Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Amar & Ser Amado -- 18/06/2002 - 20:40 (Daniel Amaral Tavares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vivemos em uma sociedade onde o apelo sexual intenso, seja através da mídia, jornais, revistas, sobrepuja muitas vezes o sentimento verdadeiro. O gostar e o amar assumem o lugar de pseudo-importància mesmo que, na realidade, sejam para muitos um desejo ou uma utopia. A sexualidade plena e integrada é substituída pelo consumismo sexual que busca ocupar o lugar do extremo vazio, solidão, desqualificação de si mesmo. O amar se transforma em uma necessidade de suprir ao outro, em busca de, na realidade, preencher a si mesmo, possuir o objeto amado, tê-lo para si. O ser amado passa a ser uma consequência, um retorno que se espera a partir de todo o investimento que se faz no outro.

Dentro de todo este contexto em que vivemos, e muitas vezes reproduzimos, o que podemos realmente construir enquanto relação consigo mesmo e com o outro? O que podemos esperar do outro e o que podemos realmente oferecer, quando exigimos muito mais ter o outro do que viver a relação consigo mesmo e com o outro? E o que podemos fazer quando não estamos em relação com o nosso "eu" mesmo? Exigências, cobranças de algo que o outro não pode nos oferecer, necessidade de preencher algo que não se sabe bem o que é. ímpeto de que o outro nos proporcione aquilo, exatamente aquilo que nós mesmos não podemos nos proporcionar: amor. E como amar o outro, se não sabemos o que é amar? Como estar em relação se não sabemos como nos relacionar? Se nos ensinaram e nós aprendemos que amar é possuir, é ter o direito de posse. Como amar e ser amado, se só acreditamos que somos amados pelo outro e que ele é quem deve afirmar o amor a que temos direito?

Amor é fluidez, é sentimento não sujeito a prisão, mas sentimento vívido, real, forte. E o que fazemos com esse sentimento, com essa energia que move o mundo? O que estamos fazendo com nossa energia de amor? Diz a sabedoria popular que "quando estamos apaixonados, ficamos mais bonitos", por quê? O amor flui e tudo o que flui dá vida. Como uma cachoeira ou como o mar, com seu movimento próprio, deixam fluir, são belos, harmoniosos. Quando há algum ponto onde a água não flui, ela apodrece...como tudo o que vivemos. Tudo que impede o movimento, gera contração, não crescimento, morte de uma parte de si mesmo. Tudo o que possibilita o movimento, gera uma energia que se expande, de vida, de crescimento. O amor vivenciado de forma plena, saudável, gera expansão. O amor baseado no outro e focado apenas no outro, é um modo de aprisionar-se. Quando falo de amor, significa todos os tipos de amor, seja ele fraterno, paixão, ... O amor focado em equilíbrio entre minhas necessidades e as necessidades do outro é um amor que flui, vivo. O amor que parte do sentimento que existe dentro de mim mesmo, que me possibilito experimentar por mim mesmo, facilita a vivência real e expressiva do amor pelo outro. Amar a mim mesmo é o caminho para amar ao outro intensamente, fluidamente. Respeitar as minhas necessidades é saber respeitar ao outro. Conhecendo-me a mim mesmo, amando-me a mim mesmo, reconheço o outro que necessito e aceito suas diferenças, seu modo de ser diferente de mim. O amor não é mais uma prisão, senão uma relação com... uma construção de infinitas possibilidades que se desvela num mar infinito de probabilidades... dois não são dois, depende de como se combinam. Um não é um, depende daquilo que aceito e me permito vivenciar comigo mesmo. Todos nós somos um infinito, como as estrelas do céu... amar é um sentimento infinito e grandioso, dependendo do que escolhemos construir. O amor, a relação consigo, com o outro, é uma construção contínua, escolhemos a cada momento. Você é livre a cada momento para escolher. O que você realmente quer?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui