Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->ABRINDO A PORTA PARA O MUNDO -- 18/06/2002 - 20:28 (Veneza de Almeida Babicsak) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ABRINDO A PORTA PARA O MUNDO


Início das aulas... disposições das salas... distribuição de horários... alunos eufóricos... professora entrando na sala de aula. Naquele dia ela teria três aulas seguidas com a mesma turma, ou seja, três horas ininterruptas, que sufoco! Nas salas dos professores o seguinte comentário:

- Coitada! Aguentar o 3º colegial B durante três horas, não é fácil!".

E foi assim que a professora tentou, a cada momento, com um jogo de cintura aqui, outro acolá, seduzir os alunos para sua aula de Língua Portuguesa, mas de nada estava adiantando, alguns alunos foram até transferidos de escola e quando eles a viam, sussurravam:

- Que saco! Três aulas dela hoje!. Um outro gritava do fundo da sala:
- Dá uma aula diferente professora, leva a gente pra sala de vídeo.

Mesmo assim ela tentou inovar e nada estava conseguindo, foi quando surgiu a oportunidade de participar do Programa Enlaces, com projetos colaborativos e telecolaborativos, poder desenvolver as etapas com estes alunos que não queriam sequer olhar para a cara dela. Organizar a sala de informática, antes sem uso, era a sua chance com alunos indisciplinados.

O início foi complicado, a professora não tinha domínio com o uso da tecnologia, computadores em sala de aula, e-mails, internet, pesquisas em sites, etc...pré requisitos necessários e para isso participou de alguns workshops através deste programa e além disso, os alunos a ajudavam, ensinavam detalhes desta ferramenta que ela ainda não havia aprendido.

Os sussurros ainda continuavam:

- Que legal! Hoje temos três aulas com ela, dá pra aproveitar bem.
- É mesmo, pena que amanhã só teremos uma aula.

O projeto Poesia sem Fronteiras conseguiu afinal, seduzir os alunos, sendo que compromisso e responsabilidade é que não faltavam para aqueles alunos marcados pela indisciplina, pela rebeldia e arrogància. Agora, eles aprendiam de uma forma prazerosa, comunicavam com o mundo através de e-mails, tendo como elo a poesia, tinham orgulho dos seus trabalhos, seus ´poemas pesquisados eram lidos por seus parceiros de projeto, alunos como eles, mas que com certeza esperavam o melhor, os mais lindos versos, o melhor comentário sobre as mensagens e o problema de indisciplina quase não existia mais.

A partir de então, a professora passou a ser importante para eles, sua presença, sua sabedoria, seus ensinamentos. Eles a chamavam todo instante querendo sua opinião, seu ok, enfim, conseguira despertar o interesse através deste jogo de sedução.

Entretanto, os trabalhos aumentaram e como a professora, toda terça-feira iniciava suas aulas depois das 10h00, resolveu chegar as 7h00 e ficar na sala de informática para término de seus relatórios e para sua grande surpresa, entra um aluno, depois outro, ficando até mais de dez, vinte, trinta, a sala toda.

- Meninos, vocês estão em aula de outro professor, acho melhor não ficarem.
- Relaxa prófe, queremos a sua aula.
- Hoje não tenho aula com vocês, não se lembram?
- Deixa pra lá prófe, ninguém virá nos chamar.

Mas eis que a inspetora de alunos aparece na porta gritando:

- Já prá sala de aula, vocês não podem cabular aulas de outros professores.

Estes fatos aconteceram seguidas vezes, causando outro problema, até que a diretora discretamente a chamou e disse:

- Professora, quando estiver na sala de informática sem alunos, tranque a porta e não abra para eles de jeito nenhum, neste momento eles têm aulas com outros professores.
- É o jeito, retruca a professora.

É o jeito mesmo, trancar a sala e se esconder dos alunos, foi desta maneira que o problema poderia ser resolvido. Mas, nas próximas terças-feiras, trancada na sala de informática, ela ouve uma voz em meio tom, sussurrando:

- Professora, abre a porta, sou eu, o Rafael, deixa eu entrar, não tem ninguém aqui por perto, não tem perigo, ninguém vai ver.

Silêncio, a professora nada responde.

- Professora, abra a porta, eu quero entrar.
- Professora, se a senhora não abrir, vamos dar uns pontapés. Já em tom mais alto.
- Professora, sabemos que está escondida aí, por favor deixa a gente entrar.

Silêncio. Alguns minutos depois, gritos, parecendo que havia mais de dez alunos.

- Abra a porta, nós não vamos sair daqui, enquanto não aparecer.

Silêncio. Neste momento a professora cai numa reflexão profunda:

"No início do ano, eles não queriam me ver, agora, brigam para que eu abra a porta. A porta de uma sala". Será aquela uma simples porta da sala de informática?".

Sem resistir, ela abre, mesmo sabendo que não teria aulas com eles naquele momento e todos entram sorridentes e ela consegue perceber a importància daquele instante.

Perceber que seduzir os alunos é deixar que escolham a porta que desperte o prazer em aprender.


VENEZA DE ALMEIDA BABICSAK
venezababi@bol.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui