Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SISTEMA ANTI MÍSSES NA POLÔNIA E REPÚBLICA TCHECA -- 29/09/2009 - 16:18 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








SISTEMA ANTI MÍSSES NA POLÔNIA E REPÚBLICA TCHECA



Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2009.



Em 2007 a questão do sistema antimísseis voltou a esquentar as relações entre Rússia e EUA . O plano americano propõe a instalação até 2013 de dez interceptores na Polônia e uma estação de radar na República Tcheca , ambos ex-satélites soviéticos , oferecendo proteção a todos os aliados europeus , com exceção dos países próximos do Oriente Médio como Turquia , Grécia, Bulgária e Romênia .



Os russos não aceitam as argumentações americanas de que o sistema é voltado contra os iranianos e consideram o mesmo uma ameaça como afirmou o vice premiê russo Sergei Ivanov : “ Já que não há e não haverá mísseis balísticos intercontinentais [ iranianos] , contra quem é direcionado o sistema ? Somente contra nós “ . ( F S P 20.04.2007 , p. A-17) . Em 26 de abril e 3 de junho o presidente russo Vladimir Putin subiu o tom ao afirmar em seu último discurso anual sobre o estado da nação ao ameaçar suspender o cumprimento do Tratado sobre Forças Convencionais na Europa , CFE e em 3 de junho que “ Se o potencial nuclear norte-americano se estende no território europeu , nós devemos ter novos alvos na Europa” ... Se os americanos não desistirem do projeto, então nós nos responsabilizaremos pelas nossas medidas retaliatórias porque não fomos nós os que começamos essa nova corrida armamentista , que está fermentando na Europa . Na semana anterior a Rússia testou um novo míssil intercontinental e desde a assinatura de uma série de acordos com os EUA e países europeus na década de 1990 , não direciona seus mísseis para a Europa embora isso pouco signifique pois um míssil pode mudar de alvo em questão de minutos . ( F S P 4.6.2007 , p. A-12) .



Condoleeza Rice a Secretária de Estado americana respondeu em Oslo que “ a idéia de que dez interceptadores e uns poucos radares no Leste Europeu vão ameaçar a estratégia de defesa soviética é simplesmente ridícula “. ( F S P 27.04.2007 , p. A-12) .



Conforme assinala o analista Neil Buckley a Rússia está incomodada com o fato de o Ocidente ainda tratá-la como potência derrotada e há 15 anos vem sendo obrigada a engolir iniciativas da política externa ocidental , vendo suas objeções sendo desprezadas . Considera ter sido quebrada a promessa de que a Otan não seria ampliada na direção ao leste o que ocorreu , abrangendo alguns satélites ex-soviéticos e até as três antigas repúblicas soviéticas do Báltico . Outro motivo foi o bombardeio da Sérvia pela Otan em 1999 , visto como uma agressão injustificada que arrancou um pedaço ( Kosovo) de uma nação eslava irmã . Em 2003 os EUA passaram por cima das objeções de Moscou e outros países ao invadir o Iraque e vê como ingerência inaceitável em seu próprio quintal , o respaldo ocidental a revoluções pró-democráticas na Ucrânia e Geórgia . Por outro lado , graças aos seus imensos recursos energéticos a Rússia desfruta de uma forte recuperação econômica estando de volta como grande potência e marcando posição por causa disso em uma opção de não alinhamento , mais na linha da China ou da Índia . ( F S P 10.06.2007 , p. A-22) .



Em retaliação ao plano americano , em 14.07.2007 a Rússia anunciou que se retirava do Face – Tratado sobre as Forças Armadas Convencionais na Europa . O Tratado foi redigido em 1990 para limitar o número de blindados , peças de artilharia pesada e aeronaves de combate estacionados em território europeu . ( F S P . 15.07.2007 , p. A-20 ) . A retaliação se ampliou ainda mais em 17.08.2007, quando Putin anunciou o reinício da patrulha aérea de longa distância com bombardeios . O porta voz do Departamento de Estado Americano , Sean McCormak reagiu com ironia afirmando “ Se a Rússia sente vontade de tirar da naftalina alguns desses aviões velhos e colocá-los para voar novamente , a decisão é deles “ . ( F S P , 18.08.2007 , p. A-14) . Em novembro de 2007 entrou em vigor a suspensão e a primeira implicação prática da medida é que a Rússia não fará a troca anual de informações e documentos, sobre tropas , ( F S P , 13.12.2007 , p. A-18) . com os outros países signatários do Tratado , prevista para ocorrer em Viena.

Em outubro de 2007 , Vladimir Putin afirmou que a tensão gerada pela instalação do escudo americano antimísseis na Polônia e na República Tcheca cria uma situação parecida à crise dos mísseis soviéticos em Cuba , em 1962 . “Para nós há muita semelhança tecnológica . retiramos nossas armas do Vietnã e de Cuba , enquanto está sendo criada uma ameaça perto de nossas fronteiras “ . ( F S P , 27.10.2007 , p. A-29) .



Reunião da Otan em abril de 2008 terminou com o apoio unânime à ampliação do sistema antimísseis dos EUA na Europa Oriental .

Em 8 de julho de 2008 os EUA e a República Tcheca assinaram em Praga acordo para instalar uma base de radares no sudoeste da cidade . O acordo faz parte do plano americano de expansão do “escudo anti-mísseis” , para o Leste Europeu . Falta a ratificação do acordo por ambos os Parlamentos , pelo governo polonês e pela secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice



Em reação , o Ministério do Exterior russo disse que , se o escudo vier a ser implantado , “será forçado a abandonar a diplomacia e a adotar meios “técnico-militares” . A retórica russa busca pressionar o Parlamento tcheco , do qual depende a ratificação do acordo . A oposição é contrária ao plano e a coalizão possui apenas metade dos votos na Câmara Baixa e por isso a instalação somente será submetida à Casa após as eleições gerais de 2.010 . Pesquisas de opinião indicam que dois terços dos tchecos são contra o escudo . Partidos de oposição pedem um referendo . O projeto do escudo depende também de um acordo com a Polônia , onde seriam instalados dez interceptores de foguetes . O primeiro-ministro polonês , Donald Tusk , condicionou o tratado ao fornecimento ao pais , pelos EUA , de sistemas antimísseis de curto e médio alcances .( F S P , 9.7.2008 , p. A-16) .



Em 14 de agosto de 2008 a Polônia assinou com os EUA um pré-acordo para receber em seu território , até 2012 , dez interceptadores de mísseis como parte do “escudo” de defesa que Washington pretende instalar no Leste europeu . Os mísseis de interceptação serão instalados na base de Redzikowo , a apenas 300 km do encrave russo de Kaliningrado, no litoral do mar Báltico , e a 1.360 km de Moscou .

A iniciativa foi apressada para dar um recado a Moscou , que se opõe fortemente à medida . A Polônia recebe em troca garantias de assistência “ em caso de agressão de terceiros” e a promessa de mísseis “Patriot” , para seu sistema de defesa próprio . Segundo o americano John Rood, uma base militar americana permanente deve ser instalada no país .. ( F s P , 15.08.2008, p. A-12)



Em entrevista coletiva ao lado da chanceler alemã . Ângela Merkel, na cidade de Sochi, no litoral do Mar Negro , Medvedv disse que o escudo “mira a Federação Russa “ . Já o número dois do exército russo , Anatoli Nogovitsin disse que a decisão de Varsóvia expõe a Polônia a um ataque nuclear russo, pois a doutrina russa prevê o uso de artefatos militares “contra aliados de países que possuem armas nucleares se de alguma forma os ajudarem “ . Dmitri Rodozin , enviado de Moscou para a Otan , disse que o escudo antimísseis “ não é contra o Irã , mas contra o potencial estratégico da Rússia “. ( F S P , 16.08.2008, p. A-14) .



Em 20 de agosto foi assinado o tratado que permitirá a instalação dos lançadores . ( F S P , 21.08.2008 , p. A-14) .



Para o embaixador russo na Otan , Dimitri Rogozin , o escudo , “trata-se de uma tentativa dos Estados Unidos de criar um problema a mais em nossas fronteiras e neutralizar nossa capacidade nuclear . Por isso , é preciso buscar , de nossa parte , uma resposta a essa provocação “ ... Devemos neutralizar todos os esforços para a manutenção na Europa das linhas vermelhas ( uma fronteira estratégica traçada por Moscou após o fim da União Soviética , englobando países de sua esfera de influência” ( Veja, 24.09.2008, p. 20) .







O SISTEMA ANTI-MÍSSEIS A RESPOSTA RUSSA





Em seu primeiro discurso sobre o estado da nação, desde que assumiu em maio de 2008 , o presidente Dmitri Medvedev fez ataques frontais aos EUA e anunciou que colocará mísseis de curto alcance em Kaliningrado um enclave no mar Báltico , entre a Lituânia e a Polônia , com o objetivo de “neutralizar” , o sistema de defesa que os EUA pretendem estender ao leste Europeu, com mísseis na Polônia e radares na República Tcheca . No discurso , feito poucas horas após a confirmação da vitória de Barak Obama , Medvedev não cumprimentou o presidente eleito , limitando-se a dizer que espera que o novo governo “opte por relações completas com a Rússia” . Depois , em mensagem a Obama , afirma que as relações entre Rússia e EUA”historicamente” sempre foram um fator de estabilidade para o mundo e que está aberto a um “diálogo construtivo”( F S P , 6.11.2008 , Especial p. A-11) .



CONGELAMENTO DO SISTEMA?



Em cúpula bilateral realizada em Nice , no sul da França, os presidentes russo Dmitri Medvedev , e francês Nicolas Sarkozy , que ocupa a presidência da União Européia , concordaram em congelar a instalação de mísseis por Moscou no litoral do Báltico, e pelos EUA no Leste Europeu , até a realização de um encontro sobre segurança entre junho e julho de 2009 . O premiê tcheco , Alexandr Vondra , disse que Sarkozy não tem mandato para convocar uma paralisação da instalação do escudo americano e “A França não nos consultou “ . O acordo deixa claro o total esvaziamento de poder do presidente americano George Bush , em final de mandato . Quem deve decidir definitivamente sobre a instalação do escudo é o novo presdente Barak Obama . ( F S P , 15.11.2008 , p. A-18) .



APOIO DA OTAN



Em 3 de dezembro de 2008, reunidos em Bruxelas , os chanceleres da Otan afirmaram que o sistema antimísseis dará uma “ contribuição substancial para a proteção dos países aliados contra a ameaça dos mísseis balísticos de longo alcance” . ( F S P , 4.12.2008 , p. A-14) .





SUSPENSÃO DA INSTALAÇÃO DOS MÍSSEIS RUSSOS



Em 28 de janeiro de 2009 a Rússia , em um “gesto de boa vontade” adiou a instalação de mísseis em Kaliningrado , encrave do mar Báltico, próximo à fronteira polonesa . Igor Yurgens, assessor do presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou “ É um primeiro gesto de entendimento mútuo . Ao anunciar que fechariam Guantánamo e sairiam do Iraque em 16 meses , [os EUA] fizeram gestos. Esse é o nosso gesto . Nós esperamos que Obama articule sua posição sobre o escudo antimísseis “ .



Por sua vez , Graham Allison , diretor do Centro Belfer para Assuntos Científicos e Internacionais do Kennedy School of Government , da Universidade Harvard afirmou no Fórum Econômico Mundial , em Davos “ A ordem nuclear global não é mais estável hoje do que era a ordem financeira há um ano ou dois . Como a ordem financeira derreteu , fica implícito que artefatos nucleares podem aparecer amanhã ou depois nas mãos de grupos irregulares “ e ousou dizer que “talvez , no próximo encontro de Davos, o terrorismo tenha feito um ataque com armas biológicas ou de destruição em massa em algum lugar” . ( F S P , 29.01.2009, p. A-12) .



SOLUÇÃO PARA O SISTEMA ANTI-MÍSSEIS



Em 7 de fevereiro de 2009 o vice presidente americano , Joe Biden , disse na 45ª Conferência de Segurança de Munique que os EUA prosseguirão com o projeto de instalar um escudo anti-mísseis no Leste Europeu “ se ele se provar tecnologicamente sensato e eficiente” e o fará “ em cooperação com os parceiros da Otan e a Rússia “ . Ele disse ainda que os EUA vão revisitar as muitas áreas onde “podem e devem trabalhar em conjunto com a Rússia” . É hora de apertar o botão de reiniciar nas relações com a Rússia . “ ( F S P , 8.2.2009, p. A-21) .



No dia seguinte o vice-premiê russo sugeriu um acordo entre Rússia e EUA para instalação de um sistema conjunto de avaliação de riscos como alternativa ao escudo anti-mísseis . ( F S P , 9.2.2009, p. A-7) .

O coronel reformado e historiador americano David Gantz, ex-oficial de artilharia e inteligência militar e um dos principais especialistas mundiais na história militar da antiga URSS e da atual Rússia entende que gestos como permitir a entrada de países como a Ucrânia e a Geórgia na Otan , ou insistir em um escudo anti-mísseis sem cooperação russa , “servem apenas para acender a paranóia da Rússia , justificada pelas perdas que tiveram na Segunda Guerra ... Custou muito tempo para convencermos os soviéticos de que a Otan era uma aliança defensiva , e agora jogaram tudo isso no lixo” . ( F s P , 23.07.2009, p. A-15) .



DISTENSÃO EUA E RÚSSIA



Em 1 de abril de 2009 Obama e Medvedev se encontraram em Londres e assinaram comunicado no qual ambos se comprometem a alcançar “ um mundo livre de armas nucleares” .Foi anunciado o imediato início de conversações para renovar o Start que vence em 5 de dezembro de 2009. ( F s P , 2.4.2009, p. A-14) .



Desde 1986 , o arsenal nuclear mundial caiu de 70.000 para 27.000 ogivas . O acordo pode limitar os estoques a 1.000 ogivas cada um . Porém, os projetos bélicos de Coréia do Norte e Irã continuam a preocupar a humanidade e a redução do arsenal americano pode deixar os aliados inseguros sobre o poder dissuasório dos EUA ou até incentivar os inimigos a lances mais ousados . ( Veja, 15.04.2009, p. 67) .





ABANDONO DO ESCUDO ANTI-MÍSSEIS





Em 17 de setembro de 2009, o presidente Barak Obama anunciou que não dará continuidade ao projeto de construir um escudo anti-mísseis com bases na Polônia e na República Tcheca .

No lugar do escudo, será adotado um sistema com foco na interceptação de mísseis de curto e médio alcance . Segundo Obama , a decisão foi motivada por dois fatores . O primeiro seria a atualização dos dados de inteligência do programa de mísseis do Irã . Ao contrário do que se previa antes , o programa não teria avançado tão rapidamente na fabricação de mísseis de longo alcance, mas sim na de projéteis de curto e médio alcance , que poderia atingir Israel e países europeus .



O segundo aspecto seria o próprio avanço da tecnologia de defesa americana, que permitiria ao novo programa entrar em funcionamento mais rápido e ser mais flexível para responder a eventuais ataques.



Segundo o secretário de Defesa , Robert Gates “ Aqueles que dizem que estamos jogando fora nosso programa de Defesa na Europa, estão desinformados ou deturpando a realidade do que estamos fazendo . “ Segundo ele , a nova configuração dá maior capacidade de defesa de mísseis para as forças americanas e européias do que o programa que ele mesmo recomendou há quase três anos , quando era secretário de Defesa de Bush.



Na prática , o novo programa é dividido em quatro etapas . Até 2011 , o Pentágono vai utilizar navios Aegis equipados com interceptadores SM-3 no Mediterrâneo que estarão ligados a sensores . Isso daria aos EUA habilidade para defender infraestrutura e forças americanas na Europa .



A segunda etapa prevista para ocorrer até 2015, exigiria uma base em terra e há discussão em curso para a definição do local . A Turquia é uma das opções . Nessa etapa haveria um aumento da área coberta.



Na terceira fase, até 2018, versões maiores e mais potentes dos interceptadores permitiriam a cobertura de praticamente toda a Europa contra os mísseis de alcance menor e intermediário . Até 2020, o sistema se tornaria capaz de proteger os EUA contra mísseis de longo alcance .



A Rússia , celebrou o anúncio . O presidente Dmitri Medvedev afirmou “Apreciamos essa medida responsável do presidente americano em relação a reconhecer o nosso entendimento . Estou preparado para continuar esse diálogo . Juntos poderemos trabalhar em medidas efetivas contra os riscos da proliferação dos mísseis , eu levem em conta interesses e preocupações de todos os lados e garantam a segurança igualitária de todos os Estados da Europa”.



A chanceler alemã , Ângela Merkel disse que se tratava de “ um sinal de esperança”, para “superar os obstáculos com a Rússia “.

A decisão americana é fundamental para amenizar o clima de tensão que existia com a Rússia . O ganho de eficiência com o escudo era pequeno se comparado com o desgaste político na relação com a Rússia , por isso o ganho político-diplomático da decisão é muito grande . ( F s P , 18.09.2009, p. A-12) .



Os russos sempre argumentaram que o projeto era uma provocação , pois para interceptar mísseis iranianos faria mais sentido um escudo mais ao sul . A decisão de Obama virtualmente chancele essa análise .



Martin Conway , da Universidade de Oxford , vê o recuo a médio prazo do papel dos EUA e do da Otan que , ainda tem forte apelo graças às memórias da ocupação soviética . E não descarta a reaproximação de alguns países com a Rússia exatamente ante a tibieza da Otan.



Já para Michael Cox, da Chat,am House, mesmo mirando a Rússia , a decisão não seria tomada sem consulta aos europeus. Ele não vê surpresa , nem abandono e lembra que a população da Polônia e sobretudo da República Tcheca era contra o escudo.

Mas Zsolt Nyiri do German Marshall Fund dos EUA lembra “É muito importante que o presidente americano faça os centro-europeus entenderem que o ‘recomeço’ com a Rússia , não acontecerá às custas deles”. ( F S P , 18.09.2009, p. A-13) .



No dia seguinte , 18 de setembro , o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rsmussen , afirmou “ Acredito ser possível que Otan e Rússia mantenham nova relação muito mais produtiva no futuro . “ Sugeriu ainda interligar os sistemas de defesa entre a Otan, Washington e Moscou .

As relações entre Otan e Moscou tinham chegado ao nível mais baixo em agosto de 2008 , com a guerra relâmpago entre a Rússia e a Geórgia e a entrada da Geórgia e da Ucrânia na Otan .



Vladimir Putin , atual premiê russo disse que a decisão de Obama foi “correta e corajosa” ,mas cobrou que leve a outras , como o fim de restrições comerciais e à transferência de tecnologia . ( F S P , 19.09.2009 , p. A-17) .



Em 19 de setembro o governo russo anunciou que não pretende mais posicionar mísseis no encrave de Kaliningrado , território russo situado entre a Polônia e a Lituânia . A instalação era uma retaliação à instalação de bases americanas na Polônia e na República Tcheca . ( F S P , 20.09.2009, p. A-17) .



Ian Lesser , analista sênior do centro de estudos transatlânticos German Marshall Fund afirma que “ o plano de Bush era desnecessariamente provocador em relação á Rússia .”Para ele “ primeiro você tem de ver que este é um governo que enfrenta problemas domésticos muito grandes : a crise econômica, a reforma do sistema de saúde e outras coisas . A atenção não pode ser demovida para a política externa . Algumas coisas são inevitáveis – Otan, Rússia , China, Irã, processo de paz no Oriente Médio , Afeganistão, são questões sobre as quais este governo precisa ter uma política . Mas em outros aspectos eles vão buscar relações políticas mais estáveis tanto com aliados , quanto com países com os quais há fricção como a Rússia e a China . Acho que eles estão tentando soar como provocadores . Eles estão querendo uma política externa de baixo custo de manutenção . Mas não se trata de isolacionismo , eles só querem relações mais estáveis”. ( F S P , 21.09.2009, p. A-13) .







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui