Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIREITOS E DEVERES -- 01/10/2009 - 16:26 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








DIREITOS E DEVERES



Padre João Modesti




Uma das palavras que mais está em dia é a palavra DIREITOS HUMANOS. Tanto que há organizações mundiais em todos os países para tutela desse direito, principalmente dos bandidos e criminosos e quase nenhum para as pobres vítimas. Realmente o DIREITO é uma coisa preciosa que o homem possui. Essa faculdade de fazer ou não, de exigir certas coisas que o aperfeiçoe como criatura feita à imagem e semelhança de Deus. As instituições que protegem os direitos que aperfeiçoam a pessoa humana tornando-a digna de ser imagem e semelhança da Divindade mereceriam todos os aplausos possíveis. Somente que junto ao DIREITO existem os deveres que é uma obrigação de fazer ou não fazer ou exigir algo. Somente que o DIREITO sempre agrada, mostra algo que o indivíduo pode dispor a seu talante. Mas o DEVER é algo pesado que ele tem de carregar, queira ou não queira.



Por isso que os demagogos quando falam para as massas somente falam em DIREITOS e nunca nos deveres. Ai deles se o fizessem!



Muitas vezes o DEVER existe para eu poder exercer o meu DIREITO. Pobre da sociedade se existissem somente DIREITOS e não DEVERES e vice-versa. Seria o caos, seria a desordem quando não a ditadura.



Infelizmente nos últimos tempos somente se fala nos DIREITOS. Esquecem-se os DEVERES para consigo mesmo, para com a sociedade e para com Deus. Se por acaso um Direito for violado por uma autoridade todos caem em cima dela como se tivessem cometido o maior crime, mas se alguém deixa de cumprir com seu DEVER, a esse ninguém reprova, quando, por aberração humana, não for elogiado.



As leis protegem os DIREITOS dos trabalhadores, ótima coisa para evitar a sua exploração, porém a lei não toma nenhuma providência quando o trabalhador falta com seu DEVER.



Acredito que por isso mesmo as Faculdades de DIREITO se multiplicam como cogumelos em nosso país e não existe nenhuma Faculdade de DEVER. Aquelas estão cheias de alunos. Estas, se existissem, não teriam nenhum.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui