Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Summit Lighthouse: ritos, crenças, histórico... -- 24/08/2009 - 14:45 (Maria de Lurdes Mattos Dantas Barbosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lighthouse: Histórico, ritos, crenças e prática religiosa nas camadas populares.



* Maria de Lurdes Mattos Dantas Barbosa



Resumo

A Summit Lighthouse é uma instituição de cunho filosófico e religioso, com sede em Montana-Estados Unidos e com ramificações em várias partes do mundo, que desenvolve um trabalho, com base na Ciência da Palavra Falada e nos ensinamentos dos Mestres da Grande Fraternidade Branca. Apropria-se

A Summit de crenças e rituais da Igreja Católica e adequa-os, de acordo com a orientação dos Mestres Ascensos através da Mensageira Elizabeth Clare Prophet. A suas doutrina é difundida mediante publicações baseadas nos Ensinamentos Perdidos de Jesus. Este trabalho busca compreender a prática dos rituais sagrados na cidade de Salvador-Bahia, como esse ensinamento pode ser assimilado por pessoas analfabetas e semi-analfabetas, haja vista, ser todo ele pautado na leitura e na recitação de decretos (vontade pré-ordenada). Registrar os históricos gerais dessa organização, rituais, crenças e objetivos, assim como também, detectar similaridades e diferenças no contexto histórico entre ela e a religião católica. A pesquisa empírica e etnográfica foi realizada com membros do Grupo de Estudos EL MORYA KHAN, radicados em Salvador, e através de leituras de cunho específico e metodológico.



PALAVRAS CHAVE: Summit Lighthouse, Religião, Novos Movimentos Religiosos.







* Graduada no curso de Licenciatura Plena em História na UNEB Campus IV Jacobina Bahia, professora da rede estadual de ensino em Jacobina, especialista em Metodologia do Ensino de História.









O presente artigo originou-se de uma pesquisa empírica e etnográfica e do estudo sistemático, especifico e metodológico, cujo objetivo foi melhor compreender como são realizados os rituais e ensinamentos da organização americana Summit Lighthouse, seus complementos em linhas gerais e mais especificamente o trabalho religioso realizado pelo grupo El Morya Khan, nome de um dos Mestres Ascensos da Grande Fraternidade Branca na Cidade de Salvador-BA.

A História das religiões é um assunto, repleto de controvérsias e visões diferenciadas. Comum mesmo a todas elas está à caracterização dos cultos às divindades, (cada uma ao seu modo), a necessidade de compartilhar e congregar e, sobretudo, a disputa, mesmo que sutil, de um número cada vez maior de adeptos, propiciando fortes relações de poder. Essa necessidade do homem a priori, de partilhar ideais e crenças parece ser algo inerente à raça humana e vem desde os primórdios da civilização.

Através dos pensamentos de Durkheim (Analise dos Sistemas Religiosos) Marx Weber (Sociologia de um Estado Racional) Marx e Engels (Estudos das Religiões atrelado à luta de classes), entre outros, pode-se constatar nitidamente o quanto é complexo adentrar no universo plural das religiões, quer seja no âmbito das mais antigas e tradicionais, como no interior das mais novas surgidas no furor da Nova Era, das seitas e organizações denominadas alternativa, que proliferam no Brasil e em muitas outras partes do mundo.

A Summit Lighthouse é uma organização religiosa filosófica americana, criada em 1958 em Wasgington por Mark Prophet, sob a orientação e direção de Mestre Ascenso EL Morya.(Ascenso, por ter dominado o tempo e o espaço e nesse processo ter adquirido o controle da personalidade, segundo a crença da instituição supra citada).Seu objetivo principal é publicar e conseqüentemente divulgar através de todos os meios disponíveis de comunicações, oral, escrita, televisada, radiofônica e virtual, os ensinamentos ditados pelos Mestres da Grande Fraternidade Branca (Ordem espiritual de santos do Ocidente e adeptos do Oriente que transcenderam o ciclo do carma - do sânscrito Karman, nominativo Karma, também chamada à lei do círculo, da causa e efeito, da retribuição do que fazemos. Paulo disse:pois, aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Newton observou:para cada ação existe uma reação igual e contrária).

(PHOPHET, 1997, p.294 - 295).

Portanto, a Fraternidade Branca, é composta por membros ascensos e não-ascensos (Ascensos, são os Mestres que habitam um plano superior (etérico), o m na escola da Terra e ascenderam assim como fez Jesus Cristo no final de sua missão terrestre); também faz parte da congregação, toda uma hierarquia de seres espirituais tais quais: anjos, santos, sábios, pensadores... (E os não-ascensos: estudantes, discípulos, chelas, simpatizantes, adeptos, que ainda não passaram pelo ritual da ascensão, habitam o tempo e o espaço e não superaram as limitações da matéria).

Compõem também a Fraternidade, os elementais seres da terra, do fogo, da água e do ar: espíritos da natureza, servos do homem e de Deus, no plano tridimensional (físico) e se constituem em coadjuvantes no processo de evolução da alma - seus nomes: Salamandras elemento fogo, ondinas, elemento água, sílfides elemento ar, e gnomos elemento terra.Todos unidos trabalham para as metas mais elevadas da fraternidade do homem, sob o patrocínio de Deus.

Na ótica da Summit Lighthouse, em todas as eras, essa Fraternidade tem-se elevado em todas as culturas e religiões, para inspirar as realizações criativas na educação, nas artes e nas ciências, no governo divino e na vida abundante, através das economias das nações. A palavra Branca refere-se não à raça, mas à aura (auréola) de luz que circunda esses seres.

Os mensageiros da Summit Lighthouse são Mark e Elizabeth Phophet.Ambos se encontraram em Boston em 1961. Nessa Época Elizabeth estudava Ciências Políticas na Universidade de Boston. Casaram-se em 1963 e dessa união nasceram quatro filhos. Passaram a divulgar os ensinamentos dos Mestres, publicaram dezenas de livros. Mark faleceu e alcançou sua ascensão, Elizabeth continuou o trabalho de expansão e divulgação dos ensinamentos. Atualmente, conforme informações de alguns membros, ela se encontra afastada das atividades espirituais No Rancho do Royal Teton, em Montana, sede oficial da instituição, para tratamento de saúde, mas o seu legado é inestimável para a senda da evolução espiritual - a partir dos ensinamentos de Jesus contidos na Bíblia e nos escritos apócrifos - para o caminho iniciatico através do conhecimento das energias cósmicas das Chamas e dos sete Raios, aqui descriminados: (branca ascensão, azul poder, rosa amor, amarelo sabedoria, verde cura, violeta purificação, púpura-dourada, paz e serviço da busca do autoconhecimento. O seu empenho legou para os estudantes e adeptos, como governar o fluxo das energias no plano da matéria, o cumprimento do plano divino para cada alma e a ascensão ao plano do espírito).



Desde a sua fundação a Summit Lighthouse procura fomentar o melhoramento de certa forma, da humanidade e a resolução dos problemas humanos através de ajuda a indivíduos e nações para que estes tomem consciência do seu valor, como co-criadores na formação de um mundo melhor. Escola de mistérios do século XXI, parte integrante da Igreja Universal e Triunfante - O todo que se ramifica com outras denominações, mas que tem como base a Fraternidade Branca - com sede internacional no Royal Teton Ranch, Park County - (sede oficial) no Estado de Montana (E.U.A.) - e Grupos de Estudos e Centros de Ensino nas cidades mais importantes do mundo. Desde 1958, publica também as cartas Pérolas de Sabedoria, contendo ensinamentos sobre o caminho espiritual, comentários sobre atualidades mundiais etc.

A Summit Lighthouse do Brasil é uma sociedade civil, fundada em 8 de março de 1990, na cidade de Brasília, Distrito Federal, é uma organização filosófica- religiosa, fraternal, sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo,SP (...),tem como 0bjetivo elevar e aperfeiçoar a humanidade por meio do estudo e prática dos ensinamentos (...) tais como divulgados pela Summit Lighthouse dos E.U.A. internacionalmente.(Estatuto e Regulamento, 2000, p.1)

Os Grupos de Estudos no Brasil, de acordo com o Regulamento, recebem inicialmente noções básicas dos ensinamentos, aprendem o que é um decreto (vontade pré - ordenada, comando, decisão de autoridade) e como decretar (decidir, declarar, determinar, comandar e invocar a presença de Deus), compreendem o poder do verbo, e como contatar os Anjos e Elementais, (espíritos da natureza). Purificam os chacras, (centros de energia no corpo humano) e participam dos vários rituais e cerimoniais proferidos e praticados pela organização religiosa.

A Chama Trina é composta por três cores: (rosa amor, azul poder, amarela sabedoria e segundo a integrante do Grupo de estudos de Salvador El Morya khan, Mirian Fontal, essas três energias especificamente, são ancoradas na câmara secreta do coração; formam a centelha da vida, a sagrada trindade do Poder, Sabedoria e Amor que é a manifestação do fogo sagrado. E, as Chamas gêmeas, na ótica de Fontal é a contrapartida feminina ou masculina do espírito, concebida a partir da Presença do EU SOU, (presença de Deus)).

Os membros da Summit Lighthouse utilizam decretos para a prosperidade através da Chama verde da Abundância e fortuna. E para a transmutação do karma negativo (dívidas acumuladas em vidas anteriores) utilizam a Chama Violeta (aspecto do Sétimo Raio do Espírito Santo, o fogo sagrado que tem o poder de transmutar a causa e o efeito). Os decretos são originalmente em língua inglesa e traduzidos para o português por pessoas afiliadas a Summit Lighthouse do Brasil. São proferidos em voz alta e em unissimo. Assim devendo acontecer também em todos os outros países onde são administrados os ensinamentos e traduzidos os livros.

Os Grupos de Estudos em formação se dedicam, a priori, a divulgação dos ensinamentos e a administração do Curso Básico, em uma cidade, um bairro, região ou país, ou até mesmo em casas de família, enquanto que, os Grupos de Estudos Constituídos contam com integrantes já suficientemente instruídos com os serviços e ensinamentos e sob a direção de uma diretoria constituída de membros e em instalações independentes. Nesse caso, os trabalhos ritualísticos são realizados não mais em casas de famílias, mas nas suas sedes. Ë importante ressaltar que recebem amparo jurídico da Summit Lighthouse do Brasil e exercem seus direitos com autonomia, dentro da diretriz internacional de administração descentralizada. Entretanto, não podem e não devem exercer atividades alheias aos princípios da SLB, tais como comércios ou assuntos relacionados com consultórios, advinhações, canalizações, tarô, búzios, cartomancia e coisas do gênero, por ferir aos seus princípios.

Sendo assim, como as camadas mais populares podem ter acesso a esse conhecimento e praticá-lo com eficiência? Realmente não é nada fácil, segundo os depoimentos de membros do Grupo. Mas alguns decretos são melhores de serem memorizados, são Fiat de Luz que pronunciados constantemente vão exercendo o papel transmutador das negatividades do ser e conseqüentemente abrangem também outras pessoas e lugares, por ser muito grande o seu raio de ação. É um trabalho minucioso e de muita dedicação, mesmo porque a oralidade sendo de suma importância no processo de estudo e aquisição do conhecimento a cerca do mundo, do cosmo, da vida dos Mestres, dos rituais e Chamas, requer estudo, dedicação, disciplina. Enfim, para se passar esse ensinamento para pessoas de baixa escolaridade, uma mudança de comportamento pelos oficiantes se faz necessária, para que essas pessoas decretem o básico e compreendam a importância disso para a vida de todos no planeta. Essa foi à explicação oferecida pela instituição estudada. No mais, os decretos não podem ser mudados, devem ser proferidos como foram ditados, pois o grau energético contido em cada letra, para sua eficácia, deve ser mantido originalmente. Nesse caso, mesmo que não seja de fácil compreensão para alguns, o efeito benéfico fatalmente ocorrerá independente do raciocínio lógico e ainda dentro desse contexto, conclui-se que o Cristo ao falar por parábolas e não deixar nada escrito prova que o conhecimento traz em si próprio um poder incalculável, assimilável a nível interior, muitas vezes, fugindo à própria razão.

A palavra pode promover o bem ou o mal, conforme a intenção nela contida. Esse é um ponto forte do ensinamento dos Mestres. Vigiar o que se profere, pois, o som cria formas que atingem o próprio emissor, podendo trazer-lhe benefícios ou desgraças. Os membros freqüentam regularmente os centros - locais onde se realizam os estudos, seminários, liturgias, etc

O Grupo de Estudos da cidade de Salvador faz parte da categoria dos Grupos Constituídos, fica localizado à rua Waldemar Falcão, no Bairro de Brotas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui