Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Corrupção e impunidade: uma questão a ser resolvida. -- 18/01/2002 - 16:44 (Lúcio André Paiva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Corrupção e impunidade: uma questão a ser resolvida.





Muito já se disse que o Brasil é um país maravilhoso, provido de um povo gentil e de uma geografia magnífica, rico em minérios, exuberante na flora e na fauna. Mas está doente, e essa doença que tem por nome corrupção e por sobrenome impunidade é algo que lhe furta a possibilidade de propiciar à sua gente um presente e um futuro melhores. Urge que se adotem medidas para estancar este mal e resgatar a honestidade como uma obrigação da cidadania.





A corrupção, praticamente uma instituição nacional, não pode mais ser aceita. Todos os dias o noticiário dá conta de que em algum lugar foi detectada uma falcatrua. A ausência de escrúpulos graça por todas as esferas sociais, desde o mais alto escalão da república até o coletor de apostas do jogo do bicho no armazém da esquina. Nesta semana senador da república está por renunciar ao mandato objetivando furtar-se à cassação, aproveitando-se da benevolência da lei e garantido-se elegível para o próximo pleito – imitando seu desafeto conterrâneo de Jorge Amado. A possibilidade de atitudes como essa só podem ser creditadas a uma legislação ineficaz e a uma atuação propositadamente descompromissada dos poderes constituídos.





É preciso que a sociedade adote providências no sentido de sanear esta mácula institucional. A primeira, é a tomada de decisão em empenhar-se seriamente para erradicar essa mazela. Em seguida, se há de tomar o compromisso das autoridades nesse empenho. A partir daí é que se poderá, com alguma chance de êxito, estabelecer-se estratégias de atuação, seja pelo aperfeiçoamento da legislação pertinente, seja pela aplicação efetiva de penalidades. De fundamental importância, ademais, o reaparelhamento e o aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização e auditoria das despesas e receitas públicas, setor reconhecidamente sucateado por interesses pouco condizentes com os princípios elementares de administração pública.





Dessa forma, a resolução dos problemas que dizem respeito à corrupção e à impunidade depende fundamentalmente de vontade política e da adoção de uma postura positiva tendente a solucionar essas questões. Evidente que não se pode ter a ilusão de que o caminho a seguir seja fácil, afinal muitos e poderosos interesses vão ser contrariados. Para a consecução dessa cruzada não se pode esquecer, por fim, de ingrediente fundamental: a coragem.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui