SOBRE OS METAIS ALCALINOS- Exemplos: lítio: existe em pequenas quantidades, em quase todas as rochas, nas cinzas das plantas, no leite e no sangue dos mamíferos. Tem aplicações cada vez maiores, como na composição de ligas especiais, reatores nucleares e refrigeração de foguetes; sódio: Seus compostos são muito importantes, como exemplo o NaCl, NaOH(soda cáustica) usado na fabricação de sabões, papéis, fios, têxteis e na refinação de petróleo;Na2CO3 e NaHCO3, têm largas aplicações, sendo o bicarbonato de sódio(NaHCO3) empregado como fermento e, em Medicina, como componente ativo de antiácidos.; Potássio: as plantas não vivem sem o potássio, que é usado em adubos.
SOBRE OS ALCALINOS-TERROSOS- Eles apresentam propriedades alcalinas e o químico da antigüidade designava pelo nome geral TERRA nos seus óxidos metálicos. Exemplos: Magnésio: Encontrado em muitos minérios como dolomita e magnesita. Usados em lâmpadas de flash, soldas, metalurgia, composição de motores de automóveis. Combinado com o oxigênio, forma o óxido de magnésio, cuja solução é o leite de magnésia, neutralizador da acidez estomacal; Cálcio: Queima em contato com o oxigênio, formando cal viva(CaO). Reagindo com água, forma o hidróxido de cálcio( Ca(OH)2), que é chamada de cal extinta. Fundamental na constituição de dentes e ossos; Rádio: descoberto em 1898 pelo casal Curie, significa raio(do latim radium). É um milhão de vezes mais radioativo que o urânio, sendo suas radiações usadas no tratamento do câncer.
SOBRE OS ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO EXTERNA- Ferro: Participa do sangue animal, sendo usado na hemoglobina para transporte de oxigênio. Em seu estado natural, é obtido em diversos minerais, como hematita, limonita, etc..É usado no tratamento contra a anemia. Sua principal aplicação é a fabricação de aço; Cobalto e níquel: muito usados na fabricação de ligas metálicas.; Manganês: Usado em aços especiais para trilhos de estrada de ferro, pára-choques, etc.. Seu composto mais importante é o permanganato de potássio, KMnO4, importante reagente químico e desinfetante.
Os elementos do grupo VIB são extremamente duros e resistentes á corrosão, sendo empregados em aços especiais (cromo: aço inoxidável; molibdênio: mísseis e reatores nucleares; tungstênio: filamentos e como revestimento anti-térmico dos mísseis).
Do IVB, o titânio quando puro, é mais forte e mais resistente à corrosão do que o ferro. Usado em mísseis e como material de motores a jato; zircônio: fabricação de tintas.