Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tocantinenses são apresentados aos preceitos da Fé Bahá’í -- 04/12/2009 - 15:22 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma nova visão religiosa começa a ganhar corpo no Tocantins e a também novos adeptos e simpatizantes a cada dia que passa. Trata-se da Fé Bahá’í, que, por enquanto, se encontra presente em dois pólos no Estado: Palmas e Gurupi, onde, desenvolve suas ações junto às comunidades, entre as quais chamam a atenção os cursos de aperfeiçoamento humano, objetivando promover mudanças de atitude, com reflexões sobre a vida do espírito.



Recém-eleita Delegada da Assembléia Espiritual do Tocantins, a escritora gurupiense Ednéa Rezende explica que a Fé Bahá’í é uma religião monoteísta fundada por Bahá’u`lláh, na Pérsia, hoje, Irã, durante o século XIX, que enfatiza a unidade espiritual da humanidade. “Trata-se de uma religião independente que possui as suas próprias leis, escrituras sagradas, administração e calendário. Mas não possui dogmas, clero, nem sacerdócio”, ressalta a escritora.



De acordo com Ednéa Rezende, os ensinamentos Bahá’ís atribuem grande importância ao conceito de unidade das religiões, onde a história religiosa da humanidade é vista como um processo de desenvolvimento gradual, em que surgem diversos Mensageiros Divinos com ensinamentos adequados às necessidades de cada momento e à maturidade de cada povo.Esses mensageiros incluem Krishna, Abraão, Buda, Jesus, Maomé e, mais recentemente, O Báb e Bahá’u`lláh.



Ednea Rezende lembra que segundo os ensinamentos Baha’is, a humanidade encontra-se num processo de evolução coletiva a caminho de uma civilização mundial, e as suas necessidade atuais centram-se, essencialmente, no estabelecimento gradual da paz, justiça e unidade a uma escala global.



Com aproximadamente 7 milhões de adeptos, a Comunidade Bahá’í é a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopédia Britânica. “Os bahá’ís residem em mais de 200 países do mundo, em praticamente todos os territórios e ilhas do globo. No Brasil a Comunidade Bahá’í está estabelecida desde fevereiro de 1921 e hoje é reconhecida por estabelecer projetos de desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país”, afirmou Ednéa.



ADMINISTRAÇÃO BAHÁ´Í

Por não ter clero, nem sacerdócio a administração da Fé Baha’i é essencialmente participativa. As atividades são sempre coordenadas por corpos de nove membros eleitos pelos próprios Bahá’ís. Todos os Bahá’ís maiores de 21 anos podem votar e ser votados. Nas eleições Bahá’ís não existe qualquer tipo de candidatura, nomeação, campanha eleitoral ou partidos.



Estes noves membros formam as Assembléias Espirituais Locais, em cada cidade onde os Bahá’ís existem no mundo. Estes membros eleitos por sua vez, elegem as Assembléias Regionais, que elegem a Assembléia Nacional. Por fim, os membros eleitos na Assembléia Espiritual Nacional elegem os membros da Casa Universal de Justiça, que é a instituição Suprema da Fé Bahá’í.



Nenhum indivíduo, ao ser eleito em quaisquer das instituições, possui autoridade individual. As decisões são de caráter consultivo e são válidas somente se o “corpo” estiver completo, com o número mínimo de indivíduos (quorum).



A ordem administrativa Bahá’í foi delineada por seu Profeta-Fundador Bahá’u`lláh no Seu Livro Kitáb-i-Aqdas, e por ‘Abdu’l-Bahá em A Última Vontade e Testamento.



O que ensina a Fé Bahá’í



A Unidade da Humanidade: “… hoje todos os horizontes do mundo estão iluminados com a luz da unidade… fomos criados para levar avante uma civilização em constante evolução…”



A livre e independente busca da verdade: “A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe… uma flor é bela, não importa em que jardim floresça…”



A eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação: “…somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore… as gotas de um único mar…”



A igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher: “A humanidade assemelha-se a um pássaro, uma asa é o homem e a outra, a mulher. O pássaro não pode alçar vôo sem o equilíbrio dessas duas asas…”



A harmonia essencial entre a religião, a razão e a ciência: “A verdade é uma só e é indivisível… o progresso da humanidade depende desses fatores…”



Educação compulsória universal: “O homem é uma mina rica em jóias de inestimável valor, a educação, tão somente, poderá fazê-la revelar seus tesouros…”



A revelação divina é progressiva: “Deus é um, a religião é uma, a humanidade é uma… o objetivo da criação humana é conhecer e adorar a Deus… Todas as religiões provêm de um mesmo Deus…”



(Todas as frases entre aspas citadas, são das Sagradas Escrituras Bahá’ís)





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui