Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SANTO DAIME -- 03/04/2010 - 11:35 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SANTO DAIME



Edson Pereira Bueno Leal , abril de 2010.



Ninguém sabe ao certo quando a ayahuasca surgiu , mas historiadores são unânimes em afirmar que a receita do chá alucinógeno foi criada por índios peruanos antes do século XVI e repassada a tribos brasileiras .



RAIMUNDO IRINEU SERRA



Raimundo Irineu Serra ( 1892-1971) , ou mestre Irineu , teria passado por uma epifania e recebido a revelação de uma doutrina depois de tomar o chá de ayahuasca , chamado pelos índios de “vinho das almas” ou “ vinho dos mortos “ na linguagem quéchua . Mestre Irineu recebeu a revelação de uma senhora , Rainha da Floresta . No início dos anos 1940 fundou no Acre o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal Alto Santo , pioneiro da doutrina do Santo Daime .

Rebatizou o chá de” Santo Daime “ e começou a distrinuí-lo na capital do Acre , Rio Branco .

A doutrina , apoiada no catolicismo popular , tem em suas matrizes a pajelança indígena e cabocla , a presença espírita kardecista e elementos afro-brasileiros . O chá é resultado da mistura das folhas da chacrona ( Psicotyra viridis ) e do cipó jagube ( Banisteriopsis caapi ) . Cipós e folhas são fervidos por cerca de 12 horas em grandes panelas . O preparo pode durar semanas ou mais de um mês .

A Fundação Livre para o estudo da Cultura da Ayahuasca da igreja Flor da Jurema recebe visitantes brasileiros e estrangeiros que queiram conhecer a prática da religião daimista desde o processo de feitura do chá , a vacina do sapo kambô e os usos do rapé e do colírio sananga , a um custo de US$ 1.000 . ( f s p , 5.5.2008 , P. c-3) .



PADRINHO SEBASTIÃO



Com a morte de Irineu, em 1971 , Sebastião Mota de Melo , até então seu seguidor autoproclamou-se líder dos daimistas . Passou a estimular a abertura de igrejas filiais do Daime em todo o Brasil . Em 1981, a polícia encontrou 60 quilos de maconha em seu acampamento no Acre. Depois disso , ele decidiu fundar uma vila isolada , só com seus seguidores , no interior da mata, o céu de Mapiá .

Em 2010 , os centros que seguem a linhagem do padrinho Sebastião estão presentes em todos os estados brasileiros . estima-se que haja 15.000 seguidores regulares da seita .



DANIEL PEREIRA DE MATOS – A BARQUINHA



Amigo do Mestre Irineu , misturou elementos espíritas e de religiões africanas no receituário do Daime . Essa linha só existe no Acre até 2010 .



JOÃO GABRIEL DA COSTA – UNIÃO DO VEGETAL



Mestre Gabriel , emigrou da Bahia para o Acre durante o ciclo da borracha e descobriu o chá indígena , que batizou de “vegetal” ou “hoasca”. Nos anos 60, criou a União do Vegetal (UDV), espécie de concorrente do Santo Daime .Em 2010 a UDV tem subsedes até nos EUA e Espanha . No Brasil há grupos em mais de 100 cidades , em todos os estados com 15.000 seguidores .



O Santo Daime , segundo Henrique Carneiro , do Departamento de História da USP, depois de ser “exportado” da floresta amazônica para os grandes centros urbanos brasileiros e, depois , para o exterior , a bebida se transformou no “cálice sagrado” , entornado por outras religiões como a umbandaime , hare krishna e hinduísmo , pois a ayahuasca facilita a experiência mística , maior sensibilidade , sem a intermediação da figura de um sacerdote . ( F S P , 2.12.2007, p. C-5) .



CÉU DE MARIA



Assim como outras dezenas de ramificações do Santo Daime , a seita fundada pelo cartunista Glauco Villas Boas que acabou sendo brutalmente assassinado em março de 2010 , começou nos anos 90 . Em 2009 eram 11.000 os seus adeptos .



UMBANDAIME



Vertente criada por seguidores da umbanda. Os médiuns bebem o chá lisérgico antes de “incorporar “espíritos . Teve início depois que o chá do Daime passou a ser difundido nos centros urbanos , especialmente em São Paulo.



DAIME NEW AGE



Grupos recentes que não se interessam pela faceta religiosa da doutrina do Daime. Querem apenas tomar o chá para “viajar” com as alucinações , ao som da música new age.



O CHÁ

O chá é uma mistura de duas plantas nativas da Amazônia , trituradas e cozidas , o cipó-jagube ( Banisteriopsis caapi ) e a erva-rainha ( Psychotria viridis) .

As folhas da erva têm alta concentração de dimetiltriptamina (DMT) , um potente alucinógeno de curta duração . Se ingerido sozinho , sua absorção pelo organismo é impedida por uma enzima presente no intestino . O cipó , composto de harmina e harmalina , serve para neutralizar essa enzima , permitindo que o alucinógeno entre na corrente sanguínea.

O usuário tem alucinações. Nos rituais é comum a visão de animais ou divindades . Além das visões , muitos vomitam, podem ter fortes diarréias ou crises de choro ou de riso.

Perda de noção de tempo, sensação de rejuvenescimento e alterações emocionais que variam do êxtase ao desespero também são freqüentes .

Um copo de 100 mililitros demora em média 30 minutos para cair na corrente sanguínea e atingir o cérebro . O efeito da droga dura de três a quatro horas .

Em 1992 , graças a uma campanha liderada por “ayauasqueiros”, o Conselho Federal de Entorpecentes liberou o consumo do chá daimista “para fins religiosos”. Para o advogado criminalista Fernando Fragoso “ Uma droga não deixa de ser droga se consumida por meio de um ritual . A substância é lícita ou não é “. A Associação Brasileira de Psiquiatria também já se manifestou contra a liberação do chá , sob o argumento de que não existem estudos suficientes para descrever em profundidade a ação no cérebro da DMT presente na beberragem .

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural está estudando o tombamento do chá

Há mais de dois anos pesquisadores da USP de Ribeirão Preto tentam conhecer melhor os efeitos do chá usado no Santo Daime e como ele atua no cérebro.A pessoa toma o chá e a substância vai para o estômago, entra na corrente sanguínea e segue para o cérebro, onde se espalha. O lado mais ativado é o hemisfério direito, que controla as emoções como satisfação, insatisfação, equilíbrio, desequilíbrio e euforia.

Os estudos mostram que o chá leva, em média, meia hora para fazer efeito. Em uma hora as pessoas começam a apresentar alterações de comportamento: primeiro, um estado de relaxamento, depois de muita euforia e logo em seguida alteração de percepções. É quando começam as visões distorcidas da realidade. “Quando uma substância química ativa uma região, na verdade ele mexe com este equilíbrio. Não há relatos de nada violento. O que pode ocorrer é uma certa inquietude, uma certa agitação, mas para a maioria dos indivíduos, os relatos demonstram o contrário, demonstram mais o predomínio de uma sensação de relaxamento”, declara Erickson Furtado, psiquiatra da USP.

Um psiquiatra da Guatemala faz parte da equipe brasileira que estuda as reações das pessoas que bebem o chá. Ele quer saber também se o uso do chá pode provocar morte de neurônios.

“Cada pessoa tem um cérebro diferente, das experiências de vida que tenha tido, da estrutura cerebral de cada pessoa, então por isso que dependendo também da experiência, da cultura, pode provocar uma viagem boa ou uma viagem ruim”, diz Alex Figueroa, psiquiatra da USP.

A DMT aumenta a concentração de três neurotransmissores , serototonina , noradrenalina e dopamina . Isso interfere em funções como o controle do humor , da ansiedade , dos movimentos corporais e do estado de alerta . As alucinações são causadas ela alteração de receptores da dopamina e da serototonina que ficam mais sensíveis a estímulos .

A DMT é proibida em quase todo o mundo , e está ao lado do LSD e da Mescalina na lista de drogas controladas na Convenção sobre Sustâncias Psicotrópicas da ONU . A convenção, entretanto , não proibiu plantas ricas na substâncias , como a erva-rainha ou chacrona o que permite a interpretação de que apenas a substância é proibida e a planta , que tem pequena concentração dela , não .

Combinado com cocaína ocorre um explosivo aumento de dopamina , podendo provocar reações psicóticas como mania de perseguição ou alucinações .

Não há relatos de reações indesejáveis com maconha .

Com antidepressivos , também há risco de aumento da serototonina no cérebro . Os efeitos podem variar de uma euforia inicial , seguida por tremores a convulsões e derrames.

Portadores de esquizofrenia já tem níveis alterados de serototonina e dopamina ,]. A sobrecarga dessas substâncias com o uso do chá, pode fazer com que eles percam a noção de realidade e tenham alucinações , estado que pode continuar mesmo depois que o efeito da droga termina. ( Veja, 24.03.2010 , p. 66-73) .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui