Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Uma Palavra - Manifesto dos Contraltos Recalcados -- 21/06/2002 - 05:00 (Stanzi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sou contralto e protesto. Não que a voz das contraltos seja feia, pelo contrário: a voz grave e sexy das contraltos é a mais bela que alguém pode ter, é um dom divino. Meu protesto vai para os compositores que, apesar de conhecerem a voz belíssima, pura e invejável das contraltos, dedicam a maior parte de suas peças cantadas àquelas desgueladas que tem um ovo entalado na garganta, a qual atendem pelo título de sopranos.
Atribuo essa parcialidade à inveja que elas nutrem por nós, poderosíssimas contraltos. É verdade. Os compositores ficam com dó das coitadinhas miantes e, para não deixá-las mais tristonhas, deixam a melodia com elas, ou elas choram. Tudo bem. Nós contraltos somos fortes e corajosas. Aguentamos firme essa injustiça, esse preconceito. não choramos, nem nos desguelamos, porque é isso o que as sopranos fazem: desguelam, gritam, se arrebentam para soltar um miado agudo apreciado pelos amantes da boa música. Isso sem falar na tagarelice. O raça que fala! Repare bem um ensaio de coral: as sopranos são as mais falantes. Ou melhor, miantes, porque elas não falam, miam.
Meu protesto maior vai para Mozart: como, Wolfgang, deixastes a melhor fatia de seu Requiem para aquelas desgueladas? Quem garantiu-te que a melodia estando com elas sairia melhor do que conosco? E eu que julgava-te um deus da música... És parcial como os outros. Tudo bem, eu sei que teus grandes amores, de Aloysia à Constanze, passando por primas e figurantes de óperas, eram, na massa esmagadora, coincidentemente sopranos, mas não precisava exagerar! Isso se chama DISCRIMINAÇÃO. Dá cadeia sabia? E não penses que esqueci da sua ópera "A Flauta Mágica". Pensas que não sei que as únicas contraltos são as coralistas, e olhe lá? E tu, Carlos Gomes, não penses que vais escapar. Não é porque somos da mesma cidade vou poupar-te de umas verdades. Para começar: posso saber porque compuseste *Quem sabe?!* para sopranos? E por que a Ceci não é contralto? E tu, Schubert, que me diz de sua Ave Maria? Por acaso a Maria era soprano? E vós, Rachmaninof, como explicas sua Vocalise ?
Preconceituosos! A música de vocês não merece a nossa atenção! Vocês nos deixaram de lado. Nós é que fazemos a harmonia para aquelas desgueladas - - recuso escrever "voz elevada" - cantarem. Se bem que "harmonia" é figura de pensamento. Aquela que é empregada com a finalidade de evitar um choque. Eufemismo. Ao invés de vocês, maestros e professores de música (pensaram que iam escapar, hein?) nos dizerem na cara: "vocês, contraltos, são o tapete para as sopranos pisarem" ou "o palco para elas brilharem", dizem "vocês fazem a harmonias da música".
Hipócritas! Covardes! Um dia processo todos vocês, compositores, maestros, professores e sopranos! Aos compositores mortos, perseguirei seus descendente e às sopranos, processarei todas, uma a uma, por exploração! Exploração sim! Vocês nos olham com ar de superioridade, dizendo consigo: "Coitada, é contralto!", mas não vivem sem nós! A pose indica majestade, mas os olhos suplicam nossa voz!
Contraltos, baixos e tenores: uni-vos enquanto é tempo! Persigamos essas desgueladas que tem o monopólio da música antes que elas tomem conta!
Abaixo as sopranos!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui