Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Da Experiência do Pensar -- 12/01/2002 - 15:52 (Taitson Alberto Leal dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Da Experiência do Pensar *





“Nós nunca chegamos aos pensamentos. Eles vem a nós.

É a hora conveniente para a conversação.” Martin Heidegger



O local para o bate-papo chama-se Casa Velha, nome este facilmente constatável pela decoração, num olhar desinteressado percebem-se, de imediato, objetos artisticamente envelhecidos caracterizando o local e dando-lhe aroma caseiro.

É nesta Casa que se realizam mensalmente os encontros do que foi denominado Filosofia na Rua do Porto. Projeto que tem como escopo um espaço aberto para discussões e descontrações filosóficas, longe dos muros acadêmicos e mais próximos das margens do Rio Piracicaba.

O grupo principia sua chegada. A luz do crepúsculo, irrompendo em alguma parte da folhagem mais alta, doira nossos corpos, trazendo um quê de amarelo à paragem. Dá-se início ao simpósio.

Dois participantes, previamente convidados, abordam o tema com seu olhar peculiar, destes primeiros discursos, continuamente atento a sempreocupação academicista, lançam-se as primeiras discussões, visando seu rebate ou apontando para outras perspectivas.

Ao início da conversa a lume, dum amarelo-dourado, torna-se opaca: os olhos perdem sua utilidade, cedendo lugar às idéias, torna-se necessário bispar com outra luz, quiçá racionalmente.

O projeto “Filosofia na Rua do Porto”, gestado no imo do Curso de Filosofia da UNIMEP, tem por finalidade realizar e provocar debates a fim de se discutir temas voltados ao cotidiano, quais sejam, o prazer, o outro, o erótico ou a ética; buscando uma melhor compreensão dos mesmos e suas relações com nossa existência e cotidiano.

Dentre os participantes encontramos representantes das mais variadas áreas do saber, este é o local indicado para um médico discutir o desejo, para um político falar da alteridade, ou ainda, para um passante, longe dos corredores institucionais, discutir o prazer. Este bapo-de-boteco, longe de ser um Café Filosófico com suas nuances elitistas, visa discutir-se filosofia em um local marcadamente popular, aberto a todos os interessados em debater temas concernentes à existência. Trata-se de um espaço informal, à moda epicurista, onde cada qual tem a liberdade e a oportunidade de se expressar, expondo sua cosmovisão, seu olhar e postura diante da realidade massificadora e sufocante onde os que optam em não reverenciá-la vêem-se à volta de autômatos, cabendo-lhes recolher-se na solidão. É neste espaço que cada qual pode alcançar sua autenticidade, onde encontramos outros para nos ouvir, ou ainda, nos apontar novas perspectivas. É onde sentimos a experiência do pensar fluir por todo nosso corpo. Eis sua finalidade.





Taitson Santos





* Texto publicado em "SINPRO Cultural": Caderno de Cultura dos Professores de Campinas e Região. Ano VII, nº 45, outubro de 2000.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui