Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MEIO AMBIENTE - PROPOSTAS DE SOLUÇÃO -- 16/01/2010 - 11:56 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




ECOLOGIA PROPOSTAS DE SOLUÇÃO .



Edson Pereira Bueno Leal , janeiro de 2010, atualizada em julho de 2012.



CUSTO PARA A SALVAÇÃO DO PLANETA



Segundo o IPCC na terceira e última parte de seu quarto relatório de Avaliação , divulgado em maio de 2007 o custo para salvar o planeta , mantendo a concentração de CO2 na atmosfera limitada a 450 ppm , o dobro que havia no ar antes da Revolução Industrial é de 2% do PIB mundial, cerca de US$ 862 bilhões .No cenário intermediário de aumento para 550 ppm o custo é de 1% do PIB mundial e no cenário mais pessimista de 650 ppm é de 0,2% do PIB mundial , com aumento da temperatura em 4° C em 2100 com efeitos catastróficos intensos como secas , cheias , furacões e fome.

Já há tecnologias conhecidas para estabilizar a emissão em 450 ppm . mas elas implicam em um custo significativo . Somados , todos os biocombustíveis , em especial o etanol de cana , poderão ocupar de 3 a 10% da matriz do setor de transportes em 2030 , com potencial de reduzir em até 1,5 bilhão de toneladas anuais de gás carbônico a menos de US$ 25 por tonelada cortada .

Os biocombustíveis ainda são uma incógnita pela chamada “síndrome de Fidel Castro” , , a limitação da agricultura energética devido a uma competição com a agricultura de alimentos e a absoluta falta de dados sobre o potencial de expansão dos bio-combustíveis até o presente momento. ( F S P 4.5.2007 , p. A-16) .

A geoengenharia todavia tem um paradoxo : só é possível saber se ela funciona testando-a em campo em grande escala O problema é que os efeitos colaterais potencialmente desastrosos só aparecem durante os testes , quando não se pode mais evitá-los . ( F S P , 11.04.2010, p. A-23).

Somente é possível pensar em uma alternativa que realmente os riscos de não adotá-la sejam maiores que nos de colocá-la em prática.



CRISE DO CLIMA TEM SOLUÇÃO



Segundo Gore Vidal “ Se nos lançarmos numa guinada para formas de energia renováveis e de baixo carbono em transportes, imóveis residenciais e comerciais e agricultura e silvicultura sustentáveis, podemos solucionar totalmente a crise do clima, com folga” . ( F s P , 15.03.2010 , p. A-16) .





PROPOSTAS DE SOLUÇÃO :



Segundo relatório produzido pela Royal Society , por uma equipe de mais de 20 cientistas de ponta liderados por John Sheperd , da Universidade de Southampton , “há um sério risco de as ações de mitigação não serem introduzidas suficientemente e em tempo . A menos que esforços futuros para reduzir emissões de gases-estufa sejam muito mais bem sucedidos do que aqueles feitos até agora , ações adicionais poderão ser necessárias para resfriar a Terra neste século .

A geoengenharia do clima terrestre muito provavelmente é tecnicamente possível. Contudo a tecnologia para isso mal se formou, e há grandes incertezas a respeito de eficácia , custo e impactos ambientais . Portanto é preciso haver regulação das pesquisa o que não existe no momento , pois no momento estamos em uma “terra de ninguém”.

Muitas das propostas precisariam de acordos internacionais para serem adotadas e fatores políticos devem ser considerados nos estudos . ( F S P, 2.9.2009, p. A-16) .

Em 2012 , um pequeno grupo de climatologistas ,com o apoio financeira de bilionários como Bill Gates, está fazendo lobby para que governos e órgãos internacionais apóiem experimentos de geoengenharia para manipular o clima da Terra. As alternativas cogitadas são: fertilização oceânica, mineração inversa, guarda-sol espacial , clareamento terrestre , fábrica de nuvens e vulcão artificial . Gates doou quase US$ 5 milhões para o Ficer – Fundo para Pesquisa Inovadora em Clima e Energia. Além dele, o britânico Sir Richard Branson , da Virgin e Niklas Zennstrom, cofundador do Skipe , ajudaram a financiar relatórios para o uso destas tecnologias .David Keith, da Universidade Harvard e Ken Caldeira, da Universidade Stanford , são os dois principais defensores do incremento de pesquisas sobre geoengenharia . ( F S P , 26.02.2012, p. C-9).





TÉCNICAS DE SEQUESTRO DO CO2 DO AR:



1. ENTERRO DE CO2



Há 20 anos pelo menos , as empresas de petróleo injetam gás carbônico (CO2) em alguns de seus poços para ajudar a retirar o resto de petróleo existente .

Segundo estimativas do IPCC é preciso eliminar 25 bilhões de toneladas de CO2 por ano até 2050 . O enterro de CO2 pode atender a 21% desta meta .

O carbono que seria emitida para a atmosfera nas refinarias é captado por uma chaminé e depois injetado no subsolo .

Segundo documento apresentado em 6 de junho de 2008 pela IEA – Agência Internacional de Energia , a eficiência energética , o investimento em massa nas fontes renováveis e a estocagem de carbono irão custar US$ 45 trilhões até 2.050 , um pouco mais de 1% do PIB mundial . A IEA prevê que até 2.050 quase 20% da diminuição do carbono atmosférico poderá ocorrer por meio desta estratégia . ( F S P , 7.6.2008 , p. A-27) .

Segundo João Marcelo Ketzer, da Ceplac , “O Brasil sozinho , tem capacidade para estocar o que o planeta emite em 80 anos” . Segundo ele , no mundo existe potencial de estocar 1 trilhão de toneladas de CO2 em reservatórios de petróleo , 10 trilhões em aqüíferos e 40 bilhões em minas de carvão .

Porém a logística de captura do CO2 e o seu transporte para o reservatório é um problema ainda a ser resolvido pois vazamentos podem matar as pessoas próximas , como aconteceu em 1986 quando 1700 camaronenses morreram após vazar um depósito natural do gás em um vulcão.

Existem atualmente no mundo três projetos em grande escala de seqüestro de carbono. O pioneiro funciona na Noruega em Sleipner , é feito sob o mar , pela petrolífera local Statoil . No Canadá , em Weyburn , em terra firme é feito o estoque de carbono capturado nos EUA pela canadense Em Cana . O terceiro fica na Argélia, em In Salah e está associado com o gás natural . Cada um seqüestra até 2 milhões de toneladas de CO2 por ano .

A Petrobrás irá fazer no segundo semestre de 2008 injeções em larga escala de carbono em terra na Bahia , e sob o mar, na bacia de Campos e espera chegar em 2014, com um armazenamento de 10 milhões de toneladas de CO2 por ano . ( F S P , 20.01.2008 ,p. A-31) .

Trabalho , liderado pelo geólogo Chris Ballentine , da Universidade de Manchester , mostra que uma estocagem de carbono ocorreu de maneira segura em formações geológicas profundas que receberam injeção natural de CO2 , por baixo, via vulcanismo ou outros processos . Conhecendo a idade geológica dos sítios e usando uma técnica especial para saber se houve vazamento de CO2 , o cientista conseguiu provar que o gás pode ficar aprisionado dissolvido por tempo praticamente indeterminado . Ballentine e colegas estimam que é possível que essa segurança também exista para a injeção de CO2 , antropogênico , gerado por atividades humanas , artificialmente , desde que seja feita de forma planejada . ( F S P , Mais, 5.4.2009, p. 9) .

Estimativas apontam que somente nas duas áreas com servas delimitadas no pré-sal , os campos de Tupi e Iara , onde há acúmulo de até 12 bilhões de barris de óleo e gás , existam 3,1 bilhões de toneladas de CO2 . Como a projeção é , somente na fase inicial de desenvolvimento é instalar 10 plataformas com capacidade3 de produção de 150 mil barris/dia cada, a empresa se tornariam em uma das maiores emissoras de CO2 do mundo .

A Petrobrás estuda reinjetar o CO2 extraído do pré-sal nos próprios reservatórios . A técnica é conhecida , mas não é utilizada em larga escala .Esse é o maio desafio da Petrobrás . ( F S P , 31.05.2009, p. A-24) .

Outra possibilidade é estruturas semelhantes a árvores capturariam o CO2 da atmosfera O gás seria armazenado em cavernas no subsolo ou poços secos de petróleo

Segundo o CNPQ existem ao menos 39 projetos de pesquisa em andamento em 18 instituições brasileiras com desenvolvimento de novos mecanismos para o seqüestro de carbono . Todas estão em fase de laboratório .A Petrobrás já aplicou R$ 30 milhões em 37 projetos de pesquisa da Rede Temática de Seqüestro de Carbono e Mudanças Climáticas , a maioria dos projetos também ainda em fase inicial . ( F S P , 4.1.2010, p. A-10).



2. Aumentar a capacidade de absorção dos oceanos



FITOPLÂNCTON 1



O cientista inglês James Lovelock sugere que se instalem nos oceanos tubos gigantes de 10 metros de diâmetro , munidos de válvulas que funcionariam como tubos de sucção . O equipamento levaria continuamente para a superfície águas que se encontram na faixa entre 100 a 200 metros de profundidade , com grande quantidade de matéria orgânica em decomposição , ricas em nutrientes , possibilitando o aumento do fitoplâncton que além de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) , libera apenas oxigênio . Embora corresponda a apenas 2% da flora da Terra , o fitoplâncton produz 48% do oxigênio gerado diariamente no planeta . ( Veja, 3.10.2007 , p. 104) .

FITOPLÂNCTON 2



Na mesma linha uma proposta mais simples seria polvilhar grandes quantidades de ferro sobre a superfície dos mares mundo afora . Isso criaria as condições ideais para um pico de proliferação de plâncton . Experimentos em pequena escala dessa fertilização foram feitos no litoral das ilhas Galápagos com sucesso . ( F S P , 7.10.2007, Mais p. 9) .

Um experimento em larga escala no Atlântico Sul para testar esta técnica mostrou-se um fracasso . A bordo do navio quebra-gelo alemão Polarstern , um grupo de pesquisadores despejou 6 toneladas de ferro no mar ao longo de 200 km quadrados . Como era esperado , a “adubação” , realmente estimulou o crescimento de algas ( ou fliplâncton ) , que dobraram sua biomassa em um período de duas semanas , Porém, o excesso de fitoplâncton , atraiu copépodes , microcustáceos que se alimentam de algas . Com comida de sobra , os copépodes se multiplicaram , o que por sua vez atraiu anfípodes ( grupo de crustáceos maiores) . Depois de 39 dias , as concentrações de clorofila na área adubada entraram em declínio e tudo o que sobrou foi um “cardume de anfípodes bem-nutridos”. O sequestro de carbono obtido com o experimento foi “desprezível” . O problema é que as algas erradas se multiplicaram e não as chamadas diatomáceas , que têm uma carapaça calcária que as protege contra os predadores . Naquela região, o mar é pobre em silício , elemento que as diatomáceas usam para fazer a sua carapaça . ( F S P , 25.03.2009, p. A-14) .

Estudo publicado em abril no periódico da Academia Nacional de Ciências dos EUA mostrou que lançar ferro no oceano para estimular algas que seqüestram CO2 do ar , pode trazer no pacote a proliferação de algas que produzem uma toxina fatal para seres marinhos . ( F s P , 11.04.2010 , p. A-23) .



3. LIMPEZA FLORESTAL



Plantio e a manutenção de árvores em grandes extensões poderia ajudar a remover parte do CO2 da atmosfera.

Desertos poderiam ser cobertos com árvores que armazenariam CO2 . Essas florestas seriam irrigadas com água obtida em usinas de dessalinização localizadas na costa e transportadas por aquedutos .



4. CARBONATAÇÃO



Minerais podem capturar CO2 formando carbonato . Seria possível aumentar seu potencial distribuindo-os mais no solo ou no mar .



5. APODRECIMENTO LIMPO



A deterioração das plantas pode ser controlada para evitar a emissão de CO2 . Se usadas como biocombustível é possível seqüestrar o CO2 da queima .



6. OXALATO DE LÍTIO



Pesquisadores holandeses , da Universidade Leiden , criaram uma estrutura que ajuda o CO2 do ar a se transformar em oxalato de lítio , usando um composto chamado de catalisador , que serve para estimular e acelerar reações químicas .

Eles produziram uma placa feita com um composto de cobre , que reage com o CO2 , oferece elétrons para o CO2 e misturado a compostos de lítio forma o oxalato de lítio que é uma substância estável . Os próprios cientistas não entenderam direito como conseguiram a façanha , mas o resultado é muito positivo pois o carbono fica preso no oxalato que pode servir como insumo na fabricação de produtos de limpeza doméstica ou de substâncias úteis para uso em componentes de refrigeradores . .

O catalisador é reciclável , ou seja, pode ser utilizado de novo após o oxalato ser removido . O processo ainda está em pequena escala, mas tem muito potencial pois gasta pouca energia . ( F s P , 15.01.2010 , p. A-14) .



7. MINERAÇÃO REVERSA



Queimar florestas ou plantações de cana a baixas temperaturas , para formar carvão mineral e enterrá-lo , imobilizando o carbono no solo e aumentando a sua fertilidade . O CO2 da queima poderia ser seqüestrado .



TÉCNICAS DE REDUÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR







1. ESPELHOS NO ESPAÇO



Academia Nacional de Ciências dos EUA propôs a colocação de 55 mil espelhos na atmosfera que seria suficientes para anular cerca de metade do impacto do aquecimento . O problema é o custo de colocação destes espelhos por meio de naves espaciais .



2. FÁBRICAS DE NUVENS



Borrifar no céu partículas que favorecem a agregação de gotículas aumentaria a cobertura de nuvens protetoras .

2.000 barcos poderiam navegar pelos oceanos produzindo vapor de água salgada . Isso formaria nuvens baixas e espessas que atuariam como refletores da luz solar , resfriando algumas áreas . O custo seria de US$ 9 bilhões .



3. CAPA ESTRATOSFÉRICA



Aumentar as partículas de aerossol na estratosfera , faria parte da radiação ser barrada , como o que ocorre em uma erupção vulcânica .



4. ENXOFRE NA ATMOSFERA



Cientistas como Paul Crutzen , prêmio Nobel , tem sugerido espalhar enxofre na alta atmosfera , o que na prática equivale a combater poluição com poluição .

Em 2 de abril de 1991 , o Pinatubo , na ilha de Luzón , nas Filipinas, adormecido por mais de quatro séculos começou a soltar fortes explosões de vapor que em geral precedem uma erupção e em 15 de junho explodiu , sendo que a lava incandescente foi expelida a 1.000 km/h , inundando uma área de 650 km2, exigindo a retirada de 200 mil pessoas e em poucas horas , a nuvem de gás e cinzas tinha penetrado a estratosfera, a 34 km de altura e três semanas depois, uma nuvem de aerossol envolvia a Terra, permanecendo ali por quase dois anos . Vinte milhões de toneladas métricas de dióxido sulfúrico se misturaram a gotículas de água, criando um espelho gasoso que refletia os raios solares e entre 1992 e 1993 a quantidade de luz solar que alcançou a Terra se reduziu em mais de 10%. A erupção do Pinatubo reduziu a temperatura global em 0,5 grau Celsius , quase o mesmo valor que cem anos de atividade industrial , mostrando a força dos fenômenos da natureza no meio ambiente .( F S P 22.07.2012, Ilustríssima, p. 4) .



Com isso , pesquisadores americanos da Intellectual Ventures , de Seattle , propuseram a montagem de um gigantesco chuveiro , capaz de aspergir um volume de SO2 na estratosfera equivalente ao produzido pelas erupções vulcânicas a um custo muito baixo de US$ 250 milhões . ( Veja, 21.10.2009 , p. 126) .

Outra alternativa é usar aviões para reproduzir o processo artificialmente . Porém esta técnica também tem muitos riscos . O mais gritante deles é que os aerossóis interferem nas monções . A injeção permanente de sulfatos no ar, poderia portanto , provocar secas na Ásia e na África , justamente um dos efeitos mais temidos das mudanças climáticas. Nos pólos , o acúmulo de aerossóis causaria a destruição da camada de ozônio . Os oceanos se acidificariam pelo carbono , pondo em risco os recifes de coral e 100 milhões de pessoas que vivem diretamente deles . Os céus do planeta nunca mais ficariam azuis , devido ao enxofre na alta atmosfera , nem seria possível ver estrelas à noite . ( F S P, 11.04.2010, p. A-23) .

O projeto SPICE – Injeção de Partículas Estratosféricas para a Engenharia Climática é um consórcio acadêmico britânico que procura reproduzir a ação de vulcões como o Pinatubo, bombeando para a estratosfera partículas de dióxido sulfúrico ou outras substâncias refletivas por um tubo de 19 km de comprimento , preso a um balão e ancorado no mar.

Três grupos compõem o consórcio . Na Universidade de Bristol, pesquisadores liderados pelo professor de geofísica Matt Watson buscam determinar quais partículas teriam o maior impacto desejado e a menor chance de provocar efeitos colaterais . O dióxido sulfúrico produz ácido sulfúrico , que destrói a camada de ozônio ; compostos parecidos poderiam funcionar e ser menos tóxicos – entre eles, partículas sintéticas que poderia ser criadas com esse fim.

Na Universidade de Cambridge, Hugh Hunt e sua equipe tentam determinar a melhor maneira de levar essas partículas até a estratosfera. Um terceiro grupo , em Oxford, foca o provável efeito de tal intervenção no clima .

Em 2011 , a equipe Spice decidiu realizar um estudo piloto, curto e não controverso, mas os adversários do teste apontaram as muitas incertezas na pesquisa e o governo britânico decidiu adiá-lo por pelo menos seis meses.( F S P , 22.07.2012, Ilustríssima , p. 4) .







5. CLAREAMENTO TERRESTRE



Pintar casas e estradas de branco ou plantar vegetais mais claros pode aumentar a reflexão da radiação solar que aquece a Terra.













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui