Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PROFESSORES -- 09/10/2009 - 07:54 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






PROFESSORES



Padre João Modesti




O homem é uma criatura que tem em si o desejo de conhecer as coisas, pois quando maior for o conhecimento maior será o seu horizonte de vida, podendo isso trazer-lhe muitos benefícios. Mas para isso nem sempre tem a capacidade necessária. Então deve vir-lhe em auxílio uma outra pessoa que nós chamamos de professor.



E são professores desde aquele que dá os primeiros ensinamentos até aqueles que dão o retoque final aos conhecimentos desejados. Porém todos eles têm um grande merecimento, pois deram de si algo de muito valor para o aluno o saber.



Dizia um soberano da antiguidade que ele devia mais ao seu professor que ao próprio pai, pois este lhe dera a vida, mas aquele lhe ensinara a vivê-la.



Infelizmente nos dias de hoje, em muitos lugares a figura do professor não recebe as honras que merece. Alias, muitas vezes é objeto de brincadeiras, de deboche, de desprezo, de tratamento reservado aos piores elementos.



Para muitos professores, entrar numa sala de aula é entrar numa arena de animais selvagens. Todos os direitos aos alunos, mesmo aos mais malcriados, e nenhum ao pobre do professor. E muitas vezes nem as famílias dos alunos se incomodam com o mau comportamento dos filhos; antes quando há qualquer problema entre escola e aluno, eles dão toda a razão aos próprios filhos.



Todo o trabalhador tem direito à uma remuneração digna do seu trabalho.



Infelizmente na nossa pátria e dignidade de um professor, olhando os seus honorários, não é reconhecida nem sequer pelas autoridades educacionais.



Muitas vezes precisam duplicar as horas de trabalho para ter um mínimo de conforto. E daí vem a reclamação injusta que nem todos os professores tem a preparação devida para lecionar. Onde está o tempo para a preparação de aulas se deve trabalhar mais horas que o seu horário de professor exige?



Ademais, a TV quase sempre apresenta a figura do professor como uma pessoa abobada, objeto de deboche e brincadeiras de alunos. Ora da visão do espetáculo para a realidade da sala de aula a transferência é muito fácil.



O título de Professor, que no passado era de grande honra, atualmente, devido aos tempos, torna-se muitas vezes, objeto de zombaria.



A estupidez humana pôde e já chegou a esse ponto.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui