Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL - QUESTÕES DE VESTIBULARES - JULHO 2009 -- 01/10/2009 - 07:58 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA MEDIEVAL – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2009 .



COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



1 UNESP JULHO 2009 ISLÃ

Num momento em que o Império Romano do Ocidente havia desmoronado e os Impérios Bizantino e Persa se esfacelavam, os árabes expandiram consideravelmente seus domínios. Em menos de 100 anos o Islã era a religião de toda a costa sul e leste do Mediterrâneo, além de ter se espalhado para a Pérsia, até o vale do Indo, e para a Península Ibérica.

(Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, História para o Ensino Médio)

No contexto de tantas conquistas, a civilização árabe

a) sintetizou criativamente as tradições culturais árabe, bizantina, persa, indiana e grega.

b) rejeitou as contribuições culturais originadas de povos que professassem outras crenças.

c) submeteu pelas armas os povos conquistados e impôs o deslocamento forcado das populações escravizadas.

d) perseguiu implacavelmente os judeus, levando a sua dispersão pelos territórios da Europa do leste.

e) desprezou os ofícios ligados as artes, as ciências e a filosofia relegados aos povos conquistados.





2 FGV 2009 ADMINISTRAÇÃO ISLAMISMO



A religião muçulmana e a civilização islâmica surgiram na península Arábica no século VII e propagaram-se rapidamente pelo Oriente Médio e norte da África. A esse respeito e correto afirmar que:

a) apesar das influencias judaicas e cristas, a religião muçulmana diferenciou-se pelo seu monoteísmo flexível que permitiu o culto animista e a aceitação de entidades míticas.

b) apesar de assentado na religião, o Estão estabeleceu, desde o século VII, a separação entre os poderes religiosos e laicos, permitindo o seu acentuado desenvolvimento cientifico e cultural.

c) o Corão, o livro sagrado da religião muçulmana, é a compilação das revelações divinas feitas a diversos profetas e dos relatos da vida de Maomé escritos por seus seguidores.

d) a divisão entre xiitas e sunitas ocorreu ainda no século VII, devido a suspeita do envolvimento do califa Ali no assassinato de seu antecessor Otma, o que representou o primeiro grande conflito interno muçulmano.

e) em virtude do seu acirrado dogmatismo religioso, a cultura islâmica manteve-se completamente imune a influencias culturais em seu processo de expansão, nos séculos VII e VIII.





3. UNESP JULHO 2009 SOCIEDADE FEUDAL



O sistema feudal, em última análise, repousava sobre uma organização que, em troca da proteção, freqüentemente ilusória, deixava as camadas de trabalhadores à mercê das camadas parasitárias, e concedia a terra não a quem a cultivava, mas aos capazes de dela se apoderarem.

(P. Boissonade, Vida e trabalho na Europa medieval. apud Leo Huberman, História da Riqueza do Homem)

Explique a estrutura da sociedade feudal, destacando as relações econômicas e as relações de poder entre as diferentes camadas que dela faziam parte.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui