Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->RESPOSTA A ROSE DE CASTRO -- 30/08/2002 - 07:05 (Diógenes Pereira de Araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Agradeço, ROSE, por sua abordagem através da “PEQUENA CARTA PARA DIÓGENES”, onde se lê: “Você sugeriu que eu mudasse: de poeta para poetisa...”

De fato, assim o fiz, apontando para a conotação pejorativa, pois ouvi aplicada muitas vezes a palavra “poeta” a pessoas das quais queriam dizer estar tendo sonhos ilusórios.

Foi por isto, e também por apreciar mais o vocábulo “poetisa”, que o vocábulo “poeta”, que o fiz. Gosto da sonoridade de “poetisa” e desgosto da sonoridade da palavra poeta. Se existisse a forma “poetiso” eu não a apreciaria, no entanto.

Bem poderia ser o caso de a palavra “poeta” ser de dois gêneros, tal qual “esteta”, mas, ainda assim, em existindo também a forma “poetisa” eu haveria de recomendar este vocábulo a Você e a outras também, pois Você não é a primeira Amiga Poeta a quem fiz tal sugestão: se autodenominarem Poetisas.

A palavra esteta, pois, é um substantivo de dois gêneros. Esteta é “ Pessoa que adota uma atitude exclusiva e requintada com relação à arte e à vida, colocando os valores estéticos acima de todos os outros.” Aurélio. Houaiss aponta um sentido pejorativo para “esteta”, enquanto que, para “poeta”, nenhum dos dois dicionaristas o faz, enquanto coexistem os depreciativos: poetastro e poetaço.

Inexiste argumento para mim, a me fazer apto a rechaçar suas afirmações: “Nada do que eu te fale ou que me explique mudará seu panorama estabelecido sobre minha palavra querida.” Acato, todavia, sua opção, Poeta.

Por outro lado, no tocante a sua pergunta: “Será que preciso mudar o codinome para ser aceita como sua amiga?”, dou-lhe como resposta um enfático e garrafal “NÃO” e que seria com agá maiúsculo se tal letra existisse na palavra não.

Cumpre-me acatar e, no que é a contragosto imperativo, aderir a suas afirmações adiante: “Agora quanto ao fato de não me expor à opiniões políticas é porque sou ambientalista. Não há partido que me convença nossa sobrevivência e soberania. Nessas dúvidas e dívidas dolarizadas.”

Aprecio a colocação de questionamentos do tipo deste seu. Como se diz: “conversando a gente se entende”. A abertura do coração e a sinceridade só fazem crescer uma amizade que se preze, tal qual a nossa.

“Tem uma resposta a esta carta interrogativa?” Aqui está a resposta. Por sinal, dar respostas é isto: ser responsável.

Que nossa amizade prospere.

UGA ( Um grande abraço),

Diógenes

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui