Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Pessoas do Entardecer... -- 18/06/2002 - 20:44 (Daniel Amaral Tavares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Descobri que sou uma mulher de entardeceres.

Sim, pertenço àqueles entardeceres que vão, aos poucos, criando e exibindo toda uma gama de tonalidades violáceas, róseas e douradas.

Daqueles entardeceres encantados, momentos de suspensão, onde o tempo pára por alguns segundos e os céus não mais ostentam o brilho do dia nem o veludo escuro da noite.

Ah! momento mágico em que o sentir fica intraduzível e no qual qualquer palavra soa supérflua.

Admiro as mulheres práticas que se levantam junto com o sol, que fazem com as próprias mãos os aromas e sabores do desjejum e emanam aquele frescor e aquela energia matinal, clara e radiante... são elas as que constroem o mundo, as que cuidam das coisas práticas, criam crianças saudáveis e mantém a vida andando sobre os trilhos.

Não sou uma delas, raramente vejo a Lua ceder seu lugar ao Sol durante a alvorada.

Me incluo no rol das que não sabem definir o misto de nostalgia e poesia que permeia cada pór-do-sol... estou no rol das que sorvem com a alma as tintas fantásticas do poente.

Sou uma mulher de entardeceres... gosto daquele momento do dia que não pertence mais ao Sol nem pertence ainda à Lua, que não ostenta luzes douradas nem prenuncia estrelas.

Gosto daquele momento que pertence apenas aos que conseguem identificar com a alma a luminosidade exata do momento.

Sou de uma raça que, se não constrói com as próprias mãos e suor o mundo físico, o mantém sonhando o suficiente para que não enlouqueça.

Sou daquela espécie de gente que não é sombra nem luz, mas que consegue ter todas as cores do entardecer no olhar.

Sou uma mulher que entardece longe do fogo sufocante e urgente da luz solar, aguardando serenamente que a prata do luar venha lhe tocar a pele sem urgências, sem exigências, deixando escorrer suavemente sobre o corpo e sobre a alma cada matiz da luz mortiça que finda o dia, como uma amante que ama com vagar, profundidade e delicadeza o amante que acaricia...

Se a sua alma também voa pelos entardeceres e também viaja pelas luzes difusas do fim do dia, sabe do que eu estou falando.

Se o seu sentir é uma mistura de nostalgia e euforia, de alegria e agonia, e se farta com as cores da quase noite, você também é gente do entardecer.

Então, na próxima vez em que estiver imerso na contemplação das luzes e cores do fim do dia, amplie o seu sentir e faça contato com os seus iguais, com os outros seres do entardecer... com certeza, você me encontrará entre eles, admirando e vivendo intensamente de corpo e alma o momento mágico do pór-do-sol.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui