Usina de Letras
Usina de Letras
75 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62638 )
Cartas ( 21339)
Contos (13283)
Cordel (10460)
Crônicas (22555)
Discursos (3245)
Ensaios - (10511)
Erótico (13584)
Frases (50990)
Humor (20097)
Infantil (5523)
Infanto Juvenil (4845)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (141009)
Redação (3335)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6277)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->As piruetas do Vampeta -- 05/07/2002 - 18:48 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A viagem foi longa, o vóo 9585 da Varig levou 25 horas para chegar ao Brasil. Naquelas horas maldormidas, fatigados e sonhadores, cada membro da delegação canarinho trouxe uma história da copa para contar. Quem conseguiu dormir, dormiu o sono dos justos.
Após a infindável viagem, o desejo maior seria reencontrar familiares, rever amigos e descansar no mais entediado ócio de inverno. Se os pentacampeões sonhavam com o descanso, quando desembarcaram em Brasília foram comunicados que a maratona recém estava começando.
Sobrevoavam o Distrito Federal. Cinco caças da Força Aérea Brasileira escoltaram os campeões. "Sejam bem-vindos heróis do penta". Foi a mensagem emitida pelo comandante da escolta. Posteriormente a Esquadrilha da Fumaça escreveu nos céus de Brasília. - É penta. Uma pequena frase, mas uma grande homenagem. É penta, foi se dissipando lentamente no vasto céu azul do planalto central ante os olhares atentos e o aplauso da multidão.
A delegação foi condecorada pelo presidente Fernando Henrique. Certamente que, em ano eleitoral, alguns políticos tentaram tirar proveito e aparecer ao lados dos jogadores, mas sucumbiram diante das vaias da população aos gritos de "sai da frente".
O povo reconheceu e o escrete canarinho mostrou, para nós e para o mundo, que o Brasil tem jeito. Somos um país continente, abundam riquezas naturais e temos uma população solidária e trabalhadora. Se somos os melhores no futebol, por que os índices sociais do Brasil não podem ser melhorados? Acredito na sensibilidade social do próximo presidente. E será eleito com esse compromisso.
Eu não sei o porquê, mas toda vez que vejo o Fernando Henrique eu me lembro de sua mão espalmada em 1994. Cada dedo da mão uma promessa de campanha. Confesso que, hoje, não consigo enumerá-las. Não anotei e me esqueci, por desleixo meu ou do governo FHC em cumpri-las. Vendo Fernando Henrique condecorando o Ronaldo Nazário, com a Medalha da Ordem do Mérito, vem em minha mente a sua mão espalmada há oito anos. Percebo que FHC era um visionário, nada a ver com cinco propostas de campanha, ele estava prevendo que o Brasil seria pentacampeão. FHC é um vidente!
Todo político sonha em subir a rampa do planalto. O poder para mudar e transformar a sociedade. O fecho de uma vida pública. Não são todos que conseguirão. Com simplicidade, Vampeta deu o recado. Você, candidato, poderá subir a rampa, mas lembre-se, o povo esta aí para fiscalizar. Veja como você poderá descer... e mostrou. As piruetas foram um belo recado visual aos candidatos a hóspedes do Palácio da Alvorada.
Há quem diga que o volante corintiano, ao executar as quatro cambalhotas rampa abaixo, não efetuou uma quebra de protocolo. Vampeta, na sua mais singela atitude, estava demonstrando para o país como são levadas as políticas sociais do governo. Na falta de trancos e barrancos, ele usou a rampa do planalto. Grande Vampeta.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui