta carta durante a II Guerra. Escreveu rapidamente as nove cópias e as enviou para seus companheiros. No outro dia, ganhou o equivalente a US$ 1.500,00 no póquer dos oficiais. Gennaro também ganhou a fama, pouco tempo depois: foi o herói do massacre de Bologna, só sendo atingido em cheio por uma bazuca aliada depois de eliminar doze inimigos, incluindo um capitão e dois sargentos. Foi premiado com uma medalha de honra, sendo famoso até hoje na sua vila natal.

Raskolnikov, um estudante russo, recebeu a carta do seu amigo Razumikin e, por ser extremamente cético e racional, não lhe deu atenção alguma. Pouco tempo depois, enlouqueceu e matou uma velha usurária por dinheiro. Consumido pelo dilema entre a culpa e a razão, Raskolnikov não se curou jamais, e até hoje permanece em seu cativeiro na Sibéria.

O francês Zinedine Zidane, famoso jogador de futebol, recebeu esta carta poucos dias antes da Copa. Ridicularizando a corrente, Zidane esfregou-a na lama, picou-a e jogou-a aos porcos que criava em seu quintal. O resultado da impensada atitude do incauto atleta lhe custou machucar-se no início da Copa do Mundo de Futebol, além de sua seleção não conseguir se classificar para as oitavas de final, sendo eliminada do torneio sem marcar um gol sequer.

NÃO MENOSPREZE! NÃO DUVIDE! OU A MALDIÇÃO DE GRUTTOR SERÁ LANÇADA SOBRE VOCÊ.


Infelizmente, não houve espaço para publicação da mensagem inteira de Gruttor. Se você quiser recebê-la, mande um e-mail para beco@netonne.com.br . Mas cuidado! Uma vez recebida a mensagem, você deve enviá-la para nove pessoas senão, já sabe...

Renato Cambraia às vezes é ludibriante e onírico, não ligue.

A SEMANA 16/06/02
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui