Usina de Letras
Usina de Letras
198 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Queda do Muro de Berlim e o 12º Congresso do PCdoB -- 09/11/2009 - 10:37 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Verdade Sufocada - 07/11/2009



http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2494&Itemid=34



A Queda do Muro de Berlim e o 12º Congresso do PCdoB



Pela editoria do site www.averdadesufocada.com



Em primeiro lugar recomendamos que leiam na Revista Veja de 11/11/2009 a reportagem sobre a queda do Muro de Berlim. Muitas pessoas desavisadas, como diz a Carta ao Leitor, que transcrevemos abaixo , ainda acreditam ou , por conveniência eleitoral, fingem acreditar na utopia pregada pelos adeptos dessa ideologia. Apesar da queda do Muro de Berlim e do fim da Guerra Fria, alguns brasileiros se negam a ver que com o fim do regime comunista , que executou mais de 100 milhões de pessoas, ficou evidente a vitória da democracia , da liberdade e do capitalismo.

Exemplo dessa cegueira ideológica é a realização do 12º Congresso do PCdoB, que se realiza no Anhembi, SP, do dia 05/11 a 07/11.



Evidentemente, nesse evento não se fala nos vinte anos da queda do Muro de Berlim (09/11/1989), data histórica para a humanidade. Pelo contrário, o Partido Comunista do Brasil está otimista, acredita estar em fase de ascensão e confiante na possibilidade de contribuir para implantar no país, com o apoio de membros do governo, o projeto alimentado desde que foi criado – implantar no Brasil a ditadura do proletariado - o comunismo, ultrapassado na maioria dos países. Renato Rabelo, presidente do PCdoB confirma esse desejo: “Estamos numa fase favorável e podemos dar passos ainda maiores”.



Tamanha importância foi dada pelo governo ao evento, que Lula, alterou a sua agenda em Londres para estar presente ao congresso. Vários membros do governo prestigiaram o ato político. Dilma Rousseff, ministros e membros do PT também estiveram presentes nesta sexta-feira (06/11). Para quem ainda tinha dúvida, fica clara a consolidação das relações estratégicas entre o governo , o PT e o PCdoB. Prestigiando o evento, entre outros, também, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que declarou: "Dilma será a futura presidente do Brasil e o PMDB estará com ela em 2010".Evidentemente, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, aberta e despudoradamente, como tem feito ultimamente , não poderia perder a oportunidade de tentar angariar alguns votinhos no evento, antecipando a campanha em alguns meses.Recebida com entusiasmo, não poderia deixar de falar aos participantes do congresso comunista. Iniciou seu comício, enaltecendo o PCdoB, segundo ela um partido de luta.



Foram frases marcantes da ministra em seu comício:



-"Um partido com a qualidade do PCdoB é perfeito para refletirmos sobre este momento. São interlocutores fundamentais para isso. Falar do PCdoB é falar de luta, de superação, de desafios, de resistência e também de heroísmo. Falar de João Amazonas, Diógenes Arruda e dos companheiros mortos no Araguaia - e me refiro em especial a duas pessoas: Osvaldão e Helenira - é falar da luta para fazer da grandeza desse país a grandeza de nosso povo. O desafio que nós militantes enfrentamos passa por ai."



-"E aqui sei que minha voz não cai no vazio. Temos aqui pessoas para lutar por um país mais igual, ambientalmente sustentável, independente, soberano e respeitado. E agora que essas transformações começam a se aprofundar, não iremos deixar que elas escapem de nossas mãos, das mãos calejadas do povo brasileiro",



-"O PCdoB é uma das chamas que vai iluminar esse projeto junto com os partidos que integram nosso governo. Tenho certeza que essa chama vai brilhar para todo o Brasil".



-“Os partidos da base junto com o PT, o PDT, o PCdoB e o PSB estão desafiados a dar continuidade e fazer avançar este projeto generoso do Brasil”



-"Só pode aceitar e vencer este desafio quem já mostrou que é capaz de encontrar e de apontar novos caminhos, quem é capaz de lutar, de fazer todas as transformações que são necessárias ao nosso país; e as forças progressistas e democráticas que apoiam o governo Lula já mostraram que estão à altura desta tarefa histórica, porque podem dizer `sim, nós fizemos`, `sim, nós estamos fazendo`



-"O Brasil nunca esteve tão bem, mas é preciso expandir essas conquistas e, para isso, é preciso unir as nossas forças para construir proposta de futuro. Nas eleições, teremos que mostrar que esta grande mudança nacional veio para ficar".



-"Não se iludam. A luta vai ser muito dura. Nosso projeto de nação cria muitas animosidades. Esse governo jamais cruzou os braços. O país que nós recebemos e o que nós deixaremos são muito diferentes. O povo vai saber comparar"



-“ O povo brasileiro vai saber julgar no ano que vem".



Ao final de um discurso de mais de trinta minutos, chamou os integrantes do PCdoB que lotavam o auditório para construírem, junto ao PT, propostas para o próximo governo. Foi aplaudida intensamente.



Fonte : Cláudio Gonzalez



"Carta ao Leitor



O dia em que a liberdade venceu



Diogo Schelp, de VEJA, foi à Alemanha ver como ficou o país vinte anos depois da queda do Muro de Berlim



Para quem tem menos de 30 anos, a expressão "Cortina de Ferro" é apenas estranha. Ela foi, no entanto, sinônimo de um pesadelo que tirou o sono do mundo por mais de quatro décadas no século passado. Em 1946, em um discurso nos Estados Unidos, Winston Churchill, que vencera a guerra contra Hitler, mas já fora apeado do poder na Inglaterra, usou-a pela primeira vez no contexto geopolítico: "De Szczecin, no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente". Churchill se referia ao domínio territorial que a União Soviética estabelecera na Europa, engolfando oito países em sua órbita, entre eles a Alemanha Oriental. No dia 9 de novembro completam-se vinte anos da queda do Muro de Berlim, evento que marca o começo da derrocada soviética e do sistema comunista. Com o muro, foi-se também a Cortina de Ferro, e a Alemanha unificou suas bandas ocidental e oriental, voltando a ser um só país.



O jornalista de VEJA Diogo Schelp, que quando criança morou com os pais na Alemanha, lembra-se de um colega de escola apontando com temor as torres dos guardas armados na fronteira entre a Alemanha Ocidental e a Oriental. Schelp voltou diversas vezes à Alemanha. Sua última viagem foi a trabalho. Ele embarcou com a missão jornalística de entender o que mudou no país desde a unificação. A reportagem de Schelp começa na página 126. Ela rememora o mais extraordinário evento político da segunda metade do século XX, a queda do Muro de Berlim e o subsequente desmoronamento do que parecia ser o vigoroso império soviético e que acabou se revelando um colossal fracasso político, econômico e social.Para o mundo, o muro em escombros trouxe alívio com o fim da Guerra Fria - a hostilidade entre os campos capitalista e comunista, cada um deles com capacidade de destruir o outro com ogivas nucleares. Esse empate de forças militares ficou conhecido pela sigla MAD, louco, em inglês, e acrônimo de "destruição mútua assegurada".



Erguido pelos comunistas em 1961, o muro foi símbolo da servidão imposta às pessoas atrás da Cortina de Ferro. O comunismo sobreviveu à queda do muro como utopia de desavisados e como farsa em Cuba e na Coreia do Norte, onde ainda se processam degeneradas experiências de empobrecimento das populações."







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui