Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->bibliotecapublica.gov.br -- 12/09/2009 - 22:16 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pouca gente sabe que o Ministério da Educação disponibiliza uma biblioteca, na feição virtual, para ser utilizada gratuitamente pelos visitantes. É a cultura eletrônica dos tempos modernos a serviço da educação. No entanto, a biblioteca pública não é acessada porque não tem este nome.



A dificuldade está na nomenclatura, o nome que foi dado à biblioteca. Para ter acesso ao que você imagina encontrar numa Biblioteca Pública, terá que buscar www.dominiopublico.gov.br. É uma lástima a partir do nome que foi dado a este órgão público, gratuito e que deveria estar entre as páginas mais acessadas da Internet.



Sempre tentei acessar a Biblioteca Pública, mas logo caia numa Biblioteca Pública do Parará e de tantos outros Estados, menos naquela que eu procurava.



Domínio Público, como está catalogada nossa biblioteca, poucos a procurariam com este nome. Faltou criatividade para nominar uma biblioteca de uso público que não deveria ter outro nome senão, Biblioteca Pública.



O nome deveria ser sugestivo, para facilitar a busca. É por isso que não é acessada como deveria, é por isso que corre o risco de ser fechada por falta de visitas.



A lógica é um facilitador para se encontrar o caminho. Meu irmão abriu uma casa de peças para fogões, funciona há mais de 50 anos na cidade de Picos e até hoje não consigo pronunciar bem o nome que ele deu à sua loja. Uma loja que vende peças de reposição e tem o nome de casa UINÁIA.



Neste caso, até conseguir ler o nome da loja, o cliente em potencial, que passa de carro ou a pé, já estará longe e continuará sem saber quais artigos são vendidos ali. Mas, ao contrário, se a loja se chamasse "CASA DOS FOGÕES" ou S.O.S DOS FOGÕES...SOCORRO DOS FOGÕES... seria muito mais conhecida e venderia mais.



Os nomes comerciais devem ser sugestivos, no entanto, vê-se cada aberração por ai...Esses dias vi na Avenida Frei Serafim, em Teresina, uma loja com o nome: "FECAL LOJA. Já pensou que produto é vendido nesta loja? Muitas pessoas terão que consultar até um dicionário. Na realidade, a loja vende sapatos, mas a deduzir-se pela denominação, se é fecal, vende merda.



Antes de fechar nossa biblioteca digital intitulada www.dominiopublico.gov.br criem outra denominação, algo que esteja relacionado com livros e não com direito de uso. Talvez www.bibliotecapublica.gov.br ou coisa semelhante, contanto que já pelo título, saiba-se por antecipação, o que encontrar naquela página.











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui