Usina de Letras
Usina de Letras
234 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MONÓLOGO PARA PAPAI -NOEL. -- 19/12/2009 - 18:16 (Ana Zélia da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MONÓLOGO PARA PAPAI NOEL.

ALDEMAR PAIVA



Não gosto de você, Papai-Noel, também não gosto desse seu papel de vender ilusões à burguesia...



Se os garotos humildes da cidade soubessem do seu ódio à humanidade, jogavam pedras nessa fantasia!

Você talvez nem se recorde mais, cresci depressa e me tornei rapaz sem esquecer, no entanto o que passou...

Fiz-lhe um bilhete pedindo um presente e a noite inteira eu esperei contente, chegou o sol e você não chegou!



Dias depois, meu pobre pai, cansado, trouxe um trenzinho feio, enferrujado, que me entregou com certa hesitação...

Fechou os olhos e balbuciou:

“É pra você, Papai-Noel mandou...” e se esquivou, contendo a emoção!



Alegre e inocente, nesse caso pensei que o meu bilhete, com atraso chegara às suas mãos no fim do mês...

Limpei o trem, dei corda, ele partiu deu muitas voltas, meu pai sorriu e me abraçou pela última vez!

O resto só eu pude compreender quando cresci e comecei a ver todas as coisas com realidade...



Meu pai chegou um dia e disse a medo:

“_ Onde é que está aquele brinquedo?

Eu vou trocar por outro na cidade!”



Dei-lhe o trenzinho quase a soluçar e como quem não quer abandonar um mimo que nos deu alguém que nos quer bem, disse medroso: _ Eu só queria ele...

Não quero outro brinquedo, quero aquele e, por favor, não vá levar meu trem!



Meu pai calou-se e pelo rosto veio descendo um pranto e eu ainda creio tão puro e santo como só Jesus chorou...



Mamãe gritou, ele não deu ouvidos, saiu correndo e nunca mais voltou!



Você, Papai-Noel, me transformou num homem que a infância arruinou, sem pai e sem brinquedos, afinal dos seus presentes não há um só que sobre para riqueza do menino pobre que sonha o ano inteiro com o Natal!



Meu pobre pai, doente, mal vestido, pra não me ver assim desiludido, comprou por qualquer preço uma ilusão...



Num gesto nobre pra trazer-me lenitivo, roubando o trem do filho do patrão!



PENSEI QUE VIAJARA, NO ENTANTO, DEPOIS DE GRANDE,



MINHA MÃE EM PRANTO CONTOU QUE FORA PRESO E

COMO RÉU NINGUÉM A ABSOLVÊ-LO SE ATREVIA...



FOI DEFINHANDO ATÉ QUE DEUS UM DIA ENTROU NA CELA



E O LIBERTOU PRO CÉU!



===================================

Para Arlindo Porto, neste Natal, com o carinho do

ALDEMAR PAIVA.

Recife, PE, Natal de 1995.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Arlindo Porto, é imortal da Academia Amazonense de Letras do Amazonas, jornalista, escritor, contista escreveu:

Amigo (a)

Aldemar Paiva cantou o canto triste de uma criança que deixou de crer em Papai-Noel.

Neste 1995, divido com você esta mensagem emocionante que é um acalanto à decepção dos miudinhos que, ano após ano, sentem a ausência do imaginário velhinho.

Se as belas palavras do maravilhoso poeta pernambucano, pela graça de deus meu amigo, tocarem em alguma fibra sensível do seu coração, faça agora o que alguns já fazem em todos os natais: eleja uma ou mais crianças, dessas que jamais receberão a visita do trenó puxado pelas renas e seja, desta vez, o ser bondoso que elas imaginam existir.

Dê a elas um presente. De preferência um brinquedo, pois é isso o que elas esperam de Papai-Noel.

Dá pra fazer isso? Então, mãos à obra! Estou certo de que neste Natal você sentirá um pouco mais de felicidade.

a) Arlindo Porto

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nota da autora: Em dez anos de rádio, produzindo e apresentando o Programa Momento Poético, tenho mais de mil escritos, muito mais e devagar estou verificando, coordenando e publicando. Manaus, 19 de dezembro de 2009 (Ana Zélia)



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui