Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62242 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5439)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6196)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTA AOS AMIGOS BRENNO KENJI E ANDY -- 07/04/2001 - 12:17 (Eustáquio Mário Ribeiro Braga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Queridos Amigos Brenno e Andy,

Infelizmente, já havia saído do cantinho quando a mensagem fora enviada. Mesmo assim fiquei super contente com o comentário do amigo Andy, pessoa que admiro e poeta que tenho gosto em ler.

Saiba, Andy, que também gosto quando consigo escrever mais livre e, na maioria das vezes faço desta forma, só que, às vezes, quando menos esperamos o vício antigo de ficar rimando faz-nos a escrever num padrão que, nem mesmo a gente se dá conta que está fazendo. Mas, como escrevo muito e tento desenvolver vários trabalhos em diversos estilos distintos acabo por demorar a acertar com um determinado estilo e, a rapidez que urge a internet e os meus afazeres, nem sempre tenho tempo de deixar uma obra ficar incubando. O seu comentário foi salutar, pois assim sei o que mais agrada a quem quero agradar, que são os amigos poetas... Valeu amigão, pois adoro os seus escritos em qualquer estilo...

Brenno, A minha saída do cantinho já fora desenhada há alguns meses. A minha aversão a regras e a admoestações gratuitas fez do espaço incompatível com a minha filosofia de vida (pessoal e poética). Tentei ser honesto e franco para com todos, mas com o devido respeito e disciplina. Não obstante, quando você se torna uma pessoa polêmica fica marginalizada entre os componentes de um grupo e, isto provoca uma execração à sua obra, pois muitos deixam de te ler e manter uma relação de amizade-poética devido as diferenças. Todos temos pontos de divergência e convergência, mas daí a levar pelo lado pessoal é outra coisa. Como prezo a liberdade, respeito a liberdade alheia e convivo bem com as diferenças. Mas, se minha obra for prejudicada pelo pensar e ações do autor acaba por tornar o ambiente desagradável. Quando alguns membros se dispõem a fazer trabalhos em parcerias deveria respeitar o trabalho alheio e, num determinado momento, mesmo que hajam conflitos estes devem ser debatidos, e não ficar simplesmente esfregando regras na sua cara. Se alguém quer discutir que o faça em alto nível e às claras, sem indiretas e sem tom professoral. Já estudei e entendo muito de regras de métrica, porém não tenho tempo de ficar analisando nem as minhas, imagine as dos outros. No cantinho as pessoas esquecem facilmente o que você foi, o que você representou ou representa para o grupo. Lá como em qualquer lugar existem suas panelinhas, seus grupinhos, seus protegidos, aqueles que são assim ou assado, que são irretocáveis. Mas, isto deu para notar que estas mesmas pessoas são uma unanimidade no meio poético virtual. Então, se tiver uma homenagem, um concurso, são os mesmo os premiados, os jurados, etc, etc, etc... Cansei de tudo isto, sem contar a falta de companheirismo e de respeito a quem sempre respeitou a todos. Tentei antes de sair expor isto ao Marc, e fiz alguns questionamentos a ele, em pvt, também sobre a razão da falta de apoio e divulgação de quem sempre divulgou o cantinho e todas as páginas do cantinho. Indaguei o porquê da não publicação da minha página no new lester, como o fazem com tantos que nem pertencem ao cantinho... Perguntei o porquê da minha biografia nunca ser publicada na página do cantinho. Sei que uma vez recebi um e-mail dizendo que já estava publicada, mas nunca consegui acessar, e procuro e procuro e não vejo nada lá. Claro que tenho que agradecer por ter me permitido estar em algumas publicações do Laboratório Temático, mas também participei de outros que o meu trabalho ficou de fora. As vezes, sem querer, acabava por enviar alguma mensagem publicitária, fazendo referência ou a terceiros ou de alguma obra minha em concursos, fato este que provocava logo uma mensagem admoestativa, mas sem direcionamento ou sem querer saber a razão do envio. Acontece que, às vezes, fazemos nossa mensagem e a enviamos de forma dinâmica e esquecemos de retirar os endereços de possíveis locais onde possam ter outro candidato, mas isto não quer dizer que não respeitamos os demais, fazemos para nos promover ou a quem que achamos merecer por direito, mas isto é nossa opinião, não temos que ficar escolhendo destinatários. Temos tantas ocupações diárias, sem contar os problemas de conexão que, às vezes, as mensagens tem que ser enviadas rapidamente, senão cai a linha ou o servidor inspira o tempo, e depois quando voltamos não dá para fazer os mesmo procedimentos. Eu recebo mais de duzentas mensagens diárias e participo de mais de dez listas as quais sou fundador de duas e colaboro diretamente em mais duas... imagine o quanto que tenho que ser dinâmico no escrever e o quanto tenho que administrar a quem dirigir. Eu gravo em meus contatos os endereços das listas e os pessoais, mas em algumas tenho que fazer com diferentes e-mails para poder organizar melhor. Mantenho no yahoo o apenas as listas que sou owner e, as vezes me perco nos envios, fato este que nem tenho como me desculpar, pois não sei o que fiz de errado e, acho que as pessoas deveriam entender isto, pois vivo recebendo mensagens equivocadas e quando não as ignoro tento ajudar as pessoas. No cantinho mesmo ajudei a, pelo menos, duas pessoas a participar da coletânea ou confirmar a participação, pois a Andréa não conseguia fazer contato. Veja bem, meu amigo, o quanto me preocupo com todos. Eu teria vários outros exemplos a lhe dar aqui, mas prefiro poupá-lo do meu blá...blá...blá... que já foi por demais delongado.

Bem, quanto a voltar um dia para o cantinho fica em aberto, pois não saberei o que estarei pensando amanhã. Todavia, a minha vontade momentânea é de não mais voltar. Participarei da antologia, pois fora concebida numa época em que o cantinho era o meu "cantinho", além do respeito às ótimas amizades que fiz lá, quando no espaço imperava a amizade e o respeito ao pensar alheio e/ou ao poetar alheio.

Espero que me compreenda e que continue me considerando como um amigo especial assim como o considero, aliás, você foi um dos responsáveis pelo meu ingresso no cantinho e, me desculpe por não ter comentado nada contigo. Sou assim, mesmo uma incógnita. Detesto sair dando uma de vítima, pois não sou, tenho minhas falhas iguais a todos os outros, só que as aceito como aceito as falhas alheias. Quanto saio bravo, como já fiz em outras listas solto uma poesia de despedida e me vou. Desta vez pensei em sair à francesa e, acho que poucos notaram. Se quiser repassar esta mensagem aos meus ex-companheiros do cantinho tudo bem, mas diga que, também, em respeito a eles e ao ambiente fraterno preferi sair sem fazer maiores alardes, e a muitos continuo enviando minhas crias defeituosas em pvt, inclusive, na carta que enviei para o Marc disse que ele poderia publicar na lista, se assim quisesse, porém ele optou por não repassar e em não entender as minhas perguntas, dizendo que eu deveria fazer um questionário que ele responderia. Pelo amor de Deus: para bom entendedor, pingo é pingo e letra é letra, não me venha com essa que para bom entendedor pingo é letra... Não sou se tampar o sol com a peneira, gosto de resolver os problemas para esquecê-los no momento seguinte, mas fingir de cobra morta para dá o bote nas costas, eu não é do meu feitio. Sou político quando necessário e polido quando o meu lado emocional sobrepõem ao racional, porém aprendi com a vida, que a fogueira das vaidades impedem aos bons e bem intencionados homens de enxergarem nas entrelinhas do seu próprio pensar, por isto estarei sempre reflexivo e, tudo isto que disse daqui para trás estará sujeito a reconsiderações. Desde que eu mesmo me convença ou alguma alma caridosa me faça enxergar além do meu ego.

Não obstante, a tudo isto, quero que saiba que as portas do pensar poesias estarão sempre abertas para você, o Andy e toda aquela legião de amigos que fiz no cantinho, inclusive, muitos daqueles amigos da antiga, que saíram continuo mantendo contato pessoal e/ou na lista pensar poesias, usina de letra, etc.

Um grande abraço da Dúnia "aquele que não tem braços que o desabrace" a vocês e a todos os "amigos do cantinho"

Saudações fraternas

Eustáquio Braga
THACKYN

-----Mensagem original-----
De: Brenno Kenji [mailto:kaneyasu@elogica.com.br]
Enviada em: sábado, 7 de abril de 2001 10:18
Para: thackynn@fjp.gov.br
Assunto: Fw: [cantinho-do-poeta] Thackynn


Amigo Thackynn,

Não sei o porquê da tua saída do cantinho, mas sei que espero que voltes
logo.
Saíste mais ou menos no mesmo período (ou dia?) em que essa Mensagem do Andy
foi enviada para ti. Não sei se a chegaste a ler, mas sei que te deixaria
feliz em lê-la -- e ainda mais feliz, por ser tão verdadeira, e não ser
somente a opinião do Andy.

abraços,
Brenno

----- Original Message -----
From: "Anderson Santos"
To:
Sent: Thursday, April 05, 2001 11:33 AM
Subject: [cantinho-do-poeta] Thackynn


Eustáquio, Eustáquio.

Nunca te disse isso, talvez por acanhamento, mas esta tua poesia me obriga a
te dizer isso.

Quando escreves em versos brancos e livres, sem forçar rimas ou balanços, te
tornas sublime.

Prefiro-te assim. Livre de regras e preso apenas ao que te faz poeta.

Teus sentimentos.

este estará guardado para sempre

Anderson

> ----------
> De:
> cantinho-do-poeta@yahoogroups.com[SMTP:cantinho-do-poeta@yahoogroups.com]
> Enviada: Segunda-feira, 2 de Abril de 2001 19:32
> Para: cantinho-do-poeta@yahoogroups.com
> Assunto: [cantinho-do-poeta] Resumo 1680
>
> De: "Eustaquio"
> Assunto: LEMBRANÇAS ÚMIDAS
>
> LEMBRANÇAS ÚMIDAS
>
>
> Volto no tempo e juntos de mãos dadas
> cruzávamos esquinas
> e afogávamos nossas mágoas
> em longos goles
>
>
> E a umidade dupla
> que toalhas não secam
> e quantas noites cruzamos...
>
> Viramos esquinas e noites
> em beijos submergidos
> em internas viagens
> que pareciam não ter fim...
>
>
> Mesmo flutuantes
> tínhamos os pés nos chão
> e os corpos levitando
> em danças
> em movimentos
> em sons ininteligíveis
> na noite pequena que não nos cabia
>
> Nos vários ritmos
> da mesma melodia
> nem notávamos
> a luz do dia...
>
> O coração do poeta batia forte...
> e muitas coisas aconteciam
> quando úmidos de desejos
> acertávamos os ponteiros do coração...
>
> PABLO NYK©AHT
> 02/04/2001
>
>

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui