Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140832)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->COLÔMBIA -- 04/09/2009 - 18:34 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COLÔMBIA

Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2009 .



Com 45 milhões de habitantes em 2007 é a terceira maior população da América Latina, área de 1,14 milhão de hectares a quarta maior , renda per capitã de US$ 2.740 em 2006 , dois terços da brasileira e taxa de analfabetismo de 8% .

A Colômbia no início do século XX era o segundo maior produtor mundial de café . Como os colombianos não aprovaram a construção do Canal do Panamá , os EUA apoiaram uma rebelião que levou á independência do Panamá . O comércio entre EUA e Colômbia só se restabeleceu em 1921 , quando os EUA concordaram em pagar uma indenização de US$ 25 milhões aos colombianos pela perda do Panamá .

O capital americano instalou-se fortemente no país controlando a maior parte da atividade relativa a petróleo , exportações de banana com a United Brands , mineração de platina, ouro e prata e produção de gás e eletricidade .

A Colômbia tornou-se um grande problema na América Latina pelo fato de ser o maior produtor mundial de cocaína . Em 1993 o Cartel de Medellín , que controlava a produção de cocaína foi desarticulado pela morte de seu líder Pablo Escobar , em um confronto com a polícia .

Em seu lugar fortaleceu-se o Cartel de Cáli . Em 9 de junho de 1995 foi preso Miguel Angel Orejuela , o "enxadrista" o chefão do Cartel de Cáli .

Outro grave problema além do tráfico é a guerrilha .

A Colômbia vive uma situação inusitada . Existe um “Estado dentro do Estado” desde 7.11.98 quando foi criada uma zona de distensão, desmilitarizada pelo governo do presidente Andrés Pastrana , com 42.000 km ( tamanho do Estado do Rio de Janeiro ) , com cinco municípios , 150.000 pessoas , capital em San Vicente del Caguán , controlada pelas FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia que possui 16.500 homens . Dentro da região, o controle administrativo e judicial é da guerrilha . No país a taxa de homicídios é o dobro da brasileira e a taxa de sequestros vinte vezes maior .

As Farc agem no país desde 1955 e o primeiro auge de sua atividade ocorreu entre 1964 a 1970 . Na época o mais famosa guerrilheiro era o padre Camilo Torres , que tinha sido professor de sociologia da Universidade Nacional , de tradicional família colombiana que depois aderiu á guerrilha , sendo morto num confronto com o exército em 15 de janeiro de 1966.



ANDRÉS PASTRANA 1998 – 2002



Durante a sua administração o governo cedeu aos terroristas , sem contrapartida ,uma área desmilitarizada equivalente ao Estado do Rio de Janeiro . As Farc usaram a região para conseguir novos recrutas e extorquir a população .

As Farc ficaram conhecidas pelo episódio no qual um comando , em maio de 2000 invadiu a casa da agricultora Elvia Cortés Gil e prendeu em seu pescoço uma bomba relógio em forma de colar porque se recusava a pagar pedágio de US$ 7500 exigido pelos rebeldes . A bomba acabou explodindo quando estava sendo desarmada , matando Elvia e o técnico em explosivos Jairo López . As FARC em outra oportunidade em 1998 esconderam uma granada nos testículos de um soldado morto , que foi resgatado de helicóptero , ocorrendo a explosão em pleno vôo , matando dois soldados. ( Revista Veja , 24.05.2000 , p. 56). A Lei número 2 das FARC determina que toda pessoa física ou jurídica com patrimônio superior a US$ 1 milhão deve pagar imposto às FARC . Quem se recusar corre o risco de ser "retido" , até o pagamento.

As FARC costumam obrigar a população pobre das áreas dominadas a entregar um filho para o combate . A ONG Human Rights Watch , divulgou o relato de Adriana , uma adolescente colombiana de 12 anos que após matar sete paramilitares com seu grupo , foi obrigada a beber o sangue deles para vencer o medo. " Só os mais medrosos tinham que fazer isso . Eu era a mais medrosa de todas porque era a mais nova " . ( Revista Veja, 4.2.2004 , p. 57) .

Além das FARC lutam na Colômbia o ELN – Exército de Libertação Nacional com 5.000 homens e existem também as AUC - Autodefesas Unidas da Colômbia - grupo paramilitar direitista, com 8150 homens , que combate as guerrilhas de esquerda, lideradas por Carlos Castaño, sendo que em 40% dos municípios colombianos um ou outro grupo exercem o controle . Relatório da Comissão de Direitos Humanos da ONU confirma que atualmente as AUC são responsáveis pela maioria dos massacres , ameaças , desaparecimentos forçados e deslocamentos de populações na Colômbia .

O financiamento dos grupos guerrilheiros em 2/3 deve-se ao narcotráfico . Homens armados operam em 600 dos 1.108 municípios do país. Devido à repressão a produção de cocaína caiu no Peru e na Bolívia e cresceu na Colômbia, onde a quantidade de hectares cultivados cresce de 45 para 123 mil de 1994 para 1999 . A produção de coca triplicou e ela não é mais feitas por grandes cartéis como o de Medellín de Pablo Escobar ou de Cali dos irmãos Rodriguez Orejuela , que foram desmantelados pelo presidente César Gaviria , eleito em 1990 , mas por pequenos grupos , com líderes anônimos e recursos modernos , o que torna muito mais difícil a repressão . ( Veja, 22.03.2000 , p. 60-61) .

A audácia dos traficantes pode ser demonstrada pela descoberta em setembro de 2000 em Bogotá , a 350 km do mar em um armazém de um submarino em construção de 33 metros de comprimento e 3,5 de diâmetro , que ao custo de US$ 10 milhões , permitiria carregar até 20 toneladas a 100 metros de profundidade. Manuais de construção em russo sugerem ligações com a máfia russa. ( Veja, 13.09.2000 , p. 54) .

Este conflito apresenta graves desdobramentos com relação ás populações indígenas . Cerca de 27% do território colombiano é de reservas indígenas e a maioria foram ocupadas pelos grupos armados . Muitos líderes indígenas são assassinados , sequestrados , além de grupos serem forçados a sair de suas aldeias . Por outro lado a fumigação , originalmente contra a coca e a papoula , ameaçam as culturas alimentícias . A situação é tão grave que grupos indígenas já falam em "etnocídio " . ( F S P 29.07.2001 , p. A-15) .

Relatório da Anistia Internacional com relação a 2002 , assinala que a guerra no Iraque dominou a agenda do mundo , deixando " esquecidos " conflitos que provocaram pesadas perdas em vidas e direitos humanos em diferentes partes do mundo , como os da Colômbia , da Costa do Marfim , da Tchechênia , do Burindi ou do Nepal. Na Colômbia , "desde 1985 mais de 60 mil pessoas foram mortas , 80% delas civis , e centenas de milhares foram desalojadas , torturadas e sequestradas ou estão desaparecidas " ( F S P 29.05.2003, p. A-14) .

Por causa destes conflitos, a Colômbia é o país latino-americano mais afetado com o problema de refugiados calculando-se em 3 milhões os “desplazados” (deslocados) internos do país. ( quase 7% da população ) .

O presidente Pastrana e o líder das Farc Manuel "Tirofijo" Marulanda mantiveram negociações para um acordo de paz de 1998 a fevereiro de 2002 . Porém, durante as negociações as FARC continuaram praticando atos terroristas , sequestrando e traficando drogas .

Pressionado pelos EUA , o governo colombiano criou em 2.000 o Plano Colômbia , para combater os traficantes e diminuir a produção de heroína e cocaína no país com gastos de US$ 7,5 bilhões. Os EUA vão contribuir com US$ 1,3 bilhão , 60 helicópteros e 800 assessores militares . O Plano Colômbia tem trazido preocupações aos países fronteiriços como o Brasil, pelo risco de expansão da ação guerrilheira. Ironicamente os EUA acabam sendo os principais financiadores dos dois lados pois os americanos gastaram US$ 62,9 bilhões em 2000 com drogas , sendo US$ 36,1 bilhões com cocaína .

Documento interno da CIA , escrito em 2000 assinala que o Plano não deve reduzir a produção de narcóticos , nem sua oferta nos EUA . A destruição de plantações de coca apenas provocaria u aumento do cultivo nos países vizinhos .

Em dezembro de 2.000 as Farc seqüestram Fernando Araújo, ministro do Desenvolvimento .

Em agosto de 2001 o governo colombiano aprovou a Lei de Segurança e Defesa , chamada de "lei de guerra " que estabelece situações de exceção nas regiões em conflito. Prefeitos e governadores ficarão subordinados à autoridade das Forças Armadas . O Exército poderá prender e investigar suspeitos , realizar buscas , necropsias e registrar digitais . Os suspeitos poderão ser detidos por até 7 dias , sendo a Justiça apenas informada e o Ministério Público terá apenas 60 dias para avaliar provas sobre abusos de autoridade dos militares . Para defensores dos direitos humanos , a lei representa um golpe contra o Estado de Direito no país . ( F S P 17.08.2001 , p. A-9) .

Preocupado com o Plano Colômbia o Brasil pretende reativar o projeto Calha Norte , com a instalação de novos pelotões na Amazônia , que serão transformados posteriormente em vilas e cidades ocupando fronteiras inabitadas . Para controlar a fronteira com a Colômbia , reprimindo a entrada de guerrilheiros das FARC a Polícia Federal organizou a chamada Operação Cobra , reforçando o policiamento em 1644 km de fronteira . Não há estradas na região e a fiscalização tem que ser feita nos rios e por avião e helicóptero.

Em agosto de 2001 foram detidos no aeroporto de Bogotá , três europeus recém-chegados da selva , identificados como membros do IRA . Constatou-se o contato entre os dois grupos , o IRA ajudando as FARC na montagem de bombas e em táticas de guerrilha urbana , área em que são especialistas . ( Revista veja, 22.08.2001 , p. 56) .

Em 10 de setembro de 2001 as Farc seqüestram Huila Consuelo González de Perdomo.

Em 23 de fevereiro de 2002 as Farc seqüestram Ingrid Betancourt, candidata presidencial do partido Oxigênio , e sua chefe de campanha Clara Rojas .

Em fevereiro de 2002 as negociações foram encerradas , sem sucesso e o governo decidiu iniciar ofensiva militar contra a guerrilha , após os guerrilheiros desviarem um avião para sequestrar um dos passageiros , o senador Jorge Gechem Turbay , presidente da Comissão de Paz no Senado.

Em 11 de abril de 2002 as Farc seqüestram 12 deputados provinciais do departamento de Valle .

Em 21 de abril de 2002 são sequestrados o governador do departamento de Antioquia , Guilhermo Gaviria e o ex-ministro da Defesa Gilberto Echeverri .

Em maio de 2002 os colombianos foram às urnas para eleger um novo presidente e escolheram o direitista Alvaro Uribe Vélez que marcou sua campanha por uma posição forte de combate à guerrilha . Uribe já foi ameaçado diversas vezes de morte e em uma delas recebeu uma Bíblia-bomba de presente . Seu pai foi morto pela guerrilha .

Há um grande cansaço e irritação da população com a situação do país .Pesquisa recente mostra que apenas 2% da população apóia a guerrilha.



ÁLVARO URIBE 2002-2010



Uribe assumiu o poder em 7 de agosto. Em 26.06.2002 as FARC ameaçaram matar ou sequestrar todos os prefeitos e juizes municipais da Colômbia que não renunciassem até a meia noite . Um comandante guerrilheiro declarou que o objetivo é destruir o Estado de baixo para cima . " O governo declarou guerra total contra nós , e nossa resposta é ignorar politicamente o Estado , seus representantes e suas leis " . Desde 1998 cerca de cinquenta prefeitos foram assassinados e em 2002 mais de 150 renunciaram a seus cargos . ( F S P 27.06.2002 , p. A-12) .

No dia da posse de Uribe as FARC realizaram um atentado em Bogotá , matando 19 pessoas e ferindo mais de 60 . O ataque durante a posse demonstra uma tendência de urbanização do conflito ( F S P 9.8.2002 , p. A-13) . Em 12 de agosto Uribe decretou estado de comoção interna por 90 dias no país , medida de exceção equivalente ao Estado de Sítio , que lhe permite governar por decreto e criou uma taxa sobre propriedades para financiar um aumento do efetivo das Forças Armadas em 3000 soldados , contratar mais 10 mil policiais e financiar uma rede de 100 mil informantes civis para as forças de segurança . ( F S P 13.08.2002 , p. A-11) .

O Brasil , apesar de potencialmente ser um dos países mais diretamente ameaçados com o eventual colapso do Estado Colombiano , guarda relativa distância do conflito. O governo brasileiro se recusou a declarar as Farc um grupo terrorista como o fizeram a OEA .

Em 7 de fevereiro de 2003 , as Farc detonaram um carro bomba com 200 quilos de explosivos no estacionamento do clube El Nogal , em Bogotá , matando 35 pessoas e ferindo 160 . A justificativa foi o ataque a um clube de "elite" . Sete dias depois outra bomba destruiu 20 casas e matou 16 pessoas em um bairro próximo ao aeroporto da cidade de Neiva, a 320 km da capital . Em março , um caro bomba explodiu em um shopping center , matando sete pessoas e fazendo 55 feridos .( Veja, 12.03.2003, p. 66) .

Em 13 de fevereiro de 2003 as Farc derrubam a aeronave que transportava os americanos Keith Stansell , Marc Gonsalves e Thomas Howes na selva de Caquetá. Os três são seqüestrados e permanecerão no cativeiro até julho de 2008 .

Com a repressão crescente do governo colombiano , os guerrilheiros demonstraram que sua crueldade não tinha limites . Quando as tropas do exército se aproximam de seus redutos , onde existem prisioneiros , ao invés de abandonar os sequestrados e fugir , os guerrilheiros primeiro matam todos e depois fogem .

Em maio de 2003 , em uma operação militar para resgatar 13 sequestrados no meio da selva colombiana , dez reféns foram mortos a sangue-frio, alguns deles com balas na nuca e três escaparam fingindo-se de mortos. Entre os assassinados estava o governador do Departamento de Antioquia, Guilhermo Gaviria , terra natal de Uribe e um ex-ministro da Defesa, Gilberto Echeverri , ambos sequestrados há mais de um ano.

Cerca de 3.000 sequestros eram feitos por ano na Colômbia em 2003 , campeã mundial nesta modalidade e a guerrilha principal responsável pelos sequestros já tem sua produção própria de cocaína , exportando aproximadamente 70 toneladas da droga por mês . ( Veja, 14.05.2003, p. 88) .

Os guerrilheiros mantém centenas de reféns em seu poder . Uma das mais conhecidas é Ingrid Betancourt , senadora mais votada nas eleições de 1998 e candidata a presidente em 2002 , sequestrada em março de 2002 . Em um vídeo divulgado em setembro de 2003 em ato de heroísmo , ela pede para ser resgatada por meio de uma operação militar

O acirramento do conflito colombiano provocou o aumento acentuado do número de refugiados . Em 2003 até novembro , cerca de 10.972 colombianos entraram no Equador em busca de refúgio . De 2000 a 2002 tinham saído cerca de 10.258 colombianos . Os refugiados apontam quatro motivos para fugir : recrutamento forçado de crianças e adolescentes pelos paramilitares e pelas Farc , violência contra mulheres , deserções e conquistas de regiões antes ocupadas pela guerrilha o que faz com que os moradores destas áreas sejam vistos como colaboradores ou informantes . ( F S P , 3.1.2004 , p. A-10 ) .

Segundo informe da ONU , a violência contra a mulher aumentou cerca de 20% de 2000 a 2002 . São comuns os casos de adolescentes sequestradas para serem combatentes , escravas sexuais ou realizar serviços domésticos.

No final de 2003 o Congresso aprovou lei antiterrorismo que dá ao Exército poderes judiciais de busca e apreensão , além do direito de fazer escutas telefônicas . Devido á intensa repressão a guerrilha recuou para áreas onde tradicionalmente é mais forte , nas províncias de Meta e Calquetá .

A estratégia de Uribe de combate sem tréguas à guerrilha após um ano e meio começou a mostrar resultados . O número de sequestros caiu 30% entre 2002 e 2003 , a taxa de homicídios é a menor desde 1986 e a produção de cocaína caiu . Desde 2002 , metade dos 22.000 combatentes das FARC e do ELN foi morta ou presa . Do lado da milícia de direita Autodefesas Unidas da Colômbia , cerca de 800 combatentes depuseram as armas em 2003 . Entre mortos e presos , cerca de 30% do efetivo da AUC está fora de combate . Cerca de 80% dos colombianos aprovam o governo de Uribe . ( Revista Veja , 25.02.2004 , p. 54-55) .

Em 3 de janeiro de 2004 foi preso em uma clínica médica próxima da fronteira do Equador com a Colômbia , Simon Trinidad , um dos sete membros da cúpula das Farc . É a primeira vez que um integrante do alto comando da guerrilha é preso em 40 anos de conflitos . (F S P 4,1.2004, p. A-15) .

Em discurso inédito realizado no Congresso da Colômbia , mediante salvo conduto , o líder máximo do grupo terrorista paramilitar de direita Autodefesas Unidas da Colômbia , Salvatore Mancuso afirmou : " insistimos na criação de zonas de exclusão em lugares distintos , como Magdalena Medio ( centro) , os Llanos Orientales ou o norte de Santander ( leste ) . As zonas constituem uma forma nova de espaço de negociação social e de proveitosa articulação , onde se pode levar a cabo paralelamente o processo de paz e os acordos políticos com os setores representativos da comunicade local" . ( F S P 29.07.2004, p. A-14) .

O Departamento de Estado Americano anunciou em setembro de 2004 o congelamento , pelo Tesouro Americano , dos ativos financeiros de 23 empresas e 118 cidadãos colombianos que , de acordo com Washington , estão envolvidos com o tráfico de drogas . Com isso o total de empresas e pessoas nesta situação atinge a 1.094 o que representa um duro golpe na infra-estrutura financeira do cartel de Cali . ( F S P 15.09.2004 , p. A-13) .

Em 2 de dezembro de 2004 , Uribe indulta 23 guerrilheiros para fazer avançar a troca humanitária . No dia seguinte as Farc respondem pedindo a libertação de outros 500 rebeldes .

O governo colombiano , em dezembro de 2004 , articulou com militares venezuelanos , o seqüestro no centro de Caracas , de Rodrigo Granda , um dos chefes das Farc , que foi levado à fronteira e entregue às autoridades colombianas , mediante uma recompensa de US$ 350.000 . O presidente Hugo Chávez ao tomar conhecimento da notícia , classificou o ato como “ violação da soberania “ , chamou seu embaixador na Colômbia de volta , suspendeu as relações comerciais e exigiu um pedido de desculpas de Uribe . De outro lado ficou evidente que o seu governo permite que líderes terroristas vivam normalmente na Venezuela , sem serem incomodados . ( Veja, 26.01.2005 , p. 64-65) .

Em fevereiro de 2005 os guerrilheiros iniciaram uma contra ofensiva , matando 47 militares em dez dias em ataques contra bases e quartéis , demonstrando que , pela dimensão dos ataques , as Farc conservaram praticamente intacta a sua capacidade militar ( F S P 12.02.2005 , p. A-10) .

De 2003 a 2005 os EUA destinaram US$ 3 bilhões ao Plano Colômbia . Segundo avaliação de John Walters , diretor do Escritório Nacional de Políticas de Controle de Drogas da Casa Branca , após cinco anos , os planos de erradicação de cultivo de coca resultaram em uma situação em que em 2006 a produção não atenderá a demanda americana , tendo havido desde fevereiro de 2005 uma redução de 15% na pureza da cocaína , como reflexo da escassez . Pesquisa mostrou que apenas 10% dos usuários norte-americanos consomem 80% das drogas do país . E 20% dos usuários pesados , deixam as estatísticas todos os anos por quatro fatores : morte , prisão , tratamento ou doença . ( F S P 18.11.2005 , p. A-14) .

Em 2005 foi encontrada morta Cecília Cubas , filha do ex-presidente do Paraguai Raúl Cubas , seqüestrada em setembro de 2004 . Os investigadores encontraram evidências de conexão com as Farc através de mensagens eletrônicas descobertas no computador de Oscar Martinez , dirigente de um minúsculo partido de esquerda chamado Pátria Livre e líder do seqüestro , enviadas pelo colombiano Rodrigo Granda , o “chanceler “ das Farc e que foi preso em janeiro de 2005 . ( Veja, 9.3.2005 , p. 65) .



Desmobilização dos paramilitares



Uribe retomou em 2003 as negociações com os paramilitares da AUC – Autodefesas Unidas da Colômbia , grupo de extrema-direita criado nos anos 80 para combater as Farc . Foi assinado um acordo de cessar fogo e acertada a desmobilização total dos 20.000 “paras “ até dezembro de 2005 com apoio da OEA e da Igreja Católica.

Desde o início do processo mais de 4.500 paramilitares depuseram suas armas . O processo contudo , coloca os paramilitares em uma espécie de “limbo” . Eles entregam suas armas , mas questões sobre o julgamento de crimes que cometeram e o modo como serão reintegrados à sociedade colombiana permanecem indefinidas . Falta um marco jurídico para o processo . A maior parte dos paramilitares volta para suas casas após cumprir as fases de identificação e capacitação previstas no programa , o que na prática equivale a um indulto , tanto que no momento da desmobilização, alguns criminosos se juntaram às fileiras de paramilitares para escapar de eventuais punições .

Apenas os líderes , aos quais são atribuídos crimes graves , foram para Santa Fé de Ralito , no Departamento de Córdoba , área de exclusão criada no processo e ficarão ali até que seja aprovada a “Lei de Verdade , Justiça e Reparação “ que deve ficar penas e condições de julgamento para os líderes paramilitares , com a garantia de não serem extraditados para os EUA .

Esta é a crítica do Human Rights Watch . O processo pode deixar a estrutura dos grupos intacta , os bens adquiridos ilegalmente intocados e os abusos sem punição . E rearmar os homens é relativamente fácil . Outra questão é como estes elementos serão reabsorvidos pela sociedade , alguns que passaram 20 anos lutando .Para os críticos o governo foi benevolente em demasia, o processo é apenas uma fachada e atende aos interesses dos líderes dos grupos . ( F S P , 6.2.2005 , p. A-16) .

Relatórios apontaram o surgimento de novas milícias a partir dos desmobilizados , como as Áquilas Negras . Em 25 de julho de 2008 o senador colombiano Carlos Garcia , líder do principal partido de sustentação do presidente Álvaro Uribe foi preso acusado de envolvimento com paramilitares . Mais de 10% dos 268 membros do Congresso Colombiano foram presos e outros 10% estão implicados no escândalo de financiamento de campanhas e coerção de eleitores pelas AUC - Auto Defesas Unidas da Colômbia . Segundo relatório da OEA , as AUC mataram os mais de 500 reféns que diziam ter sob seu poder . A OEA alerta para o envolvimento de desmobilizados com o tráfico e para os assassinatos de seus ex-integrantes . Por acerto de contas e por não atender ás pressões de grupos criminosos , 819 ex-“paras” foram mortos após deixarem as armas .

Além de Garcia , outros dos maiores aliados do presidente foram detidos como seu primo e colaborador Mário Uribe . Se eles forem condenados , a questão é saber se eles podem ter se envolvido com os paramilitares , sem o conhecimento ou a aprovação do presidente . ( F S P , 26.07.2008 , p. A-13) .



ELEIÇÕS EM 2006



Uribe tendo se candidatado á reeleição , recebeu 62% dos votos , quase o triplo do segundo colocado . Sua vitória deveu-se ao crescimento econômico e a grande redução da violência ocorrida no primeiro mandato.

Em quatro anos quase a metade dos 28.000 guerrilheiros fora presos ou mortos . As Farc diminuíram seu efetivo de 25.500 em 2002 para 16.000 em 2007 . A ELN negocia com o governo a entrega das armas , tendo diminuído seu efetivo de 5.500 em 2002 para 3.000 em 2007, e 30.000 paramilitares foram desmobilizados . Só o fato de as eleições terem sido tranqüilas indica como os guerrilheiros enfraqueceram .

Em 31 de dezembro de 2006 , o ex-ministro Fernando Araújo escapa do cativeiro e é nomeado chanceler em fevereiro de 2007 .

Em 28 de abril de 2007 escapa do cativeiro o policial John Frank Pinchao , cujas informações ajudaram a demarcar com maior precisão a área onde se encontrava um grupo de reféns, incluindo Ingrid Bettancourt.



Em 25 de maio de 2007 Uribe anuncia a libertação de guerrilheiros por razões de Estado , entre eles o “chanceler”das Farc Rodrigo Granda .

Em 31 de agosto de 2007 Uribe avaliza a mediação do presidente da Venezuela Hugo Chavez, com as Farc . Em 21 de novembro suspende esta intermediação devido á suposta ingerência do venezuelano . Em 19 de dezembro as Farc anunciam a libertação de três reféns em desagravo a Chavez.

Em setembro de 2007 foi anunciada pelo Exército colombiano a morte do guerrilheiro Negro Acácio , como era conhecido Tomás Medina Caracas, um dos principais dirigentes das FARC e que comandava o tráfico de cocaína . ( Veja, 12.09.2007 , p.100) . Ele era ,comandante de segundo escalão e ligado ao traficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar. Porém , ninguém de sua cúpula , formada por sete membros e pelo líder máximo , Manuel Marulanda foi preso .

Uribe assinou um tratado de livre-comércio com os EUA para vigorar a partir de 2007 , mas o acordo foi rejeitado pela liderança democrata no Congresso americano sob argumentos vagos de abusos de direitos humanos na Colômbia . O presidente pratica uma política totalmente contrária à de Hugo Chavez na Venezuela . ( Veja, 7.6.2006 , p. 70-71) .

Em 2005 a Colômbia recebeu US$ 10 bilhões em investimentos estrangeiros , e o desemprego caiu de 25 para 12% da população economicamente ativa . O número de seqüestros caiu 72% e o de homicídios 37% .

O PIB colombiano cresceu 6,8% em 2006 e o país passou a tornar-se um local atrativo para o investimento estrangeiro que aumentou sua participação no PIB do país de 2,6% em 2002 para 4,7% em 2006 . e uma das vantagens que o país está proporcionando é justamente a segurança com a queda do número de homicídios e seqüestros , além da segurança jurídica e democracia e economia estáveis .



A LIBERTAÇÃO DE DUAS REFÉNS



Em 10 de janeiro de 2008 foram libertadas pelas Farc as colombianas Clara Rojas e Consuelo González Consuelo , ex-senadora foi seqüestrada em setembro de 2001

Clara Rojas , assessora da candidata a presidente Ingrid Betancourt foi seqüestrada com ela em fevereiro de 2002 e teve um filho com um de seus sequestradores em 2003 .

A liberação foi uma ação intermediada pelo presidente Venezuela Hugo Chávez , que armou um circo de propaganda para a libertação, com a presença de vários políticos como o ex-presidente argentino Nestor Kirchner e o assessor do presidente Lula Marco Aurélio Garcia . Na data marcada , a libertação não ocorreu , porque as Farc não conseguiram localizar o filho de Clara , Emmanuel que já estava em poder do governo colombiano . Os políticos retornaram e dez dias depois as Farc soltaram as duas reféns discretamente .

O objetivo das Farc é fortalecer a imagem internacional de Chávez seu aliado , aumentar a pressão sobre o governo colombiano para que reduza as operações militares contra a guerrilha e dar força à campanha para o reconhecimento da guerrilha como parte beligerante legítima em uma guerra civil e não um grupo terrorista .

Consuelo logo após a libertação descreveu como é o tratamento dos cativos “ Os homens passam o dia inteiro presos pelo pescoço com correntes , com as quais tomam banho e fazem qualquer outra atividade , e , á noite , são amarrados às árvores existentes ao lado de cada cama” . Estima-se que 774 reféns permaneçam nas mãos da guerrilha . ( Veja, 16.01.2008, p. 66-67) .

Confirmando sua posição favorável às Farc Chávez pediu em discurso , em 11.01.2008 , um dia após a libertação das reféns : “Solicito aos governos do continente que retirem as Farc e o ELN da lista de grupos terroristas do mundo”.Para ele “Ainda que isso possa irritar alguns , as Farc e o ELN não são terroristas. São verdadeiros exércitos que ocupam espaços na Colômbia . Há que lhes dar reconhecimento porque são forças insurgentes que tem um projeto político bolivariano que aqui é respeitado” . ( F S P , 12.01.2008 , p. A-12) .

A declaração teve várias respostas: “ As declarações foram uma surpresa para todos os colombianos e tiraram a altura do gesto generoso do presidente Chávez ao conseguir a liberação das reféns . Ele apagou com o cotovelo, o que havia escrito com as mãos “ . Ernesto Samper, ex-presidente colombiano . “Esses grupos não são terroristas porque foram colocados numa lista . São terroristas porque todos os dias seqüestram , atacam a população civil , usam bombas “ . César Gaviria , ex-presidente colombiano . “Os líderes latino-americanos que viam Chávez até agora como um populista que compra amizades com petrodólares estão observando algo novo : um chefe de estado que apóia abertamente uma organização de seqüestradores e narcotraficantes numa democracia vizinha “ . Editorial do jornal americano Washington Post. “Se o senhor puder estabelecer uma conversação com as Farc , faça-as entender que uma luta revolucionária , em que o homem deveria ser o centro , não pode incluir atos como o seqüestro , que viola a dignidade humana “ . Consuelo González . “Eu fico preocupada pelo fato de as Farc dizerem que são o exército do povo ao mesmo tempo em que as vejo seqüestrando pessoas . Em princípio , isso me parece mais com uma organização criminosa “ . Clara Rojas . (Revista Veja, 23.01.2008 , p. 40-41) .

As Farc estão em declínio . Metade de seu contingente já desertou . Suas bases urbanas foram eliminadas , mas continuam fortes na floresta . Estima-se que entre 20 a 30% dos combatentes tenham menos de 18 anos , recrutados por volta dos 12 anos e submetidos a uma verdadeira lavagem cerebral . O número de combatentes caiu de 18.000 em 2002 para 10.000 em 2007 e o de seqüestros de 915 em 2002 para 118 em 2007 . Cerca de 8.221 homens das Farc desertaram de agosto de 2002 até novembro de 2007 e 2.717 guerrilheiros foram mortos no mesmo período .

Mesmo assim , a Colômbia é a líder do ranking mundial das vítimas de minas terrestres . Em sete anos m 9.500 pessoas foram atingidas pelos artefatos terroristas em área de selva .

Segundo Clara Rojas , os membros da Farc só sorriem se recebem autorização para isso . Segundo Gerson Arias , cientista político colombiano “ Cinco ou sete pessoas do secretariado tomam as decisões que valem para todas as frentes das Farc . “ . A organização continua dominando todas as etapas de produção de cocaína na Colômbia , do plantio à exportação . o que garante uma receita estimada de US$ 590 milhões anuais . Os seqüestros continuam por representarem tarefa principal na estratégia da organização que é a de aterrorizar e subjugar os colombianos . ( Revista Veja, 23.01.2008 , p. 48-51) . Segundo o mestre em teologia , Jesús Izquierdo em seu livro “Meninos não Choram” , a pobreza dá o primeiro empurrão rumo ao engajamento na guerrilha . A ausência do Estado na selva ajuda . A visibilidade social também causa adesões , pois o camponês na guerrilha ganha autoridade social . As Farc são sustentadas pelo narcotráfico e pelo “imposto revolucionário” . cobrado de empresários e fazendeiros . Segundo uma ex-guerrilheira , nas Farc , a delação , a deserção e o roubo terminam em pena de morte . O que molda o guerrilheiro do grupo é o medo .( F S P , 27.01.2008 , p. A-16) .

Uma organização que se especializou em tráfico de drogas , atentados a bomba , assassinatos e seqüestros ser considerada como “força insurgente” , com projeto legítimo associado a um modelo de socialismo é uma barbaridade que mostra a que ponto de decadência chegaram as ideologias socialistas e só poderia sair de alguém como o presidente Chávez que defende um projeto de socialismo em total desconformidade com a realidade de seu país . Pesquisa feita pelo instituto Gallup revelou que apenas 1% da opinião pública do país tem uma imagem favorável da guerrilha . Ao contrário , segundo o cientista político Alejo Vargas “ neste momento , a sociedade colombiana tem uma aversão profunda pela guerrilha . ( F S P , 13.01.2008 , p. A-26) .

Segundo o radialista Herbin Hoyos , que criou o programa “Vozes do Seqüestro” em 1994 “o Estado diz que há 735 sequestrados , digo que há 4.200 , porque a maioria das famílias não denuncia e o governo não computa esses seqüestros . “ Segundo ele , além das Farc , “também existem os seqüestros feitos pelo ELN [Exército de Libertação Nacional] e os cometidos por bandidos comuns.” Os seqüestros feitos por bandidos comuns são mais perigosos pois preferem manter a imobilidade , ao contrário da guerrilha que está em constante movimento . Muitas vezes a pessoa é seqüestrada sem muitas informações e a imprensa noticia o fato e fornece o perfil econômico do sequestrado fazendo com que os criminosos fiquem melhor informados , podendo aumentar o valor do resgate . É um exemplo da má utilização da imprensa . Hoyos foi seqüestrado pelas Farc em 1994 e libertado pelo exército semanas depois . Nestes 14 anos, mais de 15 mil familiares de reféns gravaram mais de 320 mil mensagens de ânimo para serem divulgadas no programa .( F S P , 21.01.2008 , p. A-12) .

Devido á ação das guerrilhas além dos mortos e seqüestrados , mais de 3 milhões de colombianos estão fora de suas regiões nas últimas duas décadas . Na favela Altos de Cazucá em Bogotá, metade é composta de famílias que fugiram das áreas mais violentas do conflito .

Números do governo mostram que o deslocamento tem se mantido estável desde 2003, com uma média anual de 200.000 pessoas . Parte destas pessoas iria migrar mesmo em função dos atrativos da área urbana . ( F S P , 27.01.2008 , p. A-16) .

Cerca de 17.000 colombianos estão no Brasil segundo o Alto Comissariado das nações Unidas para Refugiados . Cerca de 490 conseguiram até o início de 2008 o status oficial de refugiado . Os demais estão na clandestinidade .

Em 4 de fevereiro de 2008 , cerca de 5 milhões de pessoas saíram às ruas em 170 cidades , de Medellín a Tóquio , para demonstrar seu repúdio às Farc . Só em Bogotá foram 1 milhão de manifestantes ,um em cada sete habitantes da capital colombiana . ( Veja, 13.02.2008 , p. 68) .

Em 27 de fevereiro de 2008 , as Farc libertaram os ex-senadores Luiz Eládio Pérez, orlando Béltran e Jorge Eduardo Géchen e a ex-deputada Gloria Polanco .



A MORTE DE RAÚL REYES



Em 29.02.2008 a Colômbia matou o guerrilheiro Raúl Reyes, nome de guerra de Luiz Edgar Devia Silva , o segundo em comando das Farc. O ataque teve precisão cirúrgica . Ele teria feito uma ligação por telefone via satélite que foi interceptada e por meio de um informante foram obtidos dados sobre a localização do acampamento , 1.800 metros em território do Equador . Foi feito um cerco , envolvendo centenas de militares e por meio do avião Super Tucano da Embraer , com equipamento eletrônico atualizado foi feito um ataque ao acampamento , pegando os guerrilheiros de surpresa e resultando na morte de Reyes , e outras 24 pessoas . Depois do bombardeio , comandos colombianos entraram no acampamento , pegaram o corpo de Reyes e seus computadores .

O ataque causou reações dos governos do Equador e da Venezuela que deslocaram tropas para a fronteira, criando-se um clima de guerra na região . O Equador ainda rompeu relações com a Colômbia e a Venezuela expulsou o embaixador colombiano .

Por sua vez, com base em documentos contidos em um computador de Reyes, o diretor da Polícia Nacional Colombiana , o general Oscar Naranjo acusou o Equador e a Venezuela de estarem envolvidos com as Farc .

Um documento de fevereiro , assinado por Ivan Márquez , um dos seis membros do secretariado das Farc , menciona “ o financiamento da Venezuela às Farc de US$ 300 milhões, além de ajuda com equipamentos militares , entre fuzis e bazucas . Os documentos citam várias vezes o nome do Ministro do Interior da Venezuela Ramón Rodríguez Chacin .

É citado ainda que as Farc enviaram R$ 90,7 mil a Chávez durante o período em que ele esteve preso , após liderar uma tentativa de golpe , em 1992 .

Com relação ao Equador , documentos relatam um encontro entre Reyes e o ministro da Segurança do Equador , Gustavo Larrea, um conhecido político de esquerda do Equador . Larrea confirmou o encontro , em janeiro, para falar sobre a libertação dos reféns . Os documentos mostram contatos com altos funcionários do governo equatoriano para melhorar a segurança da zona fronteiriça .

Naranjo cita ainda que um dos documentos traz a “ narração da aquisição e venda de 50kg de urânio” , que seria utilizado para a fabricação de “bombas sujas” , explosivo que espalha material radioativo . ( F S P , 4.3.2008 , p. A-10) .

Uma equipe de 64 funcionários de 16 países , gastou um total de 5.000 horas de trabalho de março a maio de 2008 periciando o material apreendido no acampamento de Reyes , correspondente a 600 gigas , o equivalente a 39,5 milhões de páginas em Microsoft Word e inclui documentos inscritos , imagens e planilhas .

Segundo o secretário-geral da Interpol , o americano Ronald Noble “ a equipe de especialistas forenses não descobriu indícios de modificação , alteração , adição ou subtração dos arquivos em nenhum dos três computadores portáteis , em nenhuma das três unidades de memória USV e em nenhum dos dois discos externos aprendidos durante uma operação antinarcóticos e antiterrorista em acampamento das Farc em 1º de março de 2008” . Isto significa que os fortes laços entre a guerrilha e os governos venezuelano e equatoriano demonstrados pelos documentos são verdadeiros . ( F S P , 16.05.2008 , p. A-10) .

Sobre esta constatação , o porta-voz do Departamento de Estado Americano , Sean McCormack afirmou “ Certamente há um aspecto negativo contra eles [ governo venezuelano] , que fala sobre seu nível de cooperação com a luta ao terror . [Mas] eles não estão, até agora, na lista de estados apoiadores do terror . “ ( F S P , 17.05.2008 , p. A-16) .

Um funcionário do governo colombiano , entregou á agência de notícias Associated Press e, julho de 2009 um vídeo de uma hora de duração que a polícia encontrou no computador de uma suposta guerrilheira e que parece eliminar quaisquer dúvidas de que as Farc doaram dinheiro à campanha eleitoral do presidente Rafael Correa, do Equador , em 2006.

O vídeo mostra o segundo em comando da guerrilha colombiana , Jorge Briceño , lendo uma mensagem a combatentes das Farc em uma clareira na selva . Começa por informar os combatentes sobre a morte do comandante Marulanda . Depois discorre sobre uma carta que ele escreveu dias antes de morrer onde o comandante lamenta que a Colômbia tenha capturado documentos que comprometem os rebeldes e seus amigos no exterior – Correa e o presidente venezuelano Hugo Chávez. “Os segredos da Farc foram completamente perdidos “, lê Briceño . Entre os segredos estão “ a assistência em dólares à campanha de Correa e as subseqüentes conversações com seus emissários . O texto menciona “alguns acordos que são muito comprometedores com relação a nossos amigos . “ A carta corrobora outros quatro documentos que Bogotá alega ter encontrado no laptop de Reyes . os documentos discutem uma contribuição de pelo menos US$ 100 mil à campanha de Correa .. ( F s P , 18.07.2009, p. A-14) .



Colômbia e Venezuela



Para Hugo Chávez , a Colômbia é o maior obstáculo a seu plano de expansão da revolução bolivariana na América do Sul . O país é uma democracia , usufrui economia próspera , se tornou um aliado chave dos Estados Unidos , o povo apóia majoritariamente o governo do presidente Álvaro Uribe e o sistema democrático e o governo quer distância do chavismo .

O exército colombiano tem 178.000 homens , quase igual ao do Brasil que tem 189.000 homens . Seus soldados estão em guerra com as Farc e tem muita experiência de combate , enquanto a Venezuela tem apenas 34.000 soldados , dos quais 27.000 são conscritos .



CRISE DIPLOMÁTICA.



A mais grave crise diplomática em mais de uma década na América Latina assumiu ares de extrema gravidade com troca de acusações mútuas . Na 20ª Conferência do Grupo do Rio em Santo Domingo, Uribe , Chávez e Correa se encontraram frente a frente a o clima no começo esquentou .

Álvaro Correa presidente do Equador dirigindo-se a Uribe “Estas mãos estão manchadas de sangue . A culpa não é dos países vizinhos , é da Colômbia e das políticas militares de [Álvaro] Uribe . Não me venha com falácias , somos as vítimas desse conflito. A sua insolência é pior do que as suas bombas assassinas .”

Uribe respondeu : “ também se viola a soberania quando , a partir de um país , um grupo terrorista ataca um vizinho (...) Rechaço que o legítimo direito da Colômbia de combater uma organização terrorista seja mostrado como um massacre contra anjos de pijama (...) Não use comigo o cinismo que têm dos saudosos do comunismo .” Segundo ele houve , desde 2004, pelo menos 40 ataques lançados pelas Farc a partir do Equador contra alvos na Colômbia o que justificou o não comunicado ao governo equatoriano sobre o ataque ao acampamento de Reyes .

Surpreendentemente o presidente Chávez não colocou mais lenha na fogueira e atuou como conciliador o que contribuiu para aliviar o clima de tensão e no final Uribe e Correa trocaram um aperto de mão . Com isso Chávez teve uma grande derrota no plano externo.

Uribe : “ Aceito [ pedir desculpas pela violação da soberania do Equador e se comprometer a não voltar a invadir , para o encerramento da disputa] porque sou um homem sem egos que assume suas responsabilidades”

Correa :” Com o compromisso[ de Uribe] de não agredir nunca mais um país irmão e com o pedido de perdão [ do governo da Colômbia] , podemos dar por superado esse gravíssimo incidente “ .( F S P , 8.3.2008 , p. A-16) .

Porém, na sessão de encerramento da 38ª Assembléia Geral da OEA , realizada em 3 de junho de 2008 em Medellín , o Equador reafirmou o pedido para que a Colômbia assuma o pagamento de indenizações pelo ataque . “Aceitamos as desculpas [ do governo colombiano] , mas é indispensável que o pais assuma as responsabilidades por seus atos”, disse a chanceler do Equador Isabel Salvador . ( F S P , 4.6.2008 , p. A-15) . No dia seguinte o chanceler colombiano , Fernando Araújo respondeu “ nós não pagamos indenizações por ações contra terroristas” .

Somente em 6 de junho de 2008 Colômbia e Equador anunciaram que vão restabelecer relações diplomáticas , em acordo avalizada pelo ex-presidente americano Jimmy Carter . ( F S P , 7.6.2008 , p. A-14) .

Porém em janeiro de 2009 o presidente Álvaro Uribe confirmou o envio de 27 mil militares e equipamentos para reforçar o monitoramento dos 640 km de fronteira com o Equador e a criação de um comando unificado do sul e o Equador voltou a exigir certificação do histórico judicial de colombianos que quiserem entrar no Equador , medida que havia sido extinta no início de 2008 . ( F S P , 26.01.2009, p. A-8) .



MORTE DO NÚMERO CINCO DAS FARC



No mesmo dia em que a crise diplomática se resolveu , o governo colombiano anunciou a morte de Ivan Rios , nº 5 do secretariado das Farc , morto por seus próprios homens em 3 de março . O chefe da segurança de Rios , identificado como Rojas , apresentou-se a uma unidade militar na zona rural de Caldas, a 400 km de Bogotá , com “ a mão direita , a cédula de identidade , o passaporte e o computador pessoa” de Rios , morto para “ aliviar a pressão” realizada por militares colombianos na região e para receber a recompensa ( F S P , 8.3.2008 , p. A-17) .

Em maio Nelly Ávila Moreno , conhecida como Karina e supostamente a mulher de mais alta hierarquia nas Farc , se entrega às forças militares .



INVESTMENT GRADE



Apesar da ação das Farc , a Colômbia está prestes a obter em 2008 o “investment grade” e bateu recorde histórico no ingresso de investimentos estrangeiros direitos em 2007 quando o volume chegou a US$ 8 bilhões . O Brasil está investindo fortemente no país com diversas empresas como a Gerdau , Vale , Camargo Correa, DataSul, Ruette , Tigre , Votorantim, Petrobrás, Sinergy . Contribuíram para a boa avaliação no mercado internacional o pulso forte contra a atuação dos narcotraficantes e a criação de um ambiente jurídico estável . ( F S P , 5.4.2008 , p. B-17) .



MORTE DO NÚMERO UM DAS FARC



Em 24 de maio de 2008 o governo colombiano anunciou que o fundador e líder máximo das Farc , Pedro Antonio Marin, nome de guerra Manuel “Tirofijo” Marulanda , morreu no dia 26 de março , por volta das 18 horas .

Segundo o Ministro da Defesa Juan Manuel Santos , “ nessa época , houve três fortes bombardeios onde se pensava que estava Tirofijo . A guerrilha diz que [ a morte] foi de parada cardíaca . Não temos provas , nem de uma coisa , nem de outra”.

As Farc já teriam nomeado um substituto , Guillermo Leon Saénz Vargas , conhecido pelo codinome Alfonso Cano , e membro do secretariado da guerrilha , com 52 anos, formando em antropologia pela Universidade Nacional e filho de uma família de classe média alta de Bogotá . ( F S P , 25.05.2008 , p. A-20) .

Em 25 de maio , por intermédio de Tomolion Jiménez , o Timochenko , um dos sete membros do secretariado das Farc a morte foi confirmada “ Com imenso pesar, informamos que nosso comandante-em-chefe , Manuel Marulanda Vélez , morreu no último dia 26 de março , como conseqüência de um infarto (...) Rendemos as honras que merece um líder de sua dimensão “. Ele ratificou também que “por unanimidade “ , o novo líder da organização é Alfonso Cano .

Segundo militares colombianos e analistas a dúvida é se Cano conseguirá replicar o estilo de liderança vertical, autocrático e carismático de Marulanda e assim manter a guerrilha coesa . Documentos encontrados em computadores de Raúl Reyes mostram que até o último momento Marulanda foi o vértice político e estratégico da guerrilha , contrariando tese de que ele seria apenas uma figura simbólica . Segundo a revista “Semana” , Cano enfrentará internamente a rivalidade de Jorge Briceno Soares , o “Mono Jojoy”, chefe militar que era apontado como o provável sucessor de Marulanda e que tem enorme ascendência sobre a tropa . Cano , com perfil mais ideológico , comandava o Movimento Bolivariano, principal projeto político da guerrilha . Para Álvaro Uribe ele era o “filósofo do terrorismo”. ( F S P , 26.05.2008 , p. A-10,11) .

Com Marulanda , a guerrilha perdeu três dirigentes em dois meses e a pressão do exército fez debandar várias colunas combatentes e confinou as remanescentes ao interior da floresta .O número de combatentes caiu de 16.900 em 2002 para 9.000 em 2008 . Entre 2002 e 2002 28.612 foram capturados , 10.698 mortos e 14.456 desertaram . O número de seqüestros caiu de 2.883 para 486 em 2007 , o de extorsões de 2.080 para 960 e a área de cultivo de coca de 102.000 hectares em 2002 para 78.000 em 2007 . As Farc parecem estar perto de seu fim . ( Veja, 4.6.2008 , p. 1320133) .



CHÁVEZ MUDA DE OPINIÃO



Em 8 de junho o presidente venezuelano Hugo Chavez , surpreendentemente mudou radicalmente de opinião sobre as Farc . Afirmou em seu programa “Alô, Presidente” : “ que a guerra de guerrilhas está fora do lugar “ na América Latina ... e “ não justifica ter [refém] na montanha um grupo de gente , sobretudo civis e também militares . Uma montanha não é o mesmo que estar num presídio (...) Creio que chegou a hora de que as Farc libertem a todos os que têm na montanha , seria um grande gesto humanitário , sem nada em troca . Assim , proponho , agora que há um novo chefe à frente do secretariado das Farc” ... A esta altura na América latina está fora de lugar um movimento guerrilheiro , e isso tem der ser dito às Farc. Isso eu queria dizer a [Manuel] Marulanda . Os guerrilheiros da Farc devem saber uma coisa : se converteram numa desculpa do império para ameaçar a todos nós . No dia em que se fizer a paz na Colômbia , acabará a desculpa do império” . Chávez voltou ainda a se oferecer como facilitador das libertações e a propor a criação de um grupo de países – mencionou o Brasil e a Argentina entre outros - e a Organização dos Estados Americanos (OEA) para negociar um acordo de paz , “Chegou a hora, Cano”. ( F S P , 9.6.2008 , p. A-12) .

Em 11 de julho de 2004 , Chávez e Uribe se encontraram na Venezuela e selaram a reconciliação após meses de troca de insultos e acusações . Discutiram a integração bilateral e buscaram normalizar as relações , estremecidas desde o afastamento de Chávez das negociações com as Farc. O comércio bilateral entre os dois países é intenso . A Colômbia exporta US$ 4,6 bilhões para a Venezuela e importa US$ 1,4 bilhão . As exportações colombianas aumentaram 87% entyre 2006 e 2007 . A Colômbia é um dos principais exportadores de produtos industrializados e alimentos para a Venezuela , que enfrenta escassez de itens como leite e açúcar . Da Venezuela vem parte expressiva dos combustíveis , metais , componentes siderúrgicos e motores usados pela indústria colombiana .

Chávez quer ligar a Venezuela ao Pacífico , por dutos ou ferrovia e necessariamente precisaria passar por território colombiano . É preciso nomear um embaixador venezuelano para a Colômbia , cerca de 200 mil colombianos fugidos das zonas de conflito vivem na Venezuela . Portanto os assuntos bilaterais são muitos . ( F S P , 12.07.2008 , p. A-14) .



CORREA MUDA DE OPINIÃO



Em entrevista ao canal Ecuavisa , em 14 de junho , o presidente do Equador Rafael Correa seguiu Chavez e afirmou “ Que futuro tem uma guerrilha que combate um governo democrático , que não tem nenhum apoio popular no século 21? Por favor , basta , deixem as armas , vamos ao diálogo político e democrático para encontrar a paz “. Reafirmou sua intenção de continuar negociando com as Farc à revelia do governo colombiano “ Nós temos todo o direito de intervir em ações humanitárias como a libertação de reféns , sem pedir permissão a ninguém “ . ( F S P , 14.06.2008 , p,. A-26) .



URIBE QUER REFERENDO PARA REPETIR ELEIÇÕES



A Corte Suprema de Justiça da Colômbia condenou, em junho de 2008 , a ex-congressista Yidis Medina , que disse ter votado a favor da emenda de reeleição de Uribe , depois de ter recebido de integrantes do governo Uribe a promessa de benesses .O voto de Medina foi crucial para a aprovação da emenda. A Corte ainda instou o Tribunal Constitucional a rever sua decisão de considerar legal a emenda que permitiu a reeleição de Uribe.

Em resposta Uribe anunciou que enviará ao Congresso projeto de lei convocando um referendo popular que autorize a repetição das eleições presidenciais de 2006 , na qual obteve seu segundo e atual mandato . ( F S P , 28.06.2008 , p. A-18) .

Para afastar qualquer suspeita de continuísmo , o ministro do interior e Justiça Fábio Valencia Cossio , disse que a proposta visa apenas legitimar a permanência do presidente no cargo até o final de seu mandato em agosto de 2010 , e não para estender este mandato . ( F S P , 30.06.2008 , p. A-14) .

O presidente da Corte Suprema de Justiça da Colômbia , Francisco Ricaurte , anunciou em 10 de julho de 2008 que “estão total e plenamente restabelecidas “ as relações entre o tribunal e o governo de Álvaro Uribe , que estavam estremecidas com a proposição do referendo pelo presidente , além de acusações de ligações de seus integrantes com paramilitares e guerrilheiros . ( F S P, 11.07.2008 , p. A-14) .

Fortalecido e depois de restabelecer suas relações com o Judiciário , Uribe anunciou em 18 de julho de 2008 ter desistido de enviar ao Congresso projeto do referente para repetir a eleição . ( F S P , 19.07.2008 , p. A-14) .





RESGATE DE INGRI BETANCOURT



Em uma ação espetacular , o exército colombiano conseguiu , em 2 de julho de 2008 resgatar a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e outros 1’4 reféns das Farc.

Ingrig era a principal refém e estava em poder da guerrilha desde 23 de fevereiro de 2002 . Sobre os anos de cativeiro ela disse foi tratada “ como um cachorro . Não era tratamento nem para um animal . Só havia crueldade , arbitrariedade e maldade “ . “Eu ainda me sinto como alguém que voltou de uma viagem à pré-história .”

O cabo do exército colombiano e ex-refém William Perez , que foi resgatado com Ingrid , contou que precisou usar conhecimentos de enfermagem para salvar a vida da colega . Ele disse que ela “sumiu de depressão , que não podia mover os braços e quase perdeu a lucidez. Estava muito debilitada e foi preciso dar soro e alimentá-la com cuidado , porque vomitava tudo o que comia . Ás vezes Ingrid me dizia que queria morrer , por que não via solução ”. Os relatos dos reféns libertados mostram uma vida de espera e sofrimento . refeições era limitadas a arroz e feijão , às vezes macarrão ou lentilhas . Banhos eram feitos em rios e , quando não estavam acorrentados a árvores , os sequestradores eram forçados a caminhar por longas distâncias . Acordavam as 5h30 , tomavam café , comiam bolo de milho , escutavam rádio e faziam exercícios por uma hora . Dormiam às 18 horas . Como escreveu Ingrid à mãe , durante o cativeiro , “a vida aqui não é vida . É uma total perda de tempo “ . ( F S P , 4.7.2008 , p. A-18) .

Para o polêmico escritor colombiano Fernando Vallejo, Ingrid não é uma vítima das Farc , mas uma política ambiciosa, velhaca, horrível , oportunista , que provocou a ação da guerrilha por ter agido para ser seqüestrada . “ Na época da captura , ela tinha ido intencionalmente para um local em que havia esse risco . “ Ele se refere à viagem em fevereiro de 2002 para San Vicente del Caguán , uma região que era bastião das Farc . Segundo ele ainda , “A Colômbia não gosta da organização , são um bando de assassinos , seqüestradores , narcotraficantes , depois da Igreja Católica e de Uribe , é a maior praga da Colômbia “ . ( F S P , 4.7.2008 , p. A-20) .

O resgate, ocorrido a cerca de 70 km ao sul da cidade de San José de Guaviare ( no departamento de Guaviare , centro) , foi fruto de uma operação de inteligência do Exército colombiano e ocorreu sem o disparo de nenhum tiro.

De acordo com o Ministro da Defesa , Juan Manoel Santos , os serviços de inteligência conseguiram se infiltrar nas Farc , “ Como os seqüestrados estavam divididos em três grupos , conseguimos que eles fossem reunidos num só lugar e se permitisse o seu transporte ao sul do país para que supostamente passassem diretamente às ordens de Alfonso Cano [ chefe da guerrilha] . Coordenamos para que os seqüestrados fossem recolhidos num local predeterminado por um helicóptero de uma organização fictícia . Só que o helicóptero , na realidade era do Exército tripulado por pessoal de inteligência , e voou para San José do Guaviare “.

O Exército aprimorou a interceptação de telefonemas e de mensagens por rádio e computador . Por isso muitas mensagens passaram a ser enviadas em pen drives , mas precisam ser levadas por portadores e o Exército conseguiu que agentes infiltrados enviassem uma mensagem falsa ,que foi entregue diretamente a Gerardo Aguilar , codinome “César e a Enrique Gafas , os carcereiros responsáveis por Ingrid . Era uma ordem para que reunissem os reféns e os conduzissem a um determinado ponto da selva , a 330 quilômetros de Bogotá , de onde seriam levados por um helicóptero de uma “organização humanitária” para um encontro com o chefe das Farc Alfonso Cano. As dificuldades de comunicação impedira que César ou Gafas pudessem confirmar a mensagem diretamente com o secretariado das Farc ( Veja, 9.7.2008 , p. 77-80) .



Segundo a própria Ingrid, nem ela , nem os guerrilheiros suspeitaram da operação em nenhum momento . Logo que o aparelho levantou vôo , os dois terroristas foram convencidos a entregar as pistolas , a pretexto de que aquela era uma missão humanitária . Segundo Ingrid “ Quando me dei conta , o comandante que tantas vezes fora cruel e déspota estava no chão , de cueca e olhos vendados “ . O chefe da missão de resgate anunciou , então : “Somos o Exército nacional , vocês estão livres” . Ingrid achou que o helicóptero ia cair com os pulos de felicidade dados pelos reféns .

Ariel Avila, coordenador do Observatório do Conflito Armado , mantido pela Fundação Colombiana Novo Arco Íris , “Essa notícia valida a política de segurança democrática de Uribe. Manda a mensagem : as Farc estão derrotadas e não há nada que negociar . Mais que militar , foi uma vitória moral sobre a guerrilha . “Ele questiona a descrição da operação “ Parece-me estranho que juntassem os reféns para levá-los ao novo chefe Alfonso Cano , já que os próprios militares dizem que ele está em uma área de intenso combate . Mais do que inteligência, parece fruto de uma negociação entre o guerrilheiro Cesar [ o responsável pelos reféns] e os militares .

Pedro Medellín, professor da Universidade Nacional da Colômbia afirma que , a política de recompensas aliada a um “ momento de cansaço” das Farc , permitiram o sucesso da operação . “Pela morte de Ivan Rios , o governo pagou US$ 2 milhões para o assassino . Por esse resgate, também deve ter pagado uma quantia muito grande , junto com a promessa de não extraditar os traidores “ . ( F S P , 4.7.2008 , p. A-18) .

Para o general da reserva Álvaro Valencia Tobar , uma das principais autoridades em defesa e segurança da Colômbia , “nenhum chefe guerrilheiro se entrega para ser enviado aos EUA e ali pagar os seus delitos “. ( F S P ,6.7.2008 , p. A-18 ) .

Os EUA ajudaram a Colômbia na operação de resgate com fornecimento de inteligência , sobretudo imagens de satélite e telefonemas interceptados entre líderes da guerrilha . No jargão das agências de inteligência , a ação é chamada de “sigint” , sigla de “inteligência por sinais “. O Comando Sul , Southcom, responsável pela América Latina , entre 13 de fevereiro de 2003 e 2 de julho de 2008 realizou 175 operações de inteligência , 3.600 saídas de reconhecimento e vigilância , 17 mil horas de vôo e 54 deslocamentos operacionais na Colômbia . ( F S P , 4.7.2008 , p. A-20) .

Segundo os especialistas , a eventual liquidação da cúpula da guerrilha não é garantia do fim dos conflitos armados , principalmente no interior da Colômbia , dada a grande capacidade de reacomodação dos grupos ilegais , organizados em escala mais modesta , no bilionário negócio do narcotráfico , que segue em expansão “ ( F S P , 3.7.2008 , p. A-12) .

Além de Ingrid foram libertados três americanos que estavam em poder da guerrilha desde fevereiro de 2003 . São Marc Gonsalves, 35 , Thomas Howes , 54 , e Keith Stansell, 43, que caíram nas mãos da guerrilha quando a aeronave em que estavam foi abatida . Os três, funcionários da Northrop Grumman , empresa de serviços e produtos de defesa , cumpriam na ocasião uma missão sob contrato do Pentágono , em um vôo de vigilância dentro do Plano Colômbia , de combate às drogas .

Os três americanos ao chegar a San Antonio no Texas , antes de reencontrarem suas famílias , passaram por um processo chamado “debriefing” , em que foram entrevistados por militares em busca do maior número possível de informações do período em que passaram com os guerrilheiros .

Com o resgate dos 15 reféns , restam agora em poder das Farc 23 reféns políticos ( membros do Exército e da polícia e três dirigentes políticos) , aqueles que são alvo de barganha com o comando da guerrilha que quer a libertação de cerca de 500 guerrilheiros presos . E também 700 cidadãos comuns, seqüestrados apenas pelo valor financeiro do resgate cobrado às famílias .

Para o argentino Juan Gabriel Tokátlián , da Universidade de San Andrés , “ o fato fortalece o presidente Uribe e sua política de segurança e mostra que talvez agora a Colômbia possa resolver os seus problemas sozinha , sem a ingerência dos EUA, sem a intromissão de Hugo Chavez e a interferência de outros países . .. A libertação de Ingrid é importante para que se possa por limite à internacionalização do conflito, que estava se tornando um problema . “ ... O resgate , “mostra a debilitação das Farc e o começo do seu ocaso . Agora há duas alternativas . Uma é que o grupo sofra uma debandada geral , que se frature cada vez mais com a perda de suas lideranças centrais . Outra é que o novo líder, Alfonso Cano , como um chefe mais jovem , busque reagrupar a guerrilha para , não agora , mas no futuro , poder negociar em melhores condições - a fim de que a seqüência de derrotas militares não se transforme em derrota política . “ ( F S P ,3.7.2008 , p.A-14) .

Para o cientista político colombiano Nicolas Urrutia, “ a debandada , que antes se concentrava nas fileiras mais baixas , já chegou ao escalão intermediário do grupo “ . ( Veja, 9.7.2008 , p. 80) .

Para Carlos Gaviria , presidente do partido de oposição Pólo Democrático , as Farc nunca estiveram tão enfraquecidas . “ Não foram só golpes militares, mas psicológicos “ . Segundo Jaime Bernal Cuellar , ex-ministro da Justiça as Farc estão “isoladas , com problemas de logística , comunicação e abastecimento “ . As principais frentes de combate das Farc estão em regiões de selva como Putumayo, San José e Guaviare . A guerrilha perdeu o apoio explícito dos governos vizinhos , como o do venezuelano Hugo Chávez , “ a guerra está perdida para as Farc. Se não ocorrer o diálogo , a guerrilha sobreviverá nos montes em grupos dispersos , praticando pequenos ataques e seqüestros “ . ( F S P , 4.7.2008 , p. A-18) .

Para o general da reserva Álvaro Valencia Tobar , uma das principais autoridades em defesa e segurança da Colômbia , as Farc “não acabaram . Foi um golpe muito duro , que as debilita ainda mais , mas não sabemos qual será a reação do Alfonso Cano . “ Para os guerrilheiros que desistirem já há a Lei de Justiça, Paz e Reparação , que permite lhes dar um tratamento especial . Foi feita para os narcotraficantes, mas pode ser aplicada para essas forças revolucionárias .Mas eles teriam a obrigação de reparar , com o dinheiro que tem , as famílias que foram mais prejudicadas neste período de guerra . Teriam de se submeter à Justiça , mas com termos de sentença bastante favoráveis e com condições de reingresso à vida normal num período de tempo relativamente curto . “

Para ele “ podem seguir guerrilhas pequenas ,isoladas , mas presas ao narcotráfico . Até quando? Isso é uma agonia lenta e inevitável . Elas vão se encarregar da própria destruição . “ Não é possível contra elas “um ataque único, definitivo , como numa guerra convencional , porque eles estão muito dispersos . Mas pode haver sim , uma série de ataques pequenos e precisos . E na medida em que o Exército for fechando o cerco , vão se repetir as ‘Karinas’ [ Nelly Ávila , líder que ficou isolada e perdida e acabou se entregando ]” . . ( F S P , 6.7.2008 , p. A-18) .

Para Carlos Lozano, jornalista de esquerda e diretor do semanário “Voz” . A guerrilha , apesar das derrotas continua por todo o país . “Na Colômbia , não há solução militar possível . A única saída é política , e isso vale para o governo . É um conflito de natureza política , econômica e social , assim deve ser tratado . Não é um conflito estritamente militar . “ Para ele “ as Farc deveriam neste momento fazer uma proposta clara e realista de paz que é a maneira de questionar a atual política justamente quando o governo colombiano quer fortalecer a guerra , a confrontação . “ ( F S p , 20.07.2008 , p. A-17) .

Segundo relatório confidencial do serviço secreto da Colômbia o líder máximo das Farc Alfonso Cano , enfrenta problemas para conseguir alimentos e se comunicar com os integrantes da cúpula da guerrilha . Desde maio ele “permanece isolado dos demais membros do secretariado “ na selva entre os departamentos de Tolima e Valle Del Cauca . O chefe militar das Farc Mono Jojoy , se desloca nas imediações do rio Papaneme , no limite dos departamentos de Meta e Cudinamarca .Tem problemas de saúde e deterioração física geral . Sofre desabastecimento de mantimentos e remédios . Os demais membros da cúpula estão todos espalhados . O documento projeta que as Farc reagirão fortemente ao resgate de Ingrid. Prevê tentativas para assassinar o presidente Álvaro Uribe e familiares , justiçamentos , novos seqüestros de personalidades e atentados contra redes de transporte coletivo, incluindo o “transmilênio em Bogotá e o metrô de Medellín” . ( F S P , 8.7.2008 , p. A-13) .

A reação brasileira à libertação revela como o relacionamento entre os dois países deixa a desejar . O Brasil demorou em comemorar o episódio . Ao invés de telefonar para Uribe, Lula delegou a tarefa ap chanceler Celso Amorim , responsável por cumprimentar seu colega da Colômbia , Fernando Araújo . Lula também demorou a soltar uma nota sobre a imensa vitória de Uribe reconhecida em todo o mundo . Depois de ser divulgada a nota foi acusada de ser seca, formal , inadequada para o momento .

O Brasil foi o grande ausente de todos os discursos e declarações em Bogotá depois da operação .Uribe e o presidente da França Nicolas Sarkozy sequer tocaram no nome do Brasil ao fazer os agradecimentos de praxe pelo empenho na libertação dos reféns . A própria Ingrid Bettancourt citou várias vezes a Venezuela , o Equador e até a Argentina .

Segundo Carlos Pio , professor de relações internacionais da UnB “ O Brasil teve uma posição covarde, fugindo ao reconhecimento das Farc como grupo terrorista . E covarde também ao não reconhecer a eficácia da estratégia corajosa o presidente Álvaro Uribe “.( Veja, 9.7.2008 , p.54) .

O assessor e ideólogo de Álvaro Uribe , José Obdulio Gaviria assinala que o governo brasileiro é dúbio com as Farc “ Eles vêm de uma percepção como movimento de esquerda , como militantes da esquerda latino-americana , e estavam equivocados . O que as Farc fazem são terrorismo , não importa se é de esquerda ou de direita . “ Segundo ele “havia contatos no Foro de São Paulo . Espero que isso esteja totalmente rompido e que o governo brasileiro tenha o mesmo desprezo que toda a humanidade tem pelas Farc “ . ( F s P 8.7.2008, p. A-12) .

As Farc , afirmaram em 11 de julho que a operação de libertação não foi um resgate , mas “uma fuga” , conseqüência direta da “traição” dos guerrilheiros-carcereiros . Segundo a guerrilha , Gerardo Aguilar , o César , e Alexander Farfán , o Gafas , responsáveis pelos reféns e hoje presos em Bogotá , “traíram seu compromisso revolucionário “. Reportagem da Rádio Suíça Romanda sustentou que César recebeu US$ 20 milhões pelos reféns . Bogotá afirma que os carcereiros foram enganados e não receberam “um centavo” . ( F S P , 12.07.2008 , p. A-15).

Em 20 de julho de 2008 centenas de milhares de pessoas tomaram as principais ruas e avenidas de Bogotá em macha para pedir a libertação de todos os seqüestrados por grupos ilegais colombianos em especial os em poder das Farc . A cena se repetiu por 1.100 municípios colombianos e outras 90 cidades no mundo inteiro, com manifestantes de branco e música .

Algumas famílias de pessoas ainda em cativeiro temem que o assunto seja esquecido depois da libertação de Ingrid Betancourt ou que o governo lance ofensivas militares contra a guerrilha , sem levar em conta a segurança dos reféns . ( F S P, 21.07.2008 , p. A-14) .



COLÔMBIA NO HAITI E NO AFEGANISTÃO



Segundo o Ministro da Defesa da Venezuela , Juan Manuel Santos , ‘E necessário pensar no pós-conflito [contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Farc] e no papel que as tropas colombianas podem desempenhar em missões de paz em todo o mundo .

Segundo o presidente Álvaro Uribe, a Colômbia foi convidada a cooperar com a missão da Otan no Afeganistão pela experiência militar em campos minados e em erradicação de cultivos ilícitos , no caso da Colômbia a liderança da produção de cocaína e no Afeganistão a liderança da produção de heroína. Caso o acordo se concretize , a Colômbia será o primeiro país latino-americano a enviar militares ao Afeganistão . Uma delegação de sete oficiais já está no Afeganistão, avaliando as possibilidades de apoio .

A Colômbia também deseja participar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti , liderada pelo Brasil .

No passado recente apenas a Argentina manteve cooperação tão estreita com Washington , em 1997 , no governo Menen , que tentou sem sucesso integrar plenamente a Otan e foi o único governo da região a envolver-se na Guerra do Golfo (1990-1991) . A crise de 2001 afastou a Argentina de Washington . ( F S P , 8.8.2008 , p.A-13) .



TERCEIRO MANDATO DE URIBE



O Partido Social da Unidade Nacional , da base de apoio de Álvaro Uribe , entregou em 11 de agosto de 2008 às autoridades eleitorais mais de 5 milhões de assinaturas solicitando a convocação de um referendo para autorizar o presidente a concorrer a um terceiro mandato .

O total de 5.021.873 assinaturas , distribuídas em 3.000 planilhas , foram levados em 3 caminhões blindados e supera largamente o 1,4 milhão de firmas exigido pela legislação colombiana ( 5% do eleitorado do país ) . O Registro Nacional do Estado Civil (RNEC), tem 30 dias para certificar ou não as assinaturas . Caso haja validação , os partidos se reunirão para apresentar o projeto ao Congresso . Caso aprovado , a Corte Constitucional deverá validar a mudança e depois disso o governo terá oito dias para convocar o referendo que precisa ser realizado em até 3 meses . Uribe já obteve em seu primeiro mandato a aprovação de uma emenda constitucional que lhe permitiu concorrer à reeleição . O presidente mantém um índice de aprovação superior a 80% . ( F S P , 12.08.2008 , p. A-13) .

Em 19 de maio de 2009 o Senado colombiano aprovou a convocação de um plebiscito sobre o direito do presidente concorrer a mais um mandato em 2010 . Álvaro Uribe em uma palestra desconversou “ Não desejo a amargura de que as novas gerações me vejam como alguém apegado ao poder” .

Sua carreira política até agora tem sido notável. Quando assumiu a presidência em 2002 o país estaca acuado pelos narcoterroristas da Farc , do ELN e pelos paramilitares . Com o combate frontal à guerrilha , o número de sequestros caiu 85% e as Farc estão acuadas . O crescimento econômico chegou a 7,5% em 2007 e o investimento estrangeiro quintuplicou e a popularidade do presidente chegou a 90% . Caso decida pelo terceiro mandato poderá manchar sua carreira política . ( Veja, 27.05.2009, p. 145) .



MAIS UM REFÉM LIBERTADO



Em 26 de outubro de 2008 foi libertado o ex-deputado Oscar Lizcano , 62 anos que estava em poder das Farc desde 2000 . Neste período , além das ameaças de morte , foi submetido a isolamento extremo . Não convivia com outros reféns e nem os rebeldes de sua escolta podiam lhe dirigir a palavra . Para não enlouquecer ele afirma “ Coloquei tocos no chão , dei nomes a eles . E dava aulas, imaginando uma sala “ .

Ele foi libertado pelo ex-guerrilheiro , Wilson Bueno Largo, o “Isaza” , que vai receber uma recompensa de US$ 500 mil por entregar o refém . Ele gravou um depoimento convocando seus ex-companheiros a seguir seu caminho e vai viver na França com uma ex-companheira que desertou antes dele . O governo francês disse manter disposição de receber os ex-rebeldes desde que “estejam em dia com a Justiça “ colombiana . ( F S P , 28.10.2008 , p. A-15) .



PLANO COLÔMBIA FALHOU



Relatório da unidade de investigação do Congresso americano mostra que o Plano Colômbia , implantado em 2000 , não alcançou o objetivo de reduzir a produção de cocaína pela metade , embora tenha melhorado os índices de violência interna.

Apesar dos US$ 6 bilhões em assistência á Colômbia , a produção de cocaína aumentou 4% entre 2000 e 2006 , bem longe da meta inicial que previa uma queda de 50% nesse período . O cultivo da coca aumentou 15% entre 2000 e 2006 , as plantações se espalharam e ficaram menos produtivas devido às fumigações aéreas .

O relatório sugere que o governo americano diminua o financiamento á Colômbia , transfira parte de suas responsabilidades operacionais e revise o programa para financiar alternativos ao cultivo da coca . ( F s P , 7.11.2008 , p. A-14) .



PIRÂMIDES RUINDO



Uma pessoa morreu a tiros e pelo menos cinco cidades decretaram toque de recolher na Colômbia , devido a protestos , em vários departamentos , de milhares de pessoas que perderam dinheiro com a quebra de mais de 30 investidoras populares no país .

Um funcionário público foi confundido com um empregado da DRFE e morto a tiros.

As chamadas “pirâmides” – cerca de 200 em toda a Colômbia - são empresas que atraem pequenos investimentos, com promessas de ganho de até 150% em poucos meses . Estima-se que quase R$ 2 bilhões estejam envolvidos em suas operações, e o governo suspeita de lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico.

Em geral essas empresas trabalham com dinheiro vivo e não mantém registro de suas operações . O governo condena a atividade , mas diz não conseguir caracterizar a sua ilegalidade devido à dificuldade de rastrear as operações .

No dia 12 de novembro, a DRFE ) Dinheiro Rápido, Fácil e Vivo) , a maior “pirâmide” com 66 sedes e estimados R$ 320 milhões recebidos em 94 mil operações só entre abril e setembro de 2008 , anunciou a incapacidade de honrar os compromissos assumidos , dando início à revolta . ( F S P , 14.11.2008 , p. A-12) .

Em 14 de novembro mais duas pessoas morreram . Um homem se suicidou ao descobrir que o dinheiro da venda de sua casa foi perdido no calote e outro foi assassinado porque um policial , namorado de sua filha , guardou dinheiro de uma das investidoras em sua casa . O presidente Álvaro Uribe reconheceu a culpa do governo e pediu para os colombianos não depositarem mais nas investidoras . “ O governo terá de encontrar maneiras para recuperar os depósitos dos colombianos pobres . A fantasia arruinou muitas pessoas “( F s P , 15.11.2008 , p. A-15) .

Em 17 de novembro o governo decretou estado de emergência social por 30 dias . Todas as agências da DMG sofrerão intervenção . O governo começou a confiscar o dinheiro e bens de empresas que realizavam “ arrecadações não autorizadas” . Segundo o ministro de Interior e Justiça , Fabio Valencia Cossio, “ a idéia é devolver , até onde possível , esse dinheiro [aos investidores.]”. Foram aumentadas as penas para quem captar dinheiro sem autorização , que irão variar de dez a 20 anos .( F s P , 18.11.2008 , p. A-14) .



FARC E LULA



Em encontro com a ex-senadora Ingrid Bettancourt, atuando como emissária do governo francês , em 5 de dezembro de 2008 , o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou sobre as Farc :” A grande chance que as Farc têm de um dia governar a Colômbia é acreditar na democracia, na militância política . É fazer o jogo democrático como fizemos aqui . Não se ganha eleição seqüestrando pessoas (...) Eleição se ganha fazendo jogo político , convencendo a sociedade .

Se os militantes das Farc acompanharem as notícias da América do Sul , vão perceber o seguinte : como é que um operário metalúrgico pode chegar a ser presidente da República? Como pôde um índio ter virado presidente da República , se não pela via democrática?

Bettancourt deixou claro que a estratégia militar de Uribe para derrotar as Farc não é suficiente “ Devo a Uribe a minha liberdade , mas precisamos dar uma resposta social para os jovens que não tem oportunidades de emprego nas zonas rurais , para que [não] se convertam às Farc” . ( F S P , 6.12.2008 , p. A-15) .



LIBERTAÇÃO DE ALAN JARA



Em 3 de fevereiro foi libertado Alan Jara , ex-governador da província colombiana de Meta , depois de sete anos e sete meses em poder das Farc . Em entrevista Jara afirmou “ Eu percebo que o país está muito radicalizado . Ou se está com o presidente ou se está contra ele . Já não há posição intermediária . Eu mesmo fiz uma declaração dizendo que um resgate com armas de fogo conduziria à morte quem está preso . Considero que a única alternativa é o intercâmbio humanitário de prisioneiros . Mas porque eu disse isso , disseram que se trata de um ataque político ao presidente . Não... isso é uma declaração humanitária ...As Farc têm uma rede de abastecimento e armamento que funciona , com gente ingressando na guerrilha . Claro que há fragilidades . Mas os guerrilheiros de acampamentos atacados acabam se organizando em outros , onde seguem fortes . .. As Farc não estão derrotadas de jeito nenhum . Há muita gente . Não vejo outra saída que não seja a negociada . “ ( F S P , 9.2.2009, p. A-8) .

Álvaro Uribe , respondendo às críticas de Jará afirmou “ A paz nasce de uma grande determinação de derrotar o terrorismo . A paz não nasce de ficar cortejando os terroristas “ . ( Veja, 11.02.2009, p. 52) .



LIBERTAÇÃO DE SIGIFREDO LÓPEZ



Em 5 de fevereiro de 2009 foi libertado o ex-deputado colombiano Sigifredo López que era o único sobrevivente do grupo de 12 deputados de Valle Del Cauca seqüestrados em 2002 . Os outros 11 fora mortos em julho de 2007 . “Eles jamais mereceram terem sido assassinados como foram pelas Farc[...] Isso é um buraco na minha alma e algo que os colombianos jamais podem esquecer “ .

López disse que só o intercâmbio pode “trazer com vida os 22 militares [e policiais] que estão amarrados a uma árvore há dez anos . Libertação unilateral dos civis e troca dos prisioneiros combatentes” . ( F S P , 6.2.2009, p. A-9) .



NOVA OFENSIVA



O presidente Álvaro Uribe , ordenou uma ofensiva militar pra resgatar os 22 reféns , entre soldados e policiais ainda em poder das Farc . Ele repetiu que não há negociação possível com as Farc , enquanto a guerrilha não abdicar dos atos de violência . ( F S P , 14.02.2009, p. A-13) .

O Exército colombiano , devido á guerra contra as Farc, se tornou o maior e mais bem equipado , relativamente , da América do Sul . O país com 44 milhões de habitantes , possui um contingente militar de 208,6 mil soldados , contra o Brasil por exemplo , com mais de 190 milhões de habitantes e um efetivo militar de 287.870 soldados e a Argentina , com 40 milhões de habitantes e 71.655 soldados .



FALSOS POSITIVOS



Em outubro de 2008 estourou o escândalo dos “falsos positivos” , cerca de 1.500 jovens , muitos garotos pobres cooptados e mortos por solados que, em busca de recompensa e promoção forjavam enfrentamento coma guerrilha e baixas .

Já são 1.500 os solados arrolados nas investigações do Ministério Público . ( F S P , 15.02.2009 , p. A-19) .



RELAÇÕES COM O BRASIL



Em fevereiro de 2009 o presidente colombiano Álvaro Uribe realizou visita de dois dias ao Brasil cujo objetivo maior é atrair investimentos brasileiros , num momento e que a principal aposta do país , o Tratado de Livre Comércio com os EUA , segue travada no Congresso americano .O Brasil comprou US$ 819 milhões em 2008 e vendeu US$ 2,2 bilhões para a Colômbia . ( F S P , 16.02.2009, p. A-8) .



FARC DISPOSIÇÃO PARA NEGOCIAR



Em carta divulgada na Internet, dirigida ao grupo Colombianos pela Paz , as Farc disseram-se dispostas a “flexibilizar” as condições para troca de 22 prisioneiros por rebeldes presos e a prescindir da desmilitarização de territórios para levar a cabo as eventuais negociações com Bogotá . O grupo pede porém a definição por Bogotá das condições de “modo, meio , tempo e lugar” das trocas e “ garantias efetivas” do governo Uribe. ( F s P , 30.03.2009, p. A-12) .



ARMAS DA VENEZUELA COM AS FARC



Armas de fabricação sueca vendidas nos anos 1980 à Venezuela ,foram encontradas em poder das Farc . O governo sueco pediu explicações ao governo da Venezuela a respeito do achado .

A revista colombiana “Semana” e a revista britânica especializada em defesa “Jane’s Intelligence Weekly divulgaram que foram apreendidos com as Farc em julho e outubro de 2008 , lança foguetes AT-4 , espécie de bazuca de manuseio tido como fácil , de pouca precisão , fabricados pela sueca Saab Bofors Dynamics e vendidos á Venezuela nos anos 1980 .

Vender armas ou repassá-las a grupos terroristas viola leis internacionais desse comércio .

O chanceler venezuelano Nicolas Maduro , disse que a acusação é um “show midiático” para justificar o aumento da presença militar dos EUA na Colômbia . ( F s P , 28.07.2009, p. A-12) .

O vice-presidente venezuelano Ramõn Carrizález sugeriu que os lança-foguetes foram obtidos pelo grupo em assaltos a postos militares venezuelanos . Ele citou uma ação específica , ocorrida em 1995, “Quando ocorreu o caso [ do ataque a um posto militar na cidade fronteiriça de ] Cararabo, houve uma lista de equipamentos que se perderam , que inclui granadas , lança-foguetes . É preciso ser bem cínico e cara de pau para sair acusando o governo venezuelano por terem aparecido [ com as Farc] umas granadas que possuíamos . O correto deveria ter sido nos informar se se encontrou algum material desse tipo para que tomássemos as providências necessárias”.

Por sua vez , em nota Bogotá disse que a apreensão dos três AT-4 em outubro de 2008 , só foi tornada pública nos últimos dias devido ao fato de a Venezuela “não ter dado resposta alguma” após informação feita pelo chanceler colombiano , Jaime Bermudez, ao seu colega venezuelano, Nicoilás Maduro, na última reunião de cúpula da OEA , em Honduras . ( F s P ,30.07.2009, p. A-12) .

Segundo reportagem do jornal americano “The New York Times”, dados obtidos em computadores das Farc , provam que altos membros da Venezuela auxiliaram recentemente a guerrilha colombiana. O material , segundo o jornal , “sob revisão de serviços de inteligência ocidentais” , aponta que guerrilheiros receberam ajuda do alto escalão da Inteligência e das Forças Armadas do governo Hugo Chávez para firmar acordos de compra de armas na Venezuela e obter documentos para andar livremente no país . ( F S P , 4.8.2009, p. A-12) .



BASES AMERICANAS NA COLÔMBIA



Acordo militar em vias de definição entre Colômbia e EUA , permitirá aos EUA , utilizar três bases em solo colombiano .

Se assinado o acordo terá vigência de 10 anos , de 2009 a 2019 , com investimentos de US$ 5 bilhões . Bogotá diz que o objetivo é “implementar um esquema moderno de cooperação” militar e nega que as bases venham a ter controle dos EUA e que venham a partir delas missões para fora do território colombiano , uma preocupação dos vizinhos.

Os americanos tem permissão de manter até 800 militares e 600 civis em três bases Malambo ( litoral do Caribe) , Palanquero ( interior em Puerto Salgar) e Apiay ( interior em Villacencio) . O aumento é pequeno , de 250 para 800 militares . Os EUA aumentam sua presença na Colômbia em razão da negativa do Equador em renovar a permissão ára uso da base aérea de Manta.

Em encontro com o ministro Celso Amorim , o chanceler da Espanha, Miguel Angel Moratinos , mostrou preocupação com o aumento da presença americana na Colômbia “ ´É preciso cuidado para evitar tensão e militarismo na América Latina . Essa não é a melhor resposta para os problemas da região”.

O Itamaraty orientou o embaixador em Washington , Antonio Patriota , a questionar detalhes sobre a ampliação da presença americana nas três bases para saber se o comando das operações ficará com os EUA ou com a Colômbia e se haverá ampliação no limite de pessoal americano .

O governo americano está usando as bases na Colômbia para neutralizar a crescente aproximação de Chávez com a Rússia e com o Irã . ( F s P , 31.07.2009, p. A-12) .

A localização das bases deixa claro que o foco é em operações contra traficantes e não um “cerco” à Venezuela . Segundo Ricardo Bonalume Neto, se os EUA quisessem bombardear Caracas e Chaves, não seria preciso uma base na Colômbia . “Um porta aviões nuclear USS Nimitz tem 100 mil toneladas de deslocamento . Carrega 85 aeronaves e quase 6.000 tripulantes . Basta um para varrer a Força Aérea Venezuelana do mapa . A Marinha dos EUA tem dez destes navios e um mais velho, o USS Entreprise . ( F S P, 2.8.2009, p. A-20) .

O presidente da Colômbia , Álvaro Uribe afirmou que o pacto está sendo negociado não porque seu país seja um “agressor da comunidade internacional “ , mas para combater o terrorismo que o assola internamente .Segundo ele, o acordo pode ser chamado de “uma fase melhorada do Plano Colômbia “, e está sendo feito para que “ as novas gerações possam desfrutar do direito de superar totalmente a violência interna” . ( F s P, 1.8.2009, p. A-12)

Documento da Força Aérea dos EUA apresentado em abril, em um seminário militar define que operações a partir da base de Palanquero com o avião militar C-17 podem cobrir metade do continente sem necessidade de paradas técnicas de reabastecimento , o que reforça a desconfiança do Brasil e de países vizinhos de que o objetivo da ampliação militar americana na Colômbia , não é interno , para combate à narcoguerrilha , mas externo, para aumentar a presença dissuasória no continente .

O C-17 Globemaster III é um cargueiro que pode levar 134 passageiros ou 77 toneladas de carga e pode percorrer 3.706 km e voltar sem ser reabastecido .

O presidente Hugo Chávez em artigo divulgado por uma agência estatal disse que “ as novas bases militares constituem um perigo real e concreto contra a soberania e a estabilidade da região sul-americana . São pontos de lança da nova colonização “. ( F s P , 3.8.2009, p. A-10) .



Hugo Chávez declarou em 5 de agosto que o acordo militar da Colômbia com os EUA pode começar uma guerra na América do Sul . ( F S P , 6.8.2009, p. A-15)

O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca , general Jim Jones , em encontro com o chanceler Celso Amorim no Itamaraty sobre a questão das bases afirmou “ Não há mágica , não há segredos sob a mesa” . Ele insistiu que o objetivo é combater o narcotráfico da região e justificou que os aviões que podem voar longas distâncias são necessários por causa da distância entre os EUA e a América do Sul . ( F S P , 6.8.2009, p. A-14).

O chanceler colombiano , Jaime Mermudez declarou “ que não haverá um centímetro de território colombiano no qual venha a existir uma base militar dos EUA . Serão bases colombianas, comandadas e operadas por colombianos , nas quais haverá acesso regulado de pessoal americano”.

Para o cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira , um dos principais objetivos da assistência militar americana é “ proteger os oleodutos , sobretudo o de Cano Limón , já explodido cerca de 79 vezes , a fim de assegurar os suprimentos futuros de petróleo e inspirar confiança aos investidores estrangeiros . “( F s P , 9.8.2009, p. A-19) .

Uribe realizou em julho de 2009 um périplo por Chile, Argentina , Bolívia, Paraguai , Uruguai e Brasil para explicar o acordo com os EUA. No Brasil encontrou-se com Lula e ouviu “ Voltamos a reiterar que um acordo com os EUA que seja específico e delimitado ao território colombiano é matéria naturalmente de soberania colombiana , sempre quando os dados gerais de que se disponham sejam compatíveis com esta delimitação das ações ao território colombiana “

O Brasil pediu que Uribe participe da reunião da Unasul no Equador , em 10 de agosto , mas Uribe recusou porque avalia que a Colômbia será alvo de um ataque coordenado em relação a esta questão . ( F S P , 7.8.2009, p. A-12) .

Barak Obama em entrevista com jornalistas afirmou que os EUA não “tem nenhuma intenção “ de instalar bases militares na Colômbia . Os EUA querem apenas “melhorar os laços de cooperação “ .( F s P , 8.8.2009, p. A-11) .

Para Markus Schultze-Kraft, diretor para a América Latina do “think tank” International Crisis Group (ICG), em conjunto, a falta de transparência das negociações , a ausência de uma diplomacia efetiva na Colômbia – ‘que só tem política externa para os EUA” – e o uso provocativo que Venezuela e Equador fazem da política externa, resultam no que ele chama de ambiente de “profunda desconfiança”. Um elemento dessa tensão e que pode contribuir para a instabilidade da região é que “Bogotá insiste no seu direito de perseguir as Farc onde quer que seja” . As fronteiras com a Venezuela e Equador são um pilar débil da estratégia contra as Farc , empurradas paras as bordas pela ofensiva militar . No argumento de Bogotá e Washington , Quito e Caracas , se recusam a “fazer seu trabalho” na luta antidrogas e antiguerrilha , na premissa de que o conflito se internacionalizou . Ainda os acusam de ter elos com as Farc. ( F S P , 10.08.2009, p. A-13) .

Em reunião da Unasul em Quito Chávez ameaçou “ Ventos de guerra começam a soprar sobre a região . Isso pode se transformar numa nova tragédia “.

Rafael Correa do Equador seguiu a mesma linha belicista . Classificou de “hipocrisia “ dizer que a questão das bases é de soberania de cada país . “Então , quando é programa nuclear , tem de ser de soberania também . Quando o problema é contra os EUA , é uma ameaça planetária . Quando é contra a Venezuela e o Equador , é questão de soberania ?”.

Evo Morales afirmou “ É preciso salvar o próprio povo colombiano do avanço militar americano “.

Já a argentina Cristina Kirchner reclamou do “preocupante estado de beligerância na região , inédito e inaceitável “.

Para um militar de alta patente do Exército brasileiro , o acordo militar entre EUA e Colômbia não ameaça o Brasil . Para ele a negociação é um tema soberano da Colômbia e Brasil e EUA tem excelente parceria militar . O raio de ação das aeronaves americanas que eventualmente usarão as bases também não é problema , pois a tecnologia americana mais potente não está embarcada em aviões, mas em satélites com raio de ação muito maior . ( F S P , 11.08.2009 , p. A-17) .

Analisando a presença militar americana no mundo beira o ridículo a preocupação com 800 militares na Colômbia . Os EUA tem em torno de 1,5 milhão de homens nas Forças Armadas , dos quais 300 mil estão no exterior, metade dos quais em dois países em conflito - Iraque e Afeganistão Somente na Alemanha , o Departamento de Defesa americano é proprietário de 859 edifícios e aluga outros 182 e utiliza outros 1.116 de outras formas com 55.147 militares no país . ( F S P , 16.08.2009, p. A-21) .

O México acertou com a Colômbia a intensificação da cooperação na luta contra o narcotráfico . A Colômbia vai treinar 10 mil agentes federais mexicanos em táticas de combate ao crime organizado e os dois países irão compartilhar informações e treinamento de unidades antissequestro .

A luta contra o narcotráfico é árdua como assinalam Rafael Pardo , ex-ministro colombiano e Juan Gabriel Tokatlian , da Universidade San Andrés “ Bogorá passou os últimos dez anos erradicando plantações ilícitas , extraditou mais de 600 colombianos para os EUA, desmantelou os grandes e brutais cartéis de Medellín e Cali , criminalizou todas as fases desse negócio ilícito e lançou um ataque aos empórios ligados à droga tanto das guerrilhas como dos paramiliatres . E, ainda assim, a produção de cocaína na Colômbia na realidade aumentou , e as redes de drogas permanecem intactas “ . ( F S P , 16.08.2009, p. A-22) .

O general Luís Carlos Gomes Mattos , novo chefe do CMA – Comando Militar da Amazônia sobre as bases afirmou “ Qualquer coisa que aconteça próxima às nossas fronteiras é motivo de preocupação , e a recíproca é verdadeira . Qualquer coisa que nós fazemos próximas de nossas fronteiras causa uma certa preocupação naquele país fronteiriço , mesmo que não tenhamos excelente relacionamento “.

Contudo ele atribuiu as vitórias significativas do Exército colombiano contra as Farc ao apoio da tecnologia americana e disse “ Se esse grupo está encurralado hoje, ele pode crescer . O tipo de combate que esse grupo trava com as tropas do governo é um combate irregular , então isso pode evoluir rapidamente , a não ser que ela seja completamente eliminada e ela não está completamente eliminada . Acredito que [ esse aspecto justificaria a presença dos EUA] sim”. ( F S P , 18.08.2009, p. A-14) .

A Casa Branca divulgou em 18 de agosto documento sobre o “Acordo de Cooperação de Defesa” , anunciando que o mesmo foi fechado de maneira provisória e reitera que o acerto apenas “aprofunda e harmoniza” , as parcerias que o país já tem com Bogotá desde 1952 e que “todas as atividades conduzidas a partir das bases ocorrerão com o apoio expresso do governo colombiano”. ( F S P , 19.08.2009, p. A-13) .

Hugo Chaves em seu programa de TV “Alô, Presidente” disse em 23 de agosto que teve acesso a “detalhes” do acordo militar entre EUA e Venezuela e que o acordo permite aos “militares gringos” atuarem em qualquer parte do território colombiano . “Converteram toda a Colômbia em uma base” . Segundo ele , a concessão de território colombiano aos americanos lhes permitirá “dominar toda a América do Sul” . ( F S P , 24.08.2009, p. A-16) .

Segundo o chanceler brasileiro Celso Amorim “ a presença de uma força de fora da região pode trazer para dentro da região, independente de outros problemas já existentes , problemas que não são da região “ . ( F S P , 25.08.2009, p. A-13) .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui