Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Curtindo o Bom Couro -- 24/07/2009 - 15:52 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Curtume é o nome que se dá ao local onde se trabalha o couro cru com o objetivo de deixá-lo utilizável para a indústria.

Há muito tempo se conhece os modos de curtimentos das peles e couros. Entre eles há o da desidratação, técnica simples que utiliza algum tipo de sal. O mais comum é o cloreto de sódio, também conhecido como sal de cozinha extraído do mar. Existe também a prática química de curtimento, pela qual se usam substâncias tanantes (conservadores vegetais ou minerais) no colágeno.

As substâncias tanantes são extraidas de alguns tipos de cascas de árvores, que apresentam grande teor de tanino. Esta substância impede a ação dos fungos e bactérias que degradam naturalmente o tecido animal.

Atualmente a substância mais utilizada pelos curtumes é o cromo III. Esta escolha se dá pela maior agilidade na prática do curtimento, barateando os custos, tornando o couro mais comerciável.

As etapas do curtume são as seguintes:

Salga. Nesta fase o couro é transportado, salgado e armazenado por vários dias.

Remolho. Neste momento retira-se do sal, e inicia-se o primeiro passo para a transformação de pele em couro.

Depilação. Nesta etapa utiliza-se o enxofre, em sua forma de sulfato ou sulfeto de sódio, para dissolver os pelos.

Caleiro. Este é o momento onde se adiciona o cal hidratado que provoca o intumescimento das peles, promovendo a limpeza entre as fibras.

Desencalagem. Depois da limpeza entre as fibras, retira-se o cal, e inicia-se a acidificação e o curtimento. Nesta fase utilizam-se alguns tipos de enzimas para auxiliar a retiradas das substãncias que resistiram ao caleiro, a este instante dá-se o nome de PURGA.

Acidificação e Curtimento. Neste momento, agregam-se aos couros uma quantidade de ácidos inorgânicos corrigindo o pH das peles acrescentando também o cromo e o alumínio.



Leia O Castelo dos Espíritos

R$ 28,98

http://clubedeautores.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui