Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->7a. APOSTILA - TABELA PERIÓDICA - 5a. PARTE -- 17/02/2010 - 17:21 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OUTRAS INFORMAÇÕES:

SOBRE OS METAIS ALCALINOS- Exemplos: lítio: existe em pequenas quantidades, em quase todas as rochas, nas cinzas das plantas, no leite e no sangue dos mamíferos. Tem aplicações cada vez maiores, como na composição de ligas especiais, reatores nucleares e refrigeração de foguetes; sódio: Seus compostos são muito importantes, como exemplo o NaCl, NaOH(soda cáustica) usado na fabricação de sabões, papéis, fios, têxteis e na refinação de petróleo;Na2CO3 e NaHCO3, têm largas aplicações, sendo o bicarbonato de sódio(NaHCO3) empregado como fermento e, em Medicina, como componente ativo de antiácidos.; Potássio: as plantas não vivem sem o potássio, que é usado em adubos.

SOBRE OS ALCALINOS-TERROSOS- Eles apresentam propriedades alcalinas e o químico da antigüidade designava pelo nome geral TERRA nos seus óxidos metálicos. Exemplos: Magnésio: Encontrado em muitos minérios como dolomita e magnesita. Usados em lâmpadas de flash, soldas, metalurgia, composição de motores de automóveis. Combinado com o oxigênio, forma o óxido de magnésio, cuja solução é o leite de magnésia, neutralizador da acidez estomacal; Cálcio: Queima em contato com o oxigênio, formando cal viva(CaO). Reagindo com água, forma o hidróxido de cálcio( Ca(OH)2), que é chamada de cal extinta. Fundamental na constituição de dentes e ossos; Rádio: descoberto em 1898 pelo casal Curie, significa raio(do latim radium). É um milhão de vezes mais radioativo que o urânio, sendo suas radiações usadas no tratamento do câncer.

SOBRE OS ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO EXTERNA- Ferro: Participa do sangue animal, sendo usado na hemoglobina para transporte de oxigênio. Em seu estado natural, é obtido em diversos minerais, como hematita, limonita, etc..É usado no tratamento contra a anemia. Sua principal aplicação é a fabricação de aço; Cobalto e níquel: muito usados na fabricação de ligas metálicas.; Manganês: Usado em aços especiais para trilhos de estrada de ferro, pára-choques, etc.. Seu composto mais importante é o permanganato de potássio, KMnO4, importante reagente químico e desinfetante.

Os elementos do grupo VIB são extremamente duros e resistentes á corrosão, sendo empregados em aços especiais (cromo: aço inoxidável; molibdênio: mísseis e reatores nucleares; tungstênio: filamentos e como revestimento anti-térmico dos mísseis).

Do IVB, o titânio quando puro, é mais forte e mais resistente à corrosão do que o ferro. Usado em mísseis e como material de motores a jato; zircônio: fabricação de tintas.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui