Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50605)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Thereza -- 12/05/2002 - 23:29 (Guilherme O. Ávila) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Personagens:
Thereza – Eu a vejo como uma mulher de mais ou menos 35 anos. Ela pode usar algumas jóias mas nada muito pesado, pois ela é extremamente delicada. Usa uma camiseta azul de botões. Uma saia em tom cru completa o figurino.É extremamente organizada, às vezes metódica demais.
Espírito de Nostalgia – É como um “grilo falante de Thereza”. É também seu ego e às vezes seu alter-ego. Usa roupas brancas e meio purpurinadas. Usa maquiagem muito branca e lábios vermelhos. Seus movimentos são dançados. Parece antigo. Pode ser interpretado por uma mulher também.

Cena I

(Espelho, cadeira, mesa. Podem haver alguns objetos pessoais na mesa, como fotos, talvez um ursinho de pelúcia. O ambiente parece intocado.)

(Thereza senta-se. Pega uma foto e esboça um sorriso)

Thereza - Como será que essas coisas acontecem? As pessoas se conhecem, crescem, envelhecem, e o que elas deixam? Um punhado de fotos e contas pra pagar. Se bem que tem gente que deixou muito mais. Um ... como é mesmo ? Um ... Legado. Isso mesmo. Algumas pessoas fazem coisas tão incríveis que são lembradas pelas gerações seguintes, e hoje em dia a coisa mais rara é uma memória sincera não é mesmo? É mesmo... Quanto tempo faz que eu não lembro de alguém só por lembrar ? Deixe-me ver... uma pessoa importante ? Na minha vida ou no mundo ? Vamos ver na minha vida... meu pai . É isso mesmo.(Olha pra cima)Como vai a vida aí em cima ?(Sorri) Não ... não é nada ...( Como se estivesse falando com seu pai) Ta bom ... É que eu te perguntei como ia a vida, e é muito estranho perguntar isso pra alguém que já morreu.(Ri. Pára. Olha em volta)É impressão ou eu estava falando sozinha? (Põe a mão na boca, não se permitindo. Olha-se no espelho. Começa a se pentear.) O que é isso? Ah não ! Cabelos brancos? É Thereza ... é difícil envelhecer .(Pausa) É claro que eu posso falar sozinha ! Ninguém fala comigo ... minha melhor amiga sou eu. Isso é deprimente. Mas não, não me entregarei tão fácil. É verdade. Eu posso até não ser bonita, nem atraente, mas eu valho alguma coisa. Nem que eu valha muito pouco, mas tudo tem seu valor. Tudo tem seu valor. Tudo tem seu valor(Continua repetindo. Recosta-se na mesa e dorme).

Espírito de Nostalgia – “Depois de algum tempo tu aprendes que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.”Então sabei e aprendei que tu tens amigos. Aprendei que teus amigos são aqueles te tem sempre junto e que tu também os tem. Então não te iludas e saibas que teus amigos são o amor, o tempo e o mais importante, a vida.

(Luzes Fade-out com Espírito de Nostalgia fazendo carícias em Thereza)

Cena II

( Idem Cena I)

Thereza – Quando eu durmo tudo flui tão bem nos meus sonhos ... Um dia desses eu comprei um livro sobre sonhos e seus significados ... Como a gente gasta dinheiro à toa ! Eu queria achar algo sobre espíritos, e ... nada !(Olha à sua volta) Sabe ? Num sonho, o espírito disse que os ambientes tem influência sobre nós... acho que é o espírito de um consultor de Feng-Shui. Essa realmente não teve graça ... mas o consultor tinha razão ... Esse quarto tem a mesma cara faz uns dez anos ... Será que eu devia mudar ? (Pensa) Claro, por que não ? (Pega alguns porta-retratos e troca um de lugar com o outro. Olha. Pensa) Ta bom, ta bom ... não mudou muita coisa mas ... começa-se pequeno não é ?(Tempinho) Música ! É isso ! É o que falta nesse quarto... Tenho de comprar um rádio urgentemente. (Anota em um bloquinho que estava na mesa) Rá...dio ! (Pensa e escreve) Com .... CD !
Ahhh... Já me sinto melhor...(Olha no relógio) Meu deus ! São sete da noite ... estou atrasada pra jantar !
(Sai)

Espírito de nostalgia – Pensas então na mágica da música, na pureza do som, do vento, da música.Então sabeis, ó alma angustiada, que tudo que pensas e que dizes é a música. Todos os sons da melodia vocálica e celeste que emites, são os mesmos estes nos quais pensa. A música de cada um, de cada dia, de cada hora, da explosão da vida.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui