Usina de Letras
Usina de Letras
51 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1930 - 1964 QUESTÕES VESTIBULARES - JULHO 2009 -- 13/10/2009 - 09:19 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 1930 – 1964 . QUESTÕES DE VESTIBULARES – JULHO DE 2007 .



Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal





1 UNESP JULHO 2009 GOVERNO VARGAS



A era Vargas deixou marcas nas relações político-econômicas de dominação/subordinação político-econômica brasileira, contextualizando a conjuntura geopolítica de uma época. Passou a representar o inicio de um novo tempo na economia e na política brasileiras.

Assinale a alternativa que caracteriza esse período.

a) Período de abertura econômica conhecido como liberalismo econômico, em que os EUA passam a intervir na política e na economia e ocorre um processo de desmonte da estrutura estatal em beneficio do capital estrangeiro. Os investimentos no setor publico são reduzidos e a constituição liberal da sustentação as políticas econômicas do governo.

b) Respeitando uma tendência da geopolítica global, os países da Europa passam a intervir no planejamento econômico e social brasileiro. A Franca, com maior destaque, passa a intervir na política do país.

c) A nova lei trabalhista fornece sustentação às políticas territoriais. Esse período ficou conhecido como de ditadura militar; a censura, a perseguição política e a repressão fornecem sustentação às políticas econômicas do governo.

d) Período marcado pela recessão econômica e falta de investimentos estrangeiros. A indústria nacional sofre queda na produção e a agricultura volta a ser incentivada. O governo, baseado na política alemã, intervir nos direitos individuais dos cidadãos e da inicio a uma geopolítica.

e) Os EUA deixam de investir no Brasil como medida política de retaliação pelo envolvimento do governo com a Alemanha. Assim, a indústria e a primeira a sofrer com essa nova geopolítica.





2 FGV 2009 ADMINISTRAÇÃO GOVERNO DUTRA



Do ponto de vista da política econômica, o governo Dutra se iniciou seguindo um modelo liberal. A intervenção estatal foi condenada [e] passou-se a acreditar que o desenvolvimento econômico do país e o fim da inflação gerada nos últimos anos da guerra dependiam da

liberdade dos mercados em geral e principalmente da livre importação de bens. [...] em junho de 1947, o governo mudou de orientação, estabelecendo um sistema de licenças para importar. Na pratica, o critério de licenças favorecia a importação de itens essenciais, como equipamentos, maquinaria e combustíveis, e restringiu a importação de bens de consumo. Boris, Fausto. Historia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995, p.403.

De acordo com a leitura do texto, podemos concluir que:

a) Dutra iniciou seu governo com uma orientação econômica intervencionista, mas, a partir de 1947, adotou uma política liberal, que proibia as importações de bens de capital e de consumo.

b) o governo Dutra, ainda sob o impacto do Estado Novo getulista, adotou uma política econômica intervencionista que se acentuou, a partir de 1947, com medidas restritivas a importação de bens de capital no Brasil.

c) houve uma mudança na orientação econômica do governo Dutra a partir de 1947, no sentido de permitir a importação de bens de capital e restringir a entrada de bens de consumo.

d) a orientação liberal da política econômica do governo Dutra acarretou a desindustrialização do país, processo intensificado com a política intervencionista adotada a partir de 1947.

e) a adoção de uma política econômica liberal foi a plataforma pela qual a UDN conseguiu chegar ao poder, com Dutra. A mudança para uma linha intervencionista marcou a reaproximação de Dutra com Getulio e o rompimento com a UDN.





3 ENEN 2009 VARGAS 1951-1954



Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos

braços do povo. [...] Quis criar liberdade nacional na potencializarão das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.

VARGAS, Getúlio. Carta Testamento, Rio de Janeiro, 23/08/1954 (fragmento).

Disponível em: .

Acesso em: 26 jun. 2009.

O contexto político tratado refere-se a um significativo período da história do Brasil, o 2º Governo de Vargas (1951-1954), que foi marcado pelo aumento da infiltração do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos sindicatos e pelo distanciamento entre Getúlio e os militares que o haviam

apoiado durante o Estado Novo. O conteúdo da carta testamento de Getúlio aponta para a

(A) existência de um conflito ideológico entre as forças nacionais e a pressão do capital internacional.

(B) tendência de instalação de um governo com o apoio do povo e sob a égide das privatizações.

(C) construção de um pacto entre o governo e a oposição visando fortalecer a Petrobrás.

(D) iminência de um golpe protagonizado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

(E) pressão dos militares contra o monopólio estatal sobre a exploração e a comercialização do petróleo.



4 FATEC 2009 VARGAS KUBITSCHEK



A partir da década de 1930, o processo de industrialização brasileira teve um grande impulso principalmente com as ações governamentais no domínio econômico. Nesse contexto, ao comparar as ações dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, pode-se afirmar que

I. Vargas adotou uma política econômica priorizando a entrada de capitais estrangeiros, enquanto Kubitschek estabeleceu medidas baseadas no nacionalismo.

II. Vargas deu ênfase ao desenvolvimento da indústria de base, concentrada nas estatais, enquanto Kubitschek adotou medidas que acabaram fortalecendo a indústria de bens de consumo duráveis.

III. Kubitschek e Vargas implementaram políticas econômicas semelhantes quando facilitaram a entrada de multinacionais para a exploração das indústrias de base e das de bens de consumo duráveis.

IV. Kubitschek manteve estatizadas as indústrias de base, como a Petrobrás e a Companhia Siderúrgica Nacional, que tinham sido criadas por Vargas.

É correto apenas o que se apresenta em

a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.



5 MACKENZIE JULHO 2009 JUSCELINO KUBITSCHEK



“Em 1956, a chegada de Juscelino Kubitschek à presidência assinalava uma nova era, de abertura para o internacional, tanto na economia quanto na arte. Além de servir como símbolo maior do Programa de Metas, desenvolvimentista do governo, a construção de Brasília também gerou oportunidades de trabalho para vários projetistas brasileiros, através de encomendas intermediadas pelos influentes arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.” (Rafael Cardoso)

O governo JK marca um momento de grande importância na formação do Brasil contemporâneo, com o país vivenciando uma verdadeira “febre” de modernização.

A inauguração da nova capital federal, em 21 de abril de 1960, marco da arquitetura modernista brasileira, buscou transmitir, para toda a sociedade brasileira,

a) a crença de que nada era mais adequado para o nosso país do que abandonar os velhos preceitos culturais e políticos mudando a capital do governo, do Rio de Janeiro, para a região centro-oeste.

b) que o projeto desenvolvimentista adotado por JK priorizava os setores sociais e contava com o apoio irrestrito de todos os setores nacionais.

c) uma imagem progressista e solida, simbolizada por Brasília, desviando a atenção dos resultados problemáticos observados em outras áreas, como o aumento das taxas inflacionarias.

d) o progresso do país, alcançado graças ao maciço investimento do capital nacional e ao empenho da classe trabalhadora, simbolizado em obras como a construção de Brasília e da rodovia Belem-Brasilia.

e) que a fase desenvolvimentista ampliou as expectativas populares em relação a melhoria das condições de vida, que foram devidamente atendidas e ate superadas.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui