Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62309 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20047)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6218)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VIRTUDES -- 21/06/2000 - 21:53 (IVANILDO PORFÍRIO DA CRUZ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VIRTUDES

Ivanildo Cruz





O médico Helio Holperin procura confirmar a ligação entre corpo e mente, quando diz: "Percebemos que existe uma relação íntima entre a doença, que é um comportamento celular, e o comportamento humano, que é reflexo do nivel de consciência de quem adoece." Demorou, mas a medicina já admite o que se chama doença psicossomática (corpo e mente interligados).

A afirmativa do doutor Helio está contida no seu livro "A Cura pelas Virtudes", que me chega às mãos por gentileza da yoguine Olga Lucena Cavalcanti (do Recife). Observando casos clínicos durante quinze anos, o autor desenvolveu uma teoria que permite ao homem enfrentar seus conflitos "com base na compreensão das Verdades Universais." Acresenta: "Essa técnica possibilita que cada um busque dentro de si as virtudes curativas." Esclarece ainda que o sofrimento causado pelas doenças faz o doente encontrar e desenvolver as suas virtudes. A seguir comenta sobre os vários planos da existência nos quais a consciência se manifesta. Acredita que o caminho de ampliação da consciência pode ser prazeroso, apesar do sofrimento encontrado na trajetória.

O capítulo seguinte do livro em referência é dedicado às "Atitudes e Correspondências Orgânicas", quando o autor relaciona as atitudes que prejudicam ou favorecem o funcionamento dos órgãos do corpo.

Pele - Atitudes prejudiciais: orgulho, vaidade, rigidez, insegurança, desonestidade e discriminação. "A discriminação é prejudicial, pois estimula a separatividade e predispõe ao orgulho. A pele precisa de coesão e humildade."

Atitudes favoráveis: humildade, flexibilidade, segurança, integridade e tratamento de todas as pessoas sem discriminação.

Aparelho Gastrointestinal - Atitudes prejudiciais: ressentimentos, mágoas, vinganças ou desforras. Dificuldade de aprender e aceitar as lições da vida. Rigidez e intolerância. Insatisfação com a vida. Pessimismo.

Atitudes favoráveis: compreensão e compaixão. Interpretação positiva de todas as vivências mesmo que sejam aparentemente negativas. Otimismo.

O intestino precisa absorver e transformar nutrientes. Para estimulá-lo, precisamos conviver fraternalmente com todos os que estão ao nosso redor.

Rins e Vias Urinárias - Atitudes prejudiciais: mentira, falsidade e hipocrisia.

Atitudes favorecedoras: honestidade, sinceridade e integridade.

"O rim requer uma conduta "limpa", uma vez que esse órgão é responsável pela limpeza do sangue do corpo. A integridade moral e a ética garantem o bom funcionamento dos rins."

O Dr. Helio relaciona as causas dos transtornos em diversas outras partes do corpo, a saber: músculo esquelético, ossos e articulações, pulmão e vias respiratórias, coração e vasos sanguíneos, sangue, sistema imunológico, fígado, glândulas endócrinas, sistema nervoso e outras mais. Ele é também autor de outro livro: "A Vida Dentro de Nós".



9/5/00







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui