Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->UM PONTO DE PARTIDA -- 19/06/2002 - 16:23 (Veneza de Almeida Babicsak) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM PONTO DE PARTIDA

Chega um momento em nossas vidas que precisamos tomar alguma iniciativa, mudar, reagir, transformar, para que haja um sentido real naquilo em que estamos fazendo e podermos sentir felicidade e realização. Aí é que começa as nossas preocupações: Como mudar? O que fazer? Transformar de que maneira? São questões importantes para a grande virada. Se acertamos, ótimo, se erramos, precisamos ter a consciência de saber tentar novamente. Quando tudo isso está voltado para o mundo da educação, nossa missão em mudar, transformar, fazer acontecer, sem dúvida, é realmente importante.

Isto aconteceu comigo, dei uma virada de cento e oitenta graus em minha vida profissional, deixei de ser executiva para atuar na área da Educação. Ser educadora, ensinar crianças, jovens e adultos passou a fazer parte de minha vida e comecei do zero aos quarenta anos de idade, com zero ponto, um diploma do curso de Letras concluído em mil novecentos e setenta e cinco, uma bagagem de vinte e cinco anos de vida profissional executiva mas muita vontade de fazer acontecer. Restava-me ainda, a força de vontade e o desejo de conquistar a empatia deste novo universo para que eu fosse capaz de participar destas transformações.

Hoje, aos quarenta e sete anos, tenho mais coisas para contar destes sete anos, do que os outros já vividos, no campo profissional. O início na Educação foi duro, tive que aprender com os erros, se espelhar em alguns professores, diversificar minhas aulas e tentar atingir meus objetivos. Corri atrás de tudo isso e mudava a cada ano, minha maneira de ser como Educadora, sempre tentando chegar até os meus alunos de uma maneira mais eficaz e diferente. Participei de vários projetos, atingi alguns objetivos, mas sempre faltava alguma coisa que eu não sabia o que era. Queria inovar e não sabia como, foi então que a diretora de minha escola convidou-me para participar do PROJETO ENLACES. A única coisa que ela me adiantou, era que esse projeto estava relacionado à área de informática. Aceitei o desafio, uma vez que nunca havia participado de algum projeto deste porte e tão pouco, jamais tinha levado algum aluno meu para a sala de informática, aliás, uma sala que sempre ficava fechada, trancada para alunos e professores de um modo geral.

Então, tudo começou. Primeiro, o contato com o projeto Enlaces e seus coordenadores, depois os objetivos, as dificuldades, a falta de experiência, o medo, a insegurança, a aprendizagem, a expectativa de resultados e principalmente o desejo de que as metas fossem atingidas, passaram ser a nova razão de viver.

Aprender, aprender e aprender, isso era primordial. Colocar em prática todos os ensinamentos. Ter jogo de cintura e transpor as barreiras. Mudar as estratégias se necessário. Arregaçar as mangas e não se importar com críticas destrutivas e negativas, foi tudo isso que assinamos em nosso contrato interior. Mas, isso era realmente tudo? Seguir as etapas, mostrar os resultados e pronto?

Não, certamente não. Esquecemos de avaliar a essência, a alma, o lirismo daquilo que ousamos fazer. Onde estaria tudo isto? De que forma poderíamos sintetizar todos estes focos? Qual o ponto de partida para o desenrolar de tudo? A resposta veio e foi com os alunos que realmente aprendi e consegui chegar até o íntimo desta essência. Vocês me perguntam: Como?

Depois de arregaçar as mangas e resolver enfrentar alguns obstáculos, comecei a compartilhar com meus alunos, tudo que havia aprendido nos workshops, oferecido pela coordenação do Enlaces. Meu primeiro momento dentro da sala de aula, foi a apresentação da proposta do projeto "POESIA SEM FRONTEIRAS" e tentar cumprir as tarefas. A poesia seria o elo entre professor e aluno, ultrapassando fronteiras e limitando as distàncias. No decorrer das atividades percebi o quanto estava inovando, o quanto eu estava aprendendo, o quanto meus alunos sentiam satisfação em aprender, o quanto me agradeciam por estarem ali, naquela sala, analisando poemas e compartilhando seus conhecimentos com parceiros de outras escolas, tanto do Brasil, como do Exterior. Percebi que aquele vazio pedagógico foi totalmente preenchido. Será que, em condições normais de uma sala de aula, eu conseguiria chegar a tais conclusões? Não, numa sala de aula, mesmo diversificando, jamais os alunos teriam prazer em ler um poema, analisá-lo, produzir seus próprios versos, comentar os movimentos literários, com tanta naturalidade, disciplina e interação.

Notei então, que conseguira ter meu "Ponto de Partida" para aquilo que me faltava. O Projeto Enlaces, surgiu em minha vida, na hora exata em que procurava ícones para a busca de meus anseios pedagógicos. Consegui deixar para trás, críticas que antes prejudicavam a minha performance por simples falta de segurança, agora, a segurança impera meus anseios, quero fazer e faço, simplesmente porque souberam me ensinar e fazer com que eu colocasse em prática minha aprendizagem, me conscientizaram de que somente a multiplicação é o fertilizante para a propagação do sucesso. Estou aprendendo ainda, mas este "tanto" que aprendi, está sendo suficiente para que eu possa aprimorar mais e sempre.

Agora, meus alunos se aproximam para os comentários rotineiros de uma aula, fazendo de uma forma diferente, exatamente porque eles estão pensando e aprendendo de forma diferente. Eles escolhiam o poema que eles queriam analisar, estudar sobre o autor, comentar os movimentos literários e interagir esses conhecimentos com seus parceiros de uma forma mais prazerosa, sutil e amena, uma vez que o mundo se tornou tão pequeno através da internet e da troca de emails e o contato entre alunos de diferentes regiões, cidades e países, totalmente sem fronteiras. Tudo isso era possível dentro da tecnologia, aquela tecnologia que antes amedrontava e agora tão parceira e amiga e eu não sabia, mas que nos foi passada pelo nosso mestre "Bud" de uma maneira sábia. Sua performance como instrutor, educador, conseguiu abrir as portas para nossa criatividade e aprendizagem, fazendo com que nossos conhecimentos e uma nova vontade de ensinar, chegasse até aos nossos alunos.

Só tenho a dizer: -"Obrigada Projeto Enlaces pela oportunidade. Você conseguiu ser meu "ponto de partida" para as inovações e transformações na área educacional em minha vida".

Veneza de almeida Babicsak
venezababi@bol.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui