Usina de Letras
Usina de Letras
268 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A pandemia da corrupção -- 14/12/2009 - 17:25 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A PANDEMIA DA CORRUPÇÃO



Autor: José Sarney (*)



Jornal do Brasil - 04/12/2009



http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/12/4/a-pandemia-da-corrupcao





Na história da humanidade e da civilização jamais foi encontrado antídoto algum contra a corrupção. Já o Código de Hamurabi, que data de 1700 AC, durante muito tempo considerado o primeiro Código Legal da humanidade, fala em punição de governantes corruptos.



Cícero e Catão construíram suas histórias políticas martelando contra ela, e em todos os parlamentos existem grupos ou pessoas que fazem sua carreira defendendo a pureza das instituições a que pertencem ou atacando a dignidade de seus colegas.



As ideias políticas do mundo ocidental incorporaram o combate à corrupção e, mais do que isso, a acusação aos adversários de corruptos, como chaves da atividade política.



Adriano Moreira, um grande mestre da ciência política em Portugal, anota com agudeza que o discurso de Péricles aos mortos da Guerra do Peloponeso já inclui as duas coisas: primeiro a condenação da corrupção; depois, a acusação do adversário de corrupto quando fala do roubo de ouro das estátuas de Fídias, a quem defende.



Ultimamente os escândalos de corrupção têm marcado a vida pública brasileira.



São episódios vergonhosos, que denigrem cada vez mais os políticos.



Se a corrupção é um câncer para a sociedade, muito mais quando se trata da corrupção política, definida como “o uso ilegal do poder político e financeiro com objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para indivíduos ou grupos”.



Muitas leis, barreiras, ameaças, punições têm tentado evitá-las.



Nossa primeira lei contra a corrupção de colarinho branco foi feita por mim (Lei 7.492/86). É de minha autoria também a lei que determina a declaração de bens de candidatos a cargos públicos.



Mas nada disso pode deter a doença que ataca a classe política. Nabuco, no seu discurso defendendo João Alfredo – o presidente do Conselho que fez a Lei Áurea –, dizia o quanto ela era uma constante da nossa história e citava casos, como o das concessões para loterias, engenhos centrais e outras.



Mas, comparadas com as de hoje, são quase que pecadilhos angelicais.



O que ocorre no país neste instante é inclassificável. É trágico, deprimente, inconcebível, sob todos os ângulos.



Mas acredito que o grande responsável por tudo isso está passando incólume. É o nosso sistema eleitoral.



O voto uninominal proporcional que destrói a democracia, os partidos, a vida pública e a própria classe política.



Para a eleição os ideais, os programas, os princípios de nada servem. Só o dinheiro necessário para a vitória.



E o país pensa que enforcar os corruptos resolve tudo.



Quem deve ser enforcado é o sistema eleitoral.



Sem isso, de nada adianta punir ou envergonhar-se.





(*) José Sarney é senador (PMDB-AP).







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui