Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140831)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL MONARQUIA - QUESTÕES DE VESTIBULARES - JULHO DE 2009 -- 09/10/2009 - 08:05 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL MONARQUIA – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2009 .





Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal.





1 MACKENZIE JULHO 2009 PERÍODO JOANINO



“A transferência da Corte constituiu praticamente a realização da nossa independência. Não resta a menor dúvida de que ela viria, mais cedo ou mais tarde, mesmo sem a presença do Regente, depois Rei de Portugal. Mas, também é certo que nossa condição de sede provisória

da monarquia foi a causa última e imediata da Independência, substituindo, talvez sem vantagem alguma, o processo final da luta armada que foi o das demais colônias americanas (“...)”

PRADO JUNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil, 1975



Acerca do contexto histórico acima descrito, considere as assertivas abaixo.



I. A afirmação grifada nos remete ao anseio nos movimentos emancipacionistas — Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana —, ocorridos na colônia ao final do século XVIII, sinais explícitos da insatisfação colonial frente à opressão metropolitana.

II. A presença da corte de D. João, no Brasil, foi decorrente das ações expansionistas de Napoleão Bonaparte, durante a Revolução Francesa.

III. O caráter singular de nossa emancipação política, no contexto da America Latina, foi garantido pela decisão do próprio regente português de eliminar as restrições impostas pelo Pacto Colonial, no comercio

brasileiro.

Das assertivas,

a) somente I e II estão corretas.

b) somente II e III estão corretas.

c) somente I e III estão corretas.

d) somente I esta correta.

e) todas estão corretas.





2 UNESP JULHO 2009 REVOLTAS REGENCIAIS



Leia o texto.

Nunca se vai além da tomada do poder local (...). Quanto à população livre das camadas médias e inferiores, não atuaram sobre ela fatores capazes de lhe darem coesão social e possibilidades de uma eficiente atuação política (...) formavam antes um aglomerado de indivíduos (...).

Para compreendermos a ineficiência política das camadas inferiores da população brasileira, devemos nos lembrar que (...) nossa organização social, assente numa larga base escravista, não comportava uma estrutura política democrática e popular.

(Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil e outros estudos)



A partir das idéias do autor, e possível afirmar que, nas rebeliões regenciais,



a) a atitude revolucionaria e consistente das camadas media e inferior propiciou a vitoria desses movimentos separatistas contra o governo centralizador de Feijó.

b) a disparidade de interesses e os programas inconsistentes das camadas medias e inferiores colaboraram para a derrota desses movimentos.

c) a liderança das camadas medias e inferiores, inclusive dos escravos, garantiu um caráter democrático e popular que permitiu a vitoria contra as classes proprietárias.

d) os escravos, aliados as camadas medias e inferiores, criaram programas revolucionários de separatismo e de alteração social.

e) a liderança das camadas medias e inferiores, com programas consistentes, significou uma resistência organizada contra o absolutismo do Rio de Janeiro.



3. UNESP JULHO 2009 MIGRAÇÃO SÉCULO XIX



Os trechos a seguir reproduzem queixas feitas por imigrantes italianos ao vice-consulado italiano em São Paulo no fim do século XIX:

Ontem, em torno das 13 horas, apresentou-se nesse escritório o Sr. Vincenzo Pietrocola, colono da fazenda ‘X’ e me comunicou que no dia precedente, entre 15 e 16 horas, foi agredido, junto com alguns companheiros de trabalho, por indivíduos ligados ao setor administrativo

da fazenda, comandados pelo capataz da fazenda (...)

No dia (...) a filha de L. C., de 4 anos, brincava perto da casa paterna enquanto seus pais estavam trabalhando. Aproximou-se o neto do patrão, João de Souza, de 17 anos, e com agrados e promessas de doces conduziu a pequena até os fundos de sua casa (...) jogando-a no chão e obedecendo aos seus monstruosos instintos, deflorou-a (...) o pai percorre 14 quilômetros que o separava da cidade para dar queixa ao delegado de polícia (...) até perceber que não tinha a menor chance de ver seu protesto levado avante, porque o delegado era parente e amigo do estuprador (...).

(apud Zuleika M. F. Alvim, Brava gente!, São Paulo)



Identifique e explique os elementos de permanência da ordem escravista, nas condições de vida dos imigrantes italianos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui