Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VENEZUELA -- 18/09/2009 - 07:40 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


VENEZUELA HUGO CHÁVEZ PRIMEIRO MANDATO 1999-2006



Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2009, atualizada em fevereiro de 2.013.



A Venezuela no período de 1899 a 1958 conheceu diversas ditaduras .Entre 1908 e 1935 o país transformou-se na fazenda particular de Juan Vicente Gomez . Na época o petróleo já havia sido descoberto e Gomez encarregou os advogados das companhias petrolíferas para elaborar a legislação , que foi apresentada como modelo para ser seguida por outros países .

As concessões seriam válidas por 40 anos ; as companhias pagariam um arrendamento de 10% do produto obtido e não pagariam nenhuma taxa para importar equipamentos. De 1928 a 1960 a Venezuela foi o segundo produtor mundial de petróleo. Somente no governo do ditador López Contreras ( 1935-1941) , as concessões de reservas petrolíferas passaram a ser feitas através de concorrências públicas , o que elevou os rendimentos do Estado e os royalties pagos.

Depois , durante quatro décadas , entre 1958 e 1998 , a Venezuela foi um exemplo de estabilidade política na América Latina . A estabilidade acabou com a subida ao poder em 1998 de Hugo Chaves . Teve início um período de nacionalismo, populismo esquerdista e uma visão ingênua de distribuição de renda , pois o dinheiro do petróleo foi gasto em assistencialismo ao invés da geração de empregos.

Estudo feito por Celso Furtado em 1957 , encomendado pela Cepal , sobre a economia venezuelana em um período em que a economia do país estava em um ciclo de alta do petróleo, concluiu que a abundância de divisas fragilizou a agricultura venezuelana e impediu que o país se industrializasse , à exceção do setor de petróleo .

Isto aconteceu devido á supervalorização da moeda que fez com que os salários e custos de produção aumentassem , mas concentrou a produtividade no setor de petróleo . Como o resto da economia manteve baixo nível de produtividade , outros setores foram impedidos de crescer e absorver tecnologia . Houve ainda concentração de renda e aumento da desigualdade social , na medida em que não ocorreu a qualificação da mão de obra nos outros segmentos da economia .

Em dezembro de 1958, a democracia volta com eleições e vitória de Rômulo Betancourt.

Tendo voltado á Venezuela em 1974 , para um segundo estudo, já sob a democracia , na primeira gestão de Carlos Andrés Peres , em outro ciclo de alta do petróleo , Furtado constatou que a situação se agravara , “Criou-se um sistema econômico que produz pouco excedente sob a forma de poupança e impostos . Um sistema fundamentalmente orientado para o consumo e o desperdício .” O quadro econômico havia se deteriorado e a corrupção política que já existia na ditadura nos anos 1950, ficou ainda pior . ( F S P , 27.09.2008, p. B-16) .



HUGO CHÁVEZ 2.2.1999



Hugo Chávez Frias nasceu em 28.071954 em Sabaneta, Estado de Barinas, em meio a uma ditadura militar instaurada seis anos antes.

Em 1971, aos 17 anos de idade, Chávez entra para a academia militar na qual se forma em 1975.

Em dezembro de 1982 funda o Movimento Bolivariano Revolucionário 200 (MBR200) , com o objetivo de construir uma “nova República”.

Em fevereiro de 1989, milhares de venezuelanos vão ás ruas no “Caracazo”, para protestar contra aumento do transporte público. Estima-se que 2.000 pessoas morreram .

Coronel pára-quedista , liderou duas tentativas frustradas de golpe em 1992, contra o presidente Carlos Andrés Perez .

Cháves foi obrigado a difundir pela TV uma mensagem de rendição a seus asseclas, mas o tiro saiu pela culatra , pois ao aparecer na TV em rede nacional, ele se tornou popular.

Após pedir um tempo para se recompor , ele surgiu de farda verde-oliva e boina vermelha , conforme conta a biografia “Hugo Chávez sem Uniforme “ ( Gryphus, 2006) , de Alberto Barrera Tyszka e Cristina Marcano.

“Companheiros , por enquanto , os objetivos a que nos propomos não foram conseguidos na capital “, disse, rosto magro , olhos fixos na câmera.

Tyska escreveu , na revista mexicana “Letras Libres” “ Sem os poucos segundos que teve diante das câmeras, provavelmente sua história teria sido outra. Chávez fracassou militarmente, mas triunfou na televisão . Talvez aí tenha entendido que esse era seu verdadeiro campo de batalha”. ( F S P , Ilustríssima , 10.02.2013, p. 10) .

Ficou dois anos na cadeia , mas tornou-se popular .Foi anistiado .

Em 1997 Chávez casa-se pela segunda vez com Marisabel Rodrigues, com quem teve Rosinés, caçula de seus quatro filhos. Separaram-se em 2003.

Em dezembro de 1998 elegeu-se presidente com 56% dos votos , com um programa onde prometia justiça social para acabar com a pobreza e a corrupção ,.

Em 2.2.1999 ele assume a presidência para um período indeterminado de permanência no poder .

Segundo o sociólogo José Maurício Domingues do Iuperj , a Venezuela era um sistema político liberal cuja força residia nas clientelas que a oligarquia podia construir através do petróleo abundante . Porém o sistema apodreceu por dentro , sobretudo através de um acordo de manutenção do poder pelos partidos e que manteve a população marginalizada . Isso gerou insatisfação social , mas não levou a uma organização popular , mas a uma rebelião crescente dentro das Forças Armadas . Chávez neste sentido surge como uma liderança cesarista que catalisa determinadas demandas da sociedade em função de sua figura pessoal e de suas bases nas Forças Armadas . Isso abriu a possibilidade de mobilizações populares , mas gerou resistência em setores da oligarquia que estavam acostumados a mandar sem contestação. ( F S P , 30.12.2007, p. A-18) .

Em abril de 1999 foi realizado referendo para estabelecer uma Assembleia Constituinte com missão de redigir uma nova Carta Magna .

Em 1999 o Congresso lhe deu o poder de governar por decreto.

Em dezembro de 1999 houve a aprovação de uma nova Constituição em plebiscito .

Em julho de 2000, convoca eleições e é reeleito com 57% dos votos, com um mandato estendido e o direito de disputar uma reeleição.

A Venezuela com o presidente Hugo Chávez vem apresentando uma política de colisão em relação aos interesses norte-americanos, apesar dos americanos serem os maiores importadores de petróleo do país . Chávez se opõe ao Plano Colômbia , está fornecendo petróleo para Cuba em troca de serviços médicos e foi o primeiro presidente a visitar o líder iraquiano Saddam Hussein . Também já visitou a Rússia , Irã e Líbia entre outros 45 países .

Há suspeitas ainda de que Chávez tem simpatia pela guerrilha das FARC na Colômbia , e um diretor do serviço secreto venezuelano renunciou dizendo que agentes da inteligência eram instruídos a colaborar com a guerrilha colombiana com o aval do presidente .

Certamente os EUA não vão tolerar o crescimento de uma ameaça à sua segurança nacional em seu próprio quintal , pois Cuba é uma ilha , está isolada , mas a Venezuela está no continente . O povo do país pode pagar caro pelos arroubos de seu presidente . Para o historiador venezuelano Elias Pino , da Universidade Andrés Bello de Caracas , “ em termo de idéias , de capacidade para elaborar um conceito ideológico, Chávez não conseguiria suceder a Fidel , no entanto Chaves tem o que Fidel nunca teve : o dinheiro farto do petróleo , com o qual está se tornando o banqueiro continental da revolução bolivariana “ . ( Veja, 13.12.2006 , p. 78-79 ) .

É país membro da OPEP, defendendo os altos preços do produto . A Venezuela tem a maior reserva do mundo depois da Arábia Saudita . Foi entre 1928 e 1970 o maior exportador mundial do produto . O petróleo ainda representa 45% do PIB , 80% das exportações e 50% da arrecadação de impostos .

Entretanto a indústria funciona com menos de 50% da capacidade instalada e na agricultura cultivam-se dois terços das terras usadas há dez anos . A elite venezuelana , conformada com a riqueza natural não se empenhou em criar uma indústria diversificada e a Venezuela , segundo a Transparência Internacional é um dos vinte países mais corruptos do mundo . E Chávez com seu nacionalismo afastou os investidores estrangeiros.

A população pobre de passou de 57% para 70% da população e destes 33% estão abaixo da linha de pobreza . Com 24 milhões de habitantes o índice de desemprego chega a 22% em 2003 . O regime se sustenta pelos altos preços do petróleo , apoio militar e a popularidade do presidente .

Em 14 de novembro de 2001 depois de um começo moderado na economia , Chávez decretou 49 leis econômicas , ampliando os poderes do Estado sobre hidrocarbonetos , política agrária e outros setores .

Em dezembro de 2001 a Assembleia Nacional aprovou a Lei Habilitante dando a Chávez poderes especiais para aprovar leis;

Em 10 de dezembro de 2001 , organizações empresariais e sindicatos convocam greve geral contra as medidas econômicas Foi a primeira greve geral de seu governo.

Chávez convocou sete plebiscitos e venceu todos , aumentando seus poderes . Fechou o Congresso . Fez uma nova Constituição e mudou o nome oficial do país para República Bolivariana da Venezuela , em homenagem a Simon Bolívar , herói da independência venezuelana . Substituiu 90% dos juizes e 80% dos diretores da estatal do petróleo a PDVSA, colocando no lugar intelectuais de esquerda que o apoiavam e que nada entendiam de petróleo . A empresa , a maior da Venezuela , há 15 anos tinha autonomia em relação ao governo. Após uma greve o presidente voltou atrás .

Ampliou o número de juízes da Suprema Corte de 20 para 32 e preencheu os novos cargos com aliados políticos . Os juízes de instâncias inferiores podem perder o emprego caso assinem sentenças desfavoráveis ao governo .

Para formar seu ministério , nomeou militares e velhos militantes comunistas , todos sem experiência administrativa. Controla a maior central sindical e tem programas semanais de rádio e televisão . ( Revista veja, 4.7.2001 , p. 62-65) . Com um presidente populista , e as leis mudando a todo momento , os investimentos estrangeiros secaram .

Para Chavez " revolução bolivariana é um modelo humanista que constata que liberdade sem igualdade não faz sentido . Fundamenta-se em cinco grandes eixos : Politicamente o objetivo é estabelecer uma democracia popular e participativa , permitindo concretamente à população tomar seu destino em suas mãos . Em segundo lugar , combatemos a dívida social , em especial nos campos de saúde e da educação , reconhecendo pela primeira vez , os direitos dos indígenas . No plano econômico trata-se de substituir o modelo neo-liberal e da receita petrolífera por uma política produtiva e de redistribuição . O quarto eixo é a reorganização do território , sendo que 80% da população se concentra no norte . O último eixo é o internacional favorecendo a integração latino-americana e nos aproximando da Europa queremos dar nossa modesta contribuição para o surgimento de um mundo multipolar " . ( entrevista publicada na Folha de São Paulo , 10.03.2004 , p. A-10 ) . A revolução bolivariana seria o socialismo do século XXI , na prática a limitação da propriedade privada e da liberdade de imprensa .



GOLPE DE ESTADO



Em abril de 2002 , cerca de 200.000 pessoas fizeram uma passeata contra o governo e foram recebidos á bala no palácio presidencial , causando 15 mortes e 350 feridos .

Da comoção criada , seguiu-se um golpe de Estado que afastou o presidente Chávez , mas o presidente da Junta Provisória , o empresário Pedro Carmona , conseguiu em poucas horas fazer o que Chávez tinha feito em 3 anos . Fechou o Parlamento e desconvocou a alta corte de Justiça do país e anunciou que faria eleições presidenciais apenas depois de um ano . Mais ainda , anunciou a prisão de Chávez e a alegação de que ele havia renunciado , quando havia um acordo para que ele anunciasse a sua renúncia em discurso . Com isso Carmona perdeu o apoio militar e o processo se reverteu com o retorno de Chávez ao poder em 48 horas , mais forte , mas com o país mais dividido.

Turiamo, 13 de abril de 2002 a las 14:45 Al pueblo venezolano... (y a quien pueda interesar). Yo, Hugo Chávez Frias, venezolano, Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, declaro: No he renunciado al poder legítimo que el pueblo venezolano me dió. !! Para siempre!!

[firma] Hugo Chávez Frías



O PIB do país caiu 18% em 2002 e 2003 , a inflação foi de 32% , a renda per capita recuou para níveis da década de 50 e a dívida externa quadruplicou . Chávez abusou de programas assistencialistas que não resolvem o problema crônico da pobreza e jogou pobres contra ricos , além de perseguir os meios de comunicação .

Entre dezembro e janeiro de 2003 durante 60 dias setores organizados da sociedade , empresários, sindicatos , sustentaram uma greve geral para forçar a convocação de um plebiscito para encurtar o mandato do presidente e convocar novas eleições. Chávez ganhou a parada , mas a intolerância continua a existir . Depois do final da greve , cerca de metade do quadro da PDVSA , cerca de 16.000 funcionários, foi demitida sumariamente . Com isso a produção de petróleo do país caiu de 3,3 milhões de barris/dia em 1999 para 2,6 milhões em 2005 . Porém , o preço do petróleo passou de 10 dólares em 1999 para 50 dólares em 2005 . Com isso a economia Venezuela pode crescer 17% em 2004 , e apesar da queda na produção , o lucro da PDVSA teve aumento de mais de 50% , de mais de 4,23 bilhões para US$ 6,5 bilhões por ano .

A maioria dos funcionários demitidos tinha uma experiência média de 15 anos e portanto seus substitutos não foram capazes de administrar de maneira adequada os poços e demais instalações petroleiras da empresa .

Em conseqüência disso , além da queda na produção , quase todo mês ocorrem paralisações na produção por incêndio ou acidente em uma refinaria .

Por outro lado , Chávez vem desviando dinheiro que seria usado para a manutenção ou aumento da produção . Em 2004 , a PDVSA canalizou US$ 4,4 bilhões em “gastos sociais “ , contra US$ 3 bilhões investidos em manutenção de poços e outros ativos . ( F S P 6.11.2005 , p. B-8 ) . Conforme afirma o chileno Genaro Arriagada , segundo cifras da British Petroleum, a produção da Venezuela em 2006 caiu 3,9% em relação a 2005 . A empresa está com uma carência muito grande de poços de perfuração e é ineficiente na produção de gás ao ponto de estar construindo o gasoduto Transguajiro para levar gás da Colômbia para a Venezuela . ( F S P , 12.08.2007 , p. A-23) .

Portanto, todo o modelo idealizado por Chávez está baseado nos altos preços do petróleo . Se eles caírem tudo ficará inviabilizado e o apoio popular irá desaparecer .



INTERVENÇÃO NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA 2004



Blanca Rosa Mármol de León , integrante do STJ por doze anos e que foi destituída do cargo em dezembro de 2012, antes que se nomeasse um substituto, como manda a lei, apenas para evitar que ela votasse a favor do envio de uma junta médica a Havana, para avaliar o real estado de saúde de Chávez, dá à Veja, um depoimento estarrecedor sobre a situação da Justiça na Venezuela.

“Em 2004, a maioria dos juízes ainda tinha postura independente em relação ao Poder Executivo. Hugo Chávez , então, mudou a lei para aumentar o número de magistrados de vinte para 32. Ema monstruosidade. Com isso, ele conseguiu nomear doze juízes chavistas de uma só vez”.

Segundo ela os juízes , “ aos poucos foram trocando de lado por conformismo, oportunismo , cargos no exterior , aposentadorias que não mereciam ou simplesmente , medo . Sobraram três independentes, eu incluída . Agora que estamos fora, serão nomeados substitutos leais ao chavismo, não há dúvida...A Sala Constitucional é o braço legal do governo . Ou seja, pertence ao chavismo”. ( Revista Veja, 23.01.2013, p. 15-17) .





O REFERENDO DE 2004



A oposição em dezembro de 2003 conseguiu 3,6 milhões de assinaturas , bem acima dos 2,4 milhões necessárias para a convocação de um referendo para confirmar o mandato de Chávez . Porém Chávez, com um golpe branco impugnou uma parte das assinaturas , impedindo a realização do plebiscito . O resultado é a continuação da situação permanente de instabilidade que caracteriza o pais.

Posteriormente a oposição conseguiu confirmar a realização do plebiscito devido à confirmação de grande parte das assinaturas impugnadas . O plebiscito foi afinal realizado em 15.08.2004 , com o comparecimento maciço da população e Chávez recebeu 58,25% dos votos , contra 41,74% a favor de sua saída . O resultado foi confirmado pelos observadores internacionais da OEA e o ex-presidente americano Jimmy Carter . Porém a oposição não aceitou a derrota , alegando fraude na apuração dos votos e o resultado é que o país continuará polarizado entre dois blocos inconciliáveis .

Chávez tem com a vitória mandato garantido até janeiro de 2007 , mas já anunciou que se candidatará novamente em 2006 para mais seis anos.

Um novo Código Penal torna ilegal qualquer forma de crítica ao governo . Em 2005 , cerca de 248 pessoas , entre jornalistas , sindicalistas e dirigentes políticos estão sendo processadas por este motivo . A lei da mordaça obriga a imprensa a adotar a auto-censura . Outra legislação restringe os horários em que o rádio e a televisão podem transmitir noticiários .



APOIO A GRUPOS DE ESQUERDA 2005



Chávez oferece apoio à guerrilha colombiana , as Farc . Financiou Evo Morales , líder cocaleiro na Bolívia e eleito presidente em 2005 . Segundo a imprensa peruana financiou uma quartelada ocorrida em janeiro de 2005 . Fornece petróleo e bens de consumo a preços subsidiados para Cuba e apesar de seu antiamericanismo , é o terceiro maior fornecedor de petróleo dos EUA e para irritar os americanos vendeu óleo combustível utilizado em calefação , com 45% de desconto para Associações de Moradoras de bairros pobres de Nova York e Boston . Chávez apoiou a eleição de Rafael Correa no Equador , que pretende rever contratos de petroleiras estrangeiras e refazer a Constituição .

Em 2007 , por intermédio de sua subsidiária nos EUA a Citgo, a PDVSA está distribuindo 45 milhões de galões de óleo, grátis , em lotes de cem , a famílias pobres de 23 Estados americanos , incluindo parte do Bronx.

Interfere na política dos países da América Central . Chávez colaborou financeiramente para a candidatura vitoriosa de Daniel Ortega na Nicarágua .

A Venezuela está vendendo petróleo a preços subsidiados para a Nicarágua , Paraguai , Uruguai , Guiana , São Vicente e Granadinas , República Dominicana , São Cristóvão e Névis , Suriname , Antigua e Barbuda , Granada, Belize e Dominica .

Em 2005 em ajuda a países da América Latina , a Venezuela despendeu US$ 3,5 bilhões, sendo que US$ 3 bilhões foram gastos na aquisição de títulos do governo argentino .

A Venezuela está desenvolvendo um sistema de escambo entre países para itens como gado , petróleo e cimento .

A PDVSA vai construir em parceira com a Petrobrás uma refinaria de US$ 2,5 bilhões em Pernambuco .

Tornou-se o ícone da esquerda latino-americana . No Fórum Social Mundial em Porto Alegre , realizado em janeiro de 2005 , discursou longamente , sendo ovacionado por 15.000 pessoas .



REFORMA AGRÁRIA 2005



Em 2001 foi aprovada a chamada Lei de Terras que dispõe que propriedades privadas ou estatais acima de 5.000 hectares que estejam ociosas sejam distribuídas a quem “ demonstre aptidão para transformá-las em fundos produtivos” . Em janeiro de 2005 o presidente Chávez deu início a uma ofensiva para inspecionar terras e revisar os títulos de propriedade em todo o país , com o objetivo de entregar 100 mil lotes de terra , equivalentes a 1 milhão de hectares nos próximos seis meses , dando início a uma “ guerra contra o latifúndio “ .

Segundo um levantamento oficial , 80% das terras agrícolas do país são de propriedade de 5% da população Com a economia movida a petróleo , apenas 8% da população vive no campo. Para os críticos da Confederação Nacional das Associações de Produtores Agropecuários da Venezuela , o maior latifundiário é o governo que possui 10,5 milhões de hectares . Para a Confederação, não há uma política agrícola e não há parâmetros para definir o que são terras ociosas e o governo desconhece a situação dos 3 milhões de hectares já dados aos camponeses . ( F S P 12.01.2005 , p. A-12) .

Em maio de 2005 Chávez declarou que pretende desenvolver um programa nuclear , com sobra de energia elétrica que em parte é vendida para o Brasil e com a maior reserva de gás natural da América Latina e a sexta maior reserva de petróleo do mundo .

O governo suspendeu um contrato que permitia à Conoco Phillips , a terceira maior companhia petroleira americana a explorar um campo petrolífero no país . Em 2005 fechou as 80 lanchonetes da rede McDonald’s e as quatro fábricas da Coca Cola que operavam no país .

Em 2005 também comprou mais de US$ 7 bilhões em aviões , helicópteros , navios e sistemas de radares e 100.000 fuzis AK-47 .

Chávez reivindica quase dois terços do território da Guiana e pode invadi-la .



SOCIALISMO DO SÉCULO 21



Chávez colocou em prática aquilo que ele chama de socialismo do século 21 . O Ministério da Economia Popular , criado em 2004 , fundou em um ano 6.840 cooperativas que empregam 210 mil pessoas em todo o país , muitas delas produzindo artigos para o Estado . Trabalhadores também tem direito a participação na propriedade e administração de companhias privadas em má situação , que são expropriadas pelo governo , além de receber incentivos . Estes projetos assistencialistas conhecidos como misiones também foram organizados para a alfabetização de adultos , de atendimento médico e venda de alimentos subsidiados e estabelecem uma dependência direta entre a população mais pobre e a Presidência da República .

O governo aumentou os impostos e royalties sobre o petróleo e ordenou que 22 empresas , que detém 32 contratos de operação se transformem em joint ventures , com a estatal Petróleos de Venezuela assumindo o controle majoritário

Os bancos estão tendo rígido controle da taxa de juros e são obrigados a destinar 31,5 % dos empréstimos a projetos agrícolas, construção de moradias , turismo e microcréditos. Como as exportações de petróleo vão indo muito bem , os lucros das empresas estão garantidos , não tendo ocorrido êxodo perceptível das companhias.

O Estado está também aumentando sua participação na economia , fundando entre outras , uma companhia mineradora , uma companhia de ferro e aço , uma fábrica de tratores ,uma companhia estatal de computadores e uma companhia aérea estatal . ( F S P 1.11.2005 , p. B-9) .

As posturas chavistas estão tendo conseqüências econômicas . O investimento externo despencou , a classe média diminui em 30% desde 1998 , a inflação passou a crescer devendo chegar a 17% em 2006 estimulada pelo aumento da demanda , em razão da redução dos investimentos .

Por todo o país estão expostos gigantescos murais , grafites , cartazes e outdoors , onde Chávez aparece como o pai dos pobres e comandante que vai levar os venezuelanos a uma revolução socialista do século XXI . Em muitos aparece colocado ao lado de Che Guevara ou de Fidel Castro .

Em setembro de 2007 Chávez anunciou um plano de doutrinação , a criação do Sistema Educativo Bolivariano , onde as crianças entoarão canções ao herói da independência nacional , Simon Bolívar , e aprenderão a odiar os colonizadores europeus,incluindo Cristóvão Colombo . O golpe de Estado fracassado de Chávez , em 1992 não será mais mencionado . Chávez anunciou que as escolas privadas que se recusarem a adotar o novo sistema serão fechadas ou estatizadas . Os livros didáticos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que serão estimulados a assumir atitudes de “ compromisso coletivo “ com a defesa do país . ( Veja, 26.09.2007 , p. 86-87) .

O socialismo de Chávez vem sendo divulgado por revolucionários de vários matizes ideológicos . Um deles é Carlos Betancourt , 70 anos , ex-guerrilheiro das Forças Armadas de Libertação Nacional (Faln) , professor de formação política e de ideologia da UBC – Universidade Bolivariana de Caracas , a universidade de Chávez, o oposto da UCV – Universidade Central da Venezuela , centro do movimento estudantil de oposição ao governo . Betancourt dá aulas de teoria marxista para militares com o objetivo de construir uma corrente revolucionária no Exército . , Outro é o capitão Eliézer Otaiza Castilho , único sobrevivente do grupo de 45 soldados do MBR-200 , que em 1992 tentou tomar de assalto o Palácio Miraflores ( sede do Executivo) e diretor geral do Setor Nacional de Contratações e professor da Escola de Guerra das Forças Armadas . ( F S P , 9.12.2007 , p. A-29)

A favela 23 de janeiro na zona Oeste de Caracas , com 482 mil habitantes é a sede dos Tupamaros , grupo guerrilheiro inspirado em grupo armado uruguaio dos anos 1960/70 e que alega ter 147 mil filiados na Venezuela . Seu fundador é José Pinto Marrero e o comandante é Oswaldo Kanica e se consideram como “força auxiliar do presidente Chávez “ . Fazem treinamento militar nas imediações de Caracas e possuem uma divisão motorizada formada por mais de 500 motocicletas apenas na 23 de janeiro . Outros grupos de esquerda revolucionária estão instalados na favela como o Coletivo Aléxis Vive , que rende homenagem a Aléxis Gonzáles Revetti , morto na tentativa de golpe em 2002 contra Chávez e a Frente Revolucionária de La Pedrita . ( F S P , 9.12.2007 , p. A-32) .

O socialismo de Chávez misturado com os ideais de Simon Bolívar é totalmente contraditório . Bolívar viveu entre 1783 e 1830, tinha ideais de independência e de integração entre os povos da América Latina . Seus escritos nada tem de socialistas e nem conheceu Marx que viveu entre 1818 e 1883.

CÚPULA DAS AMÉRICAS



Em Mar Del Plata, durante a Cúpula das Américas em novembro de 2005, declarou “ Aqui em Mar del Plata está o túmulo da Alca (...) Alca, Alca, al carajo!”.



AS ELEIÇÕES DE 2005



No dia 4 de dezembro de 2005 foram realizadas eleições legislativas na Venezuela e o presidente Chávez conquistou 100% das cadeiras na Assembleia Nacional . Os partidos de oposição desistiram de concorrer e houve uma abstenção de 75% dos eleitores . Foi a segunda maior abstenção da era Chávez desde 1998 , apenas inferior à de 76,21% referente às eleições locais de 2000 .

Com isso desapareceu a oposição parlamentar na Venezuela e segundo o economista Gerver Torres , “ Chávez está usando os mecanismos democráticos para destruir a democracia “ . ( Veja, 14.12.2005 , p. 156) .

Os chavistas também ganharam as 12 vagas do Parlatino e as cinco do Parlamento Andino . Embora houvesse razões para a condenação ao pleito devido às evidências de fraude, na prática , a atitude da oposição resultou na entrega a Chávez de 100% do parlamento , oportunidade da qual ele iria se aproveitar com eficiência para concentrar ainda mais os seus poderes , como a Lei Habilitante e depois o texto da reforma constitucional que acabou sendo derrotada em resultado surpreendente .

O Ministério Público está sendo utilizado para processar os adversários políticos ou qualquer um que se manifeste contra Chávez , com a acusação mais comum de “traição à pátria”

Oitenta por cento dos magistrados têm contratos temporários , muitos de apenas três meses . Os nomes de mais de 20.000 trabalhadores demitidos da PDVSA estão em uma lista negra . Não podem trabalhar em nenhum órgão público e as empresas da iniciativa privada não os contratam com medo de represálias do governo . Metade deles já emigrou para trabalhar no exterior .

Empresários que se envolvem em atividade política de oposição são submetidos a uma devassa fiscal . O governo montou uma rede de supermercados a preços subsidiados , a Mercal , que levou a uma quebradeira geral das pequenas e médias empresas de abastecimento , sem condições de competir .

O governo criou mecanismos de controle da cultura , dos esportes e dos sindicatos . Empresas que o governo considera ociosas ou improdutivas são desapropriadas . Com isso o parque industrial já foi reduzido à metade em oito anos , reduzindo o número de empresas de 17.000 para 8.000 .

No campo o próprio governo escolhe a fazenda a ser invadida , transporta os invasores e garante o documento oficial de desapropriação da área .

Jornais e emissoras de televisão ainda não são censuradas , mas já foi publicada uma lei que permite a suspensão da concessão pública de rádios e TVs que atentem contra a segurança nacional e o presidente pode entrar em cadeia nacional a qualquer momento , sem aviso prévio .



DISCURSO NA ONU SET 2006.



Antes de iniciar seu discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2006, Chávez para surpresa da plateia declarou, referindo-se ao presidente americano George W. Bush:” Ontem o diabo esteve aqui. Este lugar ainda cheira a enxofre”.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui