Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA -- 19/09/2009 - 11:59 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA



Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2009





Na América Latina no século XX inicialmente predominaram o caudilhismo e o populismo , por exemplo com Getúlio Vargas no Brasil ( 1930-45 e 1951-54) , Juan Domingo Peron na Argentina ( 1946-55 e 1973-74) , Victor Paz Estensoro na Bolívia ( 1952-56, 1960-64 ) , Lázaro Cardenas no México (1934-40), José Maria Velasco Ibarra no Equador ( 1934-1972) Rafael Leonidas Trujillo Molina na República Dominicana (1930-1961) (ver livro - A Festa do Bode de Mário Vargas Llosa ) .



O populismo , entendido como o discurso de conquista das massas por intermédio de apelos emocionais e atraentes , surgiu da crise do Estado oligárquico e teve como forças de apoio as camadas médias e populares urbanas , ligadas à industrialização. O populismo granjeou apoio com propostas radicais de mudanças nas estruturas sócio-econômicas que na maioria não se concretizaram. Porém os trabalhadores urbanos foram incorporados ao processo político por meio da criação de legislações trabalhistas e do sindicalismo controlado pelo Estado .



O populismo era extremamente nacionalista , pelo menos na retórica , mas não era anti-capitalista , condenando as distorções do sistema oligárquico de poder e os excessos da exploração imperialista . Mesmo assim não aconteceram processos de nacionalização muito efetivos . O México de Cárdenas , nacionalizou a indústria petrolífera , na Bolívia Estenssoro nacionalizou as minas de estanho , que tinham pequena participação do capital estrangeiro , na Argentina Perón nacionalizou algumas ferrovias inglesas e no Brasil Vargas nacionalizou companhias de telégrafo e telefone , além de criar a Petrobrás .



Segundo a crítica ferina do chanceler espanhol Felipe Gonzáles , os populistas gostam tanto dos pobres que tudo o que fazem é multiplica-los.

A ação mais efetiva dos líderes populistas foi a política industrializadora e modernizadora , com o Estado passando a investir nas indústrias de base , como forma de alavancar o desenvolvimento industrial , particularmente no Brasil , México e Argentina . A Segunda Guerra Mundial contribuiu para esta ação industrializadora ao interromper as importações e obrigar ao desenvolvimento de uma política de substituição de importações .

Com algumas exceções os líderes populistas não tocaram na estrutura agrária . Reformas agrárias importantes aconteceram apenas no México e na Bolívia . Como também não foram adotadas políticas de distribuição de renda mais efetivas , o poder de compra do mercado interno permaneceu limitado , o que comprometia a sustentação da expansão industrial a médio e longo prazos .



Mesmo assim , o PIB per capita da América Latina na década de 50 era o maior entre todo o mundo em desenvolvimento .

O populismo entretanto na medida em que atraiu as camadas populares urbanas , serviu para aumentar seu desejo de participação política e sua consciência da realidade , levando ao crescimento de grupos radicais que começavam a defender o rompimento total com as oligarquias e o imperalismo , o que levou as burguesias industriais a retirar seu apoio aos líderes populistas , abrindo espaço para a criação de ditaduras militares ou de governos democráticos mais conservadores.



Por isso , o populismo foi substituído por regimes ditatoriais, devido a diversos fatores : crise econômica , intensificação dos conflitos sociais ; conservadorismo ; suposição da eficácia econômica dos governos autoritários : Argentina (1976-1983) , Peru ( 1968 a 1979) , Equador (1971 a 1978) , Brasil (1964 a 1985) , Bolívia ( diversos períodos ) , Uruguai (1970-1985) , Chile ( 1973-1990) . Estas ditaduras se caracterizaram pelo anti-comunismo, extinção ou controle dos partidos políticos , intervenção nos sindicatos e suspensão das eleições diretas .

"Ao alimentar projetos insensatos , governos insensatos conseguiram receber créditos insensatos das mãos de banqueiros igualmente insensatos . Esse festival de absurdos não honra em absoluto o sistema capitalista e constitui uma ofensa ao regime democrático ." John Kenneth Galbraith .



O papel repressivo dos militares foi reconhecido pelos EUA , conforme se depreende do relatório citado a seguir :

"Os militares latino-americanos já provaram ser a maior força coesiva de que se dispõe para assegurar a ordem pública e apoiar governos resolutos na tentativa de se manter a ordem interna . As Forças Armadas da América Latina , atuando em conjunto com a polícia e outras forças de segurança , ajudaram a por cobro a desordens e greves , a conter ou eliminar terroristas e guerrilhas e desencorajar todos os que se sentiam tentados a apelar para a violência a fim de derrubar o governo " . Relatório do Comitê de Negócios estrangeiros do Congresso dos Estados Unidos , 1967 .



Sobre este período consta o filme Estado de Sítio , de 1973 dirigido por Costas Gravas .

FUVEST SP 1998 – Os regimes militares impostos no Cone Sul, nas décadas de 1960 e 1970 , apresentaram algumas características políticas e ideológicas comuns . Discorra sobre elas.



Continente Esquecido ?



Do ponto de vista geopolítico e econômico a América Latina situou-se como um continente marginal , comparado com o dinamismo dos Estados Unidos e do Canadá . Michael Reid em “Forgotten Continent procura explicações possíveis para este atraso da região . Cita a chamada teoria da dependência , desenvolvida por economistas na década de 1940 , que culpa “ a intervenção dos EUA e o papel subordinado da América latina no mundo como exportadora de matérias primas “ . Existe ainda a idéia de que “ a América Latina foi condenada por sua cultura , particularmente a tradição ibérica e católica de organização social e pensamento político , que, afirma-se , é ao mesmo tempo anticapitalista e inimiga da democracia . “ Cite-se ainda a geografia difícil da região , seu sistema jurídico “barroco” , a falta de instituições sólidas e sua profunda desigualdade , que vem do período colonial ou mesmo de antes : o Império Inca era originalmente hierárquico . O Consenso de Washington não é culpado pela manutenção da crise pois as medidas liberais sugeridas nem sempre foram implementadas ao mesmo tempo . Por exemplo na Argentina de Menem , a economia foi privatizada e aberta , mas os argentinos não praticaram a disciplina fiscal , daí o colapso desastroso que levou à desvalorização, à profunda recessão e ao desemprego generalizado em 2001 . Os governos também não construíram instituições fortes para amparar as reformas liberais .



Para Reid “é um erro buscar uma explicação única e abrangente para o fracasso da América Latina” . A verdadeira explicação será encontrada em uma mistura de todas as explicações , no que parece uma interminável “ disputa entre modernizadores e reacionários, entre democratas e autoritários” .

De modo geral , nos países bem sucedidos ao redor do mundo , o eleitorado e os governos têm um contrato social implícito pelo qual nenhum governo fica obrigado a produzir benefícios , que embora aparentemente desejáveis em curto prazo , venham futuramente a causar danos econômicos . O pacto garante a governabilidade em longo prazo e o crescimento sustentável .



No Chile e na Argentina ele foi rompido depois de 1930 . Nos últimos 25 anos ele foi restabelecido no Chile . Pacto implícito de governabilidade sustentável semelhante ao chileno foi implantado no México , Brasil e Colômbia .



Já na Argentina Nestor Kirchner e sua mulher Cristina , governam muito na tradição populista de seu mentor Juan Domingo Perón . Na Venezuela , Hugo Chávez com seu modelo de “revolução bolivariana” , sustentado pelos altos preços do petróleo beneficia sua própria megalomania e os “boligarcas” , empresários que lucram com as benesses de Chávez numa economia em que ele dá as cartas . Os pobres também são beneficiados , mas seus benefícios não são sustentáveis . Hugo Chávez financia governos populistas e anticapitalistas em toda a América latina e nenhum país está imune à sua influência devido ao seu sonho “bolivariano” de unir o continente sob sua égide em um comportamento tipicamente imperialista . Esta é a situação da América Latina em 2008 , a batalha travada entre os defensores de Chávez e os que preferem um modelo mais próximo do do Chile , Colômbia ou Brasil . ( F S P , 9.3.2008 , Mais p. 6) .



REDEMOCRATIZAÇÃO



Gradativamente as ditaduras foram cedendo lugar a regimes democráticos. Em maio de 1980 Fernando Belaunde Terry foi eleito presidente do Peru após 12 anos de regime militar . Em Honduras Suazo Córdova após 18 anos. Na Bolívia em 1982 assumiu Hernan Siles Suazo . Na Argentina assumiu Raul Alfonsín. No Uruguai em novembro de 1984 foi eleito Julio Maria Sanguinetti . No Chile em 1984 assumiu Patrício Aylwin . No Brasil em 1985 Tancredo Neves e José Sarney .



A década de 90 caracterizou-se , com algumas exceções , pela tentativa de democratização pela via liberal e em alguns casos a busca de um modelo político semelhante à chamada “terceira via” , defendida entre outros pelo primeiro ministro britânico Tony Blair , uma espécie de meio termo entre capitalismo e socialismo.

Assim colocam-se o governo de Fernando de La Rua na Argentina, Ricardo Lagos no Chile , Tabaré Vasquez no Uruguai e Fernando Henrique Cardoso no Brasil.



Porém nos países andinos a democracia continuou claudicante . No Peru o presidente Alberto Fujimori se eternizou no poder ao iniciar o terceiro mandato em eleições sob suspeita de fraude, até renunciar por denúncias de corrupção e o governo enfrenta forte oposição à privatização de estatais de energia . Na Venezuela o presidente Hugo Chavez, que participou de uma tentativa de golpe em 1982 , foi eleito em 1998, realizando um governo autoritário , interferindo no Congresso e no Judiciário , foi reeleito em julho 2.000 , mas tem seu mandato questionado . Na Colômbia a guerrilha controla 30% do país . No Equador, golpe de Estado derrubou o presidente Jamil Mahud em janeiro de 2.000 e Lúcio Gutierrez em 2005 .



No Paraguai há ameaças de golpe de Estado pelo ex-general Lino Oviedo . Na Bolívia em 2005 , o presidente Carlos Mesa ameaçou renunciar e mantém um equilíbrio precário . No Peru o presidente Alejandro Toledo em 2005 sobrevive no cargo graças a um acordo com a oposição .

Na Argentina a situação econômica grave levou dois presidentes a renunciarem . O Uruguai enfrenta problemas devido à crise na Argentina e o México sofre com a retração da economia norte-americana.



Em 2004 e 2005 cresceu a tensão na fronteira entre Colômbia e Venezuela , agravada pela decisão do presidente venezuelano Hugo Chávez em 2005 de comprar US$ 1 bilhão em armamentos e organizar uma milícia popular de 30.000 homens .

Na América Latina Contemporânea quatro países formam um bloco á parte . São a Argentina, Brasil, Chile e México . Os quatro representam 78% do PIB da AL e tem 60% da população total . México e Brasil respondem por 65% das exportações da AL . Todos os países da América Central e os países andinos somados são menores que o México .



A América Latina perdeu espaço e hoje o PIB per capita da região perde para o dos países da Europa Oriental, do Oriente Médio e do Leste Asiático . Em razão da grave crise argentina , empresas tiveram monumentais prejuízos . A Telefónica perdeu US$ 1,8 bilhão , o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria perdeu US$ 1,3 bilhão de dólares . Por esta razão , por exemplo a Espanha que em 1999 destinava 65% de seus investimentos diretos no exterior para os países latinos, reduziu para 10% em 2001.



Estudo elaborado por Eduardo Lora , assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento conclui que as reformas estruturais - tributária, financeira e trabalhista , além das privatizações e da abertura comercial levaram a um crescimento modesto e transitório da América Latina , pioraram os índices de distribuição de renda da população e ainda podem ser motivo da instabilidade econômica da região . Estas reformas foram inspiradas pelo chamado "Consenso de Washington" .



Segundo o estudo o crescimento resultante das reformas na região foi de apenas 1,3% no seu ápice entre 1991 e 1993 . No período de 1997 a 1999 esse crescimento ficou em 0,6% . A Argentina é o exemplo mais acentuado do fracasso das reformas pois o país foi líder em termos de reformas estruturais . ( F S P 10.03.2002 , p. B-10) .



Apesar da inflação , um problema histórico , ter sido controlada , não houve um avanço significativo em termos de crescimento econômico em seguida. Segundo dados da CEPAL, de 1999 a 2001 o investimento direto na América Latina/Caribe , diminuiu de US$ 105 para US$ 80 bilhões refletindo a crise na região .

O fracasso do modelo de crescimento põe fim ao otimismo histórico que caracterizou a América Latina e abre espaço para regressões políticas . Segundo estudo de Gilberto Dupas o modelo neo-liberal levou a um aumento significativo da vulnerabilidade externa . A isto se acresce a excessiva dependência do capital externo , o aumento das desigualdades sociais e a falta de políticas tecnológicas que tornem os países menos dependentes de exportações de matérias primas.



O resultado em 2003 , segundo estudo do Banco Mundial , é que a América Latina , exceto a África Subsaariana é o continente mais desigual em qualquer indicador : renda, gastos com consumo , influência política , poder de decisão e acesso a serviços .



A América Latina conseguiu desenvolver um sistema de política democrática , que consiste na vigência de um sistema de governo baseado em ampla representação e exercido em um ambiente de liberdade , mas não conseguiu implantar uma sociedade democrática , onde as desigualdades sociais são reduzidas e há ampla mobilidade social .



De cada cem latino-americanos , mais de 40 são pobres e mais de 18 são indigentes . Na Bolívia , mais de 60% da população é pobre e mais de 35% indigente. Na Nicarágua , Equador e Peru , a pobreza atinge mais de metade dos habitantes .

Por esta razão , pesquisa realizada a pedido da ONU pelo Latinobarômetro em 2003 , entrevistando 18.643 pessoas em 18 países da América Latina, cerca de 54,7% responderam que apoiariam um governo autoritário se resolvesse os problemas econômicos . Cerca de 56,3% acreditam que o desenvolvimento econômico é mais importante que a democracia e 43,9% não acreditam que a democracia solucione os problemas do país e 58,1% concordam que o presidente pode ir além das leis . ( F S P 21.4.2004, p. A-14) .



Nos anos 90 a desigualdade tornou-se mais uniforme em consequência das crises na Argentina , Venezuela e Uruguai países que eram os menos "injustos" . De todos da região o Brasil é o mais desigual , embora tenha tido uma melhora no indicador de desigualdade ao longo da década de 90 . O índice de Gini caiu de 0,59 para 0,57 . O caso da Argentina é dramático , pois o índice de Gini da região metropolitana de Buenos Aires passou de 0,34 para 0,53 de 1974 a 2002 . ( F S P 8.10.2002, p. B-10 ) .



A situação econômica melhorou um pouco em 2004 quando , segundo dados da Cepal , os países da América Latina e do Caribe , cresceram 5,9 % , devendo crescer 4,3 % em 2005 . O único país cuja economia encolheu em 2004 foi o Haiti . Estes números mais favoráveis devem-se ao bom desempenho da economia internacional que favoreceu a ampliação das exportações e o aumento dos preços das matérias primas . ( F S P 4.8.2005 , p. B-1) .



O peruano Álvaro Vargas Llosa , do Instituto Independente em Washington aponta três razões para a crescente falta de importância da América Latina . A primeira explicação é externa : os grandes temas que preocupam o mundo , como o papel determinante reservado á China neste novo século e a luta contra o fundamentalismo islâmico , não envolvem diretamente a América Latina . As duas outras razões estão ligadas a fatores internos . O primeiro é o desempenho econômico modesto . nas últimas três décadas , a economia latino-americana cresceu 2,8% ao ano , contra 3m3% da média mundial e 7,7% da Ásia . O segundo fator doméstico é a incapacidade da elite pensante de definir um rumo para seus países , ainda perdurando o debate sobre questões como o tipo de relação que queremos ter com o mundo desenvolvido , o que fazer com nossas instituições políticas e que modelo de desenvolvimento devemos adotar , debate que já foi encerrado nos países emergentes da Ásia . ( Veja, 22.11.2006 , p. 75-76) .



O México , Peru, Chile e Colômbia , já receberam o investment grade , selo de bom pagador no mercado internacional.



Forte Urbanização



A transição demográfica está se acelerando em alguns países de 1990 em diante . No Haiti , em 1990 , apenas 30,5% da população vivia em cidades e em 2005 este percentual chegou a 41,2% . Por esta razão favelas como Cité Soleil e Bel Air , são dois dos principais focos de confrontos á bala no país .

Países da América Central do Caribe , Bolívia e Equador , nações andinas e o Paraguai no Cone Sul tinham no mínimo 40% da população no campo em 1990 e a migração acelerou-se a partir daí .



Retorno ao Populismo ?



As eleições realizadas entre 2004 e 2005 podem resultar em termos de América Latina em um retrocesso em termos políticos . Segundo o historiador mexicano Enrique Krazue podem ressurgir quatro paradigmas que no passado serviram de obstáculo ao desenvolvimento que são o populismo, o militarismo , as ideologias revolucionárias e o modelo de economia fechada e estatizante . O maior expoente desta virada para trás é o presidente Venezuela Hugo Chávez. Podem seguir na mesma linha Evo Morales na Bolívia , Danieo Ortega na Nicarágua , Ollanta Humala no Peru e Rafael Correa no Equador .

“Como disse no começo desta crônica, o PT é um partido em mutação, juntamente com a figura de seu líder, que trocou o radicalismo de palavra pela prática populista sem que nem um nem outro queiram assumir isso, por razões óbvias.” (Ferreira Gullar, Folha de S.Paulo, 25.02.2007.)

“A crise deflagrada pela dupla populista Chaves-Morales foi uma tragédia fartamente anunciada, mas pegou de surpresa o governo brasileiro. Pior foi a acusação de sermos imperialistas, quando já investimos pesadamente para viabilizar o projeto de exploração [do petróleo e do gás natural]. E, até o último arranque nos preços do petróleo, os valores pagos pelo gás boliviano eram bem superiores aos do mercado mundial . “(Carlos Frederico Hackerott e Pedro Andréa Krepel, O Globo, 17.06.2006.)



Segundo o nicaragüense Sérgio Ramírez,um dos líderes da Revolução Sandinista e que abandonou a política em 1996 para se dedicar à literatura , “quando alguém fica muito tempo no poder , se deteriora . A corrupção e o nepotismo correm soltos , como acontece na Nicarágua e na Venezuela . “ Para ele Hugo Chávez, Evo Morales e Rafael Correa são presidentes que se elegeram não para governar o país através da democracia , mas para criar um novo tipo de poder , que arrase o anterior e estabeleça as bases de um projeto de longo prazo com espaço para um único governante – eles próprios . Gente como Chávez e Morales acredita estar á frente de um projeto messiânico . ( Veja, 18.06.2008 , p. 90 ) .



Segundo o economista James Roberts, coordenador do índice de liberdade econômica da Heritage Foundation “quando analisamos o continente americano como um todo , percebemos que a liberdade econômica está diminuindo . A culpa é claramente da América Latina . A região está dividida . de um lado estão governos baseados em uma democracia mais profunda , que estimula o livre mercado e traz prosperidade para a população . É o caso do Chile , que aparece em oitavo lugar no ranking mundial , à frente da Suíça e da Inglaterra . De outro estão governos populistas que vendem fórmulas desgastadas do passado . A Venezuela está entre os dez países mais repressivos , à frente apenas de notáveis ditaduras como a de Robert Mugabe , no Zimbábue , ou a de Kim Jong Il , na Coréia do Norte . Desde que ganhou as eleições, Chávez promove um intenso ataque ao sistema privado . Muitos empresários pararam a produção porque não conseguem mais obter lucros . ( Veja, 3.9.2008, p. 21) .



Para Rubens Martinez Dalmau, professor de direito constitucional da Universidade de Valência e ex-assessor das Assembléias Constitucionais da Venezuela , Bolívia e Equador , “ as três Constituições formam parte de uma corrente conhecida como o ‘novo constitucionalismo latino-americano’. As Constituições estabelecem instituições paralelas de controle baseadas na participação popular , como o Poder Cidadão ou ‘Quinto Poder ‘ como ficou conhecido no Equador . As Constituições outorgam um poder claro à sociedade civil organizada, por exemplo na eleição de determinadas autoridades , sobre as quais já não é o presidente da República quem decide, ou a luta contra a corrupção . O que se faz é recompor a distribuição do poder público , fortalecendo a organização popular, ainda que isso implique uns mandatos mais longos para outros cargos “ . ( F S P , 1.3.2009, p. A-21) .



Para Francis Fukuyama “ além da crise atual, há inúmeros obstáculos na América Latina . Talvez o principal deles seja a atuação de um grupo de dirigentes populistas , que se opõem a qualquer iniciativa americana . Eles vivem da ilusão de que essas mudanças produzirão justiça social , mas elas são propostas por líderes populistas cujo único objetivo é aumentar o poder do Executivo. Justificam isso com programas sociais de redistribuição de renda que retiram direitos da elite e os repassam aos excluídos . É uma tendência perigosa . se for para fazer redistribuição , que se faça com o consenso de toda a sociedade . Se não houver um consenso na sociedade para que essas mudanças ocorram , haverá uma polarização cada vez maior entre direita e esquerda” ( Veja, 15.04.2009, p. 20) .



O ENFRAQUECIMENTO DA DEMOCRACIA



O equatoriano Rafael Correa e o boliviano Evo Morales alteraram a Constituição de seus paises para abrir a possibilidade de se perpetuarem no poder . O argentino Nestor Kirchner usou a artimanha de eleger a esposa Cristina . O venezuelano Hugo Chaves obteve em referendo, realizado em fevereiro de 2009 , o direito de se reeleger indefinidamente . Em maio de 2009 , o senado equatoriano aprovou proposta de plebiscito sobre o direito do presidente Álvaro Uribe se candidatar a um terceiro mandato em 2010 .

A reeleição consecutiva é a fronteira que separa o autoritarismo populista , dos regimes democráticos . ( Veja, 27.05.2009, p. 145)



Perspectivas para 2020



Segundo estudos do NIC Conselho Nacional de Inteligência , financiado pelo governo americano , fazendo uma análise da perspectiva de evolução até 2020 a AL não conseguirá diminuir a pobreza e a desigualdade , o que impedirá o desenvolvimento., A China aumentará sua presença na região , o México será o principal parceiro comercial dos EUA , o futuro de Cuba dependerá de quando Fidel Castro morrer ou deixar o cargo os Andes continuarão com uma forte presença de narcotraficantes , Argentina se recuperará do colapso econômico , mas não voltará a ser como antes e o Brasil não conseguirá se firmar como líder regional , nem se desenvolver plenamente . ( F S P 11.01.2004, p. A-18) .



ALIANÇA PARA O PROGRESSO



O programa foi lançado em 1961 no governo John Kennedy e definia uma política americana para a região, mediante o estabelecimento de um plano decenal de desenvolvimento , com recursos americanos , estudos para diminuir as flutuações nos preços dos produtos primários , integração regional e planejamento educacional. Com a modernização esperava-se diminuir o perigo esquerdista na região .



GRUPO DE CONTADORA



Foi formado em janeiro de 1983 pelos chanceleres da Colômbia, México, Panamá e Venezuela para encontrar uma saída pacífica para a América Central , ameaçada pelo surgimento de novos regimes socialistas em Nicarágua e El Salvador , aos quais os EUA se opunham totalmente .

O grupo declarou-se contra a ingerência estrangeira , defendendo uma solução negociada para os conflitos e irritando o governo Reagan que não aceitavam a possibilidade de continuidade dos sandinistas na Nicarágua .

A posição do grupo fortalece-se com a adesão em 1985 de Argentina, Brasil , Uruguai e Peru e a posição americana enfraqueceu-se com o escândalo Irã-Contras .



MERCOSUL



Em 1991 , Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai firmaram o Tratado de Assunção e criaram o Mercado Comum do Sul – Mercosul , bloco econômico que cria uma área de livre comércio na região. O Chile e a Bolívia posteriormente tornaram-se membros associados.



IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO



Com a finalidade de permitir uma visualização do nível atual entre de desenvolvimento social entre os diferentes países analisados , é citado o Índice de Desenvolvimento Humano , indicador elaborado pela ONU e que mede a qualidade de vida das pessoas em 174 países do mundo.

O IDH procura medir não apenas a dimensão econômica do país , mas também indicadores de qualidade de vida . O indicador leva em consideração o PIB per capita , o grau de saúde através da esperança de vida ao nascer e o nível educacional através das matrículas e alfabetização. Os três fatores tem o mesmo peso no cálculo do índice que varia de zero a um . De 0,800 a 1,000 é considerado alto IDH , de 0,500 a 0,699 Médio e abaixo de 0,499 Baixo.

Para efeito de comparação em 1998 o Brasil apresentou IDH de 0,747 , posicionando-se em 74. Lugar . O país com maior índice de IDH é o Canadá com 0,935 e em segundo lugar a Noruega com 0,934.



PROGRAMAS SOCIAIS



Segundo o informe “ Panorama Social da América Latina 2007” , publicado pela CEPAL , cerca de 15 milhões de latino-americanos saíram da pobreza e outros 10 milhões deixaram a indigência em 2007 . O principal motivo desta ascensão foi a alta sustentável do crescimento econômico entre 2003 e 2007 e os programas sociais como o Bolsa Família no Brasil . Pela primeira vez desde 1990 o número de pobres caiu para 190 milhões , cerca de 35,1% da população da região , enquanto em 1980 o número de pobres era de 136 milhões , 40,5% da população .Em 2007 , 71 milhões estão na miséria . ( F S P , 17.11.2007 , p. B-7) .

Pobreza e Indigência na América Latina , em % da população

1980 1990 1997 1999 2002 2005 2006 2007

P 18,6 22,5 19,0 18,5 19,4 15,4 13,4 12,7

I 21,9 25,8 24,5 25,3 24,6 24,4 23,1 22,4

Fonte : Cepal



O Brasil entre 2001 e 2006 conseguiu reduzir em 6 milhões o número de indigentes e Chile, Equador e México têm conseguido cumprir as metas da ONU . Já El Salvador conseguiu atingir apenas 25% do objetivo .



A CEPAL conclui que a região se encontra bem encaminhada no compromisso de reduzir até 2015 à metade a pobreza extrema registrada em 1990 , tendo cumprido 87% do objetivo até 2007 .



POLÍTICA DOS EUA PARA A AL



Segundo estudo “relações EUA-América Latina – Uma nova diretriz para uma nova realidade”, produzido por um painel de especialistas coordenado pelo Council on Ferign Relations , com sede em Washington , nos últimos 20 anos a América Latina mudou : houve crescimento , com relativa estabilidade econômica , e a região tornou-se importante fornecedora de energia , minérios e alimentos , aumentando seus laços com a Europe a a Ásia em especial .



Por esta razão , “ se houve uma era de hegemonia dos EUA na América Latina , ela acabou “ , e a nova conjuntura exige dos americanos uma reformulação de sua política para a região , que passa pela aprovação de uma abrangente reforma imigratória , e pela redução , , e até eliminação , dos subsídios ao setor agrícola e das tarifas ao álcool brasileiro .

O documento recomenda a aprovação de uma reforma migratória, sem expulsão de ilegais , com ajustes no programa de estrangeiros e incentivo a programas temporários .



Na política antidrogas apóia a continuação do Plano Colômbia e aprovação da iniciativa Mérida ( México e América Central ) , com ênfase em programas de alternativa econômica .Recomenda integração de inteligência e a controvertida participação de militares no combate ao narcotráfico .



Recomenda a aprovação dos tratados de livre comércio com Colômbia e Panamá e a redução e até eliminação de subsídios para produtos agrícolas , incluindo taxas ao álcool brasileiro .

Recomenda atenção aos movimentos de Chávez , mas parcimônia ao responder ao venezuelano . Critica embaixadas na Bolívia e na Nicarágua , cuja atuação é vista como “ intromissão” em assuntos internos .



Com relação a Cuba recomenda a eliminação de novas sanções criadas nos anos 1990 e 2000 , com o objetivo de acabar no futuro com o embargo . ( F S P , 15.05.2008 , p. A-16) .



O documento foi coordenado por Charlene Barshfsky , ex-representante de Comércio dos EUA e teve a participação entre outros , do general James T. Hill , que foi chefe do Comando Sul das Forças Armadas americanas .



AMÉRICA LATINA E BARAK OBAMA



“Nós perdemos o foco na América Latina - o total de nossa ajuda externa à América Latina é de US$ 2,7 bilhões , mais ou menos o mesmo que nós gastamos no Iraque em uma semana ... não é surpresa que pessoas como Hugo Chávez e países como a China se movimentem para preencher esse vácuo , porque nós estamos negligenciando a região” , disse Obama .



Hillary Clinton, secretária de Estado , em reunião com a cúpula diplomática americana chamou de “muito perturbadoras” as relações que Irã , China e Rússia , mantém com Venezuela , Nicarágua , Bolívia e Equador . “Esse é um mundo multipolar onde estamos competindo por atenção e relações com pelo menos os russos , os chineses e os iranianos , e não acho que seja do nosso interesse dar as costas para países que estão no nosso hemisfério “ . Os três países buscam reforçar sua presença com a abertura de novas embaixadas na região . O Irã está construindo uma megarrepresentação na Nicarágua .



Hillary afirmou que a política de Bush foi contraprodutiva e permitiu que líderes de esquerda , como Chávez, Moralez e Daniel Ortega – promovessem o sentimento anti-EUA e abrissem as portas para Irã , China e Rússia . Para ela a tática de Bush de isolar alguns governos latino-americanos e transformá-los em” inimigos internacionais “ não funcionou . “Vamos ver agora quais abordagens podem funcionar “ . ( F S P , 2.5.2009, p. A-14)



ISENÇÃO TARIFÁRIA NOS EUA



O Congresso americano aprovou em 3 de outubro de 2008 a extensão de um programa de isenção tarifária que incentiva exportações dos países andinos ao mercado americano . Colômbia e Peru terão o benefício prorrogado por um ano . Equador e Bolívia por seis meses . A Bolívia pode perder a preferência antes mesmo de entrar em vigor o novo prazo , pois a aprovação não paralisa o processo de suspensão do país do programa iniciado por Washington a uma semana , devido a falhas no combate ao tráfico .( F S P , 3.10.2008, p. A-14) .





AUTONOMIA INDÍGENA



“Há países com mais de 60% da população constituída por índios, como Bolívia e Guatemala. E há um país como México, que está ao redor de 12%. Dependendo das condições, não há sentido pleitear essa autonomia [de estados indígenas na América], especialmente se ela ficar submetida a governos que não estão interessados em repassar recursos para o desenvolvimento dessas populações. Há setores do zapatismo e do movimento indígena boliviano que de fato pleiteiam a autonomia, mas ao mesmo tempo estão buscando integrar-se. É importante diferenciar movimentos que buscam maior inserção dos indígenas no mundo globalizado,de movimentos extremados, fundamentalistas,que querem a autonomia a qualquer preço, mesmo que ela venha isolar ainda mais os indígenas “. Nestor García Canclini, em entrevista a O Estado de São Paulo, 2 de julho de 2007 , in http://txt.estado.com.br/suplementos/ ali/2006/07/02/ali-1.93.19.20060702.4.1.xml



A PRESENÇA RUSSA NA AMÉRICA DO SUL



Em 25 de setembro de 2008 Chávez realizou sua segunda visita oficial à Rússia em apenas dois meses e Vladimir Putin disse que a Rússia está disposta a desenvolver um programa de energia nuclear pacífico com a Venezuela e estreitar a cooperação nas áreas energética , militar e tecnológica . Rússia e Venezuela anunciaram um consórcio entre a Gazpron russa e a PDVSA venezuelana e a Gazpron irá perfurar petróleo no golfo da Venezuela já em fins de outubro de 2008 .



Moscou ainda irá liberar US$ 1 bilhão em financiamento para a compra de armamentos russos , que se somam aos US$ 4,4 bilhões já gastos por Chávez desde 2005 , com aquisição de aviões e helicópteros russos e 100 mil fuzis Kalashinikov . Cogita-se também na criação de um banco binacional . ( F S P , 26.09.2008, p. A-16) .



A ação russa é mais uma medida do Kremlin para desafiar os EUA e mais um passo na escalada recíproca de deterioração na relação entre os dois países desde o rápido conflito entre Rússia e Geórgia , no início de agosto de 2008 .

A Rússia se aproxima da Nicarágua que foi um dos poucos países do mundo a reconhecer a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia . A Gazpron promete investir na Bolívia e se propõe inclusive a ajudar no combate ás drogas . Um acordo de cooperação militar entre Rússia e Equador está pronto para ser assinado .

Uma igreja ortodoxa russa , a Nossa Senhora de Kazan, foi inaugurada em outubro de 2008 no bairro histórico de Havana Velha em Cuba . (F S P, 26.10.2008 , p. A-20) .





AMÉRICA LATINA PÓS 45 TESTES



1. FUVEST SP – Os governos de Getúlio Vargas (1930-45 ; 1951-54) , no Brasil; de Juan Domingo Perón (1946-55) , na Argentina ; de Victor Paz Estensoro (1952-56, 1960/64) , na Bolívia e de Lázaro Cárdenas (1934-40) , no México , forma alguns dos mais significativos exemplos do populismo latino-americano que se caracterizou , notadamente

a) pela aliança com as oligarquias rurais na luta contra os movimentos de caráter socialista

b) pelo predomínio político do setor agrário exportador em detrimento do setor industrial

c) pelo nacionalismo e pela intervenção do Estado na economia, priorizando o setor industrial

d) por propostas radicais de mudanças nas estruturas socio-econômicas , em oposição ao capitalismo internacional

e) por ter concedido ás multinacionais papel estratégico nos setores agrário e industrial .



2. UNESP 1998 – “Para a grande parte da América Latina, o período que começa em 1944 , 1945, ou 1946, dependendo do país em questão (...) caracterizou-se por três fenômenos distintos , mas inter-relacionados : democratização, tendência à esquerda e militância trabalhista” ( Leslie Bethel e Ian Roxborough , org. América Latina ) . O principal fator externo , responsável por essa nova situação foi a

a) ação norte-americana , através do “corolário Roosevelt”

b) ação dos países componentes do Eixo

c) ação da doutrina americana do “Destino Manifesto”

d) militância das esquerdas latino-americanas

e) vitória dos aliados na 2a Guerra Mundial



3. UNESP 1999 Um dos fatos mais importantes destes anos da década de 70, foi, sem dúvida uma tragédia : a insurreição militar que em 11 de setembro de 1973 derrubou o governo democrático de Salvador Allende e mergulhou o Chile num banho de sangue “ (Eduardo Galeano , As veias abertas da América Latina) . Este acontecimento relaciona-se

a) aos golpes de Estado promovidos pelos militares em países latino-americanos com apoio dos EUA , na defesa de seus privilégios econômicos no Continente

b) ao projeto de intervenção latino americana promovido pela OEA, que possuía o direito de intervenção nos países onde os governos favorecessem a interferência norte-americana na economia

c) a política de militarização dos países da América Latina , que visava promover a integração econômica por intermédio da ALALC e impedir a internacionalização socialista de Cuba

d) à política de direitos humanos dos EUA que auxiliava os setores militares latino-americanos a incrementar a indústria nacional e promover reformas sociais nas áreas mais carentes do continente

e) às ditaduras militares impostas por intermédio de golpes de Estado em países latino-americanos que visavam impedir a interferência de potências estrangeiras e nacionalizar a economia



4. A posição dos EUA em relação à situação política na Nicarágua com o governo Sandinista

a) foi de auxílio ao seu programa social , em especial quanto ao desenvolvimento cultural e científico

b) apoiou o FMI para garantir o desenvolvimento econômico do país , principalmente no tocante à energia nuclear

c) foi de oposição, inclusive financiando os contra revolucionários com homens e armas , alegando ser o governo sandinista , anti-democrático

d) foi de não se intrometer na política daquela Nação e das demais da América Latina por ser uma região pobre e sem atrativos para essa potência capitalista

e) foi de total apoio, sendo que os únicos contrários são os políticos do partido Democrata .



5. SANTA CASA - A revolução cubana de 1959 , na opinião de alguns autores tinha como um de seus objetivos

a) por fim ao arrendamento da base militar de Guantânamo, iniciado em 1903

b) revogar a Emenda Platt , que reconhecia a intervenção dos EUA

c) por fim á dominação neo-colonialista, introduzindo mudanças sociais

d) garantir a posse de Osvaldo Dorticós na presidência da República

e) impedir a consolidação do movimento direitista , iniciado na Baía dos Porcos.



6. Após ser alvo de uma colonização de exploração , seguindo-se uma independência política dirigida pelas elites proprietárias que pouco alteraram sua estrutura política econômica no século XX , a América Latina viveu o fenômeno do populismo , sendo suas figuras máximas Peron , Vargas , Cárdenas, Paz Estensoro . Assinale , nas alternativas abaixo as causas e traços desse fenômeno

a) O populismo surgiu da crise do Estado Oligárquico e teve como forças de apoio as camadas médias e populares urbanas , ligadas à industrialização

b) O Estado populista nasceu do forte apoio dos setores oligárquicos, contrários à industrialização

c) Defendendo o capital estrangeiro e contrário ao intervencionismo , apareceu na década de trinta , o Estado populista

d) A defesa do liberalismo e da economia agrária explica o surgimento do Estado populista , alheio às questões sociais e à modernização econômica

e) Combatido por militares e camadas populares , apoiado pelos setores burgueses ligados ao capital estrangeiro, teve origem o populismo latino-americano.



7. FGV 1978 – Com a deposição de Fulgêncio Batista , em 1959, Cuba sofreu uma série de transformações econômicas, sociais e políticas . Dentre as principais alterações , podemos destacar

a) reforma agrária , privatização dos serviços de transportes coletivos, fixação de rígidos mecanismos alfandegários e a instauração de um regime político pluripartidário

b) reforma agrária, estabelecimento de relações comerciais com vários países europeus, estatização global dos serviços de taxi e a privatização completa dos restaurantes e casas de diversão

c) reforma agrária, lei da reforma urbana, privatização global das indústrias de transformação e o maciço investimento estatal na instalação de indústrias automobilísticas

d) reforma agrária, estatização da indústria privada, reforma global dos serviços de saúde e a mobilização em torno da erradicação do analfabetismo

e) reforma agrária, estabilização da indústria privada, estabelecimento de uma rede privada de hotéis e hospedarias e a fixação de várias e diferentes faixas salariais.



8. MARINGÁ 1998 – Desde o século XIX , a hegemonia sobre a América Latina foi disputada pelos EUA e pelos países europeus . Os ingleses predominaram até a 1a Guerra Mundial. Em seguida, os EUA consolidaram sua hegemonia, a partir da 2a Guerra Mundial . Com relação às intervenções americanas e européias nos países da América Latina , assinale o que for correto

01 – A Guerra do Chaco , entre Paraguai e Bolívia , ocorrida no período de 1928-1935 , foi motivada pela disputa da região do Chaco , rica em reservas de petróleo e fomentada pelos grandes trustes petrolíferos internacionais . Após vencer a guerra , o governo do Paraguai entregou o direito de prospecção do petróleo para a multinacional Standary Oil , que cimentou os poços, alegando que ali não havia petróleo

02 – Inaugurado em 1914 , o Canal do Panamá é uma concessão de terras de 16 quilômetros de largura feita aos EUA até o ano 2.000 . essa concessão divide o Panamá ao meio, e evidencia a presença imperialista norte-americana na região , desde o início do século

04 – os Estados americanos do Texas, Arizona, Califórnia , Novo México, Utah, Nevada e Colorado pertenciam ao México e foram anexados aos EUA em 1848 , após o final da guerra entre esses dois países , vencida pelos EUA

08 – os EUA ,que nunca concordaram com a revolução socialista implantada em Cuba , impuseram-lhe um bloqueio econômico que só foi suspenso recentemente , a pedido do Papa João Paulo II , quando este visitou a ilha de Fidel em 1998

16 – Em 1982, o Gal Leopoldo Galtieri , presidente militar da Argentina , iniciou a Guerra das Malvinas . Após um ano de combates , os ingleses, então apoiados pelos EUA, foram expulsos , definitivamente , do arquipélago das Malvinas, pelos argentinos.



9. UNAERP SP – Dos países socialistas que aderiram às reformas desencadeadas pela Perestroika de Gorbatchev, apenas um deles vem mantendo-se rigidamente fiel à ortodoxia marxista-leninista , onde seu líder político tenta sozinho abarcar o projeto de uma sociedade socialista

a) Polônia b) Hungria c) Cuba d) Romênia e) Bulgária

10. UEL 2000 – No que se refere à história de Cuba , considere as seguintes afirmativas:

I – Após sua independência , Cuba tornou-se um protetorado norte-americano . Os Estados Unidos , além de controlarem a produção e a exportação açucareira , proibiram que Cuba assinasse tratado de comércio com outras nações sem sua permissão ;

II – No início dos anos 50, Fulgêncio Batista , apoiado pelos EUA , deu um golpe de estado e implantou uma ditadura que se caracterizou pela violência e pela ampliação de concessões aos capitais norte-americanos

III – Em 1959 , Fidel Castro, Ernesto Che Guevara , Raul Castro e Camilo Cienfuegos lideraram um movimento revolucionário em Cuba, promovendo a reforma agrária e urbana e dando início ao estreitamento de relações políticas , econômicas e militares com a URSS e outros países socialistas.

IV – Desde a vitória do socialismo em Cuba, o país entrou em constantes atritos com os Estados Unidos, sendo a tentativa de invasão da Baía dos Porcos o exemplo mais conhecido .

V – Devido a constantes atritos militares e diplomáticos com países do movimento dos não alinhados , a experiência revolucionária cubana restringiu-se á própria ilha .

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I,II e V são corretas

b) Apenas as afirmativas II,III IV e V são corretas

c) Apenas as afirmativas I,II,III e IV são corretas

d) Apenas as afirmativas I,II , IV e V são corretas

Todas as afirmativas são corretas .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui