Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Notícias -- 18/06/2002 - 20:43 (Daniel Amaral Tavares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vimos esses dias na capa de ZH fotos de todos os jovens assassinados no último mês (era isso?) Foram reunidas para causar mais impacto? São para tapar o vácuo de notícia das férias?

A notícia tem um lado autoritário. A informação nos persegue, queremos fugir disso. Temos um amoreódio: precisamos de ficção para viver, recorremos aos telejornais, mas com isso nossa vida é marcada a todo momento pela desgraça alheia, pelo tumulto do mundo, vivemos a vida de todos. Ainda que os nazi governem a Áustria, ainda que a Lilian Wite Fibe com cabelo novo e sorriso velho dizendo que o transplantedegenesnãodeucerto, ainda assim há a padaria da esquina - mística deliciazinha, com o cheirinho e tudo - e há a alegria de dar uma volta na esquina num dia de sol e pessoas sorrindo e caminhando pelo parque com inocência: elas ainda não ligaram a televisão. Como no período barroco, onde o imaginário era construído pela Igreja com o terror do Inferno no dia a dia, vivemos superexcitados, confundindo a ficção da informação (porque condensada, pausterizada num formato que causa impacto, re-criada) com a realidade do mundo (a mídia tem sua lógica interna, e tudo que não é produtivo é lixo).

Primeiro, a mídia é viciosa - só é notícia o que tem formato de notícia e se não tem formato de notícia não pode ser notícia. Quer dizer o mundo lhe escapa, ou submerge na forma. Mas além disso nosso tempo é regulado pela mídia, assim como os tribais se regulavam pelo céu, etc., nosso espaço é construído pela monotonia do RBS notícias. Haverá vida lá fora? Haverá tempo lá fora?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui