Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62638 )
Cartas ( 21339)
Contos (13283)
Cordel (10460)
Crônicas (22555)
Discursos (3245)
Ensaios - (10511)
Erótico (13584)
Frases (50990)
Humor (20097)
Infantil (5523)
Infanto Juvenil (4845)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (141009)
Redação (3335)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6277)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Falta um "de" no vice -- 29/06/2002 - 23:10 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Após meses de articulações da cúpula paulistana do PT com o PL, finalmente foi colocada para apreciação dos convencionais do partido, a tão discutida coligação com os liberais evangélicos. A aprovação do nome de José Alencar já está acertada, embora na reunião do Diretório Nacional a votação tenha sido por uma margem estreita de votos. 34 votos a favor, 30 contra e 7 abstenções. A senadora Heloisa Helena, inconformada com o resultado, ameaçou retirar a sua candidatura e disse que em seu estado o partido estaria se coligando com "Colloridos e Usineiros".
As decisões dessa convenção ficarão marcadas na história do PT. Os olhos da mídia política estavam voltados para o encontro nacional que referendou o nome do vice na chapa de Lula. Na convenção, presentes mais de 3.000 pessoas dos 27 Estados e do Distrito Federal. José Alencar foi vaiado por alguns petista contrários a coligação. Embora os apelos contrários, José Alencar sagrou-se vice de Lula.
O vice dos sonhos de Lula e José Dirceu e, possivelmente, o vice dos pesadelos da militància.
Sendo contrário a coligação, comecei imaginar uma saída honrosa para esse imbróglio. Colocando-se um "de" nesse nome, vejamos como fica: José de Alencar. O vice perfeito!
O currículo desse improvável vice é de causar inveja a qualquer candidato.
Foi eleito por quatro vezes deputado pelo Ceará. Esse dado é importante, pois estaríamos entrando na base de Ciro Gomes, com um representante genuíno do nordeste brasileiro. Foi ministro da justiça. Como defendo que o vice assuma um ministério, José de Alencar, pela sua experiência, ocuparia o Ministério da Justiça. Dedicou-se a literatura e escreveu os romances, "O guarani", "Iracema", "Lucíola", "O gaúcho" dentre outros. Foi o criador do romance histórico nacional. É o maior representante da ficção romàntica brasileira.
José de Alencar qualificaria a chapa de Lula. O beletrista, o intelectual fazendo o complemento ao metalúrgico, ao operário. Essa sim, a chapa dos sonhos do povo brasileiro.
A chapa Lula/José de Alencar teria dois problemas para ser viável. Primeiro, seria a presença física do vice nos palanques. Segundo, não saberíamos se José de Alencar concordaria ser vice de Lula. Tenho a impressão que ressuscitar o romancista para torná-lo candidato não seria a maneira mais fácil de viabilizar a coligação.
Uma outra possibilidade seria o registro de uma chapa com um vice "in memoriam". Teríamos o cuidado de solicitar o ciente dos descendentes do escritor.
O devaneio é meu. Com a palavra os juristas e impressões dos companheiros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui