Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MINÉRIOS NO BRASIL -- 23/11/2009 - 17:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


MINERAÇÃO NO BRASIL



Edson Pereira Bueno Leal, novembro de 2009, atualizado em janeiro de 2.012.





A empresa Planetary Resources Inc. pretende fazer a mineração em asteróides próximos à Terra, os chamados NEOs. Peter Diamands, cofundador e diretor da firma destacou que um único asteróide de 500 metros rico em platina contém mais desse metal do que tudo o que já foi minerado na Terra na história . A empresa estima que dos 9.000 asteróides próximos da Terra, cerca de 1.500 são tão fáceis de visitar quanto a Lua . A empresa pretende lançar até 2014 , um telescópio espacial de baixo custo para escolher os asteróides e depois sondas serão enviadas para mapear os recursos minerais presentes nos astros . Todas as missões serão não tripuladas e não há prazo para as primeiras extrações de minério . Milionários como Eric Schimdt ( diretor executivo do Google) e Charles Simonyi ( ex-executivo da Microsoft ) se dispõem a bancar os custos do empreendimento . ( F S P , 25.04.2012, p. C-6) .

Rastrear um asteróide e alcançá-lo é simples . Já extrair o material e retorna à Terra é um processo que está nos limites da tecnologia hoje disponível. O custo de cada missão de garimpagem é estimado em até US$ 3 bilhões e, no inicio , a operação deverá trazer apenas um punhado de metal. ( Veja 2.5.2012 , p. 93) .

A Rússia reconheceu a existência de um superdepósito de diamantes em uma cratera na Sibéria , formada pelo impacto de um asteroide há 35 milhões de anos e descoberta na década de 1970. A quantidade de material seria dez vezes maior que as reservas globais de diamantes e poderia suprir o mercado por até 3.000 anos . As pedras são chamadas diamantes de impacto, formadas pela colisão do meteoro , em alta velocidade, em um grande depósito de grafite. São bem mais duros do que o diamante comum e são usados pela indústria por exemplo , em perfurações em alto-mar em busca de petróleo. Segundo Nikolai Pokhilenko , diretor do Instituto Sobolev de Geologia e Mineralogia” Só 0,3% da área foi analisada e já foi avaliada em 147 bilhões de quilates de diamantes industriais “. ( F S P , 24.09.2012, p. C-5) .



HISTÓRIA DA MINERALOGIA NO BRASIL



A mineralogia começa no século 16, antes mesmo de ser codificada como ciência . Data desta época o achado de hematita ( minério de ferro), no morro do Ipanema , perto de Sorocaba , que abrigou a primeira fundição de ferro do país em, 1591 .

No século 17, a busca de pedras preciosas ( e de índios para escravizar), pelas mãos dos bandeirante ajudou a empurrar a fronteira da América portuguesa para além da linha de Tordesilhas .

Foi também quando aconteceu o colossal engano de Fernão Dias Paes Leme , que atravessou o sertão de Minas Gerais em busca de esmeraldas, encontrando pedras verdes, que não foram reconhecidas como verdadeiras.As esmeraldas somente seriam encontradas no sertão mineiro na década de 1920 e o Brasil tornou-se em 2010 o segundo maior produtor da pedra , atrás apenas da Colômbia .

José Bonifácio de Andrada e Silva ( 1763-1838), o patrono da independência estudou mineralogia na Alemanha e em uma viagem á Suécia descreveu 12 minerais , 12 deles inéditos .

Bibliografia : Cornejo , Carlos e Bartorelli, Andrea . Minerais e Pedras Preciosas do Brasil . Solaris .

Desde o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-51), foram concedidas à empresa nacional ICOMI (mais tarde associada à multinacional americana Bethlehem Steel) as 40 milhões de toneladas de manganês do Amapá, uma das maiores jazidas do mundo, em troca de 1,4% para o Estado sobre as rendas de exportação; desde então, o grupo foi transferindo as montanhas da Serra do Navio para os Estados Unidos. De cada 100 dólares que se investia na extração de minerais, 88 correspondiam a uma gentileza do governo brasileiro: as isenções fiscais em nome do “desenvolvimento regional”. Na virada do milênio, porém, as minas chegaram à exaustão e o grupo transferiu suas plantas industriais para o México, deixando grandes ruínas socioambientais e frustrando os planos de desenvolvimento regional sustentável. (Adaptado de: GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina [1970]. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, pp.148-9 e OBSERVATÓRIO SOCIAL - A Icomi no Amapá. Março de 2003, http://www.observatoriosocial.org.br - acesso em agosto/2008). FATEC 2009

Apenas 30% do território brasileiro tem um nível satisfatório de pesquisas com minérios . À exceção da Vale do Rio Doce e de algumas outras grandes empresa mineradoras , não há controle sobre o quanto se produz e para onde vão os minérios explorados.

Em 1995 a mineração representou 2% do PIB brasileiro , contra 10,6 % da África do Sul e 5% da Austrália . Menos de 20% da produção brasileira vem de minas subterrâneas , contra índices acima de 60% nos países mais avançados neste setor.

A produção de aço atingiu a 31,6 milhões de toneladas em 2005 , o nono maior volume do mundo , produzido por 25 usinas siderúrgicas e exportações de US$ 6,5 bilhões .Projeta-se uma capacidade instalada de 49,7 milhões de toneladas em 2010 , com investimentos de US$ 12,5 bilhões .

O país possui a maior produtora de minério de ferro e a terceira maior mineradora do mundo a Vale . A produção de alumínio primário chegou em 2005 a 1,49 milhão de toneladas . O Brasil tem a primeira posição nas reservas mundiais de nióbio e tantalita , 96,9 e 46,3% respectivamente , a segunda de grafita natural , com participação de 26,8% , a terceira de alumínio ( bauxita ) , com 8,3% e vermiculita com 5,7% .

A Amazônia possui um estoque de reservas minerais conhecidas estimado em US$ 15 trilhões . As principais jazidas são estanho, cobre, níquel , ferro e bauxita . ( Exame , 30.07.2008 ,p. 108) .

Segundo o Serviço Geológico do Brasil existiam no Brasil em 1997 400.000 garimpeiros. 80% deles trabalhando em 3.780 garimpos na Amazônia sendo alguns deles na região de fronteira com Venezuela, Peru, Suriname e Guiana Francesa.

Os garimpos por serem explorados sem qualquer planejamento e preocupação com o maio ambiente são causadores do assoreamento dos rios, além do desmatamento e degradação do solo. Quanto ao mercúrio usado no garimpo para fazer o amálgama do ouro, estudo feito pelo Centro de Tecnologia Mineral do CNPq concluiu que os índices de contaminação de água em Poconé e Mato Grosso -MT e em Itaiuba no Pará são menores que os do porto de Hamburgo na Alemanha.

Afora os problemas já levantados não há registro de outros problemas ecológicos de monta causados pelos grandes garimpos no Brasil. No caso de explorações próximas a áreas urbanas como em Minas Gerais a exploração tem causado o desmonte de morros e elevações interferindo na paisagem visual .

Segundo o Ibram , Instituto Brasileiro de Mineração , no período de 2008 a 2012 estão previstos investimentos de US$ 48,2 bilhões para expansão no setor de mineração . É o período de maior investimento na história do setor mineral ,



MUDANÇA DE MARCO REGULATÓRIO





O governo Lula iniciou estudos para uma mudança no marco regulatório do setor de mineração no Brasil . As mudanças incluem a regulamentação da exploração mineral em terras indígenas , permissão para que empresas estrangeiras atuem na faixa de fronteira , estabelecer regras que evitem que empresas não explorem as minas existentes e, ainda assim, mantenham as concessões , além de aumento da tributação sobre o setor. A tributação média do setor é de 14% e a Petrobrás paga 65% .

O aumento de tributação é contestado pelas empresas do setor . Estudo feito pela consultoria Ernst & Young a pedido do Instituto Brasileiro de Mineração aponta que no potássio a carga tributária é de 24,74% , sendo a do Chile de 17,93% . No caso do fosfato é de 23,24% , antes 21,71% na China , 19,8% na Rússia , 13,26% na Austrália e 9,2% no Canadá . No zinco é de 23,24% , contra 21,63% na Argentina , 19,66% na China , 9,42% no Canadá e 8,4% nos EUA . No ferro é de 23% , frente aos 22,59% da Índia , 22% da China , 15% da Austrália , 12,8% da África do Sul e 11,36% dos EUA . O levantamento considera além dos royalties , o Imposto de Renda, PIS, Cofins e ICMS . ( f S P , 15.06.2008 , p. B-4) .

O objetivo é aumentar os investimentos no setor e garantir que o país tenha acesso à riqueza gerada pela mineração . A previsão é de que sejam investidos US$ 32 bilhões de 2008 a 2012 fora petróleo e gás .

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia , apenas 10% do território nacional tem mapeamento geológico oficial suficiente para atrair recursos . Na Amazônia, apenas 2% . Países como EUA e Canadá possuem 100% de mapeamento geológico .

Apesar do baixo conhecimento geológico , a Amazônia Legal responde por 26% da produção de minério de ferro do país ,mais de 55% do alumínio e 43% da de manganês. ( F S P , 15.06.2008 , p. B-1 ) .

Segundo declaração do ministro das Minas e Energia Edison Lobão , será criado a Agência Nacional de Minérios que deverá iniciar atividades em 2009 . Não está descartado que o DNPM Departamento Nacional de Produção Mineral seja transformado em agência e assuma as responsabilidades de órgão regulador . ( F S P, 9.7.2008 , p. B-6.)

Serão realizados leilões públicos para licitar áreas de pesquisa e extração .

Em outubro de 2009 foram divulgados novos detalhes da proposta que cria uma agência reguladora e o Conselho Nacional de Política Mineral e acaba com o chamada “mineração de papel” que é a retenção de áreas por empresas que tem autorização para pesquisa e não desenvolvem a produção . O prazo de autorização de pesquisa será anual , prevendo até cinco renovações , com obrigatoriedade de investimento anual progressivo a partir do primeiro ano . A empresa deverá apresentar relatório ao governo após o prazo e terá um ano para requerer lavra – ou seja, autorização para produzir – após o período de pesquisa .

Os contratos de concessão de lavra terão, obrigatoriamente , cláusulas definindo o programa de trabalho , exigência de conteúdo local mínimo e prazo limitado de 35 anos com possibilidade de renovação .

Quando o novo marco legal entrar em vigor, todos os concessionários atuais deverão comprovar efetiva atividade , sob pena de cancelamento do título . Deverão também apresentar reavaliação de suas reservas e novo Plano de Aproveitamento Econômico Sustentável em até dois anos .( F S P , 26.10.2009 , p. B-1) .

O projeto ficou parado no governo Lula e apenas em janeiro de 2013, o Planalto retomou a discussão do novo Código de Mineração. O intuito é mandar o texto para o Congresso até março.

Estão em discussão temas com a cobrança por parte da União, de uma espécie de bônus ( participação especial) quando a jazida for produtiva e muito rentável; exigências mais rigorosas , inclusive com punições, quando o explorador de minério obtiver a jazida e não explorá-la e a criação de uma agência de regulação.

Cerca de 55 empreendimentos de exploração estão represados pelo atraso da regulação e pelo menos outros 54 encontram-se no mesmo compasso de espera segundo o Ibram, que estima em R$ 20 bilhões em investimentos parados, aguardando resposta.

A demora de mais de um ano na liberação de autorizações retarda a injeção de capital na economia e pode ter impacto também no ritmo de produção mineral brasileira no futuro.

Há na fila, 4.300 pedidos de pesquisa, também já analisados pelo DNPM, mas sem a assinatura do ministério. Segundo o Ibram, dos 205.197 alvarás de pesquisa concedidos de 1991 a 2010, apenas 4.680 resultaram em portarias de lavra. Ou seja, apenas 2% das pesquisas autorizadas, se transformaram em projetos viáveis.

Como exemplo de como o atraso está produzindo danos à economia brasileira, a Bahia Mineração , empresa do grupo Eurasian Natural Resources Corporation, do Cazaquistão, aguarda há cerca de um ano , a autorização do Ministério de Minas e Energia para dar início ao projeto Pedra de Fogo, de exploração de minério de ferro , no pequeno município baiano de Caitité. O plano da empresa já foi analisado pelo DNPM e encaminhado ao Ministério no início de 2012, com a minuta da “portaria de lavra”, documento que autoriza a empresa a começar a operação na mina. Sem ela, a empresa não pode investir R$ 6 milhões para a empresa levar a mina a produzir 20 milhões de toneladas de minério por não, e contratar 4.000 funcionários para os trabalhos de exploração.

Por orientação do governo, desde novembro de 2011, foram praticamente interrompidas as autorizações para novos projetos de exploração e pesquisa, à espera da nova regulamentação. ( F S P, 27.01.2013, p. B-6) .



LIMITAÇÃO DE CAPITAL ESTRANGEIRO



Entre os estudos que continuam em andamento no governo Dilma , o novo marco regulatório da mineração poderá ter diversos mecanismos de restrição do capital internacional na exploração dos recursos naturais brasileiros . As novas regras pretendem limitar o avanço da China na extração de minério de ferro .Em 2010 empresas chinesas fizeram várias compras no Brasil . A ECE comprou a Itaminas por US$ 1,2 bilhão , a Honbridge Holdings de Hong Kong comprou a Sul America Metais do grupo Votorantim por US$ 430 mil; a Wuhan Iron & Steel comprou 21,52% da MMX por US$ 400 milhões ; a Wisco com a MMX planeja uma siderúrgica no Rio de Janeiro e negocia a compra da Passagem Mineração S A em MG . A Eurasian Natural Resources do Cazaquistão compra reservas de minério em MG por US$ 304 milhões e a ENRC comprou a Bahia Mineração Limitada por US$ 670 milhões . ( F S P , 26.01.2011, p. B-1) .



PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA EM 2010.



O valor da produção mineral brasileira passou de US$ 6 bilhões em 2001 para US$ 40 bilhões em 2010, um recorde histórico . Em 2010 foram investidos US$ 10,7 bilhões em pesquisa geológica em todo o mundo e no Brasil apenas US$ 320 milhões . O país tinha apenas 18% do subsolo mapeado até 2010 . ( Exame Melhores e Maiores 2011, p. 163-168 ).



RECEITA EM 2011.



As mineradoras pagaram de janeiro a agosto de 2011 , R$ 940 milhões em Cfem ( Contribuição Financeira pela Exploração Mineral ) , volume 61% maior que o registrado entre janeiro e agosto de 2.010 . O aumento das exportações, principalmente de minério de ferro , responsável por mais de 50% do valor da produção mineral , e a alta dos preços das commodities , explicam o crescimento . ( F S P , 6.9.2011, p. B-8).





INVESTIMENTOS 2010 - 2014





O Brasil é um país que investe pouco em pesquisa mineral . Do total gasto em 2009 , o país correspondeu a apenas 3% , enquanto Canadá e Austrália , representaram respectivamente 16% e 13% segundo estatísticas do Obram . Considerando o território de cada pais ,o Peru investiu 15 vezes mais do que o Brasil e a Chile 18 vezes .

Para José Guedes da CPRM “O Brasil tem de mostrar que é um bom lugar para se investir , mas falta informação básica e há ainda uma demora grande na concessão de lavras que são descobertas”. O governo investe pouco em pesquisa geológica básica . Foram R$ 13 milhões entre 2000 e 2004 e R$ 132 milhões entre 2005 – 2008 . ( F s P , 9.11.2010, p. B-8) .

Levantamento feito pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Mineração aponta uma previsão de US$ 68 bilhões em novos projetos e na ampliação de minas para o período de 2011 a 2014 um aumento pois a projeção feita em março de 2009 para o período entre 2009 e 2013 apontava US$ 47 bilhões . De 2006 a 2010 foram investidos US$ 32 bilhões . ( Exame Melhores e Maiores 2011, p. 163).

O maior volume de investimentos será direcionado ao ferro : US$ 39,23 milhões , níquel US$ 6,71 bilhões , bauxita US$ 5 bilhões , cobre US$ 2,66 bilhões , fosfato US$ 2,5 bilhões , alumínio US$ 2,2 bilhões , ouro US$ 2 bilhões , alumina US$ 1 bilhão , manganês US$ 300 milhões , Vanádio 300 milhões, nióbio 70 milhões e carvão 50 milhões . ( F S P , 5.8.2010, p. B-8) .

Dos US$ 62 bilhões que serão destinados ao setor mineral até 2014, 33% , ou US$ 21 bilhões terão como origem o capital estrangeiro , segundo levantamento do Ibram ( Instituto Brasileiro de Mineração ) . ( F S P , 28.08.20l0 , p. B-1) .



TAXA DE MINERAÇÃO





O governo do Pará chegou a um acordo com a Vale e reduziu o valor por tonelada de minério de ferro extraído, a título de taxa de mineração, de R$ 6,90 para R$ 2,30. O tributo foi regulamentado em março de 2012 e a Vale questionava a cobrança na Justiça , por entender que, segundo a Constituição, a competência de fiscalizar a atividade minerária é exclusiva da União .

Com o acordo a Vale deve começar a pagar em novembro e depositar o que deve . Amapá e Minas Gerais criaram taxas semelhantes em 2012 e também tiveram que negociar com as empresas. ( F S P , 26.10.2012, p. B-8) .



MINERAÇÃO EM 2012



A despeito da crise econômica mundial, a produção mineral brasileira deverá atingir em 2012 a US$ 55 bilhões, , um avanço de 900% em relação à de 2002 ( US$ 5,5 bilhões).

Os aportes de investimento previstos para até 2016, de US$ 75 bilhões, correspondem a 20% de todo o investimento global do setor previsto no período.

Minas Gerais e Pará se destacam com , respectivamente, 48% e 28% da produção nacional.

O principal minério explorado, o minério de ferro, teve exportações de US$ 41,8 bilhões em 2011.

Segundo o Plano Nacional de Mineração 2030, do Ministério de Minas e Energia, a mineração representava 0,8% do PIB em 1970 e 1,1% em 2008.

O setor em 2012, enfrenta um cenário de crise mundial. O índice de Produção Mineral registrou crescimento de 0,97% no primeiro semestre de 2012, segundo dados do DNPFM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) . O valor exportado pela indústria caiu 15,5% no período, devido a menor consumo de minério de ferro.

O Brasil , todavia, apesar de figurar entre os dez maiores produtores minerais do mundo, responde por apenas 3% do total de investimento privado em pesquisa de exploração mineral, que chega a US$ 10,7 bilhões. O montante investido no Brasil, de US$ 321 milhões, é igual ao da Argentina, cuja área territorial corresponde a um terço da brasileira. ( F S P , 25.12.2012, p. A-15) .



MINERAÇÃO E INDÍGENAS



A exploração mineral em terras indígenas pode causar impactos tão grandes n os povos que , se não implicarem apenas sua degradação social e perda de território , podem mesmo levá-los à extinção .

Segundo o antropólogo Rogério Duarte do Pateo , do ISA Instituto Sócio Ambiental o barulho das máquinas para extração dos minérios , assusta animais em um local onde a caça é o principal meio de subsistência , podendo causar alteração de hábitos .

Os royalties que os índios recebem fazem com que eles passem a comer produtos industrializados , gerando ao longo do tempo os mesmos problemas de saúde dos brancos , diabetes , colesterol, problemas dentários . Passam também a depender de fonte externa de rendimentos o que pode acarretar desestruturação social

Altera-se também o meio ambiente no entorno com cidades para dar suporte á atividade mineradora, construção de estradas para escoar a produção , poluição de rios , etc.

Segundo o antropólogo Ricardo Verdum , do Inesc – Instituto de Estudos Sócio Econômicos , o maior dos males seria a perda de autoridade do índio sobre seu território , sendo os povos colocados em segundo plano e podendo inclusive ter de sair de uma aldeia, por conta de uma jazida de minério . ( F S P , 24.11.2007 , Especial p. A-6)

Áreas de garimpo significativas ficam em Roraima em terras demarcadas dos índios ianomamis na fronteira com a Venezuela e Castelo dos Sonhos no Sul do Pará. E no norte da Amazônia, subindo o rio Moroni, na fronteira com o Suriname e a Guiana Francesa .



RESERVA ROOSEVELT





A reserva indígena dos cinta-largas em Rondônia , é uma imensa floresta de 2,7 milhões de hectares no sul do Estado . Sobrevôos feitos por aviões equipados com detectores magnéticos , contratados por duas empresas de mineração , uma inglesa e outra americana , verificaram que o local abriga nada menos do que vinte kimberlitos , imensas formações rochosas que ao brotar do sub-solo , trazem os diamantes das profundezas da terra para perto da superfície .

As catorze maiores jazidas de diamante do mundo , têm , cada uma, apenas um kimberlito. Numa projeção pessimista , a área com apenas um kimberlito produtivo pode render em torno de US$ 1,5 bilhão por ano.

A legislação proíbe a extração de minérios em áreas indígenas , mas os índios “alugam” a terra para garimpeiros que estão fazendo a extração de diamantes de maneira ilegal , com rendimento em torno de R$ 240 milhões por ano , subtraindo uma considerável receita para o Estado . ( Veja, 25.08.20094, p. 50-52) .



DESTRUIÇÃO DE CAVERNAS





O Brasil tem mais de 10.000 cavernas em seu território. Elas foram detalhadamente descritas pelo geólogo e fotógrafo paulista Adriano Gambarini em “Cavernas do Brasil”. ( Revista Veja, 2.1.2012, p. 81) .

Decreto assinado pelo presidente Lula permite que milhares de grutas sofram “impactos negativos irreversíveis” . As cavernas naturais passam a ser classificadas por quatro critérios de relevância : máximo , alto , médio e baixo .

As formações de “máxima relevância” deverão ser preservadas . As de “alta relevância “ poderão ser destruídas desde que o empreendedor se comprometa a preservar duas similares . Nas de “média relevância” , o empreendedor poderá adotar medidas e financiar ações que contribuam para a conservação e o uso adequado do “patrimônio espeleológico brasileiro” . Já cavernas com “baixo grau de relevância” , poderá ser impactadas sem contrapartidas .

Os ambientalistas que criticam o novo decreto , prevêem a possibilidade de destruição de até 70% das formações brasileiras . Em Carajás, cerca de mil cavernas estão próximas da extração de minério . Em Tijuco Alto em São Paulo , duas grutas dificultam a instalação de uma usina hidroelétrica na área . Em Arcos-Pains-Doresópolis em Minas Gerais , cavernas impedem a expansão de mineradoras . ( F S P , 11.11.2008 , p. A-14) .







RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS





Em 2008 , as empresas são obrigadas pela legislação a reparar as áreas degradadas , ou seja , elas têm de deixar o terreno o mais próximo possível do que era antes . O plano de recuperação deve ser traçado antes mesmo do início das operações . e é um requisito para obter o licenciamento.

Um dos exemplos mais notáveis de recuperação é o projeto de implantação de um complexo urbano na extinta mina de Águas Claras , no município de Nova Lima , na região metropolitana de Belo Horizonte . Durante 30 anos a mina foi explorada pela MBR ,empresa controlada pela Vale. Em 2003 foi fechada após a retirada de quase 300 milhões de toneladas de minério de ferro . A Vale vai construir uma sede própria na antiga mina e em um sistema de permuta , cederá terrenos a incorporadoras interessadas em investir em projetos na área . A mineradora espera gerar pelo menos 20.000 postos de trabalho com os novos empreendimentos , em um empreendimento que deve levar 20 anos . ( Guia Exame Sustentabilidade , outubro de 2008, p. 120) .









LICITAÇÃO DE ÁREAS PELO GOVERNO



O governo brasileiro, em 1997 efetuou licitação internacional de 250 reservas de minerais em várias áreas do Brasil , mediante pagamento á vista e exploração feita com o pagamento de royalt médio de 3%, em alguns casos .

Caulim: localização Rio Capim PA reserva 560 milhões t, área 10.000ha;

Nióbio : São Gabriel da Cachoeira AM , reserva 2,9 bilhões de toneladas, área 10.000 ha. Maior reserva de nióbio do mundo , estava à venda por US$ 600.000 .

Níquel : Montes Claros de Goiás, Santa Fé de Goiás e Jussara GO , reserva 36 milhões de toneladas, área 7.000 há.

Turfa : São Paulo SP reserva : n/d , área 2,83 mil há.

Ouro : Natividade TO , reserva 5,6 toneladas.

Cobre : Bom Jardim de Goiás GO , reserva 4,5 milhões t.

Zinco e Chumbo – Pameirópolis TO, reserva – 9,3 milhões t.

Fosfato – Alhandra PB , Pedras do Fogo e Goiana PE ,reserva 28 milhões de t.

Gipsita – Aveiro e Itaituba PAS , reserva 873 milhões de t.

Carvão mineral -,Santo Antonio da Patrulha e Osório RS , reserva 1,65 bilhão de toneladas.

Carvão energético – Bagé, Cachoeira, Rio Pardo e Butiá RS, reserva 8 bilhões de toneladas. ( Folha de S. Paulo, 30.09.97, p. 2-6) .



FERTILIZANTES



Segundo estimativas o Brasil até 2018 terá um consumo interno de fertilizantes de 25 milhões de toneladas por safra , 15 milhões a mais do que o consumo previsto para 2008 . O custo deste total em importações , a preços atuais será de US$ 15 bilhões o que pode representar a anulação do saldo comercial do agronegócio .O consumo aumentou no Brasil de 8,9 milhões de toneladas em 2006 para 10,9 milhões em 2008 e se consolida como o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo , atrás de China (53,4 milhões ), Índia ( 24,6 milhões ) e EUA (21,2 milhões ) .

Por esta razão o governo brasileiro busca expandir a produção interna de nitrogênio, fósforo e potássio , insumos básicos para a produção de fertilizantes . O preço chegou a subir 300% em um ano e meio .

O governo não descarta a possibilidade de nacionalização de jazidas que não estariam sendo devidamente exploradas

Para possibilitar o desenvolvimento de jazidas , o governo estuda aplicar uma alíquota de 5% sobre os fertilizantes importados .

A Embrapa vai pesquisar matrizes alternativas de fertilizantes , que vão de moagem de rochas, água de xisto da Petrobrás , a areia de habitats de tubarões que costuma ficar a cinco metros de profundidade e é composta de 50% de cálcio e 10% de magnésio .

A Bunge a a Vale concordaram em elevar a produção e a Cargill e a Yara silenciaram sobre os pedidos estatais .

Estudo indica que o Brasil é líder mundial em cobranças de impostos na produção de fertilizantes . A carga tributária , quando somados PIS/COFINS , IR e royalties atinge 24,74% no caso do potássio e 23,24% no de fosfato . Essas taxas se distanciam muito dos 8,25% cobrados pelo potássio nos EUA e 9,2% no Canadá . ( F S P , 1.7.2008 , p. B-10) ;

A Secretaria de Direito Econômico instaurou em abril de 2009 processo administrativo para investigar indícios de formação de cartel no mercado de fertilizantes . A denúncia envolve três grandes empresas : Bunge Brasil , Mosaic e Yara Brasil. ( F S P , 23.04.2009, p. B-10) .

A Fosfértil produz 600 mil toneladas de amônia usando resíduo asfáltico e gás de refinaria . A amônia é matéria prima para a produção de fertilizantes para a agricultura . A empresa tem um projeto para aumentar a produção , com investimento em torno de US$ 1,5 a US$ 1,7 bilhão , mas que está engavetado devido à falta de oferta de gás natural por parte da Petrobrás e aos preços elevados do produto . ( F S P , 28.11.2009, p. B-3) .

A Vale comprou em janeiro de 2010 uma participação de 42,3% na Fosfértil , por R$ 2,15 bilhões e minas de fosfato por R$ 1,65 bilhões . ( F S P , 28.01.2010 , p. B-5) .

A Vale desembolsou US$ 5,7 bilhões na aquisição da Fosfértil e de duas minas de fosfato da empresa no país e assim obteve a liderança no setor de fertilizantes no país . Em 11 de fevereiro a empresa comprou por US$ 1 bilhão , à americana Mosaic , mais uma fatia de 27,3% das ações ordinárias da empresa .Com isso chegou a 78% do capital total da companhia e 99,8% das ações ordinárias a um custo de US$ 4 bilhões e mais US$ 1,7 bilhão na aquisição das dias minas , que permitem uma expansão da capacidade de produção de fosfato.( F s P , 12.02.2010 , p. B-4) .

A Petrobrás vai reavaliar as unidades de insumos de fertilizantes ( amônia e uréia) e outros produtos químicos de Uberaba (MG) e Linhares (ES) , com investimentos de US$ 3,2 bilhões e que deveriam estar prontas em 2015(MG) e 2017(ES). ( F S P , 23.08.2012, p. B-4) .



MINERAIS RAROS



Um grupo de 17 tipos de metal que possuem propriedades químicas semelhantes e, misturados à outras substâncias , são usados na fabricação de diversos produtos, de isqueiros a telas de LCD e supercondutores são considerados “raros” porque , embora abundantes na natureza são encontrados combinados com outras substâncias e em baixa concentração o que dificulta a sua exploração ..

O Brasil é um dos poucos países do mundo a possuir reservas confirmadas desses metais , ocupando, de acordo com estimativas de 2009 , a terceira principal fonte destes minerais , sendo sua exploração limitada pela forte concorrência da China , maior produtor mundial destes minérios : Neomídio , Escândio , Ítrio, Lantânio, Cério , Praseomídio , Promécio , Samário , Európio , Gadolínio , Térbio , Disprósio , Hólmio , Érbio, Túlio , Itérbio e Lutécio . ( F S P , 11.01.2011, p. B-6) .

O neomídio , combinado ao ferro e boro é usado para produzir o imã mais poderoso de que se tem notícia e é usado em turbinas eólicas e faz os celulares vibrar . Vários são usados na formação de cores primárias de telas . O lantânio combinado ao níquel amplia o tempo de vida e a autonomia de baterias e é usado como catalisador em um processo de refino do petróleo chamado de craqueamento . ( Veja, 21.03.2012, p. 94-95) .

Os chineses dominam esse mercado desde a metade da década de 1980 . Porém , o governo chinês passou a estabelecer cotas de exportação , o que põe em risco o abastecimento de diversos tipos de indústrias e com isso ocorreu uma escalada nos preços que chegaram a subir 4.000% desde 2008 , ano em que a produção da China foi de 120 mil toneladas , em um mercado estimado em até US$ 3 bilhões .

O óxido de lantânio , que já custou 4 dólares, chegou a 150 .

Com a escalada dos preços passou a haver maior atratividade pela exploração destes minerais . O Brasil tem grandes reservas e havia produção no país , mas as minas foram estatizadas nos anos 60 e entraram em decadência . Agora , grupos privados estudam prospectar essas riquezas minerais . ( Veja, 21.03.2012, p. 94-95) .

Os minerais raros existem em Araxá-MG e são foco de investimentos. O PIB da cidade foi de R$ 1,98 bilhão em 2009, 258,6% superior ao de 1999 quando era de R$ 552 milhões.

O Brasil possui as maiores reservas de Nióbio do mundo , cerca de 4.499.106 toneladas. As reservas , 90% das conhecidas no mundo estão em Araxá-MG e são exploradas pela CBMM, mineradora da família Moreira Salles, e quer produz 65 mil toneladas por ano ( 90% da produção global) . A empresa afirma que encontrou uma solução para obter as terras raras do nióbio. Em uma fábrica piloto com capacidade para 1.200 toneladas/ano , produz concentrados de terras-raras e pode elevar a produção para 3.000 toneladas/ano “ sem grande esforço”, afirmou em nota. É pouco diante das 120 mil toneladas/ano de produção mundial, mas um salto consideradas as 239 toneladas produzidas pelo Brasil em 2011, segundo o DPNM. Segundo a empresa, o diferencial em Araxá , é a possibilidade de obter as terras-raras dos resíduos . Foram investidos R$ 50 milhões na nova tecnologia e R$ 12,5 milhões do governo de Minas que tem participação de 25% nos lucros da CBMM.

A Vale não dá detalhes dos estudos para a extração das terras raras que encontrou em suas minas de fosfato em Araxá e na vizinha Tapira, de 4.200 habitantes.

O grupo canadense MBAC , divulgou no começo de dezembro de 2011 que uma área sua em Araxá (MG), tem “um dos mais altos níveis de óxidos de terras raras “ no mundo e segundo a Prefeitura de Araxá, vai investir R$ 280 milhões numa unidade.( F S P , 19.08.2012, p.B-4) .

A Mineração São Francisco de Assis , que explora estanho em São Félix do Xingu (PA), tenta obter terras raras em seus próprios rejeitos .

A CSN , por meio de uma subsidiária , também tem um projeto . Em Presidente Figueiredo (AM) , foi encontrado xenotímio , contendo concentração de ítrio. Em Cumuruxatiba e Prado (BA) e Araxá (MG), encontrado Monazita e em Itapirapuã (SP), foi encontrado Bastnaesita . A monazita ( mineral que contém terras raras, tem ocorrência comum na areia de praias do Espírito Santo e da Bahia .

Durante a mineração , dois elementos radioativos , o tório e o urânio costumam vir com as terras raras, o que exige um esquema de alta proteção ambiental que encarece o trabalho . ( F S P, 24.12.2011, p. B-5) .



NITROGENADOS



A Nafta e o gás natural são matérias primas básicas para a produção de fertilizantes nitrogenados , como nitrato de amônia e uréia . O país depende de nafta importada e o gás natural tem outros usos como geração de energia elétrica e combustível automotivo. Com a exploração de gás na bacia de Santos o Brasil poderá se tornar auto-suficiente no setor . ( F S P , 12.05.2008, p. B-6) .

Em 2007 o Brasil importou 75% do nitrogênio usado na indústria de fertilizantes , que somou 2,8 milhões de toneladas segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária .

A Petrobrás vai construir duas fábricas de fertilizantes nitrogenados à base de gás natural . Juntas , terão capacidade de produção de 5,8 milhões de toneladas/ano de uréia , composto rico em nitrogênio usado na fabricação de fertilizantes por meio do gás natural . A cifra corresponde a 90% do consumo do país em 2014 e 2015 , quando as duas unidades devem entrar em operação .( F S P , 22.03.2010, p. B-4) .













PARÁ



O Pará deve ser até 2016 a nova Minas Gerais brasileira , assumindo a liderança na produção nacional de minérios . Em 2012 Minas produz 40% dos minerais extraídos no país , e o Pará 20%. Dados do Ibram indicam que só o Pará vai receber US$ 41 bilhões em novos recursos até 2016. Desse total , US$ 24 bilhões será aplicados apenas na exploração minera, do cobre ao ferro, do níquel ao ouro , da bauxita à cassiterita e minerais nobres como paládio e platina .

Segundo o secretário de mineração do Pará , David Leal , “há cerca de mil mineradoras atuando no Pará . Conhecemos no máximo , 50. Há um total desconhecimento sobre o que está acontecendo em termos de exploração no Estado”.

Mesmo assim, de 2010 para 2011 , os royalties recebidos pelo Estado , gerados na exploração , aumentaram de R$ 315 milhões para R$ 462 milhões . A indústria de mineração exportou , só em matéria-prima , US$ 13,7 bilhões em 2011. ( F S P , 6.5.2012, p. B-1) .



ALUMÍNIO



Os investimentos em bauxita e alumina ( o minério básico e a primeira transformação antes do alumínio ), chegam a US$ 5,742 bilhões de 2008 a 2012 . O aumento da produção de alumínio será modesto , de 1,60 para 1,76 milhão de toneladas por ano em razão de não existirem no Brasil garantias quanto á oferta de energia elétrica indispensável para a produção do metal . ( F S P, 21.06.2008, p. B-5) .

Em Juriti existe uma jazida de 700 milhões de toneladas de bauxita . Em 2005 a Alcoa chegou à cidade para investir R$ 3,5 bilhão na instalação da mina e a cidade explodiu . Na fase de pico do projeto a Alcoa emprega 8.000 funcionários , dos quais 80% são paraenses . A empresa segue o primeiro plano de sustentabilidade do setor de mineração na Amazônia , empregando R$ 280 milhões para projetos socioambientais, em reflorestamento , moradias, escolas , hospitais , saneamento e agricultura familiar . ( Exame , 30.07.2008, p. 108) .

A Alcoa comprou uma área de mata nativa , vizinha ao local onde está instalando uma operação de beneficiamento de bauxita no Pará , para preservar o verde e mostrar que a atividade industrial pode conviver com a defesa do meio ambiente . A área foi invadida pelos sem-terra que derrubaram quase todas as árvores , exigindo mais assistência social e maior participação dos moradores nas decisões que afetem a cidade .

O BNDES aprovou financiamento adicional de R$ 950 milhões , cerca de R$ 700 milhões destinados à implantação de infraestrutura aeroportuária como porto , ferrovia e rodovia , para explorar a bauxita em Juriti, no Pará e R$ 200 milhões para instalar em São Luís (MA), a unidade dois da refinaria do consórcio Alumar , do qual a Alcoa faz parte, para elevar a produção de alumina em 2,1 milhões de t/ano . ( F S P , 5.3.2009, p. B-7) .

A Alcoa pretendia paralisar a expansão da mina devido à crise econômica , mas o presidente da filial no Brasil, Franklin Feder, “para persuadir o conselho da Alcoa a manter o investimento na mina de bauxita em Juriti , no Pará , aleguei que, se parássemos agora um investimento no meio da Amazônia, a floresta engoliria o que já havíamos feito “.Após quase nove anos de trabalho a mina começa a operar em setembro de 2009 . ( Exame, 29.07.2009, p. 29) .

A indústria de alumínio em 2010 não pretende aumentar a produção , apesar da forte expansão da demanda no primeiro quadrimestre de 2010 . O motivo é que o custo da energia elétrica , o principal insumo do alumínio é muito caro no Brasil . Segundo Adjarma Azevedo , presidente do conselho diretor da Abal, “Precisaríamos de uma oferta de energia ao preço de R$ 55 por MWh. OU temos isso , ou o Brasil vai começar a importar alumínio em escala a partir de 2012 ou 2013...O ponto é o seguinte , ninguém vai importar o alumínio primário . Haverá importação dos perfis prontos, provavelmente da China”.

Os novos projetos hidrelétricos no Brasil ( Jirau, Santo Antônio e Belo Monte ), foram viabilizados com oferta de energia ao preço médio de R$ 78 por MWh. ( F s P , 3.6.2010, p. B-6).

A norueguesa Hydro, dina da Alunorte confirmou um pacote de US$ 2,2 bilhões para expandir a produção de bauxita em Paragominas e a construção de uma refinaria de alumínio em Barbacena, ambas no Pará .( Exame – Melhores e Maiores 2011, p. 168.)



ARGILA



O governo de São Paulo anunciou em julho de 2009 a descoberta de uma reserva de 135 milhões de toneladas de argila na região de Presidente Epitácio . É a quarta maior reserva já encontrada no país e devem ser suficientes para suprir por quase um século a demanda das cerca de 70 empresas da região .

O aproveitamento do material , já dimensionado pelo IPT depende da concessão de licenças ambientais e da concessão dos direitos de extração pelo DPNM, o que pode demorar até dois anos . ( F S P , 1.8.2009, p. B-7) .



CALCÁRIO



A Liberty Metals & Mining , divisão de investimentos em mineração do Grupo Liberty Mutual , comprou, por R$ 40 milhões , 30% da paulista de calcário BrasAgro , que por sua vez, possui 80% do controle acionário da Petrocal , empresa de extração do minério e produção de cal párea utilização agrícola , de Mato Grosso . ( F S P , 2.8.2010, p. B-2) .



CASSITERITA



Em Bom Futuro em Ariquemes , Rondônia ocorre a exploração de cassiterita, matéria prima do estanho.





COBRE



O aporte em projetos de cobre , chegará a US$ 1,7 bilhão de 2008 a 2012 , para elevar a produção brasileira de 148 mil para 376 mil toneladas por ano .

De acordo com o ICZ ( Instituto de Metais Não-Ferrosos), a indústria de cobre produziu volume recorde entre janeiro e abril de 2010 , de 825,2 mil toneladas , alta de 101,27% sobre o mesmo período de 2009 ( 410 mil toneladas) e pouco inferior à de 2008 ( 862,4 mil toneladas ). .. Dada a alta demanda , as importações de cobre cresceram 15,5% , para 97,4 mil toneladas . ( F s P , 3.6.2010, p. B-6)

A capacidade de produção mundial de cobre deve crescer 24% até 2014, quando deve atingir 24,2 milhões de toneladas segundo estimativa do ISCG.Em 2009 a produção mundial foi de 19,5 milhões de toneladas . No Brasil a previsão para 2014 é de passar de 250 mil toneladas ano em 2009 para 475 mil toneladas em 2014. ( F S P , 7.9.2010, p. B-8) .

A Vale desenvolve em parceria com a USP uma tecnologia para identificar bactérias e fungos capazes de “comer” cobre para, no futuro, aproveitar economicamente os rejeitos produzidos no beneficiamento do mineral e absorvidos por estes microorganismos. Ao preço atual do metal, a Vale teria receita bruta extra de US$ 1,4 bilhão, com o aproveitamento dos resíduos da barragem de rejeitos da mina de Sossego, em Carajás(PA) onde há 90 milhões de toneladas de detritos, com teor residual de cobre de 0,07%. ( F S P , 25.08.2012, p. B-8) .



DIAMANTES



O garimpo de diamantes da reserva indígena Roosevelt , em Rondônia , oficialmente está fechado desde 2004 , mas continua a todo vapor . A Polícia Federal instalou postos nas vias de acesso ás aldeias dos cintas-largas para evitar a pilhagem dos recursos naturais e conter a violência , mas a operação que já custou até 2009 , R$ 28,4 milhões não impediu a entrada de máquinas pesadas como caminhões , tratores e retroescavadeiras .

Portanto o garimpo continua clandestinamente . Mineradoras acreditam que na região haja pelo menos vinte kimberlitos – as formações rochosas de onde se extraem os diamantes – com potencial de produção de US$ 30 bilhões em gemas por ano . No entanto, o país está perdendo esta riqueza para o contrabando . ( Veja, 6.1.2010 , p. 56-57) .





ENXOFRE



Aumento da produção na reserva de Júpiter , que será explorada pela Petrobrás .





ESMERALDAS





Monte Santo no interior de Tocantins é a mais nova área de garimpo de esmeraldas e demonstra a rapidez com que as notícias de descobertas correm. Do dia para a noite 2.200 garimpeiros acorreram para a região e mais 3.300 estão aguardando seu lote. O povoado de 1600 habitantes quadruplicou a sua população.



FOSFATO



As imensas jazidas de Titânio, Nióbio e Fosfato, abertas no solo da cidade de Catalão são um reflexo do avanço da nova fronteira do agronegócio brasileiro. A cidade de 90 mil habitantes, viu seu PIB crescer 478% em dez anos até 2010. No período o PIB per capita saltou para R$ 45,8 mil, superior ao de São Paulo , ( R$ 39,5 mil).

A cidade fica a 100 km de Uberlândia ( MG) e a 260 km de Goiânia, o que ajuda a escoar a produção.

O desempenho se deve à indústria, responsável por metade do PIB de R$ 3,97 bilhões em 2010 e pela extração mineral , setores que são movidos pelas demandas da agricultura.

A Vale possui um complexo focado na extração de fosfato e na produção de compostos químicos. Com área de 2.600 hectares, emprega 1.500 profissionais e tem capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de rocha fosfática por ano.

A britânica Anglo American , por meio da Copebrás, também explora o fosfato na região e emprega 900 de seus 1.300 funcionários, produzindo 1,3 milhão de toneladas de concentrado de fosfato por ano.

A Ultrafértil faz o beneficiamento de minério fosfatado.

O rico subsolo de Catalão também possui jazidas de titânio, urânio e terras-raras , elementos minerais de difícil obtenção, porque estão muito dispersos pela crosta terrestre. ( F S P , 6.1.2013, p. B-6,7) .



GIPSITA





A Placo do Brasil, do grupo Saint-Goban, vai construir uma fábrica de chapas de gesso acartonado , conhecidas como “drywall”, em Feira de Santana, com investimento de R$ 125 milhões e capacidade de produção de 22 milhões de metros quadrados do produto por ano , equivalente à unidade da companhia em Mogi das Cruzes (SP) . A unidade está próxima de uma jazida de gipsita ( matéria prima do gesso) de Pernambuco e dos mercados do Nordeste e do Centro-Oeste. ( F S P, 11.12.2012, p. B-2) .







MINÉRIO DE FERRO



Dos US$ 48,2 bilhões em investimentos previstos entre 2008 e 2012 , cerca de US$ 27 bilhões serão aplicados em minério de ferro .O Brasil deverá duplicar a produção anual em cinco anos , passando de 350 milhões de toneladas por ano para quase 700 milhões de toneladas . A Vale vai expandir a Estrada de Ferro Carajás e desenvolver a Serra Azul , na mina de Carajás , no sudeste do Pará , onde está a maior mina de ferro a céu aberto do mundo . A Vale tem um custo de produção e entrega de US$ 18 a tonelada e como o preço do seu minério está em US$ 78 a tonelada , possui muita margem de negociação .

Segundo o Ibram , entre 2011 e 2015 estão previstos US$ 44,97 bilhões em investimentos que devem elevar a produção de 370 milhões de toneladas em 2011 para 787 milhões em 2015, investimentos que representam 66% do montante previsto para todo o setor mineral de US$ 68,5 bilhões . A Vale deverá estar produzindo 522 milhões de toneladas , 66,3% do total, queda em relação aos 83,2% de 2010 , com produção de 307,8 milhões de toneladas . ( F S P , 21.06.2011 , p. B-8) .

A Vale anunciou que está usando sua capacidade máxima de produção de minério de ferro devido á demanda especialmente da China que está começando a recompor seus estoques de aço . A perspectiva é de recuperação do preço do minério até o final do ano . ( F S P , 21.07.2010 , p. B-8)

A Vale vai investir em um projeto de infraestrutura R$ 13,8 bilhões, destinados à extensão e duplicação da ferrovia de Carajás e à construção de um novo píer no terminal marítimo de Ponta da Madeira (MA), por onde a mineradora escoa a maior parte de sua produção de minério de ferro.

A Vale vai ampliar em 100 km a ferrovia de Carajás para conectá-la à nova mina de Carajás Serra Sul , que inicialmente prevê a extração de 90 mil toneladas de minério de ferro ao ano ate 2015, duplicar 600 km de trilhos e a construção do novo píer, com 25 metros de profundidade e que permitirá o atracamento dos supernavios de carga da China , com capacidade de carregamento simultâneo de dois navios em 2014. ( F S P , 22.07.2010, p. B-13) .

Além da Vale , existem projetos da CSN, da Usiminas e da MMX. ( F S P, 21.06.2008, p. B-5) .A Vale pretende aumentar a produção em Carajás para 220 milhões de toneladas em 2012 , aumentando as receitas em até US$ 15 bilhões . ( Exame , 10.09.2008, p. 66) .

Após pressão da China a Vale e a BHP mudaram o modelo de correção de preços do minério conhecido como Benchmark . No modelo , o primeiro acordo mundial de reajuste de preço entre uma mineradora líder e uma siderúrgica de porte global, valia para todo o mercado por um ano . Esse sistema existia há 40 anos e permitia previsibilidade de custos às siderúrgicas e planejamento de investimentos e fluxo de caixa das mineradoras . Agora, os reajustes passam de anuais para trimestrais e a precificação passa a ser referenciada pelo mercado spot , mas com um desconto por causa dos altos volumes negociados nos contratos . ( F S P , 31.03.2010, p. B-1) .



Para Alberto Calderón, vice-presidente comercial da BHP Billiton em Melbourne , o minério de ferro está se tornando uma commodity”normal” . “O sistema de preços está caminhando na mesma direção tomada por outras commodities no passado”. ( F s p , 1.4.2010, p. B-4) .

Porém , as siderúrgicas reagiram. A Eurofer, associação setorial das siderúrgicas européias se queixou à Comissão Européia quanto a possíveis abusos de preços , alegando existir “fortes indicações de coordenação ilícita de reajustes e modelos de formação de preços , além de pressão sobre siderúrgicas individuais para que aceitem essas mudanças “.

A Acea, que representa montadoras de caminhões e automóveis européias , afirma que os três principais produtores ( Vale, Rio Tinto e BHP Billiton) tem “ o poder de formação de preços de um oligopólio”. ( F S P , 1.4.2010, p. B-1) .

A Vale em razão do alto preço do minério de ferro no mercado internacional ( US$ 147,30) por tonelada métrica anunciou um plano de recuperação de 31 milhões de toneladas de minério que repousam há décadas em oito barragens de rejeitos em Minas Gerais, processando 80 milhões de toneladas de resíduos com receita de US$ 4,5 bilhões , transformados em um minério de pó fino , chamado de “pellet feed”, e liberando espaço nas barragens. ( F S P , 23.08.2011, p. B-11) .





PROJETO CARAJÁS



Carajás foi descoberto por acaso . Em 1967 o geólogo Breno Augusto dos Santos sobrevoava o sul do Pará atrás de calcário para uma empresa americana , a Meridional . O helicóptero teve uma pane e teve que fazer um pouso forçado . Breno desceu e viu uma areia acinzentada . Estava em cima da maior reserva de minério de ferro do mundo.

O acaso também levou á localização da minas de esmeraldas de Campos Verdes em Goiás em 1980 . Ao abrir uma estrada vicinal , um operário notou algumas pedrinhas verdes na areia . A mina de esmeraldas de Nova Era em Minas Gerais foi descoberta em 1987 porque alguém viu pedrinhas verdes em um chiqueiro de porcos . ( Veja, 30.04.97 , p. 112-113) .

O Projeto Carajás, a maior província mineral do mundo de onde a VALE retira 100 milhões de toneladas de ferro por ano é considerado “modelo” pelo Banco Mundial, pois conseguiu manter intocada a floresta ao redor da jazida .Apenas 16% dos 410.000 hectares foi desmatada.A área tem reservas de minério de ferro suficientes para 500 anos de exploração .



O quadro 1 apresenta as reservas e a produção anual de carajás



QUADRO 1 - RESERVAS E PRODUÇÃO ANUAL DE CARAJÁS



RESERVAS PRODUÇÃO ANUAL

FERRO 17,4 BILHÕES 100 MILHÕES

COBRE 994 MILHÕES 515.000

MANGANÊS 65 MILHÕES 750.000

NÍQUEL 44 MILHÕES 35 MIL

PRATA INDETERMINADA 32

OURO 220 16,5



Em Carajás existem ainda reservas já descobertas e ainda não avaliadas de alumínio, zinco, cromo, tungstênio e estanho.

Em 27 de junho de 2012 a Vale obteve a licença prévia para o maior projeto de sua história : a segunda mina de ferro de Carajás, localizada na Serra Sul, no Pará. A previsão é colocar a mina em operação em 2014 com investimentos de R$ 40 bilhões , R$ 16,5 bilhões para a mina e a usina de processamento de minério e R$ 23,5 bilhões para duplicar a ferrovia de Carajás ao porto de Ponta da Madeira, para escoar o minério . Com isso a capacidade de produção de Carajás passará de 109 milhões de toneladas em 2011, para 230 milhões em 2016, considerando a expansão de 40 milhões de toneladas da atual mina, a de Serra Norte . O minério é de alta qualidade, superior ao australiano, seu principal concorrente. ( F S P , 28.06.2012, p.B-11) .

Com o porto de Ponta da Madeira , a Vale poderá operar com 12 novos supernavios que encomendou na China , capazes de carregar 400 mil toneladas de minério e que serão entregues em 2012 , com investimento de US$ 1,6 bilhão , reduzindo o custo do frete . ( F S P , 10.04.2011, p. B-7) .



A Vale recebeu licença ambiental em novembro de 2012 do Ibama para a expansão da estrada de ferro Carajás. A ferrovia , que liga Carajás, no Pará, ao terminal marítimo de Ponta da Madeira , no Maranhão, será duplicada para permitir o transporte de 230 milhões de toneladas por ano. Será ainda expandida, permitindo o escoamento do minério de ferro da nova mina de Carajás Serra Sul S11D , com capacidade estimada em 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Cerca de 559,7 km serão duplicados e 226,30 será a expansão, com previsão de término para 2.017. ( F S P , 20.11.2012, p. B-3) .





MEGAPOLO SIDERÚRGICO



Para aproveitar o minério de ferro de Carajás , o BNDES financiará a instalação de um megapólo siderúrgico na região do porto de Itaqui , no Maranhão, para a instalação de 3 usinas de produção de placas de aço , cada uma com capacidade para até 8 milhões de toneladas , que deverão aumentar em 70% a capacidade de produção de aço no Brasil , de 34 milhões de toneladas . Se toda a produção for exportada poderá gerar cerca de US$ 9 bilhões / ano .

O maior entrave ao projeto era a falta de carvão , mas reservas de carvão recém descobertas na Venezuela , garantem a produção após acordo firmado com aquele país . O investimento total será de US$ 11,4 bilhões até 2010. ( F S P 24.09.2004, p. B-8) .





BAHIA



A Bahia se tornou alvo de uma nova “corrida do ouro” entre mineradoras no país . No caso a corrida é por minério de ferro, níquel e vanádio . Em 2009 foram registrados no Estado 3.391 requerimentos de pesquisas minerais , primeira posição no país .



BAMIM



Prevê extrair 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro/ano em Caetité, com investimento de US$ 1,8 bilhão, que inclui uma ponte de 2,5 km mar adentro ao norte de Ilhéus , com uma esteira para transportar o minério até os navios. O teor de ferro varia de 38 a 42%.

A Bahia Mineração tem como sócios a ENRC, com origem no Cazaquistão , e a Zamin Ferrous , da Índia .

O processo de licenciamento ambiental do porto em Ilhéus sofreu contestação do grupo ambientalista da Bahia, que atua em parceria com a Promotoria do Estado da Bahia e o Ministério Público Federal que entre vários pontos questiona a construção do terminal em uma APA – Área de Proteção Ambiental . ( F S P , 12.11.2010 , p. B-10) .

O projeto do Porto Sul , orçado em R$ 3,5 bilhões , tem previsão de entrega até 2014 e contempla a construção de dois terminais - um público e outro privado e um porto em alto-mar (“off-shore”), distante 3,5 km da costa do Cacau. O terminal privado ocupará 502,9 ha e será construído pela Bahia Mineração ao custo previsto de R$ 1 bilhão, com estimativa de movimentar até 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, proveniente da mina de Caetité (BA) O terminal público está orçado em R$ 2,5 bilhões e terá sete áreas para transporte de minério de ferro, granéis sólidos , soja , fertilizantes, etanol e outros armazenamentos ( F S P , 23.12.2011, p

O Ibama concedeu licença prévia para a construção do Porto Sul, em Ilhéus , no sul da Bahia. O projeto contempla a construção de dois terminais, um público e um privado, para escoar a produção da mineradora Bamin , e um porto em alto-mar, distante 3,5 km da costa. O complexo, orçado em R$ 3,5 bilhões, será a parada final da ferrovia Oeste-Leste, que partirá de Figueirópolis – TO, em construção por meio do PAC.

O Ibama impôs ao governo baiano e à Bamin o atendimento a 19 ações compensatórias , além da implantação de 34 programas ambientais. Entre as medidas estão projetos como o tratamento de resíduos sólidos, o incentivo à atividade pesqueira, a proteção à fauna terrestre e até um programa de prevenção à exploração sexual na região. ( F S P , 17.11.2012, p. B-3) .



CABRAL MINERAÇÃO



A Cabral Mineração , subsidiária da australiana Cabral Resources que tem como principal acionista a subsidiária australiana da estatal China Railway Materials Corporation, anunciou investimento de US$ 2,2 bilhões na exploração de uma mina de ferro entre os municípios de Brumado e Livramento , no sudoeste baiano , a 650 km de Salvador . A previsão é de início das operações em 2015 e o objetivo é exportar para a China . A construção da ferrovia Oeste-Leste e o porto Sul , viabilizaram o investimento .( F S P , 15.03.2012, p.; B-5) .



FERROUS



Seus investimentos na Bahia podem chegar a US$ 2 bilhões , caso a empresa decida de fato pelo construção de um “mineroduto”, de 100km ligando o município de Coração de Maria à Baía de Todos os Santos em Salvador . As jazidas , alvo dos investimentos , tem potencial para produzir 15 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e podem ser exploradas por 30 anos . A empresa congrega um empresário australiano, fundos de investimento dos EUA e duas famílias mineiras ligadas à área de mineração .O teor de ferro das jazidas é de 28% , contra 34% em Minas Gerais . Com o “mineroduto” o minério pode chegar a US$ 27 a tonelada no porto , contra US$ 32 por caminhão . ( F S P, 29.05.2010, p. B-8) .

Ao longo de 2011 a previsão da Ferrous era de produzir 2,5 milhões de toneladas e investimentos de US$ 4,7 bilhões até 2014 para multiplicar a produção por dez e chegar a 2016 com 62 milhões de toneladas anuais ( Exame Melhores e Maiores 2011, p. 163).





Mato Grosso



O governo do Mato Grosso anunciou em 1 de setembro a descoberta ,na região leste do Estado, do que pode ser o maior depósito conhecido de minério de ferro do mundo , com 11,5 bilhões de toneladas de minério de ferro , valor superior ao de Carajás que tem 7,2 bilhões de toneladas , porém com teor de minério inferior 41% , ante 67% de Carajás . ( F S P , 2.9.2010 , p. B-7) .



Rio Tinto



A Mineradora anglo-australiana Rio Tinto anunciou em julho de 2008 investimentos de US$ 2,15 bilhões na ampliação de sua mina de ferro em Corumbá . O objetivo é ampliar em seis vezes a capacidade atual, passando de 2 milhões para 12,8 milhões de toneladas anuais .

O projeto prevê ainda a construção de dois novos portos ao longo da hidrovia Paraguai-Paraná , por onde será feito o escoamento do minério . Um deles no distrito de Albuquerque ( a 60 km de Corumbá) e o outro em Agraciada ( Uruguai ) . A 350 km de Agraciada , em águas internacionais do rio da Prata , será feito o transbordo da produção para navios maiores , Panamax e Capesize . ( F S P , 30.07.2008 , p. B-12) .

A mineradora anunciou em janeiro de 2009 a suspensão dos investimentos alegando “ dificuldade de obtenção de recursos e a retração do mercado” . ( F S P , 10.01.2009, p. B-5) .

Em 30 de janeiro a Vela comprou a mina de Corumbá por US$ 750 milhões .( F s P , 31.01.2009, p. B-5) .



Arcelor Mittal



A Arcelor Mittal , empresa indiana atualmente produz 40% de seu minério e a idéia é chegar ao dobro disso . Cerca de 20% dos investimentos do grupo estão sendo feitos no Brasil . Só em agosto de 2008 a empresa investiu US$ 1 bilhão na compra de duas mineradoras brasileiras . Comprou metade de mineradora Pirâmide , em Corumbá e, em seguida, arrematou a London Mining , na cidade de Itaiaiuçu , região central de Minas Gerais por US$ 810 milhões . Nos próximos 3 anos a intenção é investir mais US$ 700 milhões na expansão destas duas minas , que produzirão em conjunto 12 milhões de toneladas de minério de ferro . (Exame, 8.10.2008 ,p. 76-77) . Porém , o extenso programa de sondagem na London Mining aponta que as reservas não chegam ao tamanho previsto .



MMX



Comprou minas em Corumbá para produzir minério de ferro e transformar em ferro-gusa por US$ 150 milhões . Com a queda no preço do ferro gusa a produção e os investimentos de US$ 200 milhões foram suspensos . ( Exame 31.12.2008 , p. 75)

A siderúrgica chinesa Wisco aportará US$ 400 milhões na aquisição de 21,5% das ações da mineradora MMX de Eike Batista . Em troca a estatal chinesa terá a garantia de fornecimento de minério de ferro por 20 anos da MMX , que fica obrigada a vender , no mínimo, 50% de sua produção á siderúrgica . ( F S P , 1.12.2009, p. B-5) .





MINAS GERAIS



QUADRILÁTERO FERRÍFERO MG



Dos 100 maiores municípios mineradores do país que mais arrecadam royalties , 36 são de Minas Gerais . Cerca de 300 minas estão em operação em 250 municípios do Estado . Minas tem também o maior parque siderúrgico do país e produz 35% do aço nacional . ( Veja, 23.07.2008 , p. 91.)

Em 2011, um quarto do minério de ferro produzido no Brasil sai da região de Ouro Preto , principalmente de oito minas de três empresas: Vale, Sammarco ( sociedade entre a Vale e a australiana BHP) e Gerdau . Em 2010 foram extraídas cerca de 90 milhões de toneladas de ferro, a maior parte exportada para a China . Graças ao crescimento da mineração a região de Ouro Preto teve crescimento do PIB em termos nominais de mais de 400% entre 1999 e 2008, a maior taxa de Minas Gerais . Em 2009 , a Vale inaugurou unidades em Itabirito e Nova Lima com investimento de R$ 2,3 bilhões . A Sammarco , em 2008 , aumentou sua capacidade produtiva em 54% . Em 2011 , iniciou nova fase de expansão , com investimentos de R$ 5,2 bilhões até 2014. O projeto inclui mais um mineroduto para transportar ferro da região de Ouro Preto ao porto de Ubu, no Espírito Santo , permitindo aumento de 33% na produção atual. ( Revista Exame, 14.12.2011, p.76-77) .







CSN Casa de Pedra



A CSN revalidou os estudos geológicos da Mina Casa de Pedra , em Congonhas , Minas Gerais , considerada uma das melhores jazidas de ferro do mundo . A CSN trabalhava com uma reserva de 440 milhões de toneladas de minério , mas auditoria da Golden Associates , revela que esse total é de 1,6 bilhão de toneladas .

Com isso a produção será acelerada de 16 a 17 milhões de toneladas em 2008 para 30 milhões em 2009 , 40 milhões em 2010 , 50 milhões em 2011 e 70 milhões em 2012 . Os investimentos até 2012 serão de US$ 2,970 bilhões . Além da expansão da própria mina, será aprimorada a usina de beneficiamento , construídas duas unidades de pelotização com capacidade de processar 3 milhões de toneladas por ano cada uma e a logística do porto de Itaguaí . Na Mina Casa de Pedra o teor do minério chega a até 68% , enquanto na China é de 15 a 17% . ( F s P , 13.09.2008 , p. B-5) .

Usiminas



A Usiminas comprou em 2008 a J. Mendes por US$ 1,8 bilhão . Porém , as sondagens iniciais mostram que a quantidade existente é menor do que as 3 bilhões de toneladas previstas inicialmente . ( Exame 31.12.2008 , p. 75) .

A empresa comprou em 2011 a Mineração Ouro Negro , na região de Serra Azul , no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais , por US$ 367 milhões , adicionando 550 milhões de toneladas de minério a sua capacidade e elevando em 24% suas reservas em serra Azul , para 2,8 bilhões de toneladas . ( F S P , 29.11.2011, p. B-7) .





A ANGLO AMERICAN .



A Anglo American confirmou a aquisição da MMX e investimentos de US$ 3,4 bilhões nos projetos de mineração da companhia em Minas Gerais e no Amapá , que levarão as duas unidades a produzir 26,6 milhões e 6,5 milhões de toneladas de minério respectivamente . ( F S P , 13.08.2008, p. B-10).

A empresa com o nome de Anglo Ferrous Brazil vai empregar 2.250 pessoas até 2010 e já tem 4.200 funcionários no país .

A empresa deve investir US$ 3,2 bilhões apenas no Projeto Minas –Rio, um complexo que terá a capacidade de produção de 80 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano até 2015 e compreende também um mineroduto e um porto .( Exame Melhores e Maiores 2011, p. 164) .

Atualmente a Anglo American é a quarta maior mineradora de ferro do mundo , atrás da Vale, da Rio Tinto e da BHP produzindo 30 milhões de toneladas, por meio da subsidiária sul-africana Kumba Mineração .

A despeito dos altos investimentos , no final de 2009 a mina em Minas Gerais nem sequer começou a ser construída por falta de licença ambiental . Faltavam licenças também para o trecho do mineroduto que passa por Minas Gerais , além de 300 das 1.168 autorizações de proprietários de terras por onde o duto vai passar .

A companhia estimava que a primeira venda do sistema Rio-Minas só iria ocorrer em junho de 2012 , um atraso considerável .

A Anglo American vai fazer uma baixa contábil de US$ 4 bilhões no balanço de 2012, referente ao projeto Minas-Rio, de minério de ferro, que atrasou devido à burocracia e à demora na obtenção de licenças. Os investimentos devem atingir a US$ 8,8 bilhões, o triplo dos US$ 2,6 bilhões previstos em 2007, quando a empresa comprou a mina. O início da produção está previsto para 2014. ( F S P , 30.01.2013, p. B-4).



No Amapá a situação também é problemática . A MMX calculava ter reservas de 1 bilhão de toneladas , mas as perfurações da Anglo pós-aquisição , só confirmaram 130 milhões e foi encontrado um minério com alto teor de fósforo , menos valorizado e com custos de produção mais altos , o que torna inviável a venda no atual patamar de preços da commodity .

O porto local só comporta navios de pequeno porte , as embarcações conseguem transportar apenas 50.000 toneladas de minério – cerca de 30% do que poderia ser embarcado num porto com instalações adequadas , o que leva o minério do Amapá a custar US$ 45 por tonelada mais do que o dobro do padrão do mercado , de 20 dólares a tonelada . ( Exame, 18.11.2009, p. 66-68) .



MMX



A MMX e a Usiminas fecharam uma parceria para o desenvolvimento conjunto da mina Pau de Vinho , em Serra Azul, Minas Gerais , com capacidade para 8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e reservas de 800 milhões de toneladas . ( F S P , 17.11.2010, p. B-9) .

A MMX recebeu em abril de 2012, licença ambiental para a instalação do início das obras da expansão da unidade de Serra Azul (MG), com prazo de 24 meses e estimativa de investimento de R$ 4,8 bilhões para a implantação de uma nova usina de beneficiamento de ferro , com capacidade para 29 milhões de toneladas por ano , triplicando a produção , um terminal ferroviário e um mineroduto com sete quilômetros de extensão . ( F S P , 27.04.2012 , p. B-9) .



VALE



A Vale quer extrair 24 milhões de toneladas de minério de ferro por ano com o projeto Apolo na serra de Gandarela, região central de Minas , a 50km a leste de Belo Horizonte , em área de 900 hectares com investimento de R$ 4 bilhões e geração de 2.000 empregos na instalação e mil na operação . O problema é que a cava da mina Apolo , está dentro da área que o ICMBio ( Instituto Chico Mendes), quer criar um parque de 27 mil hectares.

A Vale inaugurou em 2006 a mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), com capacidade de extrair 30 milhões de toneladas de minério por ano . ( F s P , 1907.2010 , p. A-15) .

A Vale está desenvolvendo um projeto de reaproveitamento de resíduos , minério de baixo teor . Em Carajás , no Pará , a Vale deve produzir em 2010 2 milhões de toneladas de minério de ferro a partir do reaproveitamento do insumo depositado na barragem do Geladinho – lago artificial para depósito de resíduos . O minério reaproveitado tem o mesmo teor de ferro , só é mais fino .O custo do projeto foi de R$ 10 milhões. Além de transformar resíduo em receita , a Vale reduz o impacto ambiental em sua atividade. ( F S P , 18.08.2010, p. B-7).



Votorantim e chineses



O governo de Minas Gerais assinou em 16 de junho com a Sul America Metais , empresa do grupo Votorantim , em associação com os chineses da Honbridge Holdings , os protocolos para a instalação , no norte do Estado , de um projeto que investirá R$ 3,2 bilhões em minério de ferro de baixo teor , em torno de 20% . O projeto , a ser implantado para operar a partir de 2014 na cidade de Grão Mogol inclui mina de ferro , planta de beneficiamento e mineroduto , gerando 1.800 empregos . ( F S P , 17.06.2010, p. B-8).



PIAUÍ



A mineradora Bemisa, integralmente controlada por Daniel Dantas, teve aprovado pela Sudene um pedido de financiamento de R$ 1,7 bilhão para a implantação de um megaempreendimento no Piauí , destinado a produzir 15 milhões de toneladas de minério de ferro. A Bemisa conseguiu a autorização do Ministério de Minas e Energia para utilizar a rede de energia elétrica no projeto e da Agência Nacional de Águas para captar a água de um reservatório da região. ( Revista Veja, 6.2.2013, p. 40) .





FÓSFORO



Cerca de 51% dos 3,7 milhões de toneladas de fósforo consumidas em 2007 foram importadas .

Hoje o país possui dez minas em operação e outras nove em vários estágios de estudo . Uma das minas fica no município de Iperó , na região de Sorocaba SP , dentro da floresta Nacional de Ipanema , concessão da Bunge , sem licença ambiental para produzir .

No caso do fósforo as empresas que deveriam fazer isso acabam se valendo de uma legislação de 1996 para retardar a exploração porque não tem interesse em aumentar a produção no Brasil . Com isso alegam que estão se dedicando a pesquisas . Segundo o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes o setor é controlado por quatro ou cinco grandes empresas no mundo que são as mesmas que controlam a distribuição no Brasil e depois , adquirem a produção . ( F S P , 20.05.2008 , p. B-9) .

Como resposta às pressões governamentais , a Bunge anunciou em 26 de maio de 2008 investimentos de R$ 3,2 bilhões para a produção de mais 1,2 milhão de toneladas de fósforo , que deverão diminuir a dependência de importações pois em 2007 o consumo foi de 4 milhões de toneladas , sendo 2 milhões importadas .

O maior investimento será na mina de Patrocínio em Minas Gerais com R$ 2 bilhões . Será aberta uma nova mina em Araxá , MG com investimentos de R$ 320 milhões , outra em Anitápolis (SC) com investimentos de R$ 565 milhões e R$ 300 milhões serão investidos na expansão do complexo industrial da Fosfértil de Uberaba MG e das minas de Tapira e Catalão . ( F S P , 27.05.2008 , p. B-11) .





FOSFATO



Aumento de produção nas minas de Anitápolis (SC), Patrocínio ( MG), Iperó (SP) , Itataia (CE), Santa Quitéria (CE) e Maecuru (PA) .

Deverá ser iniciada em 2008 a exploração da mina de Itataia , localizada em um distrito de Santa Quitéria, a 212 km de Fortaleza e a maior reserva de urânio do país .A jazida tem 80 mil toneladas de urânio e 8 milhões de toneladas de fosfato . Segundo a INB , a exploração inicial será de 120 mil toneladas de fosfato e 800 toneladas de urânio por ano, mas a mina terá capacidade plena de produzir por ano 1.600 toneladas de urânio e 240 mil de fosfato . A tonelada de urânio vale US$ 150 mil e a de ácido fosfórico US$ 500 . Três empresas , entre elas a Vale se interessaram pela exploração , para ficar com o fosfato , matéria prima de ração animal ou adubo . ( F S P , 26.11,2007, p. B-4) .

A mineradora Galvani venceu a disputa pela exploração da mina . O investimento privado previsto é de US$ 350 milhões . A extração de urânio e fosfato deve começar em 2011 . A exploração de Santa Quitéria aumentará em 10% a capacidade nacional de produção de fosfato .

Em janeiro de 2010 , a Vale concordou em pagar US$ 3,8 bilhões, em dinheiro, para adquirir 100% dos ativos da BPI, que detém portfólio de ativos de fertilizantes no Brasil composto por: (a) minas de rocha fosfática e plantas de processamento de fosfatados; (b) participação direta e indireta de 42,3% no capital total da Fertilizantes Fosfatados S.A. - Fosfertil (Fosfertil) - companhia listada na BM&F Bovespa - correspondendo a 53,8% das ações ordinárias e 36,4% das ações preferenciais. A transação não envolve negócios de varejo e/ou distribuição de fertilizantes.

O governo do Mato Grosso anunciou em 1 de setembro a descoberta ,na região leste do Estado, um depósito de 430 milhões de toneladas de fosfato . ( F S P , 2.9.2010 , p. B-7) .









NÍQUEL



No período 2008 – 2012 será feito um investimento de US$ 6,2 bilhões na produção de níquel , que passará das atuais 82 mil toneladas para 286 mil toneladas por ano até 2011 . O níquel é usado pela indústria siderúrgica para a produção de aço inox .

A Vale desenvolve o projeto Onça Puma , para a produção de níquel no sudeste do Pará , nas serras Onça e Puma , em trechos de Ourilândia do Norte , São Félix do Xingu e Parauapebas . A previsão é de que o projeto entre em operação ainda no segundo semestre de 2008 , com produção prevista para 2.009 . A previsão é de produção de 58 mil toneladas de níquel por ano , com uma renda bruta anual de US$ 2 bilhões . A Vale estima gastar US$ 2,2 bilhões no projeto e só em 2007 aplicou US$ 537 milhões .

A Vale indenizou , diretamente , entre 2003 e 2007 , 53 assentados para que saíssem de seus lotes. Na área de interesse da mineradora , há 7.400 hectares localizados dentro de dois assentamentos . Sem a mediação constante do Incra , a mineradora segundo alguns lavradores “coagiu” a todos para aceitarem as indenizações .

A presidência do Incra acusa em relatório , a Vale de ter invadido uma área de assentamentos . Segundo o relatório , as “compras” dos lotes ocorreram por cinco anos . Nesse meio tempo, a Vale comprou a canadense Caniço , cujo principal ativo no país era o projeto da Onça Puma .

Muitos dos assentados se dizem enganados e arrependidos por terem saído de suas terras . Boa parte dos assentados receberam R$ 9.500 por alqueire , o triplo do valor de mercado à época , outros desconhecendo o valor real , aceitaram até R$ 4.500,00 . A maioria tem lotes de 10 alqueires . Na verdade o que está ocorrendo é que os assentados viram uma oportunidade de tirar mais dinheiro da Vale .

Segundo o diretor da Vale para o projeto , João Coral , “ Não tínhamos o parecer [definitivo]. Não tínhamos ainda a [ autorização para a ] desafetação da área. Mas o Incra estava acompanhando todo o processo, inclusive participou de todas as negociações das indenizações das benfeitorias realizadas pelos assentados e os beneficiários das áreas . “ ( F S P, 29.06.2008 , p. A-14,15) .

A Justiça Federal negou pedido liminar do Incra para paralisar as obras . Para o juiz Carlos Henrique Haddad, de Marabá(PA), a “paralisação das atividades da empresa não conduziria ao retorno do status original dos dois assentamentos que antes estavam nas áreas da União . Para ele , a reconstituição desse status demandaria o “dispêndio de recursos superlativos” . Ele cita os investimentos feitos pela empresa que “superam US$ 1 bilhão “ e envolvem a “contratação de 7.000 empregados”. Para o juiz “ a Mineração Onça Puma está em situação absolutamente irregular . Exerce suas atividades em área destinada à reforma agrária , sem que haja desafetação para fins de exploração mineral .Adquiriu mais de 80 lotes [...] ou melhor , efetuou o pagamento das benfeitorias erigidas nesses imóveis com a plena ciência de que não poderia obter ou arrendar a posse sem a prévia autorização do Incra “. Ele ainda não julgou o mérito da ação civil pública , na qual o Incra pede ressarcimento pelos danos causados ao erário pela atividade mineradora . ( F s P , 1.8.2008, p. A-11) .

Em 12 de agosto de 2008, por pressão do Planalto , foi publicado no DOU a oficialização da área dos dois assentamentos para o projeto da Vale . A decisão passou por cima de relatório interno do órgão que via incompatibilidade entre a atividade mineradora e a manutenção no local de 55 famílias que terão que ser reassentadas . ( F S P , 13.08.2008, p.A-6) .



Anglo American



A Anglo American com o nome de Anglo Ferrous Brazil possui minas de níquel, fosfato e nióbio em Goiás e uma fábrica de fertilizantes em São Paulo e investe US$ 1,6 bilhão na abertura de mais uma mina de níquel também em Goiás , o Barro Alto, que produzirá 36 mil toneladas de níquel a partir de 2.011. ( F S P , 13.08.2008, p. B-10) .

O projeto da mina de níquel de Barro Alto , no interior de Goiás , é um investimento total de US$ 1,5 bilhão , tendo sido iniciada a construção em janeiro de 2007 e a operação deve começar no final de 2009 . A mina deverá empregar 780 pessoas e produzir 30.000 toneladas anuais de níquel durante 30 anos . A empresa vai investir 10 milhões de reais na comunidade com o objetivo de apoiar trabalhos sustentáveis que não girem em torno da mineração para evitar a dependência da cidade por uma atividade que tem prazo limitado de duração . ( Guia Exame Sustentatibilidade , outubro de 2008 , p. 40) .

Em face da crise internacional , o projeto foi adiado em 2009 .

A empresa tem ainda US$ 4,3 bilhões sendo investidos na exploração de níquel na região de São Felix do Xingu no Pará. ( Exame – Melhores e Maiores 2011, p. 164) .



MIRABELA



A Mirabela, empresa australiana , inaugurou em 4 de dezembro de 2009 em Itagiba ( 204 km de Salvador), uma das maiores minas de níquel do país com investimento de R$ 770 milhões e geração de 3.000 empregos . ( F S P , 4.12.2009, p. B-16) .

A empresa constatou que as reservas baianas são de pelo menos 160 milhões de toneladas, quase dez vezes maiores do que inicialmente se supunha , cerca de 18 milhões de toneladas . O níquel extraído é do tipo sulfetado , raro e de fácil extração , o mesmo encontrado nas minas da Vale no Canadá .O governo da Bahia não saiu perdendo pois a negociação foi feita com base no pagamento de royalties por produção .

Porém a empresa ganhou US$ 1 bilhão a mais do que o esperado e tornou-se a dona da terceira maior jazida de níquel do país . ( Exame, 27.07.2011, p. 179) .

A empresa já está com toda a sua produção comprometida até 2014, com contratos fechados com a Votorantim e a finlandesa Norilsk , de cerca de US$ 2 bilhões . ( Exame, 27.07.2009 p. 79-80).

A tonelada de níquel sulfetado ( que serve de base para a fabricação de aço inoxidável ) é vendida por 26.000 dólares . ( Veja, 18.05.2011, p. 69) .

De acordo com o ICZ ( Instituto de Metais Não-Ferrosos), a indústria de níquel produziu volume recorde entre janeiro e abril de 2010 , de 13,3 mil toneladas , alta de 40% sobre o mesmo período de 2009 ( 9,5 mil toneladas ) e de 6,7% sobre o de 2008 ( 12,5 mil toneladas) .. ( F s P , 3.6.2010, p. B-6).







Votorantin



O grupo Votorantin interrompeu parcialmente o projeto de construção de uma nova unidade de ferro-níquel em Niquelândia em Goiás , onde a empresa já possui uma mina e uma planta de beneficiamento de níquel . A Votorantin Metais já tinha realizado cerca de 60% do projeto orçado em R$ 558 milhões . O preço do metal caiu de US$ 26.500 por tonelada no final de 2007 para US$ 10.700 em outubro , uma queda de 59,6% . ( F S P , 15.11.2008 , p. B-8) .



NIÓBIO



O Brasil possui as maiores reservas de Nióbio do mundo , cerca de 4.499.106 toneladas. As reservas , 90% das conhecidas no mundo estão em Araxá-MG e são exploradas pela CBMM, mineradora da família Moreira Salles, e quer produz 65 mil toneladas por ano ( 90% da produção global) .

Cerca de 90% do metal é usado como liga na produção de aços presentes da fabricação de automóveis , obras de infra-estrutura, plataformas de petróleo , aviões .

O Nióbio aumenta a resistência do aço , ajudando a produzir veículos mais leves.

Em menor escala é usado na indústria aeroespacial , construção de reatores nucleares e supercondutores . O metal é considerado estratégico e é produzido no Brasil pela CBMN ( F S P , 8.12.2010, p. B-10) .

Investidores japoneses e sul-coreanos ( Nippon Steel e Sumitomo, a trading Sojitz e a sul-coreana Posco) , fecharam em março de 2011 um acordo para comprar 15% da CBMN segundo reportagem do “Financial Times”. O valor da aquisição, confirmado oficialmente é de US$ 1,95 bilhão . O objetivo das empresas é garantir a disponibilidade do metal , face à concorrência chinesa que é a maior importadora do mundo e cuja estatal East China Exploration comprou em 2010 o controle da Globe Metals & Mining , australiana com reservas de nióbio na África . ( F S P , 4.3.2011, p. B-5) .

De acordo com um documento divulgado em dezembro de 2010, as reservas de nióbio e manganês figuram em uma lista de recursos cuja perda “poderia impactar a saúde pública, a segurança econômica ou a segurança interna dos Estados Unidos”. ( Exame – Melhores e Maiores 2011, p. 166) .



OURO



Estudo do DNPM , Departamento Nacional de Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia estima que , no período de 2007 a 2013 , a mineração de ouro no Brasil deve receber investimentos entre US$ 1,5 e US$ 2 bilhões . Esses recursos devem fazer com que a produção brasileira do metal duplique , passando das 49,6 toneladas de 2007 para a faixa de 90 a 110 toneladas em 2015 . Apenas em 2008 o crescimento deve ficar entre 15 e 20% e em 2011 deve chegar a 80 toneladas .

No rio Madeira em Rondônia, garimpeiros mergulhadores buscam ouro no leito rochoso do rio.

A Kinross Gold Corporation , sediada no Canadá , triplica a produção da Rio Paracatu Mineração (MG ) , a partir de 2009 passando de 5,4 para 17,2 toneladas anuais .A partir de 2012 a capacidade deve baixar para 12 toneladas anuais .

Como a cotação da onça troy ( 31,1 gramas) de ouro passou de US$ 272 em 2001 ,para US$ 445 em 2005 para US$ 887 em 2008 , e US$ 1.710 em outubro de 2.012 , justificam-se investimentos para a ampliação da produção no caso da empresa de US$ 540 milhões .

Como o custo de produção é de US$ 425 a onça , a mina deve se pagar entre 5 e sete anos ao preço de US$ 800 a onça . A mina tem baixa concentração do mineral , mas a exploração foi viabilizada com a alta no preço do ouro.

A Mineração Serras do Oeste Ltda , braço da canadense Jaguar Mining , deve aumentar a produção de 4 toneladas em 2008 para 17 a 19 toneladas em 2013 . ( F s P , 4.8.2008 , p. B-7) .

A AngloGold Ashanti , terceira maior mineradora de ouro do mundo , vai investir US$ 1,75 bilhão no Brasil em sete anos a partir de 2010, com o objetivo de aumentar em 66% a produção até 2016, de 420 mil onças ( 28,35 gramas), para 700 mil onças . A empresa está iniciando as operações do projeto Córrego do Sítio em Minas Gerais e atua em Minas e em Goiás . ( F S P, 29.09.2011, p. B-8) .

A extração mundial de ouro chegou em 2007 a 2.444 toneladas , 210 a menos do que a obtida em 2001 . A África do Sul que liderou a produção mundial desde 1905 , está diminuindo a sua produção . Por isso , em 2007 a China passou a ser a ser a maior produtora mundial com 276 toneladas contra 272 da África do Sul. Em 1995 as minas da África do Sul atingiram a 995 toneladas , 67,5% da produção mundial .Em 2007 além da China e África do Sul , destacam-se EUA ( 255) , Austrália ( 251) , Indonésia ( 171) , Peru ( 167) , Rússia ( 152) , Canadá ( 93) e Brasil ( 50) .

Na África do Sul o custo para obter uma onça-troy ( 31,104 gramas) oscila entre US$ 800 e US$900 . No Brasil fica em 70% deste valor , portanto o Brasil é competitivo em sua produção .

Segundo o Conselho Mundial do Ouro ( “World Gold Council ) a oferta mundial do ouro em 2007 chegou a 3.469 toneladas , com giro anual de US$ 79,2 bilhões . A diferença entre oferta e extração em 2007 se explica pela venda de ouro reciclada . O principal mercado consumidor foi o setor de joalheira ( 68%), seguido da área de investimentos financeiros ( 18%) e de uso industrial e odontológico ( 14% ) . ( F S P , 4.8.2008 , p. B-7) .



SERRA PELADA



O garimpo mais famoso do Brasil foi o de Serra Pelada onde em 1995 mais de 100.000 garimpeiros tentavam a sorte no maior garimpo manual do mundo. O garimpo produziu 40 toneladas de ouro no valor de US$ 1 bilhão, entre 1980 e 1987 . Depois o ouro acabou. A antiga mina transformou-se em um lago. Cerca de aproximadamente 300 garimpeiros continuam a escavar em uma extensão chamada “garimpinho azougue”, mas sem grande sucesso.

Em 2010 a cooperativa dos garimpeiros ganhou do governo federal o direito de retomar a exploração do local . Criaram a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral , uma joint venture com a mineradora canadense e os 38.000 garimpeiros cooperados não precisarão fazer nada além de dividir entre si 25% dos lucros da operação.

A mineradora canadense Colossus Minerals está investindo R$ 700 milhões e deve concluir a medição da reserva ainda intocada. Técnicos do Ministério de Minas e Energia estimam em 50 toneladas a quantidade de ouro ainda existente no local .

O ouro remanescente encontra-se misturado a uma camada de argila a 200 metros de profundidade, que se estende a sudoeste da cratera aberta nos anos 80.Os garimpeiros não sabiam disso e , depois de retirar o ouro que estava mais próximo à superfície, continuaram cavando na vertical e acabaram atingindo o lençol freático , que inundou o garimpo e provocou a interrupção das atividades.

A dificuldade de extração e o alto custo são compensados pelo fato do ouro estar misturado a quantidades significativas de platina e paládio, matérias primas de grande valor industrial e para a confecção de joias . Outro fato é o preço do ouro , cuja onça troy ( equivalente a 31 gramas), saltou de US$ 300 , em 1998 , para US$ 1.710 em outubro de 2012. Isso devido á sua raridade. Todo o ouro já extraído do planeta atinge a 160.000 toneladas. ( Revista Veja, 31.10.2012, p. 110-116) .



TELES PIRES



Conflito entre índios caiabis e policiais federais deixou em 7 de novembro de 2012 um saldo de quatro feridos às margens do rio Teles Pires, no norte de Mato Grosso. O confronto ocorreu quando os policiais explodiam uma balsa usada pelos índios para extração ilegal de ouro do rio, que pertencia a um cacique conhecido como Camaleão. A ação é parte da operação Eldorado , desencadeada na região contra a extração de ouro em garimpos e terras indígenas na divisa entre Mato Grosso e o Estado do Pará. O ouro era comprado por empresas do mercado financeiro e vendido a investidores em São Paulo. Notas fiscais emitidas por cooperativas de garimpeiros davam aparência de legalidade . Segundo a PF, somente uma das empresas investigadas, movimentou mais de R$ 150 milhões de fevereiro a novembro de 2012. ( F S P , 8.11.2012, p. A-18) .







POTÁSSIO



A dependência do Brasil é de 90% de matéria prima importada . O consumo em 2007 foi de 4,2 milhões de toneladas . Existe uma reserva de potássio em uma região chamada Nova Olinda , às margens do rio Madeira , a 1,2 mil metros de profundidade , concessão da Petrobrás , mas que a Vale poderá explorar . O custo é de US$ 2 bilhões , fora o custo ambiental . Milhões de toneladas de rejeitos terão que ser transportadas para o oceano . A região está em uma reserva indígena o que pode retardar a exploração , pois a exploração , embora permitida pela Constituição , ainda não está regulamentada . Existe um texto no Congresso que propõe a exploração depois da consulta e aprovação de todos os povos indígenas da reserva e a exploração teria que ser aprovada pelo Congresso Nacional antes de a área ser leiloada .

Outra mina fica em Santa Rosa de Lima em Sergipe .

A Vale comprou da Rio Tinto minas de potássio na Argentina e no Canadá por US$ 850 milhões . ( F s P , 31.01.2009, p. B-5) .

A Petrobrás pretende explorar uma mina de potássio em uma reserva no município de Nova Olinda , a 135 km de Manaus . A empresa busca parcerias de empresas que tenham experiência no setor , desde que seja majoritária no negócio . ( F s P ,29.04.2009, p. B-3) .

A Potássio do Brasil, companhia controlada pela canadense Potash, anunciou a descoberta de “múltiplas jazidas” na cidade de Autazes , no Amazonas e deve investir entre US$ 3,5 a 4 bilhões para produzir anualmente 4 milhões de toneladas de potássio . ( F S P , 23.08.2011, p. B-9) .

Os estoques de cloreto de potássio aumentaram 20% em janeiro de 2012, para 3 milhões de toneladas, o maior volume desde janeiro de 2010, segundo dados do TFI ( Instituto Internacional de Fertilizantes) e as principais produtoras mundiais de potássio do mundo cortaram sua produção temporariamente para reduzir os estoques e manter estável o preço do fertilizante. ( F S P , 3.3.2012, p. B-11) .

A Vale e a Petrobrás assinaram em 23 de abril de 2012 a renovação do contrato dos direitos minerários da Petrobrás por mais 30 anos para a exploração pela Vale da mina Taquari Vassouras em Sergipe que a Vale explorava desde 1992. A mineradora que produziu em 2011 623 mil toneladas de potássio em Taquari-Vassouras, deverá implantar na extensão da mina o Projeto Carnalita, um investimento de US$ 4 bilhões e vai produzir 1,2 milhão de toneladas por ano , gerando 4.000 empregos diretos na implantação e 700 na fase de operação e em 2015 a unidade deve se tornar a maior unidade de extração de potássio no Brasil . Em Taquari-Vassouras a Vale usa o método de perfuração na mina subterrânea . Na nova área vai usar uma nova tecnologia a partir da injeção de água quente em poços onde serão dissolvidos os sais . A salmoura ( mistura da carnalita com os outros sais) será retirada do subsolo e processada na superfície . ( F S P , 24.04.2012, p. B-6) .

A Vale anunciou investimento de R$ 10 bilhões no projeto Potássio Rio Colorado , na província de Mendoza , na Argentina, com capacidade para produzir 4,3 milhões de toneladas de potássio por ano , mais do que o consumo brasileiro de 4 milhões . O projeto inclui ainda a construção de uma ferrovia que passará pelas províncias de Neuquém, Rio Negro e Mendoza e um porto em Bahia Blanca.( F S P ,21.07.2012, p. B-5) .



TORIANITA



Segundo a Polícia Federal a extração e o comércio ilegal de torianita , minério radiativo que contém urânio , tório e um tipo de chumbo usado na montagem de reatores nucleares e bombas de nêutrons , ocorre há dez meses sem fiscalização . A PF diz que não tem onde guardar o material , e por isso, apesar de receber denúncias , não pode fazer apreensões . ( F s P , 27.12.2008 , p. A-6) .



URÂNIO



Foi assinado em 23 de julho de 2009 ,a primeira parceria , por 25 anos , com a iniciativa privada para a exploração de urânio no país e está prevista a produção de “excedentes exportáveis” de combustível nuclear a partir de 2012 .

A usina de Itatiaia , no município de Santa Quitéria (CE) , explorada em uma associação entre as Indústrias Nucleares do Brasil ( estatal federal) e o grupo privado Queiroz Galvani , vai quadruplicar a atual produção de urânio já na primeira fase , produzindo 1.600 toneladas por ano a partir de 2012 e 2.000 tonelada em 2017 .

Considerando a conclusão de Angra 3 em 2014 , considerando as 3 usinas o Brasil vai consumir 600 toneladas de concentrado de urânio . As futuras quatro usinas previstas no programa nuclear para os próximos 20 anos , consumirão 150 toneladas cada uma . O excedente poderá ser exportado ou usado para a formação de estoques estratégicos pelo Brasil , porém parte terá que ser exportada , pois não faz sentido estocar tanto urânio .

Em Itatiaia , o urânio está associado ao fosfato , o que permitirá reduzir as importações do produto , que representam metade do consumo nacional .( F S P , 24.07.2009, p. B-11) .

A 120 km de Manaus , em uma área ainda preservada de floresta, encontra-se uma das maiores reservas de urânio do país , de nome Pitinga , com supostas 150 mil toneladas de urânio , associadas ao estanho .. A INB negocia um acordo para a extração de urânio com a mineradora peruana Minsur , que comprou em 2008 da Paranapanema os direitos de exploração no local .

O Brasil possui reservas em Catité (BA) , 100,7 mil toneladas comprovadas e 50,0 prováveis ; Santa Quitéria (CE) – 142,5 mil comprovadas , Pitiga (AM), 150 mil toneladas prováveis , Rio Castilho (PA), 150 mil toneladas prováveis e outras 66 mil comprovadas e 450 mil prováveis , totalizando 1.109,2 mil toneladas . ( F S P , 19.10.2009 , p. B-3) .

Em Caetité na Bahia, em três meses em 2009 , nove poços próximos à unidade da estatal INB foram fechados por causa do alto índice de radiatividade , até 47 vezes o limite legal . Num raio de 20 km da usina , os poços começaram a ser pesquisados no final de 2008 , quando um deles foi fechado. ( F s P , 7.2.2010, p. C-1) .



VANÁDIO



Largo Mineração



Está investindo em Maracás , US$ 270 milhões para extrair 13,6 quilos de vanádio por tonelada de rocha explorada . A concentração de 1,36% é uma das maiores do mundo e o produto pode ser vendido a US$ 36 o quilo . A jazida da Largo, em Maracás (BA), será explorada antes de 2013 e produzirá 5500 toneladas / ano ( ou 7% do total mundial ). ( F S P , 29.05.2010, p. B-8) .



ZINCO



De acordo com o ICZ ( Instituto de Metais Não-Ferrosos), a indústria de zinco produziu volume recorde entre janeiro e abril de 2010 , de 93,5 mil toneladas , alta de 55,84% sobre o mesmo período de 2009 ( 60 mil toneladas) e de 11,0% sobre o de 2008 ( 84,2 mil toneladas ). .

Dada a forte demanda , as importações saltaram 49,2% no primeiro quadrimestre , para 15,2 mil toneladas ( US$ 38,4 milhões ) . ( F s P , 3.6.2010, p. B-6).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui