Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HEROÍSMO -- 02/10/2009 - 17:19 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








HEROÍSMO



Padre João Modesti




Em todas as cidades existem monumentos para decorar certas personagens beneméritas do lugar ou da nação. Fizeram mais do que o próprio dever exigia, causando assim admiração a todas as gerações. Mas podemos distinguir heróis e heróis. Há os verdadeiros que merecem tal nome. Infelizmente a Mídia ou os “lobies” fazem os tais heróis de perna de barro. Haja vista em nossa história. Quantas revoluções! Havia os idealistas que lutavam por certos princípios e sofreram e morreram por eles. Esses eram heróis de verdade. Em geral não são lembrados. Há os que morreram acidentalmente representando uma idéia, mas que talvez nem conhecessem. Mas a lei os que talvez nem conhecessem. Mas a lei os obrigava a tanto. São chamados de heróis. Outros ainda, como o jovem tenente que para livrar seus soldados prisioneiros, feridos, se entrega no lugar deles. E depois é massacrado pelos adversários porque estava fazendo seu dever. Deste ninguém fala e nem paga indenização à família. Outros, devido aos “lobies” ou a algum político, que mataram aquele pobre jovem tenente e fizeram outras barbaridades, correm o perigo se serem proclamados heróis nacionais e talvez levantarão um monumento a eles. Diz o Livro Santo: “Quam parva est sapientia hujus mundi” (como é estulta a sabedoria deste mundo).



Outras vezes há estátuas para certos fulanos que nada fizeram de extraordinário, mas por influência do dinheiro ou da família tem sua estátua como a de um grande herói.



Mas quantas pessoas humildes, como certos pais e mães que se matam no trabalho, além de suas forças, para cuidarem bem da família que Deus lhe deu. Deles ninguém se lembra, mas são os grandes heróis anônimos. Para quem tem fé os seus monumentos estão no coração de Deus.



Quantas pessoas que desinteressadamente se dedicam aos outros, (missionários, médicos, enfermeiros etc.). Também deles, verdadeiros heróis perante Deus, ninguém se lembra quando não são criticados. As estátuas de bronze dos heróis de praça pública com o tempo vão sofrendo desgaste ou por qualquer mudança política são destruídas. Mas as estátuas no coração de Deus, essas serão perenes.



Um escritor romano escreveu: “Exegi monumentum aere perennius” (levantei um monumento mais duradouro que o bronze). Será a divisa dos verdadeiros heróis. Até crianças deixando de lado os interesses da própria idade vão exercer um humilde trabalho para ajudar a família. São os pequenos heróis que já têm um monumento no coração dos próprios pais. Devemos cultivar a memória dos heróis. Mas os verdadeiros. O resto para nós será como se tivessem existido.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui