Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Amor na Cozinha AMOR NA COZINHA -- 26/06/2000 - 21:27 (IVANILDO PORFÍRIO DA CRUZ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Ivanildo Cruz



É essencial adquirir a consciência de que a mulher possui o maravilhoso privilégio de dar em cada prato (refeição) o máximo de energia positiva (yang), que é o amor. Este amor que é tudo, em tudo disponivel, passivo (yin), inconsciente, e que não espera recompensa. Os alimentos mastigados com prazer e alegria fazem a refeição adquirir sua plena significação. A mulher que tiver compreendido isto torna-se então, verdadeiramente, em proveito de todos que ama, "uma fada do lar". (Folheto "Definições", traduzido pelo gen. José Bezerra Pessoa).

Por sua vez, Dona Bernadete Kikuchi ensina no seu livro "Arte Fundamental da Vida", ser "essencial e primordial que os alimentos sejam preparados com amor e carinho". Acrescenta que a "cozinheira deve preparar os alimentos com dedicação, usando sua criatividade e aprimorando-se cada vez mais na arte de cozinhar." Recomenda não jogar fora as partes não utilizadas ou as sobras. "Porque, assim fazendo, demonstramos nossa incapacidade de reconhecer a importância e o valor do alimento e a nossa ingratidão com relação àquilo que é sagrado." Orienta na escolha das verduras, para a dona de casa não se deixar enganar pela aparência, sem se preocupar com a saúde de sua família. As verduras cultivadas com adubos químicos aparentemente são vistosas, grandes e bonitas, enquanto as cultivadas naturalmente podem parecer feias. As folhas ruidas já foram testadas pelas formigas ou lagartas, por não conterem "defensivos" venenosos. Aproveitar a safra de alguns tipos de verduras e legumes, para fazer conservas ou secá-las e guardar, para uso em outras ocasiões. "Devemos comprar as verduras que, apesar de serem mirradas ou bichadas, sejam naturais, vivas e saudáveis, além de mais baratas. É necessário que tomemos cuidado com a seleção e a combinação das formas, dos sabores e das cores dos alimentos usados" - acrescenta. Para quem gosta de comer frituras, D. Bernadete adverte que não se deve usar esse tipo de preparação à vontade, pois, o óleo usado sobrecarrega a digestão. Ela indica um molho preparado com nabo cru ralado e temperado com molho de soja, caldo de limão e gengibre, para facilitar a digestão do óleo usado nas frituras.

Ao elaborar o cardápio diário, deve-se levar em consideração o estado de saúde e o gosto das pessoas a serem servidas. "O alimento deve ser feito com esmero e atenção muito especial, quando preparado para as pessoas doentes." Como o sangue da maioria das pessoas está intoxicado pelos alimentos artificiais e processados quimicamente, D. Bernadete informa que é necessário corrigir a alimentação do dia a dia e assim efetuar uma limpeza geral do organismo. "As refeições diárias devem ser simples. Não é necessário gastar muito tempo na cozinha, somente o indispensável." E complementa: "É essencial e primordial que os alimentos sejam preparados com amor e carinho." Por fim, deixa um lembrete: ao sentarmos à mesa para comer, devemos sentir gratidão pelo alimento e pelas pessoas que o prepararam. Demonstremos essa gratidão e respeito, mastigando bem o alimento, fazendo-nos evitar os excessos da gula.

D. Bernadete é a esposa e colaboradora do prof. Tomio Kikuchi. Há várias décadas mantém a escola de nutrição e constantemente pesquisa diferentes maneiras de preparar alimentos saborosos e saudáveis. Ela vem sendo fonte de inspiração para as novas gerações que procuram a educação vitalícia.



11/4/00

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui