Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PATRIOTISMO -- 09/10/2009 - 07:42 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








PATRIOTISMO



Padre João Modesti




O patriotismo é uma virtude que pertence à categoria da piedade. É a reverência e o amor que devo dedicar àquele lugar onde nasci e que se convencionou.



É ai que recebemos a nossa cultura, onde vivemos, onde estão nossos caros e nossos amigos, nossa maneira de viver. Até os animais têm seus lugares preferidos. Diz lá um provérbio polonês que o passarinho quer morrer no bosque onde nasceu.



Podemos percorrer outros lugares, mais ricos, mais adiantados, mas no fundo da nossa alma o lugar preferido é a nossa pátria.



Daí vem o amor a esse lugar, amor esse chamado patriotismo. Mas deve ser um amor chamado patriotismo. Mas deve ser um amor eficiente em não de palavras. Sou patriota quando trabalho pela grandeza de minha pátria em qualquer trabalho mesmo que seja o mais humilde. Sou patriota quando sei escolher os melhores homens para dirigir a nação e não uns cafajestes que querem não servir à pátria mas servir-se dela.



Se um dia a pátria me chamar para defende-la estarei pronto conforme minhas forças. Combato tudo aquilo que pode a pouco e pouco arruinar a minha terra, como certos vícios. Colaboro com as autoridades para que haja ordem, para que os honestos sejam respeitados e os canalhas mereçam o castigo das suas falcatruas.



Sou patriota quando não abuso de qualquer autoridade de que fui investido, mas a uso para o bem do povo.



Para muita gente ser patriota é desfilar em paradas e gritar toda hora. “Viva o Brasil!” Cantar o hino nacional em meio a certas badernas, não trabalhar e falar muito das grandezas da pátria mas nada fazer para aumentar ou conservar essa grandeza. Isso se chama indivíduo patrioteiro. A pátria só está nos lábios e não nas ações. É a aberração humana. Nada fazer por aquele lugar que me deu tanto.



Quantos patrioteiros temos no nosso Brasil!



São as pessoas com autoridade que nada fazem de bom para o povo; são os viciados, os facínoras, os vagabundos, os aproveitadores de momentos de crise. Seria uma multidão que ninguém seria capaz de contar.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui