Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Náufrago e corneado -- 25/08/2002 - 21:21 (Odir Ramos da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Os dois inseparáveis amigos combinaram pescaria na Pedra de Guaratiba. Iriam no último bonde, passariam a noite tarrafeando da Ponta Grossa à Praia da Capela. Tudo combinado, um iria para a casa do outro — aliás o um não saía da casa do outro —, levariam farnel que a mulher do casado prepararia.
O outro amigo, o que visitava com freqüência, era solteiro.
Chegaram à beira da praia, mudaram os planos.
— Vamos alugar uma canoa? Lá no meio está pulando muita tainha – sugeriu um deles.
Concordaram. Concordavam sempre, eram unha e carne, amicíssimos, do peito.
Estavam no meio da baía, a noite escura como breu, bateu o sudoeste. O mar agitou-se, tentaram remar para a margem, o vento não deixava, a chuva começou a desabar, grossa, perderam de vista a praia, desorientaram-se. Veio uma onda maior, aconteceu a desgraça: a canoa virou de borco, lançando-os na água. A morte era quase inevitável. Com muito esforço o que era casado agarrou-se ao casco da embarcação, procurou o amigo — encontrou-o já perdendo as forças, engolindo água. Ficaram os dois agarrados no casco, mas sabiam que apenas adiavam a hora da morte, pois não se agüentariam muito tempo.
— Vamos morrer, disse o solteiro.
— Vamos, concordou o casado.
— Você se esforçou pra me salvar, foi amigo até o último instante, tenho que lhe dizer uma coisa. Quero morrer em paz.
— Diga.
— Você me perdoa?
— Perdoar de quê? Diga. Vou morrer mesmo, que me importa? Perdôo tudo.
— Eu e sua mulher estamos transando. Faz tempo.
Fez-se pesadíssimo silêncio. Até o mar deu uma trégua em respeito ao sofrimento. Ouviu-se um ronco, outro ronco. Um baque, outro baque. A lancha da Capitania dos Portos acabara de encostar e jogava duas bóias salva-vidas para os dois ex-amigos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui