Usina de Letras
Usina de Letras
38 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GRANDE CULPADO -- 02/10/2009 - 17:12 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








GRANDE CULPADO



Padre João Modesti




É comum nos acontecimentos humanos haver alguma pessoa que se distingue das demais, ou por seu grande valor ou pela ausência do mesmo, influindo nos resultados dos primeiros. Assim temos o herói e também um pobre culpado. Isso no campo da política, no campo dos esportes, no campo comercial e assim para frente. O herói é exaltado, o fracassado é desprezado, é objeto de ataques verbais quando não físico.



Porém em muitos casos há gente que devido a várias circunstâncias, querem que o culpado seja DEUS. Basta que um pedido seu não seja atendido, ou lhe aconteça qualquer desgraça, lá vem: porque, DEUS?



Entre os romanos havia a expressão teatral: “Deus ex maquina (um Deus que desce por meio de uma máquina)”. Expressão que indica a intervenção de um ente sobrenatural, que descia no palco por meio de uma engrenagem.



Pois bem, quem culpa a Deus por acontecimentos desagradáveis ou grandes desgraças querem que seu pedido à Divindade seja máquina do teatro romano que fazia a divindade descer. Não admite resposta negativa. E se esta for assim, temos: “Deus não é bom” ou pior ainda: “duvido de sua existência”.



Um pensador francês diz: quem duvida da existência de Deus o faz por um destes motivos quando não do somatório de todos eles: Soberba – Não compreende o agir de Deus e por isso nega. Ignorância – Não conhece a doutrina do cristianismo e também os segredos da natureza humana com seus mistérios. Logo a culpa do que é ruim é de Deus. Se eu aceitar Deus, tenho que aceita-lo como Ele é: criou-nos do nada, deu inteligência e vontade aos homens para que façam bem as coisas cá na terra. Devo aceitar seus mandamentos e sua vontade que somente quer o meu bem.



Perante Deus somos umas grandes crianças: essas quantas vezes se irritam com seus pais devido a certas proibições, proibições essas que são para o seu bem. A capacidade humana de conhecimento da natureza humana é bem limitado. Quantas vezes os sábios não encontram respostas às suas perguntas. Quantas vezes o médico diz à família do enfermo: fiz o que a ciência tem de melhor. Agora deixemos nas mãos Deus. Esse médico sabe que seu saber não é infinito.



Outras vezes há pessoas que querem aconselhar a Deus. “As coisas não deveriam ser assim, mas daquela maneira”. São Paulo escrevendo aos primeiros cristãos de Roma dizia: “Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu por primeiro lugar para que tenha de receber de volta?”



Para nós chegará o dia da passagem desta para outro lado. Aqueles que têm dúvida da existência de Deus terão resolvido seu problema. Se Ele existe o verão como juiz e se Ele não existe, o duvidoso mergulhará no NADA.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui